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OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
juhandelina
Olá! Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como “governo-> Governo”, citação sem aspas, etc. Por isso, 120. Competência II (Compreender o temaLeia mais
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo da repetições de palavras em períodos próximos, erros de pontuação, palavras incorretas, como “governo-> Governo”, citação sem aspas, etc. Por isso, 120.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): não houve fuga do tema, porém sua argumentação apresenta falhas, então cuidado ao deixar seu desenvolvimento incoerente, considere deixar sua argumentação com marcas de autoria. Desenvolvendo-o juntamente ao repertório sociocultural, sendo que esses devem estar de forma realista, pois no caso “o Brasil sendo a décima nação mais rica do globo” não tem fonte e ao fazer uma pesquisa sobre o assunto não bate com o que foi escrito. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): seu ponto de vista não está amplamente explícito, devido às falhas na sua argumentação e incoerências no decorrer do desenvolvimento, a exemplo “não está desempenhando sua função corretamente”, por que e como o Governo não está exercendo sua função?, e qual função o Governo deve exercer?, tente esclarecer. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto não totalmente está coeso, pois seus mecanismos linguísticos não estão variados e não estão intercalados de forma correta nos períodos. Por isso, 160.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, percebe-se as dificuldades encontradas no Brasil para uma melhor saúde pública, faz-se mister uma intervenção (AÇÃO) no qual o Tribunal de Contas da União (AGENTE) com seu poder monetário deveria juntamente com o governo distribuir mais verbas para unidades de saúde pública, ampliando o número de unidades de saúde e também a quantidade de profissionais do ramo, fazendo com que esses disponham de mais recursos para um melhor atendimento e facilitando aos que não possuem recursos financeiros desfrutar desse direto humano tão essencial (DETALHAMENTO), e vencendo assim as dificuldades existentes no Brasil para uma melhor saúde pública.” Sua intervenção não apresenta os cinco elementos – agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento – coloque-os de forma clara, com palavras “o AGENTE deve AÇÃO, POR MEIO DE… COM A FINALIDADE DE…” detalhando algum deles. Por isso, 120.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
See lessps.: sou apenas estudante.
Desafios da popularização da vacinação no Brasil
juhandelina
Olá! Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 80, seu texto apresenta erros gramaticais, principalmente na utilização do uso da crase, da vírgula, das palavras em plural, entre outros. Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 120, seu texto é dissertaLeia mais
Olá!
See lessCompetência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 80, seu texto apresenta erros gramaticais, principalmente na utilização do uso da crase, da vírgula, das palavras em plural, entre outros.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 120, seu texto é dissertativo-argumentativo, mas não demonstra uma argumentação consistente, já que seu desenvolvimento não está em concordância com sua tese.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): 120, em determinadas partes do desenvolvimento, seu ponto de vista ficou mais expositivo do que argumentativo, preste muita atenção nessa parte de defesa.
Competência IV ( Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 120, não há uma diversidade de conectivos, ou seja, seu texto não está completamente coeso.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Portanto, para que a popularização da vacinação no Brasil tenha sucesso, é necessário que o Ministério da Saúde (AGENTE) promova (AÇÃO) palestras educativas em grandes mídias e as mantenham atualizadas. Esta deverá conter quadros de respostas às perguntas mais comuns e debates entre especialistas da área científica e outras áreas(DETALHAMENTO), para que possam (FINALIDADE) rebater teorias e esclarecerem os fatos. Dessa forma, além de pessoas como a mãe no episódio da série “House” poderem questionarem e obterem conhecimento, a saúde poderá realmente ser um direito de todos.” 200, apenas preste mais atenção na forma em que você escreve a finalidade e o detalhamento, alguns corretores podem não considerar.
Continue praticando, melhorando e persistindo. Torço por você!!! (:
Tema: A democratização de terras e a sobrevivência da cultura indígena
juhandelina
Olá! Competência I: Alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, vírgula inadequada em "Humanos, defende", ausência de vírgula em "exterminar problemas, como", falta de paralelismo em "e os hábitos", ausência de letra maiúscula em "constituição", entre outros. Por isso, 160. Competência IILeia mais
Olá!
See lessCompetência I: Alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, vírgula inadequada em “Humanos, defende”, ausência de vírgula em “exterminar problemas, como”, falta de paralelismo em “e os hábitos”, ausência de letra maiúscula em “constituição”, entre outros. Por isso, 160.
Competência II: Você apresenta um bom domínio sobre a estrutura da redação, que é dissertativo-argumentativo, sendo que o seu repertório sociocultural é bem utilizado e articulado com sua argumentação. Por isso, 200.
Competência III: Seu ponto de vista é claro no texto, apesar que quanto mais você deixá-lo explícito, melhor. Além de que é pertinente com o tema proposto, ou seja, existe coerência no desenvolver do texto. Por isso, 200.
Competência IV: Seus mecanismos linguísticos são bem variados, ou seja, seu texto está coeso. Apenas digo para prestar mais atenção na utilização do “que” em grande abundância. Por isso, 200.
Competência V: Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente com a FUNAI (AGENTE) deve (AÇÃO) desenvolver palestras para alunos do Ensino médio, por meio de (MEIO/MODO) entrevistas com povos nativos, bem como visitas a tribos para maior contanto com a diversidade histórica e cultural (DETALHAMENTO), com objetivo de (FINALIDADE) trazer maior elucidação sobre a cultura indígena e sua importância para formação da identidade brasileira. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimista para diferença, pois, como constatou Hannah Arendt: “A pluralidade é a lei da terra”. Por isso, 200.
Total= 960, você possui um ótimo projeto textual, continue praticando, melhorando e persistindo, torço por você!!! (:
A crise hídrica em questão no Brasil
juhandelina
Olá!!! Competência I: Alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, acentuação errada em as "mudanças (plural) do clima tÊm", vírgula incorreta em ", e consequentemente, para" (e, consequentemente,...), "Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (sem essa vírgula) crie", "onde éLeia mais
Olá!!!
See lessCompetência I: Alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, acentuação errada em as “mudanças (plural) do clima tÊm”, vírgula incorreta em “, e consequentemente, para” (e, consequentemente,…), “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (sem essa vírgula) crie”, “onde é (que é)”, falta de paralelismo “e À poluição de áreas”. Por isso, 160.
Competência II: Seu texto é dissertativo-argumentativo, mas sua argumentação não é consistente, por exemplo, no primeiro parágrafo, “com o aumento do agronegócio” (por que aumentou? quando aumento? o que isso implica diretamente com os recursos hídricos?), no segundo parágrafo, quais foram essas mudanças climáticas? por que impacta tanto com esses recursos?). Por isso, 160.
Competência III: Como sua argumentação não está consistente, consequentemente seu ponto de vista não fica explícito. Por isso, 160.
Competência IV: Seus mecanismos linguísticos são variados e estão coerentes. Na minha opinião, eu apenas encaixaria “Portanto, urge…” no último parágrafo. Por isso, 200.
Competência V: “Urge que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGENTE) crie um regulamento rígido com tolerância zero ao desmatamento e poluição de áreas (AÇÃO). Além disso, (OUTRA PROPOSTA) é necessário a promoção de comerciais educativos (AÇÃO) pelo Ministério do Meio Ambiente (AGENTE), que sejam transmitidos em grandes mídias por tempo ilimitado e implantado na grade curricular das escolas (DETALHAMENTO). Enfim, além de uma sociedade consciente e políticas de preservação em vigor, situações como em “Vidas Secas” poderão futuramente deixarem de serem uma realidade no Brasil (RETOMADA DO REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL). Por isso, 160.
Total=840, continue praticando, melhorando e persistindo, pois você possui um ótimo projeto textual!! (: torço por você.
REDAÇÃO: A necessidade de combater o analfabetismo funcional no Brasil (modelo enem)
juhandelina
Competência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, a ausência de vírgula em "para confortar os alunos, e os profissionais educacionais...", além do uso exacerbado de "e" após essa frase. Preste atenção na regência de alguns verbos, assim como no paralelismo, como na frase "por meiLeia mais
Competência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, a ausência de vírgula em “para confortar os alunos, e os profissionais educacionais…”, além do uso exacerbado de “e” após essa frase. Preste atenção na regência de alguns verbos, assim como no paralelismo, como na frase “por meio da criação de novas bibliotecas públicas e DE rodas de…”. Por isso, 160.
See lessCompetência II: seu ponto de vista está explícito, mas é necessário destacar a palavra “Brasil” , principalmente na introdução, como “Nessa perspectiva, no Brasil hodierno, a realidade destoa da ficção…”, apesar disso, você não fugiu do tema e redigiu o texto como dissertação. Então, 200.
Competência III: sua compreensão do tema está coerente, além de ter usado e articulado um ótimo repertório. Por isso, 200.
Competência IV: você utilizou conectivos diversos, além de terem sidos posicionados corretamente. Por isso, 200.
Competência V: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento estão presentes na proposta de intervenção. Por isso, 200.
Total= 940, ótimo projeto textual, continue melhorando e persistindo, torço por você!! (:
A questão do lixo e a sociedade de consumo
juhandelina
Olá (: Competência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, "o consumo benefício" na introdução, uso inadequado da vírgula na penúltima linha do segundo parágrafo "de modo que,", entre outros. Um dica é que você tenha cuidado ao utilizar palavras com gerúndio (ndo), pois pode correrLeia mais
Olá (:
See lessCompetência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, “o consumo benefício” na introdução, uso inadequado da vírgula na penúltima linha do segundo parágrafo “de modo que,”, entre outros. Um dica é que você tenha cuidado ao utilizar palavras com gerúndio (ndo), pois pode correr os risco de fugir do texto dissertativo. Por isso, 120.
Competência II: você conseguiu compreender o tema, já que mencionou tanto a questão do lixo, como a sociedade de consumo, além de ter aplicado um excelente repertório cultural. Por isso, 200.
Competência III: seu ponto de visto está explícito no texto, porém quanto mais claro você puder deixar, melhor. Por isso, 200.
Competência IV: você utilizou diversos conectivos, no início dos períodos e de forma correta, muito bom!! Apesar que é melhor não repeti-los tanto, como você utilizou “por consequência” mais de um vez, utilize sinônimos, como “por conseguinte”, “por isso”, “logo”, etc. Por isso, 200.
Competência V: agente, ação, meio e finalidade estão corretas, mas o detalhamento não ficou explícito, você poderia reescrever ” é necessário que o Governo Federal, em parceria com Ministério da Educação, torne obrigatória” (as vírgulas fariam com que se tornasse detalhamento) ou ” construção social consumista , já que urge a necessidade de gerar uma sociedade que produza menos lixo”. Por isso, 160.
Total= 880, continue melhorando e persistindo, torço por você!!!