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Tema: Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
viniciusdemorais
Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado e por destacar a coesão e coerência, pontos aos quais me dedico. Seu comentário me motiva a continuar aprimorando minha escrita. Gratidão!!
Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado e por destacar a coesão e coerência, pontos aos quais me dedico. Seu comentário me motiva a continuar aprimorando minha escrita. Gratidão!!
See lessTema: Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
viniciusdemorais
Muito obrigado pelo comentário! Fico extremamente contente! Agradeço pelo feedback e pela análise!!
Muito obrigado pelo comentário! Fico extremamente contente! Agradeço pelo feedback e pela análise!!
See lessA questão do uso de agrotóxicos no Brasil
viniciusdemorais
Olá, boa noite! Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme soliLeia mais
Olá, boa noite!
Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!
Análise:
A análise da redação revela um desempenho regular em algumas competências, mas também apresenta pontos positivos. Na Competência I, a estrutura sintática é regular, com alguns problemas de truncamento e erros gramaticais, principalmente na concordância e pontuação. O vocabulário é formal, mas pode melhorar em precisão, resultando em 120 pontos.
Na Competência II, a abordagem do tema é adequada e completa, com uso de repertório sociocultural pertinente, como o documentário “O Veneno está na Mesa”. No entanto, o uso do repertório poderia ser mais produtivo, o que justifica a pontuação de 160 pontos.
Em relação à Competência III, a redação apresenta informações pertinentes, mas carece de maior clareza e integração dos argumentos. A progressão das ideias precisa de mais fluidez, o que resulta em 120 pontos.
Na Competência IV, a coesão textual apresenta dificuldades, com conectores mal empregados e repetição excessiva, o que compromete a articulação das ideias. Ainda que haja tentativas de coesão, a organização poderia ser mais eficaz, justificando a pontuação de 120 pontos.
Por fim, na Competência V, a proposta de intervenção é válida e apresenta agentes e ações adequados, como a promoção da agroecologia. No entanto, o detalhamento dos meios de execução e os efeitos esperados poderiam ser mais desenvolvidos. A pontuação fica entre 160 e 200 pontos, dependendo da profundidade considerada pelo corretor.
Pontuação final: 680 pontos.
—
Para ser mais detalhado (farei por competência e destrinchando cada uma delas):
A redação em análise será avaliada com foco na Competência I, que trata do domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. A avaliação considera a estrutura sintática e os desvios gramaticais, seguindo a matriz de referência.
A redação apresenta problemas relacionados ao truncamento de períodos, justaposição de orações e excesso ou ausência de elementos sintáticos. No caso do truncamento, ocorre quando frases são interrompidas ou organizadas de maneira que prejudicam a fluidez. Por exemplo, a expressão “Assim como mostra o documentário…” poderia ser reformulada para “O documentário ‘O Veneno está na Mesa’ mostra…”, melhorando a clareza e eliminando o uso problemático de uma conjunção subordinativa no início da frase. Além disso, frases como “onde ao invés da população estar consumindo…” também apresentam esse problema de início inapropriado, comprometendo a coerência sintática.
Outro problema recorrente é a justaposição de orações, como ocorre em trechos como “O veneno está na mesa, onde ao invés da população…”. Nesse caso, as orações deveriam ser separadas por ponto final ou reestruturadas para facilitar o entendimento do leitor. Essas justaposições são comuns em redações com nível de desempenho mediano e impactam negativamente a progressão das ideias.
O excesso de elementos sintáticos também é notável, como na frase “A solução deste problema pressupõe que se combata os danos que a revolução trouxe à saúde e ao meio ambiente”. Essa construção poderia ser simplificada sem perda de sentido, o que evitaria redundâncias e proporcionaria uma leitura mais fluida. O uso de expressões desnecessárias não só confunde o leitor, mas também compromete a clareza do texto.
Quanto à concordância nominal e verbal, observam-se erros significativos, como em “várias doenças e problemas de saúde é resultado…”. O verbo deveria estar no plural, pois o sujeito é composto. Outro exemplo é “que afeta à natureza”, onde a preposição “à” foi usada incorretamente, demonstrando um problema de regência. Esses desvios afetam a coerência gramatical do texto.
O texto mantém um registro formal, adequado ao gênero dissertativo-argumentativo, mas apresenta vocabulário impreciso em alguns momentos. Termos genéricos, como “várias doenças e problemas…”, poderiam ser substituídos por expressões mais precisas e específicas, o que daria maior riqueza ao conteúdo argumentativo. A precisão vocabular é fundamental para fortalecer a argumentação e evitar ambiguidades.
Competência I: Pontuação
Com base na análise da estrutura sintática, nos desvios gramaticais e no uso do vocabulário, a redação é classificada como apresentando uma estrutura regular, com falhas que comprometem a fluidez e a correção gramatical. A pontuação indicada para essa competência seria 120 pontos.
A Competência II avalia a abordagem do tema proposto e a estrutura dissertativo-argumentativa do texto. Nesse sentido, a redação discutiu os impactos dos agrotóxicos de forma completa e pertinente, associando o tema à Revolução Verde e seus efeitos no Brasil, principalmente no que se refere à saúde pública e ao meio ambiente.
A redação cumpre o que foi solicitado pela proposta, discutindo amplamente os efeitos negativos dos agrotóxicos no contexto agrícola e ambiental, demonstrando uma boa compreensão do tema. A introdução, desenvolvimento e conclusão estão bem definidos, sem tangenciamento. Assim, a abordagem é adequada e completa, cumprindo o objetivo de desenvolver o tema de forma coesa.
O texto faz uso de repertório sociocultural ao citar o documentário “O Veneno está na Mesa”, considerado legitimado e pertinente ao tema. No entanto, o uso desse repertório poderia ser mais produtivo, aprofundando a relação entre o documentário e os argumentos apresentados na redação. Além disso, a citação da “Carta Magna”, que garante o direito a um meio ambiente equilibrado, é pertinente, mas o texto não explora detalhadamente como essa legislação está sendo infringida ou como se relaciona com as políticas de uso de agrotóxicos. Essa falta de aprofundamento no uso do repertório diminui seu impacto argumentativo.
A redação apresenta uma boa estrutura dissertativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem proporcionais. Não há trechos embrionários ou superficiais, e cada parte do texto possui o tamanho adequado para desenvolver o tema de forma satisfatória.
Competência II: Pontuação
Considerando que a redação aborda o tema de forma completa, apresenta uma estrutura adequada e faz uso de repertório pertinente, mas que poderia ser explorado de maneira mais produtiva, a pontuação sugerida para a Competência II é 160 pontos.
A Competência III avalia a seleção, organização e interpretação de informações e argumentos. A redação seleciona informações relevantes sobre o uso de agrotóxicos e seus impactos, mas apresenta falhas na clareza e na integração dos repertórios.
O texto seleciona bem as informações relacionadas aos efeitos dos agrotóxicos, mas a integração dos argumentos e repertórios não é tão clara quanto deveria. Por exemplo, o uso do documentário “O Veneno está na Mesa” é apropriado, mas a redação depende excessivamente dessa fonte (usada tanto no segundo quanto no terceiro parágrafo), sem trazer outras perspectivas ou dados que poderiam enriquecer ainda mais a discussão.
O desenvolvimento dos argumentos apresenta algumas lacunas. Embora o texto discuta os malefícios dos agrotóxicos, faltam dados concretos ou explicações mais aprofundadas para sustentar os pontos levantados. A proposta de intervenção no final da redação é válida, mas poderia ser mais detalhada, trazendo informações mais precisas sobre a viabilidade das soluções sugeridas.
Competência III: Pontuação
Devido às falhas de clareza na organização e ao desenvolvimento um pouco insuficiente dos argumentos, a redação se enquadra em um nível que justifica a pontuação de 120 pontos na Competência III.
A Competência IV, que trata da coesão textual, avalia o uso adequado e diversificado de conectores e elementos coesivos. A redação apresenta alguns problemas de fluidez e repetição de conectores, o que prejudica a articulação das ideias.
Há problemas na articulação entre as partes do texto. O uso excessivo de vírgulas e a falta de conectores apropriados em alguns trechos comprometem a fluidez argumentativa. A repetição de termos como “agrotóxicos” e “veneno”, além de expressões como “legumes, verduras, vegetais”, poderia ser substituída por termos mais gerais ou sinônimos para evitar a monotonia e melhorar a progressão textual.
Competência IV: Pontuação
Dado o uso limitado de conectores e as inadequações na coesão, a redação é pontuada com 120 pontos na Competência IV.
Na Competência V, a redação propõe ações para solucionar os problemas discutidos, como a promoção da agroecologia e campanhas de conscientização. No entanto, faltam detalhes sobre a implementação dessas ações, como os meios de execução e os efeitos esperados.
A redação propõe ações concretas e identifica o Ministério da Agricultura como o agente responsável, o que é adequado. Contudo, o modo de implementação dessas ações não está suficientemente claro, faltando informações sobre financiamento, suporte técnico ou outros meios necessários para a realização das campanhas. Além disso, o efeito esperado das ações é mencionado um pouco de forma genérica, sem especificar claramente os impactos esperados.
Competência V: Pontuação
A proposta de intervenção é válida, mas carece de detalhamento e maior precisão. Por isso, a pontuação sugerida fica entre 160 e 200 pontos, dependendo da profundidade considerada pelo corretor.
Pontuação final: 680 pontos.
See lessCaminhos para promover as tecnologias digitais na educação básica no Brasil
viniciusdemorais
Olá, bom dia! Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme soliciLeia mais
Olá, bom dia!
Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!
Análise:
Sua redação apresenta um ótimo domínio da língua portuguesa, mas com alguns pequenos desvios que impactam a Competência I. O principal erro ocorre na frase “atravanca que”, que deveria ser “atravanca o aproveitamento”, afetando a precisão gramatical. Apesar disso, a pontuação e ortografia são adequadas, com apenas leves ajustes necessários para melhorar a fluidez em alguns trechos. Portanto, a nota para a Competência I é 180 pontos.
Na Competência II, a compreensão do tema é clara e bem fundamentada. Você soube desenvolver o tema proposto com um repertório sociocultural produtivo, utilizando referências como o Censo Escolar 2020 e o documentário “Conectados, mas Desiguais”, que são pertinentes e fortalecem seus argumentos. Não houve fuga ao tema ou tangenciamento, o que assegura a nota máxima. Assim, a Competência II é avaliada com 200 pontos.
Em relação à Competência III, a redação apresenta uma boa organização dos argumentos e informações. A progressão lógica das ideias está bem construída, e o encadeamento entre os parágrafos é claro. Apesar de o parágrafo sobre a resistência dos professores poder ser mais explorado, a argumentação geral está coerente e bem fundamentada. Dessa forma, a nota para a Competência III é 200 pontos.
Na Competência IV, o uso de mecanismos linguísticos para garantir a coesão e a articulação das ideias é satisfatório. Embora algumas transições pudessem ser mais suaves, os conectores estão bem empregados, e a fluidez entre as partes do texto é eficiente. Há um bom uso de pronomes, conjunções e advérbios que garantem a continuidade do texto. A Competência IV recebe 200 pontos.
Por fim, na Competência V, sua proposta de intervenção está completa, clara e bem detalhada. Você especifica os agentes responsáveis, as ações a serem tomadas e os meios de implementação de forma concreta. A proposta atende plenamente às expectativas, e não há falhas significativas que impeçam a nota máxima. Portanto, a Competência V é avaliada com 200 pontos.
Resultado Total: 980 pontos
See lessAlguem consegue me informar a nota dessa redação por meio dos criterios de avaliação do enem , tema:os desafios para o enfrentamento do burnout no ambiente profissional
viniciusdemorais
Olá, bom dia! Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme soliciLeia mais
Olá, bom dia!
Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado, sobre cada competência. Espero que compreenda e, qualquer coisa, estarei por aqui. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!
Análise:
A redação apresenta falhas significativas em várias competências avaliadas no ENEM, especialmente no que diz respeito à gramática, estrutura argumentativa, coesão textual e desenvolvimento da proposta de intervenção.
Na Competência I, que avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a redação demonstra alguns problemas gramaticais, como erros de concordância verbal e construções frasais inadequadas (fora algumas pontuações, como vírgulas). Por exemplo, na frase “a capacidade deles trabalharem de forma conjunta favorece até pessoas que enfrentam grandes desafios da síndrome de burnout”, o uso do pronome “deles” está incorreto, sendo o correto “de eles trabalharem”. Além disso, há problemas na construção de frases longas, como em “a ciência através da mente além de explicar que conseguimos achar soluções para os comportamentos dos seres humanos ela analisa também que a desigualdade social e a sobrecarga física e psicológica são grandes problemas vistos no campo profissional”. A frase é confusa e carece de pontuação adequada. Esses problemas indicam um domínio mediano da norma culta e uma necessidade de maior atenção às regras gramaticais e à pontuação.
Na Competência II, que avalia a compreensão da proposta de redação e a aplicação dos conceitos dentro do tema, a redação falha ao se desviar parcialmente do tema principal. Embora o texto aborde a neurociência e o burnout, a discussão sobre desigualdade social, escravidão e Revolução Industrial não está suficientemente conectada ao tema da relação mente-corpo e à síndrome de burnout no ambiente de trabalho. Por exemplo, o trecho “Em um dos períodos históricos mais assustadores do mundo: ‘A Escravidão’, a desigualdade era grande, onde os negros sofriam com os trabalhos intensos ordenados pelos brancos portugueses” não contribui diretamente para a análise do burnout e da neurociência, desviando-se do tema central. A inclusão de referências históricas é válida, mas deve estar claramente conectada ao tema proposto, o que não ocorre nesse caso. Assim, o desenvolvimento do tema é insuficiente, pois há um certo tangenciamento.
Quanto à Competência III, que avalia a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos, a redação apresenta problemas na coerência e na organização das ideias. A sequência lógica entre os parágrafos é fraca, e a argumentação não é bem fundamentada. O texto apresenta saltos entre tópicos, como quando passa da sobrecarga física e psicológica para a Revolução Industrial sem uma transição clara ou uma conexão lógica direta com o burnout. O uso de exemplos históricos, como a escravidão e a Revolução Industrial, novamente: poderia enriquecer a argumentação, mas, nesse caso, eles estão mal conectados ao tema central, o que prejudica a consistência do texto. Falta um encadeamento claro entre as ideias e uma progressão lógica entre os parágrafos, o que compromete a coesão argumentativa.
Na Competência IV, que avalia o uso dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, o texto apresenta falhas na articulação entre as ideias. A estrutura frasal é frequentemente truncada, e a falta de conectores adequados impede a construção de uma coesão textual satisfatória. Um exemplo claro disso é o trecho “Portanto, é preciso que o estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para combater a síndrome de burnout no ambiente profissional”. A segunda frase é fragmentada e não está bem conectada à primeira, o que enfraquece a argumentação. O uso de operadores argumentativos adequados poderia melhorar significativamente a estrutura do texto, garantindo que as ideias sejam mais bem articuladas.
Por fim, na Competência V, que avalia a elaboração de uma proposta de intervenção, o texto apresenta uma proposta vaga e pouco concreta. A sugestão de utilizar mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para criar debates sobre o burnout é superficial e não detalha como essa ação será implementada, quem seria o responsável (em conjunto com o/a serviço do Estado) por executá-la, ou quais seriam os efeitos esperados. Uma proposta de intervenção adequada deve conter ações claras, agentes responsáveis, meios de execução e efeitos esperados. No caso de sua redação, esses elementos estão ausentes, o que compromete a qualidade da proposta. Por exemplo, a frase “é necessário que se crie debates sobre o excesso de tarefas gerenciadas no ambiente de trabalho, por meio das mídias digitais como: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube” não oferece detalhes suficientes para configurar uma proposta de intervenção eficaz.
Avaliação e Pontuação Final:
– Competência I: 120 pontos
Justificativa: Há problemas de concordância, pontuação inadequada e frases confusas, mas o texto mantém um nível mediano de domínio da língua formal.
– Competência II: 80 pontos
Justificativa: O texto tangencia o tema proposto, incluindo tópicos não diretamente relacionados à neurociência e burnout, o que prejudica o desenvolvimento argumentativo.
– Competência III: 80 pontos
Justificativa: A organização das ideias é insuficiente, com saltos entre temas que não são bem conectados ao ponto principal, e falta um planejamento claro do desenvolvimento do texto.
– Competência IV: 80 pontos
Justificativa: A articulação entre as ideias e o uso de conectores é inadequada, comprometendo a coesão textual e a fluidez da argumentação.
– Competência V: 80 pontos
Justificativa: A proposta de intervenção é vaga, sem detalhamento adequado sobre como será implementada ou quais agentes estariam envolvidos.
Pontuação Total (Sugerida): 440 pontos
O texto demonstra esforço em abordar o tema proposto, mas falha em desenvolver uma argumentação clara e bem conectada, além de apresentar problemas gramaticais e uma proposta de intervenção insuficiente.
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Daniel Barbosa
C1 - 160 C2 - 180 C3 - 180 C4 - 180 C5 - 200 ======= 900 Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte! Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também! Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@ =================== A minha redação é a última q fiz
C1 – 160
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
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900
Redacao muito boa, porém, os períodos saíram enormes, reveja essa parte!
Sucesso sempre, tmj, corrija a minha também!
Continue treinando e chegará à perfeição!!!!!@@@@@@@@@
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NAO É ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES URGENTES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – Formacao de Cidadaos atraves da Educacao
ANGELMUSIC
Critérios avaliativos 1 – Demonstrar domínio da norma culta. • você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio 2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatiLeia mais
Critérios avaliativos
1 – Demonstrar domínio da norma culta.
• você possui Boa argumentação, nesse critério vc demonstrou bom domínio
2 – compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
• Apreentou bom domínio, usou repertório (os).
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
• Não ouve fuga do tema, os argumentos possui ligação com o repertório, bom domínio.
4 – Demonstrar reconhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
• Possui conectivos, todavia, Seria necessário utilizar mais conectivos de interligação entre os parágrafos para que assim as ideias não fiquem soltas entre os parágrafos.
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos
• Desenvolvida corretamente. So uma dica, procura usar mais conectivos de conclusão, isso ajuda bastante na competência 5.
Feedback geral:
Atenção sempre ao uso da coesão textual
Cuidado com o tamanho dos parágrafos
Procure usar sempre conectivos, quanto mais usado mais sua chance de aumentar sua nota nas competências.
Nota : 880
Espero ter te ajudado. Bons estudos :D
See lessNÃO É PARA ENEM, PRECISO DE CORREÇÕES E OBSERVAÇÕES (CORRIJO TODOS DE VOLTA) – A Relação do Homem e a Natureza
ANGELMUSIC
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos. Introdução: •Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas. • Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homemLeia mais
Olá, Irei deixar a minha correção mediante os critérios avaliativos.
Introdução:
•Possui Boa argumentação, todavia, ficou um pouco extensa. Seria interessante vc deixar a introdução com mais ou menos 7 à 8 linhas.
• Seria interessante você colocar também um repertório relacionado a relação do homem com a natureza na introdução, para chamar a atenção do leitor,
Desenvolvimento 1
• Possui bons argumentos
•Possui repertório
Atenção: Cuidado para não deixar as frases um pouco compridas sem o uso da vírgula, para não deixar a leitura confusa e cansativa.
Desenvolvimento 2
• Possui bom argumento
• Possui repertório
Conclusão
• Possui repertório
Atenção: Faltou um pouco mais de detalhamento, em relação a ação que deve ser feito para superar os “Desafios atuais”. Quais mudanças? Somente o ser humano será capaz de realizar essa superação, ou necessita de auxílio (por exemplo: do governo ) ?
Faltou somente esses detalhamentos para sua conclusão ficar excelente
Obs geral: Procure usar mais conectivos de interligação entre os parágrafos, isso ajuda bastante nas DISPOSIÇÕES dos argumentos, fazendo com que os mesmos não fiquem soltos “avulsos”.
Feedback geral
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 180
Comwptencia 5: 180
Nota final : 900
Continue praticando, espero ter te ajudado !
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ANGELMUSIC
Boa tarde. Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada. Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4. • possui repertório cultural • conectivos diversificados • argumentação objetiva • nãoLeia mais
Boa tarde.
Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada.
Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4.
• possui repertório cultural
• conectivos diversificados
• argumentação objetiva
• não houve fuga do tema
• apresentou a tese de maneira objetiva e concreta
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200
Observação geral:
A comeptencia 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
> Dentro do exposto eu te aconselho há sempre aplicar vários repertório socioculturais de maneira que se articule ao tema proposto, isso vai te ajudar muito na competência 2.
Espero de alguma forma ter ajudado. Obrigada
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ANGELMUSIC
Boa tarde. correção: introdução APRESENTOU CONECTIVOS UTILIZOU REPERTÓRIO APRESENTOU A TESE POSSUI COERÊNCIA Desenvolviemento 1 APRESENTOU REPERTÓRIO DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo quLeia mais
Boa tarde.
correção:
introdução
APRESENTOU CONECTIVOS
UTILIZOU REPERTÓRIO
APRESENTOU A TESE
POSSUI COERÊNCIA
Desenvolviemento 1
APRESENTOU REPERTÓRIO
DESENVOLVEU EM COERNECIA AO TEMA
Obs: Senti fallta de mais conectivos nesse parágrafo. Os paragrafos do desenvolvimento necessitam de uma conectivo que lhe introdutuza, por exemplo, EM PRIMEIRA INSTÃNCIA, EM PRIMEIRO LUGAR…. Cuidado !
importante ***
COESÃO TEXTUAL- COMPETÊNCIA 4
A coesão textual é um mecanismo linguístico que articula as
informações de um texto, relacionando sentenças com o que veio antes e com
o que virá depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto.
Desenvolviemento 2
APRESENTOU REPERTÓRIO
CONECTIVO INTRODUTORIO – PRESENTE
ARGUMENTO COERENTE
DEFENDEU O PONTO DE VISTA DE FORMA OBJETIVA
Conclusão
Presença de todos os agentes conclusivos
TÓPICO PARAGRAFAL
Conectivos
Conclusão paragrafal – ok
OBS: CONCLUSÃO ”Quem sabe assim”….. Troque por conectivos que se articule a competência 4. Por exemplo, EM SUMA, DESSE MODO, DESSA FORMA…..
Os conectivos têm um grande peso na estrutura de uma redação. Procure sempre diversificar seus elementos conectores, te ajudará muito na estrutura argumentativa da mesma.
CORREÇÃO POR COMPETENCIA :
C1: 180 – mostra um bom dominio da lingua formal
C2: 200
C3: 200
C4: 160 – Utilize mais conectivos, principalmente os interparagrafais.
C5: 200
NOTA FINAL: 940
Essa é apenas uma nota representativa
BOA SORTE !
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