Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Mundo real vs mundo virtual: deve haver limites? /Estilo Enem/
JuGoes
Boa tarde!! Antes de começar, gostaria de pontuar que sou estudante e dessa forma tenho certa limitação de conhecimentos, mas farei o melhor possível para lhe auxiliar. Vamos lá então?? Introdução “De acordo com filme “ferrugem” onde acontece um dos perigos mais comuns, as invasões nas redes e dadosLeia mais
Boa tarde!! Antes de começar, gostaria de pontuar que sou estudante e dessa forma tenho certa limitação de conhecimentos, mas farei o melhor possível para lhe auxiliar.
Vamos lá então??
Introdução
“De acordo com filme “ferrugem” onde acontece um dos perigos mais comuns, as invasões nas redes e dados privados vazados.”
Essa citação ficou estranha pela sua estrutura. Uma forma melhor de montá-la seria ” o filme “Ferrugem” representa o contexto brasileiro em relação ao meio virtual, uma vez que, lamentavelmente, são recorrentes as invasões no meio cibernético e, por conseguinte, o vazamento de informações, o que traz danos a privacidade dos usuários no contexto digital”.
Além disso, o nome do filme deve ser grafado com a inicial (f) maiúscula e a sua citação deveria ser referenciada com a realidade brasileira. Dessa forma, sempre que você citar um filme, uma obra, um pensamento filosófico, uma alusão histórica e afins, é de bom tom que eles sejam relacionados e contextualizados com a realidade do país
Posteriormente à citação do filme Ferrugem, o termo ” De maneira análoga” utilizado não foi bem empregado, já que ele significa de modo semelhante/ parecido. Seria bom se você o substituísse por “Nesse sentido”, “Diante dessa perspectiva/ cenário/ conjuntura”
Ainda, a introduçao no modelo Enem deve apresentar dois problemas que se relacionam com a problemática abordada e que serão aprofundados nos desenvolvimentos. Você até apresentou os assuntos que seriam explorados no decorrer do texto, mas eles foram muito relacionados com o que já havia citado. Assim, você poderia ter afirmado a necessidade de por limites no meio virtual e depois apresentar empecilhos que dificultam a restrição a esse meio como a dificuldade de combater os crimes virtuais (já que é difícil achar o responsável por esses crimes) e a falta de instrução da população que acaba por divulgar suas informações pessoais quase que inconscientemente.
Desenvolvimentos
D1
O que seria IBM? geralmente, é melhor escrever por extenso do que utilizar a forma abreviada.
Aprofunde a argumentação para que ela não fique muito superficial ou consista apenas em uma repetição do que já foi dito. Minha dica é explicar porque as coisas acontecem, e no que a problemática impacta.
D2
No D2, também é necessário um maior aprofundamento nos argumentos. Você poderia citar quais problemas essas invasões causam na sociedade.
Nesse trecho, nota-se que há um erro na forma verbal, que deveria aparecer no infinitivo. Portanto, substitua está por ESTAR “Sendo assim, a exposição e o desenvolvimento sobre algo que não deveria está ali”
Conclusão
Não houve a presença dos 5 elementos que são avaliados no Enem
É necessário que haja Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.
Aqui, eu não identifiquei a finalidade e nem o detalhamento. Minha dica para realizar o detalhamento é que você explique a função dos agentes de forma bem resumida, ou especifique o público alvo (grupo prioritário) daquela ação.
De resto, você está no caminho certo
See lessNão deixe de praticar!
A importância da Educação financeira para a economia do Brasil
JuGoes
Boa Tarde! Primeiramente, gostaria de frisar que sou apenas uma estudante e, como tal, também sou passível de erros e busco corrigir esses deslizes. Desse modo, peço que encare minhas pontuações acerca da sua redação como sugestões e conselhos. Vamos lá então? Como já foram mencionados alguns pontosLeia mais
Boa Tarde!
Primeiramente, gostaria de frisar que sou apenas uma estudante e, como tal, também sou passível de erros e busco corrigir esses deslizes. Desse modo, peço que encare minhas pontuações acerca da sua redação como sugestões e conselhos.
Vamos lá então? Como já foram mencionados alguns pontos anteriormente por outro usuário, vou apenas complementá-lo focando em algumas falhas argumentativas.
Introdução
Em relação a introdução, creio que ficou estranho “desafios da importância da educação financeira”. Sei que você deve utilizar as palavras do tema no texto, mas isso não funcionou muito bem aqui, uma vez que seriam desafios relacionados à implementação dessa educação.
Desenvolvimento
D1- Com “omissão da sociedade” no seu tópico frasal do D1, dá a entender que você irá explicar como a sociedade, por um todo, não é participativa para que o acesso a educação financeira seja garantido. Contudo, há um destaque maior para a inoperância estatal nesse parágrafo. Além disso, a ideia de John Locke, apesar de bem referenciada, não se encaixa muito aqui, pois você não explica como essa falta de ação por parte do Estado ocasiona uma situação em que o “Bem-Estar social inexiste, ou seja, como isso afeta a sociedade na prática.
D2- Para mim esse parágrafo é o mais problemático. Eu tenho muita dificuldade também em elaborar o D2, pois é recomendável que nele sejam apresentadas as ideias mais fortes, com o fito de garantir o interesse de quem está lendo. Posto isto, creio que não há muita conexão deste com o resto do texto, mas vou te explicar essa minha opinião. Bom, a princípio eu não colocaria “independente do seu gênero” porque ficou um pouco desnecessário aí na redação, já que o tema não era voltado a essa questão. Também é perceptível que em ” denúncias contra a educação financeira” você não utilizou boas escolhas de palavras, já que seria denúncias contra crimes desse cunho, como a corrupção, por exemplo, e não contra a educação em si. Portanto, ao se referir a esses crimes, há uma fuga temática já que isso não está diretamente conectado a educação financeira.
Conclusão.
Aqui está tudo ok, pois há a presença marcada dos 5 elementos!
Seu texto é bom e por isso foi bem difícil achar o que corrigir :)
Continue praticando.
Boa sorte.
See lessImportância da vacinação no Brasil
JuGoes
Boa Tarde!! Primeiramente, quero dizer que sou estudante, ou seja, ainda estou tentando melhorar e me aprimorar assim como você. Dessa forma, tudo que eu disser são apenas conselhos e observações. VAMOS LÁ? INTRODUÇÃO 1 - Já gostaria de começar te dizendo que não dá para ficar repetindo várias vezesLeia mais
Boa Tarde!!
Primeiramente, quero dizer que sou estudante, ou seja, ainda estou tentando melhorar e me aprimorar assim como você. Dessa forma, tudo que eu disser são apenas conselhos e observações.
VAMOS LÁ?
INTRODUÇÃO
1 – Já gostaria de começar te dizendo que não dá para ficar repetindo várias vezes a mesma palavra dentro de um parágrafo. Assim, note a quantidade de vezes que você utilizou “vacina” só na introdução e, a partir daí, busque utilizar pronomes ou sinônimos para não comprometer a fluidez de produções futuras.
2- No Enem, é necessário que dentro da introdução haja a contextualização e a problematização. Você até apresentou essas duas partes, mas não aprofundou a problemática levantada (como as fake news levam à baixa adesão na vacinação e quais os impactos disso) nos desenvolvimentos. Assim, o ideal é que sejam apresentados dois problemas de forma breve na parte introdutória do texto, para que, posteriormente, no D1 e no D2, esses sejam aprofundados e mais relacionados com o tema, por meio de citações de autoridade, ou outro tipo de repertório sociocultural.
3- Tome cuidado com errinhos que as vezes podem passar despercebidos, como é o caso da concordância tanto verbal quanto nominal. Isso pode ser visto no trecho ” porém a população, sem conhecimento dos efeitos da vacina, se revoltaram para não toma-lá”. Observe que “população”, apesar de se referir a um conjunto, ainda passa a ideia de singular. Dessa forma, eu substituiria “se revoltaram” por “se revoltou”. Também procure ver sobre a posição do pronome pessoal do caso oblíquo “se”, pois não sei te informar se é “revoltou-se” ou “se revoltou” (meu ponto fraco)
DESENVOLVIMENTO
1- No início do desenvolvimento, você DEVE garantir que tenha, pelo menos, dois conetivos interparagrafais. (Que diacho que é isso?) Para resumir, é necessário que sejam utilizadas palavras que estabeleçam relações entre os parágrafos. Ex: Se vc for apresentar dois pontos/argumentos distintos, seria legal usar “em primeiro lugar”, “em primeira análise” ; “Em primeira instância para o D1 e ” em segundo lugar” e afins para o D2. Ainda, se for modelo causa/ consequência, outra opção é iniciar o d2 com “deste modo”, ou “sob tal ótica”, “em virtude de”, “consequentemente” e etc. Em síntese, as conjunções e preposições exprimem diferentes ideias e são vitais para dar encadeamento lógico ao texto. Logo, meu conselho é que você anote as que tiver maior familiaridade para posteriormente adicionar em textos futuros.
2- no D1 eu trocaria “existiria” por “existe”, já que há sim uma falha no governo, uma vez que a área da saúde apresenta déficits como você expôs e “existiria” dá a ideia de que não existe por algum motivo, de que é apenas um cenário hipotético.
3- não consegui entender muito bem essa parte ” falta de evidências de muitos municípios em oferecer serviços de saúde para comunidades de baixa vulnerabilidade.” Se é baixa vulnerabilidade, são pessoas com bom status social e estabilidade econômica e, mesmo nesses casos, elas ainda tem direito ao atendimento. Tente reorganizar a estrutura, ou apenas ignore essa parte se tiver sido má interpretação minha.
4- no D2, é interessante que você esclareça qual é o site. Ao dizer site do governo, são abertas inúmeras possibilidades, como o da receita federal, o do TSE, o do INEP… Portanto se for do governo federal, lembre de dizer Governo Federal.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
1- troque “incentivação” por incentivo!
2- como você não abordou e aprofundou sobre as “fake news” nos desenvolvimentos, explicando como ela está relacionada com a baixa adesão à vacina e como isso impacta no coletivo, acho inviável propor uma ação interventora que minimize esse problema já que ele não ganhou destaque no seu texto.
3- A última, tá acabando! :)
Prefira mil vezes uma proposta completa, do que duas propostas incompletas. A Intervenção no Enem é analisada de acordo com um modelinho. Nela deve constar: Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. É NÍTIDO que eles estão presentes aí no seu texto, mas cada uma está em uma proposta de intervenção diferente.
No mais, acho que você está no caminho certo
NÃO DESISTA E NEM DEIXE DE PRATICAR!
Abraços e boa sorte!
obs: fique a vontade para me ajudar corrigindo minhas redações futuras! kkkk
;0
See lessO uso constante das redes sociais, visando à publicação de fatos inerentes à vida pessoal”.
JuGoes
Boa noite!!! Primeiramente, gostaria de salientar que sou apenas uma estudante que busca se aperfeiçoar na redação. Porém, darei o meu melhor para tentar mostrar algumas coisas que precisam de correção. Introdução Em relação a estrutura, nota-se que você não deixa sua tese bem definida, pois não há,Leia mais
Boa noite!!!
Primeiramente, gostaria de salientar que sou apenas uma estudante que busca se aperfeiçoar na redação. Porém, darei o meu melhor para tentar mostrar algumas coisas que precisam de correção.
Introdução
Em relação a estrutura, nota-se que você não deixa sua tese bem definida, pois não há, de forma específica, o que vai ser apresentado no desenvolvimento. Assim, o ideal seria uma breve contextualização (eu particularmente uso uma alusão histórica), apresentação da problemática (qual é o assunto, o problema que fundamenta a sua redação) e, posteriormente, você deveria indicar, por exemplo, dois fatores que agravam o problema e que por isso requerem atenção. É importante frisar que depois esses devem ser aprofundados nos desenvolvimentos, assim como foi dito no comentário acima do meu).
Além disso, eu senti que não foram usados os devidos conectivos dentro do parágrafo da sua introdução, o que atrapalhou o encadeamento de ideias. Minha dica é tentar conectar as diversas orações da sua intro que estão separadas pelo ponto final. (Só cuidado para não deixar muito grande o período)
“É notório que o uso constante das redes sociais traz diversos danos ao ser humano. A super exposição nas redes sociais pode trazer prejuízos aos usuários das mesmas.
A busca por prestígio social é uma das causas da super exposição.”
Além disso, creio que houve um equívoco no trecho abaixo, uma vez que você diz que o PRESTÍGIO SOCIAL pode causar danos ao indivíduo, quando a busca incessante por ele é a culpada.
“O prestígio social pode vir a causar diversos danos físicos ou psicológicos nos indivíduos que utilizam as redes sociais.”
Também é recomendável que você evite repetir as palavras na sua redação quando elas estão próximas. Assim atente-se para “Prestígio social” e “Super exposição”
DESENVOLVIMENTO
Nessa parte do texto, você deve tentar aprofundar aqueles dois fatores que agravam o problema apresentado na introdução. (Você disse que dentro do problema do uso excessivo da internet a busca pelo prestígio social é maléfica. Contudo, não aprofundou isso no desenvolvimento. Logo, quando as partes da dissertação não conversam, não há o que os corretores chamam de projeto de texto, e ocorre MUITA perda de nota na C3.) Também é importante que no início de cada desenvolvimento tenha um conectivo que busque retomar o parágrafo anterior. Por exemplo se seu d1 e d2 seguem a linha causa-consequência, o d2 poderia começar com “consequentemente; sob tal perspectiva, e etc.). Ainda, é valido mencionar que nesses parágrafos há a necessidade de repertório sociocultural, que pode ser visto através de citações de filósofos e especialistas, alusão histórica, dados estatísticos, comparações, livros e até séries. Diversifique e os use adequadamente para reforçar seus argumentos e evitar o caráter expositivo que, infelizmente, marcou seu desenvolvimento)
Ademais, elimine o coloquialismo (linguagem informal) do seu texto!!! Não use termos como “por aí vai”. Busque ser o mais concisa e formal possível.
Conclusão
De início deve-se usar um conectivo conclusivo. Recomendo o uso do Portanto ou similares (que passem a ideia de concluir)
Também é muitooooo importante ressaltar que precisam constar os 5 elementos da proposta se a sua redação for modelo Enem. São Eles: Agente (Quem faz a ação); Ação ( o que vai ser feito); modo (Como vai ser feito); Finalidade (Para que vai ser feito) e detalhamento (Descrição/ leve aprofundamento de qualquer um dos outros elementos). Na sua conclusão, senti falta desse último e do modo, uma vez que como o agente fará as campanhas não está bem explícito.
Por fim, acho que cai super bem dar uma perspectiva futura depois da aplicação da intervenção. ( e seria mais interessante se você retomasse o repertório utilizado na introdução para evidenciar seu projeto de texto).
Com isso, preciso te dizer para continuar praticando e não desistir, porque para vencer, é preciso continuar lutando.
Boa Sorte!!
See lessMaternidade compulsória em debate no Brasil
JuGoes
Boa Noite!!! Primeiramente quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá? De início, vale ressaltar que no que tange a estrutura, sua redação cumpre com osLeia mais
Boa Noite!!!
Primeiramente quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá?
De início, vale ressaltar que no que tange a estrutura, sua redação cumpre com os requisitos exigidos. Contudo, o que pode influenciar negativamente na nota final é a ausência de repertório nos desenvolvimentos. Assim, traga mais citações nesses parágrafos, para que sua argumentação seja validada.
Além disso, é visível que há a repetição constante da palavra mulher. Isso acaba impactando na fluidez da leitura e pode acarretar perda de nota na competência 4 e até na competência 1, uma vez que não há a utilização de recursos coesivos que tente substituir o termo citado (mulher).
Ainda, na sua introdução, você utiliza a falta de informação como motivador para a a persistência da maternidade compulsória no Brasil. Contudo, no decorrer do texto (desenvolvimento) não é aprofundado como tal fator influencia de fato para a ocorrência de tal problemática, vide que no D2, é utilizado como argumento a falta de amparo estatal na contribuição para a ocorrência do problema discutido.
Em suma, seu texto é bom, entretanto é preciso ter cuidado principalmente no que tange a ausência de repertório sociocultural, pois isso pode comprometer sua nota na C2.
Não deixe de se aperfeiçoar!!!
See lessBoa Sorte!!
Tema: A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance
JuGoes
Boa Tarde!!!!! Primeiramente quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá? De início, é preciso ressaltar a necessidade de uma linguagem um pouco mais formLeia mais
Boa Tarde!!!!!
Primeiramente quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá?
De início, é preciso ressaltar a necessidade de uma linguagem um pouco mais formal e técnica para a redação. Portanto, gostaria de reforçar, como o exposto acima, que expressões como ” o pensamento de muitos” e as generalizações que você fez na introdução sobre muitos passarem por problemas relacionados a saúde mental, evidenciam, infelizmente, um caráter pouco original ao seu texto. Então, eu particularmente recomendo que você use citações ou até alusões históricas para destacar a sua introdução. (Mas confesso que esse tema era meio complicado mesmo kkkkk). Além disso, seria interessante citar na intro, o que você abordaria no decorrer do texto (desenvolvimento), para evidenciar o seu projeto de texto.
Acerca dos desenvolvimentos, Eu gostei do D1, principalmente devido a ótima ( e muitooooooooo pertinente) citação da OMS, uma vez que o senso comum identifica a condição de saúde apenas como a ausência de doenças. Contudo, no D2, senti que houve falta de repertório e também de um assunto pré-definido, o que talvez revele um mau planejamento do texto. Minha dica é que você busque sempre fazer um “esqueleto” do texto antes de sair escrevendo.
Na Conclusão, é importante atentar-se aos 5 elementos que o Enem exige que tenha para a pontuação máxima. AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Olhe modelos nota 1000 e busque identificar esses elementos na proposta de intervenção. Se necessário, tome algumas aulas de proposta ( que geralmente são bem curtinhas e fazem toda a diferença)
Não Desanime!!! Continue praticando!
See lessBoa sorte!!!
O avanço do EAD e o futuro da educação
JuGoes
Boa Tarde!!!! primeiramente, quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá? No que concerne a estrutura, nota-se que a sua introdução está um pouco afastadaLeia mais
Boa Tarde!!!!
primeiramente, quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá?
No que concerne a estrutura, nota-se que a sua introdução está um pouco afastada do modelo Enem, já que, de forma geral, normalmente são apresentadas dois motivos que fomentam o problema abordado e que serão aprofundados no decorrer do texto. Isso recebe o nome de tese e dá tanto direção a você na hora de escrever os desenvolvimentos, como ao leitor que percebe um fluxo de ideias e a existência um projeto de texto, que, por sua vez, é muito estimado pelos corretores e um dos principais influenciadores na nota da competência 3.
Ainda em relação aos aspectos estruturais, é de suma importância que o encadeamento de ideias também esteja presente no desenvolvimento. Nesse sentido, torna-se fulcral a utilização de conectores entre os parágrafos, para evitar perdas na nota da competência 4 e garantir a coerência e, principalmente, a coesão textual. Além disso, é aqui que você irá discorrer sobre os dois agravantes que fomentam a problemática abordada. Então é preciso retomá-los (cada um em um desenvolvimento) utilizando uma frase breve (construção do tópico frasal), para iniciar, posteriormente, o aprofundamento e a argumentação propriamente dita.
Já no que tange a proposta de intervenção, o modelo que o INEP cobra é muito rígido quanto aos elementos que a compõe. Estes são eles: Agente (Quem faz a ação); ação ( o que irá ser feito); modo (como irá ser feito), finalidade (para que será feito) e o detalhamento ( que aprofunda algum desses elementos. Obs: eu sempre procuro explicitar o público alvo ( a quem a ação se destina). Além disso, seria interessante abordar uma perspectiva futura depois da aplicação da sua intervenção, podendo ainda retomar a citação da intro para evidenciar que seu texto foi bem planejado.
Na questão gramatical e na utilização de repertórios, acredito que você demonstra bom desempenho.
Não deixe de seguir praticando!!
See lessBoa sorte!!
AUSENCIA DE VACINA E A IMPERFEICAO DA SAUDE PUBLICA
JuGoes
Boa tarde!! Saliento, antes de tudo, que também estou em processo de aprendizagem. Então, não irei proporcionar uma correção nos mínimos detalhes, mas tentarei dar algumas dicas com base no que percebi. Seu texto é muito bom pois cumpre, de modo geral, com alguns requisitos. Contudo, é importante deLeia mais
Boa tarde!!
Saliento, antes de tudo, que também estou em processo de aprendizagem. Então, não irei proporcionar uma correção nos mínimos detalhes, mas tentarei dar algumas dicas com base no que percebi.
Seu texto é muito bom pois cumpre, de modo geral, com alguns requisitos. Contudo, é importante destacar que há a presença de alguns erros que procurarei elucidar abaixo.
INTRODUÇÃO: Cuidado com a ausência de acentos. (Sei que é um ambiente virtual, mas só não os esqueça durante a prova)
DESENVOLVIMENTO: Senti falta de um conectivo no início do segundo parágrafo, como “em primeira instância” e afins. Atente-se ao uso de conectivos entre parágrafos, pois a utilização correta desses corrobora para deixar o texto mais coeso.
No terceiro parágrafo, cabe destacar que não é recomendável usar o pronome “nossos” e nem a forma nos. Opte por usar tudo na terceira pessoa, de forma mais impessoal possível. (Não se coloque dentro do texto)
Além disso, na parte “dessa forma, ações deve se tomadas com comprometimento resultado frutos positivos.”, é “devem ser tomadas” (mas creio que foi erro de digitação). Além disso faltaram algumas palavras para conectar “resultados positivos”, como “de modo a gerar resultados positivos”.
Também abro espaço para dar uma sugestão: Eu tenho dificuldades em lembrar de dados estatísticos, então para o Enem procuro desenvolver outros tipos de repertório, usando filmes, filósofos, contexto histórico e afins. Assim, se você acha que não conseguirá lembrar de alguma estatística, procure ampliar a diversidade de repertório. (Amei a sua citação do Padre Antônio Vieira)
CONCLUSÃO: Sua proposta está boa, mas acho que poderia fazer algumas mudanças:
Não creio que “medidas urgências” tenha ficado bem empregado. Acho que aqui seria melhor por “medidas emergenciais”
Além disso, eu substituiria o “mas também”, usando o ademais ou ainda, porque o mas é usado para ligar ideias de oposição (contraste)
“o fito das propostas descritas e proporcionar um melhoramento de qualidade no atendimento e na saúde do brasileiro ,desse modo , a problemática será amenizada.” Esse pedaço creio que ficou desconectado da sua proposta. Além disso, acho que deve-se substituir “melhoramento de qualidade” por “melhora na qualidade”. Dessa forma, apresento uma possível reescrita:
” Tais medidas têm por fito promover a melhora na qualidade do atendimento […]”
De modo geral, finalizo lhe parabenizando pela escrita! Nunca deixe de praticar!
Boa sorte!
See lessComo combater o crescimento dos casos de sífilis no Brasil?
JuGoes
Boa Noite!! Primeiramente gostaria de salientar que também estou aprendendo a redigir um texto. Portanto, te darei alguns conselhos baseados na minha experiência, visto que não sou sequer boa redatora para atribuir nota através das competências da banca. Então vamos ao que interessa! Seu texto é posLeia mais
Boa Noite!!
Primeiramente gostaria de salientar que também estou aprendendo a redigir um texto. Portanto, te darei alguns conselhos baseados na minha experiência, visto que não sou sequer boa redatora para atribuir nota através das competências da banca.
Então vamos ao que interessa!
Seu texto é positivo em alguns pontos, pois é perceptível que você entende a estrutura dissertativa-argumentativa. Contudo, é importante destacar algumas coisas que notei e que poderiam estar melhores.
INTRODUÇÃO: 1- “A constituição federal de 1988, prevê em seu artigo 6º, o direto a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Isso cada vez mais ocorre com frequência devido a falta conscientização da população.” Senti que ficou um pouco confusa e desconexa. O que ocorre cada vez com mais frequência? Seriam os casos de Síflis? Portanto, o uso do pronome isso seria indicado apenas para substituir um termo que já apareceu no texto, o que não ocorre na sua introdução. Além disso, atente-se ao uso das preposições, pois seria “falta de”.
2- “Havendo inúmeros de Transmissões diariamente.” Novamente, nota-se que não houve conexão desta oração com a introdução. Ainda, recomendo que evite o uso do verbo no gerúndio.
Desenvolvimento:
Quando você usa dados estatísticos, é importante que também traga a fonte dessas informações, para passar credibilidade ao seu texto. Por exemplo, se você retirou de uma notícia do jornal O Globo, cita-se assim: Segundo dados do jornal O Globo…
Além disso, senti falta de conectivos entre as ideias, principalmente no D2.
Evite generalizações como em ” nesse contexto muitos têm essas informações básicas mas não se previnem, não tem o mínimo de interesse de cuidar da própria saúde”.
Não use a palavra talvez na sua argumentação, pois o principal objetivo do texto dissertativo é convencer.
CONCLUSÃO:
“Depreende-se, portanto, a necessidade de ser combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o ministério da saúde, por meio de campanhas e também paletras, incentivando cada vez mais a se prevenissem, assim cada vez mais terem os cuidados devidos.”
Aqui, acho que a ideia ficou um pouco vaga, porque você poderia especificar mais onde ocorreriam essas campanhas ou palestras, se nas redes sociais, nas escolas, em postos de saúde, na mídia televisiva e etc.
Ademais, nota-se que emprego do verbo prevenissem está inadequado. Seria melhor trocar por prevenir. Além disso, também seria importante você mencionar quem seria incentivado a se prevenir.
De forma geral, você está quase lá!!
Tente reescrever esse texto usando mais elementos coesivos entre as ideias dos parágrafos e não deixe de praticar!
Boa Sorte!
See lessO sistema prisional brasileiro em questão
JuGoes
Boa noite! Em primeiro lugar, eu gostaria de salientar que também estou tentando aprender a produzir textos. Portanto sou passível de vários ERROS (KKKK) Mas vamos ao que interessa! Gostei bastante da sua redação, porque você conseguiu ser direta. Contudo, além do que já foi dito acima, creio ter viLeia mais
Boa noite!
Em primeiro lugar, eu gostaria de salientar que também estou tentando aprender a produzir textos. Portanto sou passível de vários ERROS (KKKK)
Mas vamos ao que interessa!
Gostei bastante da sua redação, porque você conseguiu ser direta. Contudo, além do que já foi dito acima, creio ter visto alguns erros de concordância no segundo parágrafo em ” As celas com situações precárias, faz com que seja expandido a transmissão de doenças”. Assim, eu reescreveria deste modo: “As celas com situações precárias fazem com que seja expandida a transmissão de doenças”. Além disso, é importante tomar cuidado com o uso da vírgula, pois o sujeito as celas com situações precárias, não pode ser separado do verbo fazer. Assim, sujeito e verbo não podem vir separados por vírgula!
Ainda, é importante destacar o repertório que você utilizou no segundo parágrafo, pois embora tenha sustentado o tema, parece uma informação pesquisada e não algo produzido por você. Deste modo, para próximos textos explore outras formas de repertório sociocultural, como filmes, autores, filósofos e entre outros.
No que tange aos desenvolvimentos, talvez haja falta do que o Enem chama marca de autoria (A PARTE QUE EU MAIS TENHO DIFICULDADE). Assim, Receio que este detalhe tenha conferido à sua redação um caráter mais expositivo. Logo busque expandir o leque da argumentação, através de exemplificações, citações, aprofundamento das problemáticas apresentadas e etc.
Por último, mas não de menor importância, a proposta de intervenção. Bom, achei que no lugar de utilizar o verbo no gerúndio (muitos corretores implicam com isso), você poderia usar conectivos dentro deste parágrafo para unir os elementos da sua conclusão.
De modo geral, seu texto está bom, mas não deixe de treinar e sempre busque se aperfeiçoar!
Sucesso para você!
See less