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Soluções para acabar com o Bullying
Jubs
Oi Karina, abaixo segue alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados: - Cuidado com erros ortográficos : "vivência >> vivencia"; "período escola>>período escolar"; - Essa palavra "vexaminosos" é um pouco coloquial de mais para redação, poderia ser substituída por "humLeia mais
Oi Karina, abaixo segue alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados:
See less– Cuidado com erros ortográficos : “vivência >> vivencia”; “período escola>>período escolar”;
– Essa palavra “vexaminosos” é um pouco coloquial de mais para redação, poderia ser substituída por “humilhantes”;
– Falta de acento em “ocorrências similares tem…” >>”ocorrências similares têm…”;
– ” principalmente no meio do público juvenil”, poderia ter dito somente “principalmente ao público juvenil”;
– “transformando-se em ódio”>>”transformando-as em ódio” porque está concordando com mágoas;
– “ao deparam com”>>”ao se depararem com”;
– “podem se submeter” o uso é estranho pois parece que a vítima que se submete ao bullying, então, talvez fique mais coerente dizer “são submetidos”;
– “ocasionados pelos praticantes”, fica melhor dizer “ocasionados pelos praticantes do bullying” já que você não utilizou o termo neste parágrafo ainda;
– “dentre eles: violência e depressão” não há necessidade de utilizar “:”, então poderia dizer somente “a violência e a depressão”;
– ” deprimindo-se até cometer suicídio” meio pesado relacionar assim tão diretamente, poderia ter dito “aumentando a sensação de inferioridade diante do opressor, esta que pode transformar-se em depressão, entre outros problemas psicológicos e, por fim mais trágico, o suicídio da vítima”; Nesse caso, você deixaria de citar no início do parágrafo “”violência e depressão;
– “ministério da educação” inicie os nomes dos agentes com letra maiúscula “Ministério da Educação”;
– ” normais as”, cuidando com erro de digitação e uso da crase >>>”normas às”;
– “providenciem semanalmente, palestras” sem necessidade desta vírgula;
– ” o quando antes.” >> “o quanto antes”
– Cuidado com a proposição de duas intervenções, se atente para não deixar uma menos detalhada que a outra. Se possível, faça apenas uma que atenda aos problemas que você colocou;
– Eu sugiro que na conclusão siga a ordem que os corretores da banca procuram: agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade;
– Tese bem estruturada;
– Um texto-circuito é muito bem visto pelos corretores, então, sugiro que comece a tentar seguir esse método;
– Bom uso de recursos coesivos;
Notas:
c1: 120
c2: 120
c3: 160
c4: 200
c5: 120
total = 720
Espero ter ajudado, karina.
O acesso à internet em questão no brasil
Jubs
Olá, segue abaixo alguns pontos que identifiquei equívocos ou que podem ser melhorados: - Na introdução você coloca uma data -1969 - e não diz o que foi criado, eu sei que foi a internet, mas você diz somente "tecnologia" que é um termo vago nesse contexto; - "conquanto" é uma conjunção que indica cLeia mais
Olá, segue abaixo alguns pontos que identifiquei equívocos ou que podem ser melhorados:
See less– Na introdução você coloca uma data -1969 – e não diz o que foi criado, eu sei que foi a internet, mas você diz somente “tecnologia” que é um termo vago nesse contexto;
– “conquanto” é uma conjunção que indica concessão, o que não condiz com o contexto que foi usado; Você poderia usar “nesse cenário” ou “portanto”
– Uso repetido de conectivos;
– Algumas partes pedem conectivo para ficarem mais interligadas, porém, não há;
– erro de digitação em “ser serviços”;
– Erro de concordância em “Poder Público destinar” pois o verbo não está conjugado de acordo com o sujeito; caso você dissesse “cabe ao Poder Público destinar…” não estava equivocado;
– Seria interessante você especificar mais o agente na conclusão, algum ministério…
Notas:
c1: 140
c2: 140
c3: 140
c4: 140
c5: 160
Total = 720
Espero ter ajudado. Explore mais os conectivos e atenção aos erros gramaticais. Bons estudos!
Entraves da educação à distância durante a paralisação escolar.
Jubs
Olá. - Redação muito bem estruturada, com bom repertório sociocultural e adequação à norma culta. -Não encontrei erros em questão de técnica. - Cuidado com a repetição da palavra "fato"; - Ótima diversificação dos recursos coesivos; - Proposta de intervenção bem plausível, com todos os elementos essLeia mais
Olá.
See less– Redação muito bem estruturada, com bom repertório sociocultural e adequação à norma culta.
-Não encontrei erros em questão de técnica.
– Cuidado com a repetição da palavra “fato”;
– Ótima diversificação dos recursos coesivos;
– Proposta de intervenção bem plausível, com todos os elementos essenciais;
– Preocupo-me um pouco quanto ao tamanho do texto, claro que não dá para eu dizer que este texto é inviável dentro de 30 linhas pois não sei o tamanho de sua letra.
– Mesmo com uso de períodos longos você conseguiu deixar as ideias bem explícitas;
Notas:
c1: 180 >> pela repetição de palavras
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5: 200
total = 980
Parabéns pelo texto!!
Assassinatos de jovens no Brasil
Jubs
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei como equívocos ou que podem ser melhorados: - Ficaria mais coerente dizer na introdução que a deficiência está no poder executivo e judiciário, pois sabemos que há inúmeras leis neste país, porém, muitas não são aplicadas de forma consistente; - O usLeia mais
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei como equívocos ou que podem ser melhorados:
See less– Ficaria mais coerente dizer na introdução que a deficiência está no poder executivo e judiciário, pois sabemos que há inúmeras leis neste país, porém, muitas não são aplicadas de forma consistente;
– O uso de “outrossim” dá a ideia de “do mesmo modo; igualmente” ao que já foi dito, mas pelo contexto dá para entender que você utiliza como ideia de adição. Logo, no lugar de outrossim, poderia ser “ademais”;
– Erro de concordância em “manter-se”, deveria ser “manterem-se” pois está a concordar com “indivíduos”;
Observações positivas:
– Poucos erros gramaticais e de semântica;
– Bom repertório sociocultural;
-Adequado à estrutura dissertativa-argumentativa;
-Conclusão suficiente para a problemática
– Ideias coerentes
Notas:
c1:160
c2: 200
c3: 200
c4: 160 >>> Por conta do uso de outrossim, já explicado acima
c5: 200
total: 920
Espero ter ajudado.
TEMA: As manifestações de violência dentro dos estádios brasileiros de futebol
Jubs
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei erros ou que poderiam estar melhores: - Na introdução e na conclusão você não seguiu a estrutura básica de um parágrafo dissertativo-argumentativo, este que deve ter no mínimo 3 períodos, indicando introdução, desenvolvimento e conclusão do parágrafoLeia mais
Olá, abaixo indico alguns pontos que identifiquei erros ou que poderiam estar melhores:
See less– Na introdução e na conclusão você não seguiu a estrutura básica de um parágrafo dissertativo-argumentativo, este que deve ter no mínimo 3 períodos, indicando introdução, desenvolvimento e conclusão do parágrafo;
– Erro de concordância verbal na introdução em “os agressores tem”, deveria sem “os agressores têm”;
– penso que os argumentos poderiam ter sido mais aprofundados;
– Conclusão deveria estar mais detalhada;
Observações positivas:
– embora a redação pareça bem simples, está bem escrita;
– bom uso de recursos coesivos;
– repertório bom;
– poucos erros gramaticais e de semântica;
– texto coerente ao tema proposto.
Notas:
c1: 160
c2: 120
c3: 160
c4: 200
c5: 160
total = 800
Espero ter ajudado!
Os entraves da educação a distância durante a paralisação escolar.
Jubs
Olá, abaixo há alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados: - Você deveria ter dito o que significa a a pesquisa TIC, pois, deve-se levar em consideração que o leitor não conhece tais siglas; - Quando for citar alguma obra, como novela, livro, música, coloque entre aspas e iniciLeia mais
Olá, abaixo há alguns pontos que identifiquei erros ou que podem ser melhorados:
See less– Você deveria ter dito o que significa a a pesquisa TIC, pois, deve-se levar em consideração que o leitor não conhece tais siglas;
– Quando for citar alguma obra, como novela, livro, música, coloque entre aspas e inicie com letra maiúscula;
– Cuidado com o início de períodos com letra minúscula;
– Seria interessante deixar claro que os professores que vão à domicílio irão tomar todas as precauções sanitárias indicadas pela ANVISA, OMS;
Notas:
c1: 160
c2: 160
c3: 200
c4: 200
c5: 160
total = 880
Espero ter ajudado!
Educação para cidadania : o conhecimento como instrumento político de libertação (corrijo de volta )
Jubs
Ola, não precisa corrigir de volta. Segue abaixo minhas observações: - Introdução bem construída, com boa contextualização e tese bem definida; - Após uso de conjunções como "visto que" necessita de vírgula em seguida; - " Por outro lado, muitas escolas passam por condições precárias, os profissionaLeia mais
Ola, não precisa corrigir de volta. Segue abaixo minhas observações:
See less– Introdução bem construída, com boa contextualização e tese bem definida;
– Após uso de conjunções como “visto que” necessita de vírgula em seguida;
– ” Por outro lado, muitas escolas passam por condições precárias, os profissionais não têm” > ” Por outro lado, muitas escolas passam por condições precárias, nas quais os profissionais não têm…”;
– Ótimo uso de recursos coesivos, deixando o texto bem interligado e coerente;
– “segundo o filósofo Rosseau, “ A educação do homem começa no momento do seu nascimento, antes de falar, antes de entender, já se instrui”, …” > penso que após esta parte caberia um ponto, ao invés de vírgula. Daí você já começa do mesmo jeito que está ali com o “apesar da…”;
– Você não colocou o agente da primeira parte da proposta de intervenção, aquele que vai realizar essa capacitação dos professores;
– nunca coloque uma sigla em um texto antes de identificá-la;
– Ficou meio estranho você primeiro colocar a sigla MEC e no período seguinte colocar por extenso, é mais coerente colocar primeiro por extenso e deixar a sigla entre parênteses, após isso você pode usar só a sigla à vontade;
– “o exercício a cidadania…” > “o exercício da cidadania…”;
NOTAS:
C1: 200
C2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 120
TOTAL = 880
Espero ter ajudado de alguma forma, bons treinos!
A Importância da Mulher para a Agricultura
Jubs
Olá, segue abaixo alguns pontos que podem ser melhorados: - Na introdução, você termina com "fatos existentes" : penso que ficaria mais coerente você colocar sobre o que serão estes fatos, como "fatos existentes acerca da problemática", isso já ligaria o período ao anterior onde você explicitou queLeia mais
Olá, segue abaixo alguns pontos que podem ser melhorados:
See less– Na introdução, você termina com “fatos existentes” : penso que ficaria mais coerente você colocar sobre o que serão estes fatos, como “fatos existentes acerca da problemática”, isso já ligaria o período ao anterior onde você explicitou que a atuação da mulher no campo tem diminuído;
– No segundo parágrafo: “não podia sair de casa e forçada casar pela vontade imposta pelo pai” : penso que ficaria melhor se dito “não podia sair de casa sem a devida autorização e ainda era forçada a casar pela vontade do pai”;
– Ainda no segundo parágrafo: “[…] que as mulheres não possuíam direitos iguais.”: “em que as mulheres não possuíam os mínimos direitos a livre arbítrio”; A questão do uso do “em” é para melhorar a concordância;
– No terceiro parágrafo: ” […] é cada vez maior é cada vez maior recebendo menos “: ficou meio estranho essa parte semanticamente, penso que seria mais claro dizer : “é cada vez maior , e ainda assim, continua a receber menos que…”;
– Ainda no terceiro: “trintas porcento” = “trinta porcento” ou até mesmo “30%”; “Preferencia” = preferência;
– Na conclusão:
“necessita”, penso que ficaria melhor “necessita-se”, por conta da precisão de uma linguagem imparcial;
“medidas cabíveis” a quê? Texto teria ficado mais coerente com “medidas cabíveis na conjuntura ” ou “medidas cabíveis para a resolução do impasse”, entre outras;
“atrelada”, o correto seria “atrelado”, pois está a concordar com O Ministério da Economia;
“as agricultoras” pede crase – “às agricultoras”
“Ministério do Trabalho junto ao Ministério da Agricultura prover “, não seria “Ministério do Trabalho junto ao Ministério da Agricultura deve prover…”?
“Portanto, com essas intervenções a atuação das mulheres no campo aumentaria sua credibilidade” > “Portanto, com essas intervenções, a atuação das mulheres no campo terá mais credibilidade.”
Penso que conseguiria 920 em uma correção profissional. Espero ter ajudado!
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM MEIO A PANDEMIA
Jubs
Olá, - Li sua redação e fiquei esperando o seu posicionamento sobre cada fato apresentado, o que não foi feito muito bem, pois, você quase não se posicionou e defendeu um ponto de vista; - Você tem um bom vocabulário e repertório, mas um texto dissertativo-argumentativo não se faz somente disso; - ELeia mais
Olá,
See less– Li sua redação e fiquei esperando o seu posicionamento sobre cada fato apresentado, o que não foi feito muito bem, pois, você quase não se posicionou e defendeu um ponto de vista;
– Você tem um bom vocabulário e repertório, mas um texto dissertativo-argumentativo não se faz somente disso;
– Erro de acentuação;
– Poucos conectivos para coesão textual;
– Repetição de conectivo;
– As ideias estão coerentes;
– A conclusão não se faz suficiente para resolver a problemática abordada nos parágrafos de desenvolvimento, mesmo que tenha os elementos essenciais;
– Mesmo que IBGE seja um órgão bem conhecido, evite escrever somente a sigla em todos o texto sem antes dizer o que ela significa;
Vou corrigir de acordo com o que diz no portal do MEC para cada competência, se quiser dar uma olhada lá:
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Notas:
c1: 160
c2: 120
c3: 120
c4: 120
c5: 80
total = 600
Minha sugestão é você se atentar ao modo de um texto dissertativo-argumentativo e à estrutura pedida pelo Enem. Espero ter ajudado de alguma forma.
Desafios do Saneamento básico no Brasil
Jubs
Olá, - Cuidado com o uso contínuo destes conectivos terminados em "mente"; - Há poucos erros gramaticais e concordância; - Falta vírgula em alguns períodos; - Falta clareza em alguns dos períodos, ou seja, poderia ter sido escrito de forma mais direta; - Erro de acentuação; - "Chegada" no terceiro pLeia mais
Olá,
See less– Cuidado com o uso contínuo destes conectivos terminados em “mente”;
– Há poucos erros gramaticais e concordância;
– Falta vírgula em alguns períodos;
– Falta clareza em alguns dos períodos, ou seja, poderia ter sido escrito de forma mais direta;
– Erro de acentuação;
– “Chegada” no terceiro parágrafo, penso que você queria dizer “chegado”;
– Erro de concordância verbal na conclusão;
– O uso de “oposto a isso” ficou meio estranho, pois a oração seguinte não dá uma ideia de oposição ao que já foi dito, e sim adição;
– Repertório sociocultural bom;
– Boa estruturação textual;
– Talvez falte uma defesa de ponto de vista com mais força, intensidade;
– Falta detalhamento da proposta de intervenção;
Notas:
c1: 140
c2: 180
c3: 180
c4: 160
c5: 160
total = 820
Espero ter ajudado, bons estudos.