Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desigualdade racial e as medidas de inclusão no Brasil
jppmanduca
A Carta Magna de 1988, sétima constituição do país, tem em seu artigo 6° a inviolabilidade do direito à igualdade. Todavia, é indubitável revelar que o artigo não possui papel funcional na sociedade brasileira, pois a desigualdade racial é ocorrente no Brasil devido as falhas nas medidas de inclusãoLeia mais
A Carta Magna de 1988, sétima constituição do país, tem em seu artigo 6° a inviolabilidade do direito à igualdade. Todavia, é indubitável revelar que o artigo não possui papel funcional na sociedade brasileira, pois a desigualdade racial é ocorrente no Brasil devido as falhas nas medidas de inclusão. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema com contornos específicos, em virtude do legado histórico eurocêntrico e da insuficiência legislativa.
A princípio, é de suma importância mostrar que o mal legado histórico europeu constitui um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Confúcio, filósofo chinês, “não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. Dessa maneira, observa-se que o fator da problemática se encaixa na citação do pensador, devido a desigualdade de raças ser ocasionada pelo preconceito enraizado na sociedade, de modo que às minorias sofrem algum tipo de exclusão social até os dias de hoje. Nessa perspectiva, faz-se primordial a reformulação dessa postura urgentemente.
Ademais, outra dificuldade enfrentada é a insuficiência legislativa. Visto que, no livro de Machado de Assis, Brás-cubas, autor-defunto, conta em suas memórias póstumas que não teve filhos e deixou de transmitir à (alguem) o legado de nossa miséria. Nesse sentido, a falta de eficiência das leis (contribue) para que, cada vez mais, a decisão de Brás-cubas se torne acertada, pois a causa da problemática gera efeitos negativos no corpo social, como: as diferenças salariais entre negros e brancos ou a falta de oportunidades para àqueles. Neste instante, encontra-se inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas são necessárias para neutralizar a controversa. Logo, o Ministério do Trabalho aliado com o Ministério da Educação devem fazer reajustes de salários entres negros e brancos, além de efetuarem campanhas nas escolas ensinando as próximas gerações o respeito às diferenças, onde essas medidas serão realizadas em regiões que encontram o maior (índice) em desigualdade de raças, por meio de auxílios financeiros do Governo Federal, a fim de a prerrogativa prescrita na Constituição Federal não ser algo apenas teórico.
bom dia,
1. Língua Portuguesa
180
2. Abordagem / gênero
200
3. Defesa / coerência
180
4. Coesão e articulação
180
5. Prop. de intervenção
200
NOTA:940
fui o mais criterioso possível, espero que entenda
See less