Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Uso abusivo dos meios tecnológicos para interações sociais e prejuízos das relações pessoais
JPMS
“A tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto” é uma frase comumente utilizada por indivíduos em diversos meios, que descreve de maneira descomplicada a contemporaneidade. Com o fácil acesso aos meios tecnológicos, a interação entre indivíduos se tornou prática e acessível, visto qLeia mais
“A tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto” é uma frase comumente utilizada por indivíduos em diversos meios, que descreve de maneira descomplicada a contemporaneidade. Com o fácil acesso aos meios tecnológicos, a interação entre indivíduos se tornou prática e acessível, visto que, não há muitas barreiras para a comunicação. Entretanto, a tecnologia passou a ser uma adversidade, pois começou a abalar as relações sociais fora do mundo virtual, afetando as relações pessoais entre indivíduos. Sendo assim, urge a análise e resolução desses entraves, para que os vínculos entre as pessoas não sejam prejudicados por algo que nem sempre é imprescindível.
Em primeira análise, é evidente que universo digital tem sido mais presente no convívio entre as pessoas. Nessa perspectiva, uma pesquisa realizada pela VitalSmarts Brasil, uma empresa especializada em comportamento corporativo, revelou onde as pessoas mais utilizam o celular e a internet, e 93% usam ao dirigir e 67% em uma mesa de jantar, atividades que exigem o máximo de atenção. Sob essa ótica, constata-se, que os aparelhos que dão acesso ao mundo virtual tornaram-se protagonistas na vida dos indivíduos, independentemente se há a realização de uma atividade supérflua ou complexa. A praticidade, e a produtividade que a tecnologia permite são os principais motivos que levam as pessoas a estarem constantemente conectadas a ela, e afastadas do mundo real, sendo uma ação que já se tornou natural e passa despercebida.
Em consequência disso, o convívio social vai sendo afetado, assim como o indivíduo em particular. Uma vez que, ao ficar imerso em um meio tecnológico e tudo que o mesmo oferece, o ser pode ficar alienado nesse ambiente e passar a ter a tecnologia como meio que direciona suas decisões e ações cotidianas, se tornando alguém desinteressante e prejudicando sua vivência com as pessoas que já não sentem uma reciprocidade no convívio de ambos, pois o digital é o principal. Consoante a isso, uma pesquisa também realizada pela VitalSmarts Brasil, revelou que 1 em cada 4 entrevistados afirmaram ter problemas com pessoas próximas devido os dispositivos móveis e a “internet”. Dessa forma, ficando mais isolado e conectado no virtual, o indivíduo acaba por prejudicar também a si próprio, pois fica a mercê dos inúmeros problemas de saúde causados pelo abundante tempo exposto às tecnologias, mostrando que é preciso haver imites na relação entre o homem e estas máquinas.
Verifica-se então, a necessidade de implantar meios para que a tecnologia não seja um instrumento tão prejudicial. Para isso, faz-se imprescindível que a sociedade e os desenvolvedores de serviços digitais atuem em conjunto. Cabe aos desenvolvedores incentivarem o uso consciente dos seus produtos, através de anúncios em aparelhos digitais falando sobre o risco da utilização demasiada, assim como notificações automáticas recomendando uma pausa no uso para realização de outra atividade, por exemplo. Aos indivíduos cabe a reflexão sobre os limites que se deve ter com a conexão digital, e a valorização de momentos ”offlines”. Assim, a tecnologia e tudo que ela oferece poderá ser realmente um ambiente saudável e proveitoso para o indivíduo e o seu meio social.
Gostei muito de seu texto, daria 10 em gêneros mais gerais, como: FUVEST; PUC ETC.
Contudo, achei a primeira fase muito coloquial para um texto de tal nível.
See lessENEM gosta muito de textos expositivos como esse.
Portanto 900
Problemas da mobilidade urbana no Brasil
JPMS
A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à mobilidade urbana eficiente. No entanto, na realidade brasileira, o benefício está distante de se alcançar, visto que os desafios da locomoção nas grandes cidades são problemas recorrentes. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas parLeia mais
A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à mobilidade urbana eficiente. No entanto, na realidade brasileira, o benefício está distante de se alcançar, visto que os desafios da locomoção nas grandes cidades são problemas recorrentes. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa questão, a qual é motivada pela falta de planejamento governamental e leva à poluição das metrópoles.
Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a ausência de políticas públicas é uma das principais causas do problema, tendo em vista que as rodovias tornam-se congestionadas e perigosas. Nesse sentido, a Globalização promove integração econômica, e superlotação das áreas urbanizadas, por meio das migrações. Entretanto, apesar de haver inclusão em certos fatores, não há uma estrutura que seja totalmente favorável a esse processo. Dessa maneira, percebe-se a importância da adaptação das urbes para o mundo globalizado, com o intuito de impedir contratempos na economia.
Além disso, o uso excessivo de transportes motorizados tem como resultado direto a poluição dos centros, uma das principais vilãs da sustentabilidade. Nessa lógica, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) avalia impactos que interferem na mobilidade urbana. Nesse cenário, um estudo realizado por esse órgão revelou que a utilização dos automóveis é responsável por 72,6% das emissões dos gases do efeito estufa, o que compromete a saúde dos indivíduos e, principalmente, o ecossistema. Logo, é inaceitável que tal situação se perpetue, visto que contribui para a intensificação do aquecimento global.
#Desprende-se#, portanto, a urgência de medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, o Governo, por intermédio do poder legislativo – o qual é constituído por vereadores, senadores e deputados – deve criar leis que fiscalizem o plano de mobilidade dos municípios populosos. Tal ação tem a finalidade de promover uma movimentação urbana plena, evitando transtornos no trânsito. Ademais, é fundamental que as ONGs responsáveis pelo meio ambiente propiciem momentos de conscientização popular, através de palestras e de propagandas midiáticas, de modo a influenciar o uso de meios de transporte sustentáveis. Assim sendo, os cidadãos brasileiros terão seu direito constitucional garantido.
Gostei muito do texto. Apenas não gostei do último motivo dado. Deveria apresenatr algo mais inciso, apenas apontar: “assegurar direitos” fica meio vago. De mais, um erro encontrado no último parágrafo (conectivo)
Todas as competências foram concluídas com sucesso, assim:
970
See lessO aumento dos casos de homicídio entre jovens e seus fatores motivadores.
JPMS
Em 13 de junho de 1990, foi """"intitulado""" o Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de proteger a integridade """da criança e do adolescente""". Entretanto, esse direito não vem sendo consumado na prática, pois houve um aumento dos índices de homicídios entre """jovens"" brasileirosLeia mais
Em 13 de junho de 1990, foi “”””intitulado””” o Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de proteger a integridade “””da criança e do adolescente”””. Entretanto, esse direito não vem sendo consumado na prática, pois houve um aumento dos índices de homicídios entre “””jovens”” brasileiros. Diante disso, dois fatores são relevantes: a desigualdade social e o ambiente em que esse adolescente está inserido.
NÃO APRESENTOU TESE
Primordialmente, é crucial pontuar que a desigualdade social contribui para elevação dos casos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia, a taxa de homicídios entre jovens negros são de quase três vezes a mais do que as dos brancos. Isso se deve a falta de oportunidades para jovens negros, uma vez que a maioria não possuem escolaridade e vivem em periferias, o que, consequentemente, acaba levando a vida no crime. Assim, muitos são mortos por “”””””””””gangues””””””” rivais ou até mesmo por conflitos com policiais, já que, muitas vezes há resistência à prisão.
TANGENCIOU O TEMA – ESTÁVAMOS A FALR DOS HOMICÍDIOS
ACHO QUE ARGUMENTOU CORRETO. ACHO, PQ NÃO TEM TESEEEE
É imprescindível discutir, ainda, o ambiente em que esse adolescente está inserido. Segundo a teoria da tábula rasa de John Locke, ” O ser humano é como uma tela em branco que é preenchida por experiências e influências”. Com base nisso, pode-se levar em consideração que as práticas adotadas pelos jovens que entram no crime têm origem de um ambiente desestruturado, como por uma família com constantes brigas ou da influência de outro indivíduo. Desse modo, se um jovem crescer em um lugar, o qual a criminalidade é alta, existe uma grande chance dele se tornar um criminoso e sofrer um homicídio.
BOAAAAAAAA
Portanto, medidas devem ser elucidadas para amenizar a problemática. Logo, o Ministério da Educação, em parceria com o Estado, deve levar mais oportunidades aos “”””””””””adolescentes””””””, por meio de investimentos nas escolas públicas e, da criação de cursos técnicos, em conjunto com terapias formuladas por psicólogos, a fim de capacitar os jovens e auxiliar as famílias. Dessa forma, os””””””””” adolescentes”””””””””” poderão desfrutar dos direitos do Estatuto da Criança e do “””Adolescente”””.
VISÃO GERAL
USOU MUITAS REPETIÇÕES E ALGUNS ERROS GRAMATICAIS FORAM ENCONTRADOS
INTERDISCILPLINAR FOI BEM
NÃO USOU UMA TESE
CONCLUSÃO BOA
680
SUA TESE ESTÁ MUITO IMPLÍCITA. NA PRÓXIMA, TENTE USAR ALGO MAIS DIRETO
See lessTema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM 2020)
JPMS
A constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos do amplo acesso a saúde, que deve ser garantida pelo estado no país. No entanto, na prática tal garantia é deturpada, visto que a saúde mental não se encontra efetivada na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razãoLeia mais
A constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos do amplo acesso a saúde, que deve ser garantida pelo estado no país. No entanto, na prática tal garantia é deturpada, visto que a saúde mental não se encontra efetivada na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da deficitária, apresentação dessa problemática no Brasil. Logo faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais.
1. Utilize-se de títulos, não são necessários, mas sempre ajudam.
2. acesso à saúde
3, Na prática, adjunto adverbial de lugar
4. não se encontra efetivada na sociedade nacional – organizar melhor essa oração
5.Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da deficitária, apresentação dessa problemática no Brasil – sem coesão
6. Logo vírgula (conjunção de conclusão)
7. Poderia utilizar um pouquinho mais dos fatos históricos
Em primeira análise, vale destacar que, segundo o website ”zlnklub.com.br” o Brasil é o país mais depressivo da américa latina. Esse panorama lamentável acontece porque a maioria das escolas, instituições essenciais para a formação de indivíduos fortes psicologicamente estão, negligenciando estímulos para os estudantes entenderem que a saúde mental é tão importante quanto física. Evidencia-se, portanto, que o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira relaciona-se com o deficitário incentivo a entender os problemas mentais por parte dos colégios.
1. estão, negligenciando – não tem vírgula.
2. quanto a física
Ademais, vale ressaltar que, de acordo com o website ”zlnklub.com.br”,,,,,, a depressão é a doença mais incapacitante do mundo. Nesse viés a excessiva subestimação desses tipos de adversidades mentais, nas quais grande parte da população e afetada, é altamente toxica(tóxica) para uma boa saúde. Desse modo,,, constata-se que a negligencia(negligência) a esse tipo de doenças que causam grandes danos a saúde, sendo a testado pelo website ”zlnklub.com.br”, fere os princípios constitucionais.
Verifica-se, então a necessidade de acabar com os estigmas relacionados relacionados as doenças mentais no Brasil. Para isso, faz-se imprescindível que o Ministério da educação, por intermédio de minicursos, para os profissionais da educação, que mostrem a importância desse assunto, e os instruam de como passar esse conteúdo para os seus alunos. Assim torna-se-á possível construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carta magna.
Ideias gerais:
See lessErros gramaticais e ausência de acentuação
falta ou excesso de vírgulas em algumas partes do texto
erro ao conjugar tornar-se-á
Quanto as ideias e apresentação
1 parágrafo bom, faltou mais menções. Porque mencionou apenas a constituição
não usou algo interdisciplinar
legal a menção à constituição
2 parágrafo bom
3 parágrafo ruim, sem argumento; apenas exposição
Conclusão: Por que seria bom seguir isso? Faltou responder isso
Estudo á distância
JPMS
Primeiramente, temos um erro no A do título: NÃO TEM CRASE; Segundamente, "dentre eles, a escola" não possui vírgula; á adquirir -- > nunca use crase antes de verbo no infinitivo; Não gostei muito da proposta. Temos que seguir os direitos de todos. Pondo, então, em vista que nem todos podem formuLeia mais
Primeiramente, temos um erro no A do título: NÃO TEM CRASE;
Segundamente, “dentre eles, a escola” não possui vírgula;
á adquirir — > nunca use crase antes de verbo no infinitivo;
Não gostei muito da proposta. Temos que seguir os direitos de todos. Pondo, então, em vista que nem todos podem formular um sistema hibrido de qualidade. Dessarte, fica inviável a proposta.
MEU CONSELHO É DISSEMINAR, DISTRIBUIR A RESPONSABILIDADE DA PROPOSTA NA POPULAÇÃO E NO GOVERNO/ MINISTÉRIO DE MANEIRA MAIS UNIFORME.
C1 – 100
C2 – 50
C3 – 120
C4 – 170
C5 – 130
NOTA TOTAL: 570
See lessO aumento do número de profissionais freelancer no Brasil
JPMS
ORTOGRAFIA 1. Não utilizou-se o plural de freelancer(s) 2. Prestam 3...., por conseguinte, diminui-se ( e diminui a a arrecadação da União) 4. (pois-errado) como 5.(Por esse fato, a base de financiamento das aposentadorias,*seriam,podem ser* reduzidas, reduzir-se-ão, prejudicando toda a sociedade.)Leia mais
ORTOGRAFIA
1. Não utilizou-se o plural de freelancer(s)
2. Prestam
3…., por conseguinte, diminui-se ( e diminui a a arrecadação da União)
4. (pois-errado) como
5.(Por esse fato, a base de financiamento das aposentadorias,*seriam,podem ser* reduzidas, reduzir-se-ão, prejudicando toda a sociedade.) Não apresenta coesão.
6. Faltou, ademais outros parágrafos, conjunções na conclusão: PORTANTO; ENTÃO
VISÃO GERAL GRAMÁTICA
Faltou utilizar mais conectivos, ler o texto pós-término e corrigir algumas coesões.
IDEIAS; ARGUMENTOS; PROPOSTAS
See lessFALTOU 1 ARGUMENTO
(1 parágrafo e 2: introdução
3 parágrafo: argumento-desenvolvimento
4: CONCLUSÃO)