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Obs: Solicito que façam a correção de acordo com as competências. Por favor! CAMINHOS PARA COMBATE AO USO DE DROGAS ENTRE JOVENS NO BRASIL.
jotta2909
Olá, tudo bem? Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar. Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita. Pontos a melhorar: Essa competência é a mais difícil de conseguir os 200pts, em sua redação notei alguns desvios, como errosLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessBom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: Essa competência é a mais difícil de conseguir os 200pts, em sua redação notei alguns desvios, como erros ortográficos, sendo-os de pontuação, além de algumas palavras que não concordam com a pluralidade da sentença, como em: “… atividades físicas, disciplinar…” no caso a palavra disciplinar deveria concordar com atividades, a qual está no plural. Em si é notório o uso formal da lingua.
Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: Nesse quesito você demosntrou um bom dominío, já que você não ficou preso aos textos motivadores, trazendo conhecimento da filosofia, sociologia, cultura, mostrando seu entendimento da tematica abordada. Além disso seu texto está de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentetivo, lembre qeu seus desenvolvimentos tambem devem abresentar começo meio e fim, tendo uma introdução (tópico frasal), desenvolvimento (periodos, no minimo 2) e conclusão. em si seus desenvolvimentos estão bons, faltando alguns aspectos apenas.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 140 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: Depois do primeiro, esse é o mais difícil de conseguir os 200 pontos. Em sua redação notei que você fez muito uso de passagens de filósofos como pitagoras e Jean Poul Sartre, isso confere um alto crédito autoral a sua redação, já que para esse quesito devemos fazer uso o menos possível dos textos motivadores. Parabéns pelo repertório vasto.
Acredito que o corretor daria 200 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: essa competência avalia seus operadores coesivos, sendo valorizados os de pouco uso no dia-a-dia, sendo de uso formal, em sua redação notei a falta destes tipos de operadores. Lembre que operadores que indicam números não são bem vistos, já que é uma redação e não uma lista, caso queira fazer uso deste tipo de operador coloque o a priore (primeiro parágrafo) e o a posteriore (segundo parágrafo).
Neste quesito acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: sua conclusão está boa, porém lembre que ela é avaliada pela presença de agente solucionador, descrição, meio/modo, finalidade e ação(o que será feito). Notei que em sua redação está faltando alguns desses quesitos como a descrição.
Acredito que o corretor daria 120 pontos.
Pontuação final: 700 pontos.
Em suma, achei sua redação com uma temática atual e muito necessária, porém ela pode ainda ser melhor pensada, aconselho você a reescrever e utilizar as dicas que te passei. Ps: não sou profissional, caso tenha errado em algum ponto peço desculpas.
tema: Mobilidade urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira
jotta2909
Olá, tudo bem? Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar. Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita. Pontos a melhorar: Essa competência é a mais difícil de conseguir os 200pts, em sua redação notei alguns desvios, como pontosLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessBom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: Essa competência é a mais difícil de conseguir os 200pts, em sua redação notei alguns desvios, como pontos finais em lugar de vírgula e dois pontos em lugar de vírgula também. Notei também que houve falta de coesão e coerência em seus parágrafos.
Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: bom nesse quesito você deixou a desejar, sua introdução fica bem ambígua a temática a ser abordada nos desenvolvimentos, parece que você vai falar do governo perante as redes rodoviárias e não sobre a mobilidade urbana em si. Para demonstrar que você realmente entendeu o tema cite ele em sua introdução e em sua conclusão, exemplo: ” A fim de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, o ex presidente da República Juscelino Kubitschek, JK, investiu pesadamente no rodoviarismo. Porém, hodiernamente isso vem alavancando problemas gigantescos, assim levando a discussão sobre a mobilidade urbana no século XXI…”. Além disso você também não fez uso de alusões históricas, culturais, sociais, filosóficas, etc.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 80 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: Depois do primeiro, esse é o mais difícil de conseguir os 200 pontos. Em sua redação notei que você fez muito uso dos textos de apoio, utilizando dados fornecidos, isso não garante como marca autoral, já que você está copiando uma informação já publicada, você deveria ter feito o uso de alusões históricas, filosóficas, sociologicas, culturais, entre outras.
Acredito que o corretor daria 80 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: essa competência avalia seus operadores coesivos, sendo valorizados os de pouco uso no dia-a-dia, sendo de uso formal e você não fez uso desse tipo de operador.
Neste quesito acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: sua conclusão está boa, porém lembre que ela é avaliada pela presença de agente solucionador, descrição, meio/modo, finalidade e ação(o que será feito). Na sua notei somente o agente, a finalidade e o meio/modo.
Acredito que o corretor daria 120 pontos.
Pontuação final: 520 pontos.
Em suma, achei sua redação com uma temática atual e muito necessária, porém ela pode ainda ser melhor pensada, aconselho você a reescrever e utilizar as dicas que te passei. Ps: não sou profissional, caso tenha errado em algum ponto peço desculpas.
Tema: Desafios da Educação Ambiental no Brasil
jotta2909
Olá, tudo bem? Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar. Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita. Pontos a melhorar: essa competência é a mais difícil de todas, em sua redação notei alguns desvios gramaticais e de sintáticaLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessBom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: essa competência é a mais difícil de todas, em sua redação notei alguns desvios gramaticais e de sintática. Em suma nesse quesito sua redação está muito boa.
Na minha opinião o corretor daria 180 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: você poderia citar o tema na introdução e na conclusão evidenciando do que vai falar, pois na sua introdução da uma ideia de que o problema possa ser o desinteresse da população pelo meio ambiente. Além disso, vi também que você utilizou fatos históricos “Mandela”, porém achei que você poderia ter usufruído mais de alusões históricas, culturais, sociologicas e filosóficas.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 140 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: Depois do primeiro esse é o mais difícil de conseguir os 200 pontos, vi que você fez uso de parte dos textos motivadores, isso não é considerado como marca autoral já que não foi você quem escreveu mais sim um dado de outro texto, geralmente é muito utilizado alusões históricas, culturais, filosóficas e sociologicas.
Acredito que o corretor daria 140 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: notei que você fez uso de conectivos mais comuns, recomendo usar aqueles mais formais nós inícios dos desenvolvimentos.
Neste quesito acredito que o corretor daria 160 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: sua conclusão está muito boa, você fez uso de 4 dos 5 quesitos, não consegui achar a descrição. Os 5 quesitos são: meio/modo, finalidade, descrição, ação(o que será feito), agente solucionador.
Acredito que o corretor daria 180 pontos.
Pontuação final: 800 pontos.
Em suma, achei sua redação com temática interessante, além de estar acima da média, parabéns.
O papel do SUS no combate às epidemias
jotta2909
Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar. Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita. Pontos a melhorar: notei que você utilizou o pronome "se" de forma errada, lembre-se que esse pronome só vem com hífen quando está no inícioLeia mais
Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
See lessCompetência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: notei que você utilizou o pronome “se” de forma errada, lembre-se que esse pronome só vem com hífen quando está no início de frase, também notei o uso errado da crase ( é considerada como dois erros), lembre de que as palavras têm que estar de acordo com o gênero colocado, ex: os médicos, enfermeiros, etc.
Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: em sua redação é possível ver a sua compreençao do tema, porém pode ser melhor demonstrado reafirmando o tema na conclusão. Notei também a falta de alusões históricas, culturais, sociologicas e filosóficas.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 120 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: bom esse quesito depois do primeiro é o mais difícil. Em sua redação vejo que você utilizou parte dos textos motivadores para a construção, isso não é considerado como marca autoral, utilize mais citações históricas, filosóficas, sociológicas e culturais para a constituição deles, quanto menor a utilização dos textos motivadores em seu texto melhor. Lembre-se também de que todo parágrafo tem que ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: notei que você fez uso de conectivos numéricos, não é bom a utilização deste pois não é uma lista, faltou uso de conectores de uso formal.
Neste quesito acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: reafirme o tema da redação na conclusão, faltou alguns quesitos da redação como meio/modo.
Acredito que o corretor daria 160 pontos.
Pontuação final: 640 pontos.
Em suma, achei sua redação com temática interessante e pertinente, porém necessita de melhorias para uma melhor compreenção.
Ensino EAD e a desigualdade social
jotta2909
Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar. Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita. Pontos a melhorar: prestar atenção no pronome "se", este que você utilizou com demasiada frequência e verificar a forma correta de escrever,Leia mais
Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
See lessCompetência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
Pontos a melhorar: prestar atenção no pronome “se”, este que você utilizou com demasiada frequência e verificar a forma correta de escrever, já que uma das regras, se não me engano é que o “-se” vem somente quando ele é empregado no começo da frase. Note também o emprego da crase, a qual você utilizou de forma errada, lebre que ela nada mais é do que o artigo “a” mais a preposição “a” gerando a mesma.
Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
Pontos a melhorar: lembre-se de que o desenvolvimento necessita ter uma introdução um desenvolvimento e uma conclusão, acredito que você possa melhorar os seus desenvolvimentos fazendo uma introdução mais curta tipo um tópico frasal apresentando o argumento, achei a alusão do primeiro meio confusa por que não tinha a fonte de onde você a tirou, adicionar uma alusão no segundo desenvolvimento. Na sua conclusão seria bom se você retomasse o tema no início do parágrafo.
Acredito que o corretor daria a esse quesito 120 pontos.
Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
Pontos a melhorar: bom esse quesito depois do primeiro é o mais difícil. Em sua redação vejo que você utilizou parte dos textos motivadores para a construção, isso não é considerado como marca autoral, utilize mais citações históricas, filosóficas, sociológicas e culturais para a constituição deles, quanto menor a utilização dos textos motivadores em seu texto melhor, também vi que você concluiu os dois desenvolvimentos isto demonstra um desenvolvimento com argumentação concreta.
Acredito que o corretor daria 120 pontos.
Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
Pontos a melhorar: notei qu você utilizou conectivos numéricos, para uma redação não é bom a utilização deles no início dos desenvolvimentos, caso queira usufruir deles utilize ” a Priore (no primeiro desenvolvimento) e a posteriore (no segundo desenvolvimento), nesse quesito eles pegam muito na parte de operadores pouco utilizados.
Neste quesito acredito que o corretor daria 140 pontos.
Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Pontos a melhorar: esse é o quesito mais simples de todos os cinco, em sua redação achei meio ambíguo seu agente solucionador, também achei do seu meio/modo na parte da hashtag, parece que você não acabou. Dica: palavras em inglês coloca dentro de aspas.
Acredito que o corretor daria 160 pontos.
Pontuação final: 660 pontos.
Em suma, achei sua redação interessante e seus pontos de vista plausíveis, só achei que faltou desenvolver um pouco mais.