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Como ideias anti-vacinas afetam as futuras gerações brasileiros
rvwithg
C1 = 200 C2 = 200 C3 = 200 C4 = 200 Nota: 1000 Opinião: Texto excepcional! Apresenta um repertório sociocultural consistente, não possui quase nenhum desvio gramatical, texto com coesão e coerência além de apresentar uma proposta de intervenção magnífica! Parabéns! Continue assim e você irá longe!
C1 = 200
See lessC2 = 200
C3 = 200
C4 = 200
Nota: 1000
Opinião: Texto excepcional! Apresenta um repertório sociocultural consistente, não possui quase nenhum desvio gramatical, texto com coesão e coerência além de apresentar uma proposta de intervenção magnífica!
Parabéns! Continue assim e você irá longe!
A abordagem da religião na educação brasileira.
rvwithg
C1 = 180; poucos mas perceptíveis desvios gramaticais, chegam a atrapalhar o encaminhamento do texto. C2 = 120; Texto raso, sem alusões históricas, citações etc. C3 = 140; Desenvolvimento bem estruturado, mas padece na apresentação da fonte dos dados citados, o que pode prejudicar bastante sua nota.Leia mais
C1 = 180; poucos mas perceptíveis desvios gramaticais, chegam a atrapalhar o encaminhamento do texto.
See lessC2 = 120; Texto raso, sem alusões históricas, citações etc.
C3 = 140; Desenvolvimento bem estruturado, mas padece na apresentação da fonte dos dados citados, o que pode prejudicar bastante sua nota.
C4 = 200; Coesão e coerência excelentes.
C5 = 120; Proposta de intervenção consistente mas rasa, sem aprofundamento e demasiadamente geral, sem soluções específicas.
Nota: 760
A questão do índio no Brasil contemporâneo
Mirian Jaiane
O primeiro parágrafo inicia de forma clara, porém quando apresentada a tese, na ultima frase fica um pouco confusa, por não apresentar um agente mitigador do problema, e a construção da frase necessitar do mesmo para ter coerência, quem há de analisar os fatores para poder liquidá-los? Uma melhor coLeia mais
O primeiro parágrafo inicia de forma clara, porém quando apresentada a tese, na ultima frase fica um pouco confusa, por não apresentar um agente mitigador do problema, e a construção da frase necessitar do mesmo para ter coerência, quem há de analisar os fatores para poder liquidá-los? Uma melhor construção da frase sem os verbos “haver” e “poder” liquidaria esse problema: é necessário analisar os fatores a fim de liquidá-los de maneira eficaz.
See lessno segundo parágrafo, o uso do pronome relativo “onde” não agrega ao texto, devem ser substituídos por outros como “nos quais”, e não se pode esquecer que pronomes relativos em orações subordinadas como essa são sempre acompanhados de vírgula. “Dessa forma muitos traços indígenas fora se perdendo” o verbo não acompanha o plural da frase o certo seria “foram”.
No terceiro parágrafo, o verbo “visto” se refere a “zombarias”, portanto, deveria estar escrito “vistas na televisão e em redes sociais”. Na frase “O site Vice.com trás alguns relatos”, o verbo traz está escrito errado uma vez que nessa forma ele se torna um advérbio de localização não assumindo a função do verbo trazer associada ao site nessa oração. ( ele está de trás de você ; ele traz consigo um casaco). logo em seguida, há uma citação de um depoimento da índia Yuninni, uma escolha interessante parafrasear o depoimento ao invés de colocar aspas, o que faz confuso a próxima oração não ter indícios de manipulações linguísticas por parte do parafraseador: “diz que” utilizar fantasias indígenas é desrespeitoso, “e que ” seria o mesmo que…
a argumentação é coesa e os mecanismo linguísticos são variados e bem estruturados.
ademais, no ultimo parágrafo, há falta de aspas na citação de Nelson Mandela, e presença de linguagem coloquial “como afirmava Nelson” e há ausência de virgulas quanto a detalhação de quem, onde, o que, pra quem na proposta. No mais, proposta de intervenção, apesar de simplista, é detalhada e relaciona-se com texto.
competência 1- 80
competência 2 – 200
competência 3 – 160
competência 4 – 200
competência 5 – 200; Nota; 840
A justiça e o sistema punitivo para os negros.
Mirian Jaiane
o primeiro parágrafo apresenta a tese claramente, porém um erro de logica na frase: conhecido em 1989 como "...". se o crime é conhecido por esse nome não quer dizer que esse nome perdurou até os dias atuais? Justo que é apenas uma localização temporal para a frase o crime ocorreu em 1989 e ficou coLeia mais
o primeiro parágrafo apresenta a tese claramente, porém um erro de logica na frase: conhecido em 1989 como “…”. se o crime é conhecido por esse nome não quer dizer que esse nome perdurou até os dias atuais? Justo que é apenas uma localização temporal para a frase o crime ocorreu em 1989 e ficou conhecido 1989 por esse nome, mas nesse caso por ser um adjunto adverbial de tempo devia estar entre vírgulas, ou apenas numa formulação melhor de frase como: “o crime aconteceu em 1989 e ficou conhecido como…”.
See lessNo segundo parágrafo, ” por se contrariarem com meio de vidas desiguais” deixa o texto confuso, “contrariarem” é como se eles estivessem em um debate em que discutiam e um contrariou o outro, há palavras mais adequadas para expressar o sentido dessa frase, é preciso inferir o sentido, provavelmente o sentido é que os negros eram castigados por terem culturas diferentes, o que não fica muito claro na colocação da frase. Não foi a melhor escolha de palavras. ainda nesse paragrafo há a apresentação dos argumentos, mas não o discorrer sobre eles como terceiro parágrafo (“como consequência, essas pessoas…”). O terceiro parágrafo está impecável, apesar da repetição do verbo “dizer” para se referir a instituições.
a proposta de intervenção se relaciona com o texto e, apesar de ser um pouco utópica, é bem detalhada. Há uma má locação e virgulas e palavras na frase: ” de policiais e juízes, para isso, que possam receber aulas”.
Estilo Enem
competência 1 – 100
competência 2 – 200
competência 3 – 160
competência 4 – 200
competência 5 – 200; NOTA: 860
Tema em baixo
Mirian Jaiane
argumentação impecável, construção do texto de forma coesa, proposta de intervenção bem elaborada, mecanismos linguísticos em dia, a tese esta clara e o desenvolvimentos dos parágrafos está coerente. Se houver erros gramaticais ( eu não soou professora de português), mas se houver é na ênclise e naLeia mais
argumentação impecável, construção do texto de forma coesa, proposta de intervenção bem elaborada, mecanismos linguísticos em dia, a tese esta clara e o desenvolvimentos dos parágrafos está coerente. Se houver erros gramaticais ( eu não soou professora de português), mas se houver é na ênclise e na próclise do pronome -se. Enfim, nada que tire seus 200 pontos na primeira competência. NOTA 1000
See lessDesafios para a inclusão de idosos no ensino superior
Mirian Jaiane
O primeiro parágrafo inicia de forma precisa citando uma lei federal, porém logo em seguida o substantivo estado está escrito com letra minúscula o que é um erro, uma vez que refere-se a nação, a palavra estado deve ser escrita com letra maiúscula. Ademais, presenta a problemática de maneira vaga, sLeia mais
O primeiro parágrafo inicia de forma precisa citando uma lei federal, porém logo em seguida o substantivo estado está escrito com letra minúscula o que é um erro, uma vez que refere-se a nação, a palavra estado deve ser escrita com letra maiúscula. Ademais, presenta a problemática de maneira vaga, sem colocar uma frase objetiva que esclareça necessariamente a tese do texto, por exemplo: “o problema de inclusão de idosos em universidade deve ser solucionado”. Parece algo banal e sem sentido de se dizer, porque todos podemos inferir qual é o problema e que devemos resolvê-lo, mas para o Enem(ou qualquer outro vestibular dissertativo-argumentativo), é necessário que o candidato seja totalmente claro em sua tese. No segundo parágrafo, a relação da citação de Aristóteles fica implícita, não contribuindo efetivamente para a argumentação. No terceiro parágrafo, a argumentação carece de fatos históricos, dados estatísticos, e citações. Ademais, o texto está mal estruturado no que se refere a mecanismos linguísticos e possui erros gramaticais, tais como: o pronome relativo de oposição “mas” foi substituído erroneamente pelo advérbio de modo “mais”(no primeiro parágrafo); a falta de ponto final na primeira frase do segundo parágrafo; excesso de vírgulas. Falta de coesão e coerência na argumentação. A proposta de intervenção é mal elaborada, e foge ao foco da problemática citando outros problemas sociais (“serviços básicos no transporte e na saúde”). apesar de citar o agente da resolução é vago ao decorrer de “como”, “quando”, “onde” serão efetuadas tais ações. (Estilo Enem- competência 1- 60; competência 2 – 100; competência 3 – 80; competência 4- 100; competência 5 – 120) NOTA 460.
See lessTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no Brasil.
Mirian Jaiane
O primeiro parágrafo apresenta bem o tema, porém o tema em si não mira em uma problemática clara, uma vez que é apenas o nome da doença. Apesar disso, a problemática "criada" no primeiro parágrafo é lógica e bem articulada. No segundo parágrafo, a autora apresenta uma argumentação lógica, porém há fLeia mais
O primeiro parágrafo apresenta bem o tema, porém o tema em si não mira em uma problemática clara, uma vez que é apenas o nome da doença. Apesar disso, a problemática “criada” no primeiro parágrafo é lógica e bem articulada. No segundo parágrafo, a autora apresenta uma argumentação lógica, porém há falta de fatos históricos, citações de autoridades, ou dados estatísticos que embasem o exposto. Ademais, no terceiro paragrafo há uma citação de Paulo Freire associada ao tema, que contribui efetivamente para o embasamento do parágrafo. Os mecanismos linguísticos utilizados conectam bem o texto. há indícios de autoria, e os erros gramaticais são exceção: no segundo parágrafo, faltou a virgula que separa “Dessa maneira” do resto da frase, uma vez que é uma locução adverbial e deve estar separada por virgula; expressões coloquiais presentes no texto como: “é uma péssima ideia”(primeiro parágrafo), “ou pra qualquer outra pessoa”(terceiro parágrafo). A proposta de intervenção é coesa e tem relação com a problemática exposta, porém carece de detalhes ( se o objetivo é o Enem) pede-se que “atividades lúdicas” sejam descritas como por exemplo, palestras ou peças de teatro e”medidas socioeducativas” sejam especificadas, por exemplo a contratação de profissionais psicopedagógicos, ou a criação de um material que instruam os professores a identificar o problema na criança e como decorrer após disso. (Estilo Enem- competência 1- 120; competência 2- 200; competência 3- 160; competência 4- 200; competência 5-160 ) NOTA: 840
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