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A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA COMUNICAÇÃO HUMANA – ENEM
-Vítor-
Então, tem um pessoal que demoniza o gerúndio na redação do Enem, mas isso é uma mentira, propagada pelos Youtubes de Enem. Claro que quando há o emprego do gerundismo, ou seja, de forma exagerada é um erro, existem muitos professores sérios que desmistificam isso, uma prova do que eu estou falandoLeia mais
Então, tem um pessoal que demoniza o gerúndio na redação do Enem, mas isso é uma mentira, propagada pelos Youtubes de Enem. Claro que quando há o emprego do gerundismo, ou seja, de forma exagerada é um erro, existem muitos professores sérios que desmistificam isso, uma prova do que eu estou falando são as redações nota 1000 que usaram 2-3 gerúndios ao longo da redação.
See lessUm site para exemplificar: https://ead.unisc.br/blog/como-usar-gerundio-na-redacao-do-enem
tema: a importância de combater a banalização da realização de procedimentos estéticos no Brasil (estilo enem)
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200 Não identifiquei nenhum desvio. Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertatLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum desvio.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 80
Não sei qual foi o seu objetivo em citar inércia na introdução, mas pressupondo o desejo de pontuar em repertório sociocultural a escolha de frase não foi feliz, porque não basta apenas citar uma frase, ela tem que ser pertinente (ligada a alguma palavra do texto direta ou indiretamente) e ser bem comentada. O repertório usado no D1 eu achei vago, se tivesse relacionado a uma corrente de pensamento ou a um filósofo daria mais credibilidade. No D2 novamente você usa o repertório de forma vaga, tente desenvolver mais os argumentos com os repertórios.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
A impressão que fica para o leitor é que o seu ponto de vista não foi bem construído, tente elaborar mais os seus argumentos, principalmente o D2 foi curtíssimo. Eu consigo ver a sua tese, mas não em como você chegou nela.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 120
Você toma bastante cuidado com as palavras e apresenta um repertório de palavras ótimo. A coerência não foi plenamente atingida, sobretudo na parte de amarrar o repertório com o argumento. O tópico frasal de cada parágrafo foi muito curto, ressalva à expressão “em vista dos fatos expostos”, o Enem não admite comentar a estrutura do texto no próprio texto.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Resultado: 720
See less*Democratização do acesso ao cinema no Brasil*
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120 Tente usar menos parênteses. Há leves desvios, no primeiro parágrafo -> “inclusive”, “Constituição Federal Brasileira de 1988” e no segundo -> “um acesso” Competência II - Compreender a proposta de redaçãLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 120
Tente usar menos parênteses. Há leves desvios, no primeiro parágrafo -> “inclusive”, “Constituição Federal Brasileira de 1988” e no segundo -> “um acesso”
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Você apresentou 3 repertórios socioculturais, porém não basta citar, ele precisa ser pertinente e ser bem desenvolvido, o que é feito apenas na frase do primeiro parágrafo.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
Tente mostrar melhor a sua opinião, adjetivos de julgamento de valor são efetivos nesta competência. Exemplo: “é vergonhoso um país dito democratico não consiga oferecer igualdade à cultura para todos”.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
Senti falta do tópico frasal de cada parágrafo, e o segundo desenvolvimento é acerbamente pequeno.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Preencheu todos os requisitos, porém daria para ser menor.
Resultado: 720
See lessO sedentarismo infantil e seu combate
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: CompetênLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa:
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais:
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
Detalhamento
Agente:
Finalidade:
Ação:
Meio/modo:
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 40
No primeiro parágrafo, o “porém” teria que ser entre vírgulas. A expressão “internet” por se tratar de um estrangeirismo é preferível estar entre aspas. A palavra empenhamento está escrita de maneira errada, enfim recomendo esse site que sinaliza todos os desvios: https://www.4devs.com.br/corretor_ortografico
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 0
Não consegui identificar nenhum repertório sociocultural.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 40
Sua marca de autoria não foi expressada de maneira clara, tente sempre emitir opinião em textos dissertativo-argumentativo, se não ele fica uma escrita expositiva como foi o caso.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
Houve bastante repetição de palavras, principalmente da expressão “muitas”. Fique sempre atento ao tamanho do seu texto, os parágrafos exigem uma harmonia de tamanho, sua introdução é pequena em relação ao desenvolvimento e a conclusão. Na redação do Enem é obrigatório ter dois parágrafos de desenvolvimento.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Preencheu todos os requisitos.
Resultado: 360
See lessDesinformação e alienação – como a falta de conhecimento pode criar um problema inexistente.
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200 Não identifiquei nenhum erro. Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160
Acredito que o repertório sociocultural pertinente, porém não foi bem comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Explore melhor o seu ponto de vista, senti falta disso principalmente no segundo parágrafo.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 140
Não houve repetição de palavras notória, conectivos bem empregados, mas pela falta de profundidade você também perde pontos nesta competência.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Detalhamento: 0
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Faltou o detalhamento. Especificação do agente, da ação, do meio/modo ou da finalidade. Apresenta instrumentos, detalhes de atividades, participantes, dinâmicas etc., como: “com exposições verbais e não verbais”, “com a ajuda de funcionários, pais e membros da comunidade”, “com debate sobre filme” etc. Após a apresentação de meio/modo, o uso da preposição “com” ajuda a assinalar a presença do detalhamento. Também são aceitas como detalhamento exemplificações (“como hospitais, clínicas e institutos de assistência”), justificativas (“por ser o responsável pela administração dos recursos empregados”), entre outros.
Resultado: 800
See less(ENEM) – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
-Vítor-
Competência l - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200 Não identifiquei nenhum erro. Competência II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativLeia mais
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum erro.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Repertório sociocultural pertinente e comentado.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
Achei que faltou sua marca de autoria, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento. Tente ser mais incisivo, exemplo: “Em um Estado democrático de direito, é inadmissível…” os adjetivos ajudam muito nessa competência.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 160
Evite usar palavras repetidas perto da outra, aconteceu isso com as expressões, “direito”, “lazer”, “acesso” e “sociedade”. Em relação aos conectivos acredito que todos foram empregados perfeitamente, apenas uma ressalva à expressão “visto as problemáticas ressaltadas acima”, o Enem não admite comentar a própria estrutura, evite expressões como “diante dos argumentos supracitados”, “conclui-se” etc.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Não identifiquei o meio/modo. O uso de algumas expressões conectivas ajuda a deixar claro para a banca que você empregou tal elemento em sua proposta, como: “por meio de campanhas”, “através do fomento de debates sobre”, “por meio de leis de incentivo a”, “através de”, “por intermédio de” etc.
Resultado: 860
See lessInvisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil(se for possível, corrija na forma do enem)
Daniel Barbosa
*Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil*. Em outubro de 1988, surgiu um dos documentos mais importantes da história do Brasil, a Carta Magna, que possibilitou ao corpo social direito à cidadania. Nesse viés, a garantia de acesso a ser um cidadão brasiliano é falho,Leia mais
*Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil*.
Em outubro de 1988, surgiu um dos documentos mais importantes da história do Brasil, a Carta Magna, que possibilitou ao corpo social direito à cidadania. Nesse viés, a garantia de acesso a ser um cidadão brasiliano é falho, porque o povo é afetado por um período de crise financeira e emocional, que assola o país nesse período de Covid-19. Dessa forma, o brasileiro está distante de ter sua existência garantida, devido a negligência governamental, como também os problemas financiais que atacam a nação.
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Daniel Barbosa
Texto bom! Olha sua redação está muito boa, porém no D2 você vacilou um pouco... Sua intervenção deveria ser mais completa. C1 180 C2 180 C3 180 C4 180 C5 180 900 ========================================= Continue assim e você chegará a nóta máxima no ENEM. Se possivel corrija a minha redação do EneLeia mais
Texto bom!
Olha sua redação está muito boa, porém no D2 você vacilou um pouco…
Sua intervenção deveria ser mais completa.
C1 180
C2 180
C3 180
C4 180
C5 180
900
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Continue assim e você chegará a nóta máxima no ENEM.
Se possivel corrija a minha redação do Enem 2021…
Entre em nosso canal no youtube, ficarei grato!!!
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
Daniel Barbosa
Boa noite! Sua redaç.ão está muito boa, porém você deveria ser mais crítica no D1 e D2 no mais tudo bem com o seu texto... C1 160 C2 180 C3 180 C4 180 C5 180 880 ====================================================== Continue treinando que você chegará a nota máxima!!!! Se possivel por favor corrijaLeia mais
Boa noite!
Sua redaç.ão está muito boa, porém você deveria ser mais crítica no D1 e D2 no mais tudo bem com o seu texto…
C1 160
C2 180
C3 180
C4 180
C5 180
880
======================================================
Continue treinando que você chegará a nota máxima!!!!
Se possivel por favor corrija a minha redação enem 2021 e participe de nosso canal no youtube, grato!!
See lessA invisibilidade, vcs já sabem, enem, me ajudem !! Pf
Daniel Barbosa
Parabéns por sua redação! Sua redação está boa, porém tem muitos erros de concordância e possicionamento das vírgulas indevidos, não irei comentar porque já foram ai comentado por alguns amigos... Teve uma introdução ótima; Desenvolvimentos bons; Intervenção completa. C1 = 160 C2 = 180 C3 = 160 C4 =Leia mais
Parabéns por sua redação!
Sua redação está boa, porém tem muitos erros de concordância e possicionamento das vírgulas indevidos, não irei comentar porque já foram ai comentado por alguns amigos…
Teve uma introdução ótima;
Desenvolvimentos bons;
Intervenção completa.
C1 = 160
C2 = 180
C3 = 160
C4 = 160
C5 = 180 ======》 840
Continue assim e você chegará a nota máxima!!!!!!!!
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Por favor corrija a minha enem 2021!
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