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Pobreza menstrual
Jo-ana
Olá, sou apenas uma estudante, mas vou corrigir com base no que aprendi. • Você tem um bom domínio da língua portuguesa, encontrei poucas falhas: - "Explícito" tem acento; - "Ademais, o descaso do governo com essas pessoas se torna mais explícito com a falta de oferta de absorventes gratuitos em posLeia mais
Olá, sou apenas uma estudante, mas vou corrigir com base no que aprendi.
• Você tem um bom domínio da língua portuguesa, encontrei poucas falhas:
– “Explícito” tem acento;
– “Ademais, o descaso do governo com essas pessoas se torna mais explícito com a falta de oferta de absorventes gratuitos em postos de saúde ou escolas para essas pessoas”. Você repetiu “essas pessoas”, mas não precisava, troque o segundo “essas pessoas” por “elas”. “Ademais, o descaso do governo com essas pessoas se torna mais explícito com a falta de oferta de absorventes gratuitos para elas em postos de saúde ou escolas”;
– “cabe ao Governo Federal em conjunto com o SUS, distribuírem absorventes…”. Se o verbo distribuírem é referente ao Governo Federal e ao SUS, então essa vírgula depois de “SUS” não deveria existir;
– “com o objetivo que essa parcela da população que não possui condição possam ter acesso…”. O verbo “possam” não está concordando com o sujeito. “com o objetivo que essa parcela da população que não possui condição financeira POSSA ter acesso…”
• O texto não fugiu do tema e segue o modelo dissertativo-argumentativo, mas dá para melhorar algumas coisas. Comece seus dois parágrafos do desenvolvimento com um tópico frasal que é uma frase curta que resume o que será dito no parágrafo e depois disso desenvolva e explique o que você escreveu no tópico frasal.
• Seus argumentos são bons e você defendeu eles bem, usando o repertório sociocultural.
• Utilizou os conectivos de forma adequada e diversificada.
• Sua proposta de intervenção tem agentes (Governo Federal e o SUS), ação (distribuir absorventes gratuitos em postos de saúde e nos colégios), finalidade (essa parcela da população ter acesso a esses produtos de extrema necessidade de forma gratuita), mas faltou o meio/modo e detalhamento. Não esqueça de que, apesar de a proposta de intervenção ser a parte mais importante da conclusão, ela não é a única. Uma dica: depois da proposta de intervenção, faça menção do repertório citado na introdução para fechar sua redação com “chave de ouro” e mostrar que você fez um projeto de texto antes de escrevê-lo. Exemplo: Só assim a sociedade brasileira terá a saúde que é assegurada pela Constituição.
See lessO conflito entre gerações em questão no Brasil
Jo-ana
Sou apenas uma estudante, então me desculpe por qualquer erro na correção. Competência 1: • "a vida em sociedade, a partir do momento que tenta ditar as regras e passa a defender o que considera correto, a liberdade de pensamentos e ações de muitos tendem a ser restringidas." Do meu ponto de vista,Leia mais
Sou apenas uma estudante, então me desculpe por qualquer erro na correção.
Competência 1:
• “a vida em sociedade, a partir do momento que tenta ditar as regras e passa a defender o que considera correto, a liberdade de pensamentos e ações de muitos tendem a ser restringidas.” Do meu ponto de vista, ficou meio confusa essa frase. Você quis dizer que a vida em sociedade tenta ditar as regras ou que a sociedade que dita as regras? Caso seja a sociedade, é melhor mudar a frase;
• Faixa etária não tem hífen;
• Você escreveu o nome de Zygmunt com inicial minúscula;
• Em “Afinal, segundo ele” faltou uma vírgula depois de “ele”;
Apesar desses erros, você tem um bom domínio da língua portuguesa.
Competência 2: Seu texto segue o modelo dissertativo-argumentativo e o tema está bem desenvolvido com bons repertórios socioculturais.
Competência 3: O texto tem bons argumentos e foram bem defendidos com a ajuda dos repertórios que fazem as informações serem mais consistentes.
Competência 4: Fez uso de conectivos diversificados de maneira adequada.
Competência 5: Gostei da proposta de intervenção, mas não encontrei o detalhamento. Você poderia explicar melhor como seriam esses projetos educacionais.
Parabéns pela redação!
See lessPor que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira?
Jo-ana
Vou corrigir de acordo com o que aprendi, peço desculpas por qualquer erro, sou apenas uma estudante. Competência 1: Não encontrei erros gramaticais. Comp. 2: Seu texto seguiu o modelo dissertativo-argumentativo, mas em algumas partes parece que você tangenciou o tema. Tome cuidado com isso, porqueLeia mais
Vou corrigir de acordo com o que aprendi, peço desculpas por qualquer erro, sou apenas uma estudante.
Competência 1: Não encontrei erros gramaticais.
Comp. 2: Seu texto seguiu o modelo dissertativo-argumentativo, mas em algumas partes parece que você tangenciou o tema. Tome cuidado com isso, porque tangenciar o tema faz sua nota cair bastante nessa competência. O tema pede o porquê desse problema estar acontecendo, ou seja, o motivo disso. A sua introdução e segundo parágrafo falam que pessoas dirigirem embriagadas é algo que é comum, porém um dos motivos disso acontecer só é citado no segundo desenvolvimento (os motoristas não são abordados pela polícia), deveria existir uma outra razão para isso acontecer no primeiro desenvolvimento (parágrafo 2).
Comp. 3: Já falei minha opinião sobre o primeiro desenvolvimento. Seu argumento no segundo desenvolvimento é válido. Os dados citados no primeiro desenvolvimento e citar a reformulação da Lei Seca em 2012 mostra que você tem conhecimento para fazer as afirmações que você fez, apesar de que achei seu desenvolvimento 2 um pouco curto.
Comp. 4: Bom uso dos conectivos no início dos parágrafos, mas poderia colocar mais conectivos no meio dos parágrafos, entre uma frase e outra.
Comp. 5: Sua proposta de intervenção é boa, mas faltou falar o meio/modo para a ação ser realizada. Dica: tenta colocar a expressão “por meio de…” para deixar bem claro qual é o meio/modo.
Observação/dica:
See less– Coloque um tópico frasal não tão grande no início dos dois desenvolvimentos. O tópico frasal do seu segundo desenvolvimento é do mesmo tamanho do resto do parágrafo. O tópico frasal apresenta de forma breve o que será falado naquele parágrafo.
ISO/IEC 27002 (favor corrigir conforme exigências das bancas IADES do BRB 2021 ou Cesgranrio)
Jo-ana
Irei falar apenas sobre os erros ortográficos que encontrei. As orientações da norma ISO/IEC 27002, inclusive sua adaptação brasileira NBR ISO 27002, apresentam diretrizes e orientações quanto (*1) boas práticas de sistemas de gestão da informação, não sendo portanto (*2) lei ou exigente quanto (*3)Leia mais
Irei falar apenas sobre os erros ortográficos que encontrei.
As orientações da norma ISO/IEC 27002, inclusive sua adaptação brasileira NBR ISO 27002, apresentam diretrizes e orientações quanto (*1) boas práticas de sistemas de gestão da informação, não sendo portanto (*2) lei ou exigente quanto (*3) uso de ferramentas determinadas por alguns fabricantes.
*1: … quanto às boas práticas…
*2: … não sendo, portanto, lei ou exigente…
*3: … quanto ao uso de ferramentas…
Fiquei um pouco incomodada com a quantidade de “etc.” e “dentre outros” que sua redação tem, mas não sei se você perderia pontos por isso.
Parabéns pela redação, você parece ter conhecimento sobre o tema. Sucesso no concurso!
See lessPor que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira (versão editada, favor corrigir conforme banca de concursos CESGRANRIO)
Jo-ana
(Eu não conhecia o modo de correção do CESGRANRIO, por isso tive que pesquisar um pouco para entender, então se tiver algum erro no que vou dizer, pode desconsiderar esse comentário). • Adequação ao tema proposto ✔ • Adequação ao tipo de texto solicitado (dissertação-argumentativa). Uma dissertação-Leia mais
(Eu não conhecia o modo de correção do CESGRANRIO, por isso tive que pesquisar um pouco para entender, então se tiver algum erro no que vou dizer, pode desconsiderar esse comentário).
• Adequação ao tema proposto ✔
• Adequação ao tipo de texto solicitado (dissertação-argumentativa).
Uma dissertação-argumentativa precisa defender um ponto de vista com argumentos, mas eu não entendi o que você argumentou no 2° parágrafo. Os veículos serem mais recentes do que as bebidas respondem a pergunta do tema (Por que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira?) ? Mas eu entendi o argumento que você defendeu no 3° parágrafo.
• Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto.
Gostei do que defendeu no 3° parágrafo e já comentei sobre o 2°. Senti falta de algo para defender melhor seu argumento no 3° parágrafo (citações, fatos históricos, dados estatísticos…). Não sei se isso é obrigatório em uma redação para o concurso CESGRANRIO, mas por ser um texto dissertativo-argumentativo, pensei que pode ser importante colocar esses dados. No 2° parágrafo, você fala o que foi contatado a partir de 1960, demonstrando conhecimento sobre o que você está falando, isso é bom.
• Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão.
“A partir” não tem crase;
“… e motivos existam, razoáveis ou não, no direito público (faltou uma vírgula aqui) o bem coletivo sobrepõe-se aos direitos individuais”. Se a frase estiver correta sem a vírgula, é porque eu entendi o sentido da frase de forma errada.
Parabéns pela redação e sucesso no concurso. Me perdoe por qualquer erro ;)
See lessAbandono de Idosos em questão na contemporaneidade
Jo-ana
(Tenho mais a aprender do que a ensinar, então pode desconsiderar minhas críticas se você quiser). Primeiro, vou reescrever algumas frases onde encontrei erros: • "... segundo o pensamento de Osho..." (linha 3). Senti a falta desse "o". • "... tenha a prerrogativa do não abandonamento de idosos." (lLeia mais
(Tenho mais a aprender do que a ensinar, então pode desconsiderar minhas críticas se você quiser).
Primeiro, vou reescrever algumas frases onde encontrei erros:
• “… segundo o pensamento de Osho…” (linha 3). Senti a falta desse “o”.
• “… tenha a prerrogativa do não abandonamento de idosos.” (linha 5). Acredito que assim a frase faça mais sentido.
• “… carência de cuidado…” (linha 6).
• “… ocorre a ausência…” (linha 10).
• “… criar um projeto de lei que terá…” (linha 5 do último parágrafo). Pelo que aprendi, não é necessário colocar uma vírgula depois da palavra lei.
• Todas as crases (à), do meu ponto de vista, foram usadas de forma incorreta.
Gostei da sua introdução e da sua conclusão. Senti falta de algo (citação, estatísticas…) no seu primeiro desenvolvimento para defender melhor o argumento, mas gostei demais do segundo desenvolvimento.
Você citou informações de algumas áreas do conhecimento; argumentou bem, principalmente no 3° parágrafo e fez uma proposta de intervenção muito boa e detalhada.
Notas por competência:
See lessC1= 120
C2= 200
C3= 160
C4= 160
C5= 200
Total= 840
O problema da evasão escolar no Brasil
Jo-ana
(Acho que tenho mais a aprender do que a ensinar, então fique à vontade para desconsiderar essa crítica se você quiser.) Gostei demais da sua redação. Não vi erros ortográficos, tem uma quantidade boa de conectivos, você defendeu bem seus argumentos, demonstrando ter conhecimentos sobre algumas áreaLeia mais
(Acho que tenho mais a aprender do que a ensinar, então fique à vontade para desconsiderar essa crítica se você quiser.)
Gostei demais da sua redação. Não vi erros ortográficos, tem uma quantidade boa de conectivos, você defendeu bem seus argumentos, demonstrando ter conhecimentos sobre algumas áreas, sua intervenção está bem elaborada e o seu texto tem coerência.
See lessA única crítica negativa que eu vou fazer é sobre a falta de vírgula na primeira frase do 2° e 3° parágrafo. As frases ficariam melhor se fossem assim:
“… Federal, todos os cidadãos brasileiros…”
“… Kant, “o homem não é nada…”
Acredito que sua redação merece 900 ou mais.