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INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL
jlia
Oi, tudo bem? INTRODUÇÃO: Boa introdução. Ótimo uso da Constituição Federal ( lembre de escrever com letra maiúscula). Não citou as duas teses aqui, mas colocou nos dois tópicos frasais, então está ok. Tente não usar gerúndio, como "quando" e "dificultando". EXEMPLO: " Conquanto, tal prerrogativa nãLeia mais
Oi, tudo bem?
INTRODUÇÃO: Boa introdução. Ótimo uso da Constituição Federal ( lembre de escrever com letra maiúscula). Não citou as duas teses aqui, mas colocou nos dois tópicos frasais, então está ok. Tente não usar gerúndio, como “quando” e “dificultando”.
EXEMPLO: ” Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática AO OBSERVAR a exclusão social no Brasil, O QUE DIFICULTA, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise (atenção no acento) dos fatores que favorecem esse quadro.
D1: Boa citação de John Locke, mas você poderia ter argumentado um pouco mais. Por qual motivo o Estado não cumpre a sua função? Falta de investimentos? Passividade governamental? E as pessoas de classe baixa, a exclusão delas seria, talvez, pq elas moram, algumas vezes, em cidades que são “esquecidas” pelo Governo? E os deficientes, seria por causa do capacitismo que se observa cada vez mais na sociedade? Percebe como essas informações, ou outras, poderiam deixar o texto mais argumentativo?
D2: Desenvolvimento sem argumentação. Você só jogou um dado estatístico no texto e partiu para o fechamento, Ficou expositivo. O seu dado estatístico trazia religião, poderia ter citado a intolerância religiosa e argumentar a partir disso.
CONCLUSÃO: Todos os 5 elementos estão presentes. Ótima retomada do D1 no final.
C1: 160 ( erros de ortografia e vírgula)
C2: 160 ( o repertório do D2 não foi usado corretamente)
C3: 140 ( o que foi pontuado no D1 e D2)
C4: 160 (repetições de palavras e de conectivos)
C5: 200 ( completa)
Nota Final: 820
Você escreve bem. Continue!
See lessOs impactos da poluição ambiental no Brasil
jlia
Oi, tudo bem? Que redação linda!!!! Eu amei a Introdução e o seu desenvolvimento 2 ta muito bomm. A conclusão muito bem elaborada e completinha. Tá nítido que você planejou o seu texto cuidadosamente antes de escrever. Ótimos repertórios, produtivos e pertinentes. Só uma coisa: eu achei o seu D1, taLeia mais
Oi, tudo bem?
Que redação linda!!!!
Eu amei a Introdução e o seu desenvolvimento 2 ta muito bomm.
A conclusão muito bem elaborada e completinha.
Tá nítido que você planejou o seu texto cuidadosamente antes de escrever.
Ótimos repertórios, produtivos e pertinentes.
Só uma coisa: eu achei o seu D1, talvez, um pouco expositivo. Acho que poderia ter argumentado mais.
C1: 200
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
Fiquei em dúvida se colocava 160 ou 200 na C3, então vai de 180 mesmo kkkkkkk
Nota final: 980
Parabéns!!!! Arrasou.
See lessImigração: o dilema entre receber e expulsar
jlia
Oi, tudo bem? INTRODUÇÃO: Eu gostei do seu repertório sobre a guerra atual, mas você não disse quais seriam as teses utilizadas no D1 e no D2. Não use verbos vindos do "nós", como "deparamos", por exemplo. SUGESTÃO DE REESCRITA: A guerra atual entre Rússia e Ucrânia colocou o mundo em alerta para diLeia mais
Oi, tudo bem?
INTRODUÇÃO: Eu gostei do seu repertório sobre a guerra atual, mas você não disse quais seriam as teses utilizadas no D1 e no D2. Não use verbos vindos do “nós”, como “deparamos”, por exemplo.
SUGESTÃO DE REESCRITA: A guerra atual entre Rússia e Ucrânia colocou o mundo em alerta para diversos fatores, entre eles, o grande dilema acerca da imigração, uma vez que os moradores ucranianos foram obrigados, por temor, a sair do seu país de nascença. Dessa forma, percebe-se que, desde a recente complexidade da geopolítica, o questionamento entre recebê-los ou expulsá-los é colocado em vigor. Nessa perspectiva, é necessário debater acerca da TESE 1, e também sobre TESE 2, para que a adversidade seja solucionada.
D1: Como você não colocou a tese na intro e nem no tópico frasal do desenvolvimento, o seu ponto de vista não ficou claro. As dúvidas são compreensíveis por qual motivo? Explique. Também não foram usados conectivos no começo das orações, e nem entre elas. Lembre que isso é muito importante para a nota na C4.
SUGESTÃO DE REESCRITA: Em primeiro lugar, muitas pessoas são postas diante de uma dura realidade ao ter que abandonar a sua terra natal e fugir para outras nações em busca de segurança. Nesse sentido, pode-se afirmar que tal evasão gera discussões acerca da resolução do desafio, visto que os imigrantes são encontrados em um momento de urgência com catástrofes psicológicas e físicas, como bombas, tiros, destruição de escolas e moradias, por exemplo. Entretanto, vale ressaltar que os países restantes são inseridos em situações não planejadas, sejam elas econômicas, políticas ou humanitárias, o que gera controvérsias ao lidar com o tema. Dessa maneira, nota-se que tais dúvidas são compreensíveis ao olhar os dois lados envolvidos na problemática.
D2: Novamente o mesmo problema do D1 e você colocou uma proposta de intervenção aqui. Deixe isso para a conclusão, use os desenvolvimentos para argumentar! . Dá uma olhada na sugestão da reescrita e vê como você faria esse D2. A sugestão é só um exemplo de como argumentar com um texto mais organizado e com usos de conectivos, ok? Lembre que é sempre melhor você ter o seu próprio método de escrita e de fazer redação!
CONCLUSÃO: Incompleta. Modo, Detalhamento e Finalidade em falta. Uma coisa: eu não sei te dizer se “cada país” é considerado um agente, mas nessa correção, eu considerei, ok?
C1: 160 ( erros de gramática e ortografia)
C2: 160 ( Só é obrigatório um repertório na redação e você fez isso na Intro, mas não explicou muito bem a relação entre ele e o tema. Lembre que a argumentação D1 e o D2 ficam mais fortes e consistentes ao usar outros repertórios ao longo deles. Só tome cuidado para o texto não ficar muito expositivo)
C3: 40 ( argumentação rasa e falta de planejamento textual)
C4: 80 ( uso raros de conectivos e repetição de palavras)
C5: 80 ( proposta incompleta)
Nota final: 520
Não desista. Você tá só no começo!
See lessDesafios da Integração Regional no Brasil
jlia
Oi, tudo bem? INTRODUÇÃO: repertório interessante e a sua intro tá bem estruturada. Apenas tente não usar gerúndio. EXEMPLO: Segundo Auguste Comte, o progresso é o desenvolvimento da ordem. Nesse sentido, nota-se que, atualmente, na sociedade brasileira, há um déficit na construção social QUE comproLeia mais
Oi, tudo bem?
INTRODUÇÃO: repertório interessante e a sua intro tá bem estruturada. Apenas tente não usar gerúndio. EXEMPLO: Segundo Auguste Comte, o progresso é o desenvolvimento da ordem. Nesse sentido, nota-se que, atualmente, na sociedade brasileira, há um déficit na construção social QUE compromete o seu avanço E, CONSEQUENTEMENTE, A INTEGRAÇÃO REGIONAL NÃO É ALCANÇADA. Isso ocorre devido à negligência de instituições educacionais e ao descaso estatal.
D1: Boa argumentação. Você conseguiu defender seu ponto de vista e o repertório foi bem utilizado.
D2: Novamente o uso de gerúndio. Troque por conectivos. O seu texto fica mais fluido e natural.
EXEMPLO: Em paralelo, a negligência governamental é um entrave no que tange ao problema. A Constituição Federal de 1988 considera a integração regional uma de suas prioridades. Entretanto, essa primazia não é notada na prática, já que há baixos investimentos em organizações para que sejam melhores desenvolvidas, O QUE causa uma má impressão aos países vizinhos, pois estas instituições não são eficientes ou reconhecidas. Sendo assim, o país é excluído das relações de integração, UMA VEZ QUE ocorre um atraso no seu desenvolvimento.
CONCLUSÃO: 2 propostas. Uma completa e outra incompleta. Todos os 5 elementos estão presentes.
C1: 160 ( erros de gramática e ortografia)
C2: 200
C3: 200
C4: 160 ( o que foi pontuado na intro e d2, além de algumas repetições de palavras)
C5: 200
Nota final: 920
Parabéns!
See lessCombate à intolerância religiosa
jlia
Oi, tudo bem? Caramba, que redação massa! Você argumentou muito bem e os repertórios foram muito bem utilizados. O ótimo uso dos conectivos deixou seu texto fácil de ser lido e compreendido. Sua proposta está completa com todos os 5 elementos. Retomou o repertório da Introdução na Conclusão. Muito bLeia mais
Oi, tudo bem?
Caramba, que redação massa!
Você argumentou muito bem e os repertórios foram muito bem utilizados.
O ótimo uso dos conectivos deixou seu texto fácil de ser lido e compreendido.
Sua proposta está completa com todos os 5 elementos.
Retomou o repertório da Introdução na Conclusão. Muito bom!
Só uma coisa: tente não fazer o uso de gerúndio.
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Nota final: 960
See lessParabéns!
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
jlia
Oi, tudo bem? INTRODUÇÃO: O repertório não foi bem utilizado aqui. Você não conseguiu relacionar a citação de Mandela com o tema. Como que a educação que muda o mundo, poderia ser relacionada à democratização do acesso ao cinema? Tente fazer essa relação, se isso não for feito, o seu repertório nãoLeia mais
Oi, tudo bem?
INTRODUÇÃO: O repertório não foi bem utilizado aqui. Você não conseguiu relacionar a citação de Mandela com o tema. Como que a educação que muda o mundo, poderia ser relacionada à democratização do acesso ao cinema? Tente fazer essa relação, se isso não for feito, o seu repertório não é válido. Você também não mencionou quais seriam as 2 teses utilizadas no D1 e D2. Exemplo de Introdução: CONTEXTUALIZAÇÃO ( no seu caso, a frase de Mandela) + O QUE ISSO TEM EM RELAÇÃO AO TEMA + MAIS ESPECIFICAMENTE, O QUE TEM EM RELAÇÃO AO TEMA NO BRASIL + 2 TESES.
D1: Como a tese não foi mencionada na introdução e nem no tópico frasal do D1 ( lembre de colocar o tópico frasal no D1 e no D2) , ficou um pouco confuso. O seu desenvolvimento seria sobre como a arte amplia a visão de mundo ou sobre a elitização do espaço? Percebe que os dois pontos são contrários? Um é positivo sobre a arte e o outro é um ponto negativo em relação à elitização de tal espaço. Ficaria muito legal se você usasse a tese sobre visão de mundo no D1 e a tese sobre elitização no D2, fazendo um contraste entre um ponto positivo e uma das razões dessa positividade não ser ampliada a todos.
D2: Usou o mesmo argumento do D1 ( a elitização). Como que as pessoas poderiam cobrar isso do Governo? Com protestos? E será mesmo que as pessoas precisam cobrar isso? Ou a democratização ao cinema não seria uma obrigatoriedade do Estado? Já que o meio cultural é direito de todos de acordo com a Constituição.
CONCLUSÃO: Incompleta. Faltou o detalhamento.
C1: 160 ( houve alguns erros de gramática e ortografia)
C2: 120 ( os dois repertórios não foram bem relacionados, principalmente o da intro)
C3: 80 ( Argumentos repetidos, argumentação não foi forte e consistente)
C4: 160 (bom uso de conectivos, mas houve repetições de palavras. use sinônimos)
C5: 160 ( faltou o detalhamento)
Nota final: 680
See lessA RESILIÊNCIA FRENTE A DESASTRES NATURAIS.
jlia
Oi, tudo bem? INTRODUÇÃO: Bem estruturada, repertório legal e 2 teses pertinentes. D1: Você argumentou bem nesse desenvolvimento e a análise de Thomas Hobbes deixou o seu texto forte. D2: Ficou legal também, mas seria interessante adicionar o motivo da população ter essa "falta de resiliência" e a "Leia mais
Oi, tudo bem?
INTRODUÇÃO: Bem estruturada, repertório legal e 2 teses pertinentes.
D1: Você argumentou bem nesse desenvolvimento e a análise de Thomas Hobbes deixou o seu texto forte.
D2: Ficou legal também, mas seria interessante adicionar o motivo da população ter essa “falta de resiliência” e a “efetuação dos mesmo erros” que foi mencionado no texto. Seria pela ausência de uma consciência midiática? Pela falta de uma educação familiar e/ou escolar? Talvez colocando alguma dessas informações, o texto ficaria mais consistente.
CONCLUSÃO: 2 propostas com uma completa e outra incompleta. Todos os 5 elementos estão presentes.
C1: 140 (houve alguns erros de vírgula e ortografia)
C2: 200 (repertórios bem utilizados)
C3: 160 (sobre o que apontei no D2)
C4: 200 (bom uso dos conectivos e pouca repetição de palavras)
C5: 200 ( os 5 elementos estão presentes)
Nota final: 900
Parabéns!
See lessO combate ao stalking no Brasil
jlia
Oi, tudo bem? INTRODUÇÃO: Linda introdução, com um ótimo repertório, citando as palavras-chave do tema e com 2 ótimas teses. D1: Bom d1. Repertório pertinente e bem utilizado. Muito legal ter mencionado que essa exposição do crime a partir de plataformas digitais colabora no difícil combate ao stalkLeia mais
Oi, tudo bem?
INTRODUÇÃO: Linda introdução, com um ótimo repertório, citando as palavras-chave do tema e com 2 ótimas teses.
D1: Bom d1. Repertório pertinente e bem utilizado. Muito legal ter mencionado que essa exposição do crime a partir de plataformas digitais colabora no difícil combate ao stalker, até porque não foi falado no texto, mas várias pessoas acabam vendo essas ações perversas como um ato romântico, como a superproteção, por exemplo (caso você queira adicionar essa informação depois).
D2: Achei que faltou um pouco de argumentação aqui. Não sei se entendi errado, porém você disse “falta de vigor estatal”, mas existe uma lei que foi sancionada, em 2021, acerca do assédio por intrusão. Percebe que mesmo tendo uma lei que criminaliza o stalking, esse ato ainda é cometido? E se ele é cometido mesmo sendo crime, é porque realmente existe uma “falta de vigor estatal”. Entende que adicionando essa informação, o texto ficaria mais forte?
CONCLUSÃO: todos os 5 elementos estão completos.
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200 (tenta usar sinônimos para as palavras-chave do tema, houve algumas repetições da palavra “stalking”, mas você fez ótimo uso dos conectivos)
C5: 200 (Ótimo trabalho retomando o repertório da introdução no final)
Nota final: 960
Parabéns!
Obs: não sou professora de redação, consegui +900 dois anos seguidos e pelo o que estudei, essa é a minha análise, ok?
See lessImplicações da falta de Saneamento Básico na saúde pública
jlia
Oi, tudo bem? Vamos lá. INTRODUÇÃO : Percebe como o tema indica "IMPLICAÇÕES do saneamento básico" e isso é um sinônimo para "consequências" ? Então, seria interessante usar efeitos da falta de saneamento básico como as teses do d1 e d2, e não causas como foi utilizado no texto. D1: A tese era sobreLeia mais
Oi, tudo bem? Vamos lá.
INTRODUÇÃO : Percebe como o tema indica “IMPLICAÇÕES do saneamento básico” e isso é um sinônimo para “consequências” ? Então, seria interessante usar efeitos da falta de saneamento básico como as teses do d1 e d2, e não causas como foi utilizado no texto.
D1: A tese era sobre a negligência do poder público, certo? Mas foi mencionado o crescimento populacional logo no início da argumentação. Seria legal colocar que o Governo não investe em saneamento básico, até porque você mesmo disse que o Estado foca seus recursos nos centros e arredores. Percebe como isso também é um problema de desigualdade social? Você poderia ter argumentado mais, e até mencionado, quem sabe, a Constituição. Seria um excelente repertório.
D2: Os mesmos argumentos usados no D1 foram, praticamente, repetidos aqui. Olha só: você usou “aumento do crescimento populacional” e “maior número de pessoas dispondo do ambiente” no D2. Usou “vetores de doença” no D1 e “propagação de doenças” no D2. Além de ter citado o desamparo do Governo no fechamento dos dois desenvolvimentos.
CONCLUSÃO: Agente : ok, Ação: ok, Modo: faltou, Finalidade: ok , Detalhamento: faltou
C1: 120 (houve erros de vírgula e ortografia)
C2: 160 (repertório legal na intro)
C3: 80 ( argumentos repetidos, argumentou pouco)
C4: 120 (tente não usar muito gerúndio, use conectivos e faça uso de sinônimos para as palavras-chave do tema)
C5: 120 ( faltou o modo e detalhamento)
Nota final: 600
Obs: não sou prof de redação, mas pelo o que eu estudei sobre redação, essa é minha análise, ok?
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