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As questões da gordofobia na sociedade brasileira
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Vamos analisar a redação com base nas competências do ENEM. Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa A redação apresenta domínio razoável da escrita formal, mas contém alguns erros gramaticais e de convenções: 1. Erros gramaticais e de coesão: - “...respeito, a gordofobia aindaLeia mais
Vamos analisar a redação com base nas competências do ENEM.
Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa
A redação apresenta domínio razoável da escrita formal, mas contém alguns erros gramaticais e de convenções:
1. Erros gramaticais e de coesão:
– “…respeito, a gordofobia ainda representa um problema.” – Melhorar a pontuação: “respeito, a gordofobia ainda representa um problema.”
– “…lucro em detrimento do bem-estar social. Desse modo…” – Pode ser melhorado com uma conjunção: “lucro em detrimento do bem-estar social, o que resulta em…”
– “…mais relevante do que a criação de uma lei é a sua aplicação.” – Poderia ser reformulado para maior clareza: “mais relevante que criar leis é aplicá-las corretamente.”
– “…acontece porque a mídia, visando apenas lucratividade, ao sustentar o padrão estético…” – Reformulação para clareza: “acontece porque a mídia, visando apenas ao lucro, sustenta o padrão estético…”
– “…através, inclusive, das midas sociais sobre as consequências práticas da discriminação às pessoas que estão fora dos padrões estéticos admitidos como ideal.” – Correção gramatical: “inclusive, através das mídias sociais, sobre as consequências práticas da discriminação contra as pessoas que estão fora dos padrões estéticos considerados ideais.”
Avaliação: 160 pontos. Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
Competência 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
A redação compreende bem o tema da gordofobia e aborda as questões relevantes. A argumentação é consistente, mas algumas áreas de conhecimento poderiam ser exploradas de forma mais aprofundada:
– Repertório sociocultural: A citação de Thomas Jefferson é pertinente, mas poderia haver mais referências a dados ou pesquisas sobre gordofobia no Brasil.
– Desenvolvimento argumentativo: A argumentação sobre a influência da mídia e a omissão do Estado é clara e bem desenvolvida, mas poderia incluir exemplos concretos e dados estatísticos.
Avaliação: 160 pontos. Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
Competência 3: Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Os argumentos são claros e organizados, mas poderiam ser melhor desenvolvidos e relacionados com mais dados concretos:
– Ponto de vista: A tese sobre a influência da mentalidade capitalista e a omissão do Estado é defendida de forma organizada, mas com alguns pontos que poderiam ser mais aprofundados.
– Coerência: A lógica interna do texto é boa, mas a conclusão poderia ser mais robusta, retomando de forma mais clara os pontos abordados.
Avaliação: 160 pontos. Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria.
Competência 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
O uso de mecanismos de coesão é adequado, mas poderia ser mais diversificado:
– Recursos de coesão: O texto utiliza conjunções e locuções adverbiais de forma correta, mas há algumas repetições e poderia haver maior variedade para enriquecer o texto.
– Articulação das ideias: As ideias são bem articuladas, mas há espaço para melhorar a fluidez do texto com um uso mais sofisticado dos mecanismos linguísticos.
Avaliação: 160 pontos. Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
Competência 5: Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
A proposta de intervenção é coerente e detalhada, mas pode ser mais específica em alguns aspectos:
– Detalhamento da proposta: A ideia de um Plano Nacional de Combate à Gordofobia é válida, mas poderia ser mais detalhada em termos de ações específicas, como campanhas educativas, políticas de inclusão, etc.
– Respeito aos direitos humanos: A proposta respeita os direitos humanos e está bem articulada com a argumentação desenvolvida.
Avaliação: 160 pontos. Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
Pontuação final
– Competência 1: 160 pontos
– Competência 2: 160 pontos
– Competência 3: 160 pontos
– Competência 4: 160 pontos
– Competência 5: 160 pontos
Pontuação total: 800 pontos.
Para atingir a nota máxima, o texto precisa de um desenvolvimento mais profundo dos argumentos com dados concretos, uma maior diversidade nos mecanismos de coesão e uma proposta de intervenção mais detalhada.
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