Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Insegurança alimentar no Brasil
Jhullya
Vamos avaliar o texto de acordo com as cinco competências exigidas na redação do ENEM: Competência 1: Domínio da norma culta O texto apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Há boa estruturação das frases e vocabulário adequado. Porém, no final do texto, há um pequeno desvio grLeia mais
Vamos avaliar o texto de acordo com as cinco competências exigidas na redação do ENEM:
Competência 1: Domínio da norma culta
O texto apresenta um bom domínio da norma padrão da língua portuguesa. Há boa estruturação das frases e vocabulário adequado. Porém, no final do texto, há um pequeno desvio gramatical no trecho “visam à um melhor enfrentamento”, onde o uso do artigo “à” está incorreto. O correto seria “visam a um melhor enfrentamento”, sem crase. Esse erro não compromete a compreensão, mas é um desvio formal.
Nota estimada para a competência 1: 180/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
O tema da insegurança alimentar foi abordado de forma clara e direta. Você relacionou a questão com o papel do governo e a importância do debate social, atendendo à proposta dissertativa-argumentativa. A progressão textual é bem organizada, com um desenvolvimento lógico de ideias. As causas do problema são explicitadas, e a solução proposta é coerente com a argumentação.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
Você trouxe dois repertórios filosóficos relevantes: Thomas Hobbes e Habermas, que foram bem aplicados ao contexto da argumentação. A análise da falta de campanhas governamentais e de debates é coerente e contribui para a construção dos argumentos. Além disso, a proposta de intervenção está fundamentada e se relaciona com o problema apresentado.
Nota estimada para a competência 3: 200/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta boa coesão, com conectores utilizados adequadamente para garantir a fluidez das ideias, como “entretanto”, “diante desse cenário”, “ademais”, “portanto”. As ideias fluem de maneira lógica e consistente ao longo dos parágrafos, e não há problemas de repetição excessiva de termos ou falta de clareza na transição entre os argumentos.
Nota estimada para a competência 4: 200/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
A proposta de intervenção é clara, detalhada e viável. Você sugere que o Ministério da Saúde, em parceria com redes midiáticas e por meio de palestras em escolas e debates, deve implementar campanhas de conscientização sobre a segurança alimentar, promovendo também o cumprimento da Constituição. No entanto, poderia ter sido ainda mais detalhada ao sugerir como essas campanhas seriam aplicadas na prática, como periodicidade, abrangência, ou a criação de políticas públicas complementares.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 940/1000.
O texto está muito bem construído, com argumentos sólidos e uso adequado de repertório sociocultural. Pequenos ajustes na competência 5 e um desvio gramatical mínimo evitaram a nota máxima.
See lessA pandemia das apostas online no Brasil
Jhullya
Baseando-se nos critérios de avaliação da redação do ENEM, a nota seria composta pelas 5 competências avaliadas. Vamos analisar seu texto considerando cada uma delas: Competência 1: Domínio da norma culta Você demonstra um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. O uso de conectivos, concordLeia mais
Baseando-se nos critérios de avaliação da redação do ENEM, a nota seria composta pelas 5 competências avaliadas. Vamos analisar seu texto considerando cada uma delas:
Competência 1: Domínio da norma culta
Você demonstra um bom domínio da norma culta da língua portuguesa. O uso de conectivos, concordância verbal e nominal estão corretos, e o vocabulário é adequado para o gênero dissertativo-argumentativo. Há pequenos desvios, como “promovendo futuras frustações”, mas nada que comprometa a compreensão.
Nota estimada para a competência 1: 200/200.
Competência 2: Compreensão da proposta e organização das ideias
Você atendeu bem à proposta, discorrendo sobre as consequências negativas do vício em apostas online e sugerindo soluções. A argumentação está organizada em torno da exposição de um problema (falta de educação financeira e suas consequências) e da proposta de uma intervenção. A citação de Kant fortalece a argumentação, e a coesão textual é bem estabelecida.
Nota estimada para a competência 2: 200/200.
Competência 3: Seleção de argumentos e construção de repertório
Os argumentos apresentados são bem fundamentados, especialmente com o uso de dados do Banco Central e a citação da Revista Oeste. Além disso, o texto incorpora um repertório filosófico relevante (Immanuel Kant), o que enriquece a argumentação. A ideia de autonomia financeira está clara, e você apresentou uma análise consistente sobre o impacto do vício em apostas online.
Nota estimada para a competência 3: 200/200.
Competência 4: Coesão textual
O texto apresenta um bom encadeamento lógico. As ideias fluem de forma coesa, e os parágrafos estão bem conectados. Os conectivos são bem utilizados para garantir a progressão textual, como “por conseguinte”, “nesse sentido”, e “dessarte”. A estruturação do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão está muito bem estabelecida.
Nota estimada para a competência 4: 200/200.
Competência 5: Proposta de intervenção
Sua proposta de intervenção é clara, detalhada e exequível, como exigido pelo ENEM. Você sugere a atuação do Ministério da Fazenda e da Receita Federal para regulamentar e impedir o funcionamento de plataformas ilegais, além de promover ações educativas. No entanto, seria interessante incluir mais detalhes sobre como essas palestras ou ações seriam implementadas (por exemplo, campanhas permanentes ou temporárias, alcance nacional ou regional), para enriquecer ainda mais a intervenção.
Nota estimada para a competência 5: 160/200.
Nota final estimada: 960/1000.
O texto está bem articulado, com boa argumentação, repertório e proposta de intervenção. Pequenos ajustes na proposta de intervenção poderiam levar à nota máxima.
See less