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violencia infantil
Jhullya
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa O texto está bem escrito, com boa estrutura gramatical e vocabulário formal. Há, no entanto, algumas repetições, como o trecho "Para combater a violência infantil, é essencial implementar medidas eficazes de prevenção e intervençLeia mais
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua portuguesa
O texto está bem escrito, com boa estrutura gramatical e vocabulário formal. Há, no entanto, algumas repetições, como o trecho “Para combater a violência infantil, é essencial implementar medidas eficazes de prevenção e intervenção”, que aparece duas vezes no último parágrafo. Isso poderia ser evitado para melhorar a fluidez e evitar redundâncias.
Nota estimada: 160/200
Competência 2:
O texto aborda de maneira clara o tema da violência infantil, com dados estatísticos relevantes e argumentação sólida. No entanto, faltou uma conexão mais explícita com outras áreas do conhecimento, como psicologia, sociologia ou direito, que poderiam aprofundar a análise dos fatores que levam à violência infantil.
Nota estimada: 160/200
Competência 3:
Os argumentos estão bem organizados e há uma boa seleção de informações, como os dados da UNICEF. Contudo, o último parágrafo contém repetição de ideias, o que compromete a organização e a originalidade do texto. Além disso, a conclusão poderia ter sido mais direta e concisa.
Nota estimada: 160/200
Competência 4:
Há uso adequado de conectores e uma progressão textual clara, que facilita a leitura. No entanto, a repetição no último parágrafo prejudica a coesão, pois torna a argumentação redundante. Pequenos ajustes deixariam o texto mais fluido.
Nota estimada: 160/200
Competência 5:
A proposta de intervenção está presente, com sugestões como programas educativos e fortalecimento de serviços de apoio às famílias. Essas propostas são viáveis e respeitam os direitos humanos, mas poderiam ser mais detalhadas em relação à forma de implementação, para dar mais profundidade à solução apresentada.
Nota estimada: 160/200
Nota final : 800/1000
O texto está bem desenvolvido, mas há pontos a melhorar, especialmente na coesão do último parágrafo e na conexão com outras áreas do conhecimento. Reorganizar algumas ideias e evitar repetições pode elevar a qualidade do seu texto.
See lessUm mundo em guerra: qual o papel da educação politica nesse contexto?
Jhullya
Introdução: Sua introdução está clara ao apresentar o tema e a tese, mas poderia ser mais objetiva. Há uma repetição de ideias que pode ser suavizada para evitar uma construção prolixa. Sugiro reformular a frase inicial para algo mais direto e substituir "o povo brasileiro não apresenta a mesma opinLeia mais
Introdução:
Sua introdução está clara ao apresentar o tema e a tese, mas poderia ser mais objetiva. Há uma repetição de ideias que pode ser suavizada para evitar uma construção prolixa. Sugiro reformular a frase inicial para algo mais direto e substituir “o povo brasileiro não apresenta a mesma opinião” por uma construção mais precisa, já que não se trata de opinião, mas de uma dificuldade prática.
Desenvolvimento:
Os dois parágrafos de desenvolvimento estão bem organizados, com uma citação relevante em cada um deles. No entanto, o uso das citações poderia ser mais integrado ao argumento, para que não pareça algo desconectado do restante da análise. Além disso, a argumentação sobre o “desinteresse do povo” poderia ser explorada de forma mais crítica, com a consideração de fatores externos, como a manipulação política e a desinformação, que também influenciam esse desinteresse.
Conclusão:
A conclusão apresenta uma proposta de intervenção coerente, mas a formulação poderia ser mais precisa. A frase “promova a presença da política em sala de aula, através de debates com intermédio de professores” poderia ser mais clara ao indicar de que maneira esses debates ocorreriam e como a estrutura educacional pode ser adaptada para isso.
Nota Estimada
– Competência 1 (Domínio da norma padrão):160/200. A redação apresenta um bom domínio da norma culta, mas há construções que podem ser mais claras e objetivas.
– Competência 2 (Compreensão da proposta):180/200. A proposta foi bem desenvolvida e responde ao tema, mas poderia aprofundar alguns aspectos.
– Competência 3 (Seleção e organização de argumentos):160/200. Os argumentos são válidos, mas faltam mais conexões críticas, especialmente no que diz respeito ao desinteresse popular.
– Competência 4 (Conhecimento de mecanismos linguísticos): 160/200. A coesão textual está boa, mas o uso das citações poderia ser mais fluido.
– Competência 5 (Proposta de intervenção): 160/200. A proposta de intervenção é pertinente, mas falta detalhamento sobre a execução.
Nota final estimada: 720/1000.
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