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A desigualdade social no Brasil
jhsa98
Olá, bom dia! Tudo bem? Segue abaixo sua correção, com algumas considerações e comentário pessoal no fim. INTRODUÇÃO: Apesar do equívoco de estruturação (comentário no fim), a sua frase inicial é objetiva e consegue apresentar o tema de maneira segura, além de prender a atenção do corretor por meioLeia mais
Olá, bom dia! Tudo bem?
Segue abaixo sua correção, com algumas considerações e comentário pessoal no fim.
INTRODUÇÃO: Apesar do equívoco de estruturação (comentário no fim), a sua frase inicial é objetiva e consegue apresentar o tema de maneira segura, além de prender a atenção do corretor por meio de uma alusão histórica. Esse tipo de recurso argumentativo é positivo, desde que tenhamos devida compreensão da necessidade em explicar a ideia posteriormente. Gostei da linearidade com que você escreve. A frase seguinte segue a mesma linha da primeira, possuindo completo sentido e sendo um complemento da primeira frase. Sabemos onde você pode chegar, sem que o interesse se esvaia.
CURIOSIDADE DA INTRODUÇÃO: Sobre sua segunda frase, sabia que, com as populações europeias tendo migração, empregabilidade e concessão imobiliária facilitada, o número de imigrantes aumentando exponencialmente, tivemos aí a denominação do nativo do Brasil? Analisando a etimologia da palavra “brasileiro”, podemos concluir que o sufixo “eiro” é destinado a profissões, como: açougueiro, barbeiro, carpinteiro, mineiro, pretoleiro, etc.. Fazendo conexão com o primeiro fato que mencionei, é historicamente comprovado que brasileiro era todo o indivíduo que extraía recursos da colônia (Brasil). Isso justifica a nossa atual sociedade e o desejo pela riqueza, o extrativismo irresponsável, o “jeitinho brasileiro”, dentre outras aberrações.
DESENVOLVIMENTO I: A primeira frase é incompleta e não consegue estabelecer sua função semântica de maneira competente. Sugiro se atentar a esses erros, muito perigosos a longo prazo. Sobre a segunda frase, novamente, é agradável a leitura das orações que apresentam sentido completo, estrutura gramatical correta e conexão com os fatos anteriormente citados. Um ponto positivo a ser explorado em textos futuros, onde você deve manter essa qualidade ou melhorar ainda mais!
DESENVOLVIMENTO II: Ótimo início de parágrafo, porém apresenta ausência de crase em “direito (`)a moradia…”, todas as palavras que se seguem exigem o uso da crase, que nada mais é do que uma acentuação a fim de suprir a necessidade estabelecida em: a a moradia, por exemplo. Cuidado com o rumo da sua argumentação quanto à menção ao patriotismo brasileiro. Os corretores de redação são sempre pessoas com conhecimento regular em História, portanto, citar a natureza patriótica do Brasil nos remete a uma identidade nacional calcada no ideal eurocêntrico de sociedade. Os países imperialistas não são muito bons em assistencialismo às minorias, o que pode contradizer esse recurso na sua redação. Use com cuidado e sabedoria e, se possível, use o argumento do patriota a fim de criticar.
CONCLUSÃO: A passagem “deve ser considerada para permear em ações…” é confusa e não cumpre seu papel semântico. A remoção do “em” resolve esse problema. Ponto positivo para a frase inicial, novamente curta e objetiva. A segunda frase está boa e remete ao déficit brasileiro com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A terceira frase está muito longa, além de apresentar alguns desvios argumentativos, fora o uso de uma linguagem extremamente informal na passagem:
“pois há um ditado popular no nosso país que pobre não tem voz…”
Não é proibido utilizar ditados populares nem qualquer conhecimento popular em textos, desde que esse recurso esteja devidamente colocado e siga a estrutura básica de argumentação, a fim de que a ideia seja compreendida e venha a enriquecer o texto diretamente. Caso não cumpra essa função, a citação deve ser descartada ou substituída por outro recurso argumentativo.
Ainda sobre a conclusão, temos um problema com relação ao desenvolvimento da sua proposta de intervenção. Quando falamos de nações, soluções simples apresentam resultados incompletos ou nem mesmo apresentam resultados. Se, o que você sugere como solução pudesse ser possível, já teria sido feito. A coletividade para o bem-estar social não é tão simples como deveria, então precisamos detalhar a proposta de intervenção sem apelo emocional, pois nunca funcionou. Mudanças ocorrem através de luta e baseadas em respaldo legal garantido pela Justiça. Cuidado sobre esse tópico!
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Fiquei muito contente com o seu texto, pois, mesmo não seguindo a estrutura textual correta, você tem ótimos argumentos e apresenta uma escrita linear, conseguindo narrar os fatos na ordem com que foram apresentados na introdução. Isso é o que rege a produção de redações dissertativas-argumentativas, um bom acerto! A sua produção atual é de origem expositiva e jornalística. Novamente, seu texto não segue a estrutura de uma dissertação argumentativa, portanto, correria o risco de ter a nota extremamente prejudicada ou zerada. Sugiro que você procure o básico sobre a produção textual de vestibulares atuais e empregue os recursos mais eficientes de argumentação, configurando um texto competente e digno de boas avaliações no futuro!
COMENTÁRIO PESSOAL: Caso precise de uma ajuda com relação à produção de redação, tenho um grupo de Linguagens que é voltado para essa área, além das questões de Linguagens e suas Tecnologias. Se tiver interesse, abre meu perfil e entra em contato pelo Instagram! Boa sorte e tenha uma boa semana.
See lessDesigualdade social no Brasil e suas consequências .
jhsa98
Boa noite! Tudo bem? Espero que sim! Segue abaixo minha correção, com considerações finais e nota. INTRODUÇÃO: Temos inicialmente uma citação bem escrita, com devida referência ao autor e contextualização da obra, porém, a frase presente é muito longa, e isso dificulta a compreensão do leitor. DevemLeia mais
Boa noite! Tudo bem? Espero que sim! Segue abaixo minha correção, com considerações finais e nota.
INTRODUÇÃO: Temos inicialmente uma citação bem escrita, com devida referência ao autor e contextualização da obra, porém, a frase presente é muito longa, e isso dificulta a compreensão do leitor. Devemos nos atentar ao fato de que, no computador, 30 linhas não cabem em 30 linhas escritas à mão. Temos um problema quanto a estruturação da introdução pois, após a citação da primeira frase, temos uma finalização com ausência da devida argumentação a ser desenvolvida nos dois parágrafos futuros.
A desigualdade social existe por quê? Para quem ela é um problema real? Qual o papel da desigualdade social nas bases da sociedade? São todas questões que serão usadas como argumentos. Você deve escolher, no máximo, dois ou três argumentos, que serão expostos nos seus dois desenvolvimentos. “Deriva-se de muitos fatores”, quais? Especificidade é necessária para fornecer um bom roteiro do texto.
Cuidado! Citar a necessidade da intervenção do Governo (Federal/Estadual) ou poder público é necessário nesse tema, mas pode não funcionar em outros. Evite, quanto a sua conclusão envolver a iniciativa privada ou a ação popular.
DESENVOLVIMENTO I: Existem dois erros com relação ao uso da vírgula em: “é válido destacar que(,) de acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005(,)…”. Evite o termo “país brasileiro”, pois é caracterizado como erro. Use apenas Brasil, nação brasileira, país ou República Federativa do Brasil. Ponto positivo para a primeira frase curta e sucinta (parabéns). Contudo, a afirmação em seguida também está mal colocada, cabendo uma reformulação, como:
“em 2005, o Brasil foi elencado como o oitavo país mais desigual socialmente.”
“em 2005, o país foi considerado o oitavo com maior desigualdade social.”
Temos um novo erro, dessa vez com relação a concordância da frase “Permanece explícita…”, pois não apresenta sentido completo. Caracteriza erro de concordância verbal. A seguir, temos uma confusão de ideias com relação ao tema, a partir do ponto em que você cita “Governo econômico”. O termo é inadequado e não basta para expressar a ideia que você pretende formular. Ao culpar o poder público, é necessário focar na ideia, iniciando e finalizando com devida atenção, sem citar qualquer outro argumento antes disso. Se o governo é o responsável pela desigualdade social, por que a estratificação social privilegia as classes mais abastadas e criou os mais ricos do país? Qual o real problema do poder público com relação à desigualdade social, então? Seria a concentração de riquezas? Ou talvez a falta de políticas públicas eficientes? O funcionamento excludente do capitalismo moderno? Responder essas perguntas caracterizam argumentos. Nota-se a ausência disso no seu parágrafo. Tanto a ausência de um argumento que justifica o seu texto, quanto referências que confirmem esse argumento são indispensáveis e caracteriza redução da nota final.
DESENVOLVIMENTO II: Novamente ausência de vírgula em: “Segundo Karl Marx(,)…”. A finalização dessa frase está gramaticalmente ruim, ficando melhor com, por exemplo:
“… a desigualdade social está atrelada ao sistema econômico capitalista, que baseia-se na concentração de riquezas e acúmulo do capital, o que potencializa as desigualdades.”
Uma nova abordagem sobre segurança surge na segunda frase do parágrafo, que também não foi citada na introdução. Pode caracterizar tangenciamento do tema! A transição da população mais pobre para uma vida criminosa e demais questões relacionadas ao sistema da Justiça Brasileira são temas de peso e precisam ser melhores trabalhados e previamente adiantados na introdução. Se isso aparece no seu texto sem que haja uma necessidade real de estar ali, o corretor vai devidamente desqualificar esse recurso argumentativo pois, além de não apresentar propósito adequado, também aparece sem referências que confirmem a afirmação.
A última frase é boa, está colocada na hora correta e expressa a ideia de possível conclusão do tema a seguir, o que é positivo e o mais adequado para a última frase do desenvolvimento 2.
CONCLUSÃO: Boa frase introdutória, que teve como propósito descrever um panorama de todo o texto, além de deixar claro uma possível conclusão em seguida (ponto positivo!). A frase que se segue tem um erro do emprego da vírgula em: “cabe ao Governo Brasileiro,(x) melhorar a empregabilidade como medida eficaz…”. Há um problema com relação à proposta de intervenção, porque, de acordo com o tema, a desigualdade social é um problema antigo do Brasil, portanto, não sendo geracional, precisa de uma solução mais consistente e realmente eficaz. Melhorar a empregabilidade é, sim, necessário, mas se fosse possível na situação atual, já teria sido feito. Existem outros erros com relação ao emprego da vírgula em:
“Na sequência, as autoridades(,) em parceria com o Ministério da Educação, atuariam através do desenvolvimento de programas de inclusão social, sendo o mesmo exposto através das redes sociais,(x) investindo(,) por sua vez(,) na qualidade da educação pública.”
NOTA: Utilizar “o mesmo” para fazer referência ao sujeito não basta! Não tem a eficácia necessária e é um vilão no Enem, se for o seu objetivo. Os corretores tem uma certa aversão à utilização desse “o mesmo” a fim de retomar o sujeito da oração. Evite usar ou tente substituir por um pronome mais adequado.
Cuidado novamente sobre a proposta de intervenção. Você propõe, em seguida, o desenvolvimento de programas sociais. O problema é que alguns já existem, e sabemos que não foram suficientes para solucionar o problema da desigualdade social ou, ao menos, diminuir os indicadores. Se você quer inserir um programa social como proposta de intervenção, crie um. Especificidade constrói um bom argumento sempre.
A última frase é sempre opcional e de escolha livre do autor da redação, mas precisa ser coerente com relação ao tema. Você não falou sobre educação ao longo do texto, então precisa reformular melhor essa frase, a exemplo:
“Dessa maneira, utilizando-se das possíveis soluções descritas, será possível atenuar os indicadores das desigualdades, através da equidade proporcionada por uma educação de qualidade para todos.”
POSSÍVEL NOTA: 690. A estrutura textual é regular, proporcionando uma leitura decente. Existem alguns erros de concordância e de uso da vírgula, além dos critérios para construção ideal dos parágrafos não serem totalmente atingidos. A falta de referências para validar os argumentos torna o texto inconsistente. O tangenciamento do tema também interferiu diretamente na nota do(a) autor(a).
See lessComo a alienação afeta o individuo? (MODELO DE REDAÇÃO UEMA)
jhsa98
Boa noite! Tudo bem? Segue abaixo minha correção para o seu texto, com considerações finais. INTRODUÇÃO: Todo texto dissertativo-argumentativo precisa iniciar de uma ou mais informações com sentido e, posteriormente, um motivo, que justifica a razão pela qual o texto é escrito. Sua redação começa coLeia mais
Boa noite! Tudo bem? Segue abaixo minha correção para o seu texto, com considerações finais.
INTRODUÇÃO: Todo texto dissertativo-argumentativo precisa iniciar de uma ou mais informações com sentido e, posteriormente, um motivo, que justifica a razão pela qual o texto é escrito. Sua redação começa com uma frase muito longa, sendo o mais recomendado resumir a primeira afirmação em, no máximo, duas linhas. Essa frase inicial irá nortear o caráter da sua redação, sem necessariamente transcrever o tema, ainda. Também sobre a primeira frase, temos várias informações muito relevantes que estão postas de uma forma apressada. É necessário iniciar e finalizar uma ideia para que uma nova venha a surgir. Todas elas irão compor seus desenvolvimentos.
Você fala, ao final dessa primeira frase, que um dos problemas referentes ao tema é a veracidade das informações, mas não diz o real sentido para isso. A veracidade das informações precisa ser comprovada? Existe uma inconsistência sobre as informações publicadas na internet? Quais as consequências desse problema? A longo prazo, quais outros problemas vão surgir? Se esse é seu único gancho argumentativo, precisa iniciar a ideia e finalizar ela, justificando o motivo pela qual é válida e porquê você vai escrever sobre. A introdução faz um panorama geral sobre todo o texto, portanto, tudo o que está nela após a primeira frase, subentende-se que serão discutidos logo mais. Se isso não aparece no seu texto, existe uma inconsistência argumentativa e desvio do caráter dissertativo-argumentativo do texto. A afirmação pesada sobre a internet é justa, mas não casa bem com as ideias anteriores.
A citação ao George Orwell é boa, combina com a temática, mas precisa estar presente em algum ponto futuro do seu texto! Senão ela fica sem propósito, mesmo sendo boa.
DESENVOLVIMENTO I: Temos uma primeira citação válida, de conhecimento geral e de grande apreço na literatura, porém sem o nome do autor da obra. A princípio você descreve uma situação em que os indivíduos provenientes do campo terão um choque cultural e tecnológico ao entrarem em contato com o espaço urbano, mas não continua desenvolvendo essa ideia. A citação sobre a obra ficou indiferente. É perceptível aqui, a partir dessa citação, que você tentou referenciar a parte da introdução sobre as “inúmeras inovações”, porém sem especificar quais seriam as maiores inovações ou até mesmo os efeitos diretos. A alienação é posterior a uma série de eventos, que precedem a internet. (Cuidado ao referir-se para o leitor em primeira pessoa do plural).
DESENVOLVIMENTO II: Novamente um erro de iniciação de parágrafo, a frase inicial é longa, portanto, dificulta a compreensão das informações. Resumir em até duas linhas a frase introdutória é essencial para que seu texto apresente coesão em nível regular. Atenção! Você começou o segundo desenvolvimento falando sobre a pandemia de covid-19, que não foi citada em nenhum momento anterior do texto, isso pode caracterizar tangenciamento do tema. Existe, a partir dessa primeira frase, um problema de progressão evidente, ao ponto em que você começa a discorrer sobre o medicamento. Se possível, cite um nome popularmente conhecido ou a denominação correta. Ao final do primeiro desenvolvimento, destaca-se uma citação do Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo. A citação é, novamente, de prestígio, aceitação e familiaridade (especialmente para os corretores), mas colocada de forma inadequada. Para melhor encaixe:
“De acordo com Zygmunt Bauman: “As redes sociais são úteis, mas são uma armadilha.”, portanto, é preciso que haja maior rigor na publicação e divulgação de notícias nas redes sociais, a fim de priorizar a veracidade das informações.”
CONCLUSÃO: Novamente uma frase iniciada em primeira pessoa, cuidado! Aqui, na conclusão, você precisa apresentar uma proposta de intervenção que possua um agente, uma ação, a metodologia e a finalidade dessa proposta de intervenção, que deve ser uma forma de resolver o problema evidenciado no tema. “Quem vai fazer? O que será feito? Como será feito? Para quê?” Já resolve o problema de organização da proposta. Responda essas quatro perguntas, considerando seu tema, e terá uma boa proposta. Recomendo iniciar a conclusão com:
“Faz-se necessário, portanto, (proposta)…”
“Considerando os eventos anteriores, (proposta)…”
“Destarte, é necessário que…(proposta”
“Conclui-se que, (resumo do tema), faz-se necessário… (proposta)”
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tema é muito bom e relevante, não só para o momento presente das sociedades que vivem a pandemia, mas também para um melhor desenvolvimento das estruturas sociais, auxiliado pelas tecnologias da informação. É necessário fazer maior vista grossa sobre a introdução, que vai adiantar todo o texto. Inicia a conclusão com uma frase referente ao tema e depois começa a articular os problemas e consequências daquele tema (que serão seus argumentos), finalizando com uma frase de opinião ou uma citação panorâmica.
See lessSobre os desenvolvimentos, a estrutura não muda. A primeira frase vai trazer algo que sirva como introdução ao primeiro argumento e, logo em seguida, você vai começar a discorrer sobre o primeiro argumento (da introdução). Finaliza com uma frase menor, que vai ligar ao segundo desenvolvimento. No segundo desenvolvimento, você vai começar com um conectivo (ainda numa frase curta), e discorrer o segundo argumento (também da introdução). Termina com uma frase de finalização, dando a entender que o texto já vai ser concluído a seguir.
Na conclusão, começa com uma frase que deixe claro o ENCERRAMENTO DO TEXTO. Logo após essa frase, lança a proposta, e conclui com uma frase sua. Pode ser qualquer coisa, citação, referência literária, musical, histórica. Você quem decide!