Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“Fake news no mundo contemporâneo”
Jhessica Teles Rodrigues
Olá, Roger. Gostei do direcionamento do seu texto, esse assunto é bastante complexo e ainda mais complexo é refletir sobre isso em uma redação de poucas linhas. Por ser complexo, senti falta de profundidade. O tema "fake news" é cada vez mais difundido na sociedade e é difícil encontrar alguém que nLeia mais
Olá, Roger.
See lessGostei do direcionamento do seu texto, esse assunto é bastante complexo e ainda mais complexo é refletir sobre isso em uma redação de poucas linhas.
Por ser complexo, senti falta de profundidade. O tema “fake news” é cada vez mais difundido na sociedade e é difícil encontrar alguém que não tenha uma opinião formada sobre o assunto em conversas do dia a dia. Justamente por isso, acredito que você deve fazer com que seus argumentos e propostas de intervenção sejam os mais originais, criativos e (claro) possíveis.
Espero ter acrescentado algo aos comentários já feitos. Boa sorte! :)
A doação de órgãos no Brasil
Jhessica Teles Rodrigues
Olá, Rafael! Bom, confesso que ao ler sua redação fiquei confusa em alguns momentos, pois notei que voce embaralhou um pouco as ideias. Acredito que você nao se expressou muito bem ao falar que os familiares, que nao concordam com a doação de órgãos, ainda têm esperança de que o falecido esteja vivoLeia mais
Olá, Rafael!
See lessBom, confesso que ao ler sua redação fiquei confusa em alguns momentos, pois notei que voce embaralhou um pouco as ideias.
Acredito que você nao se expressou muito bem ao falar que os familiares, que nao concordam com a doação de órgãos, ainda têm esperança de que o falecido esteja vivo. Na verdade eu acho que não se trata disso, mas de sentimetos mais complexos que envolvem o momento da despedida de alguém que foi amado.
Quando você menciona a ABTO e a BNCC, acredito que seria interessante você explicar o que significa essa sigla para situar o leitor do texto, que pode não conhecer essas instituições.
Também acho que você deve tomar cuidado para nao sair do gênero dissertativo-argumentativo que é proposto pelo ENEM. Achei que seu texto se misturou um pouvo com o gênero notícia.
Acredito que você deve tomar cuidado com alguns aspectos da língua portuguesa como por exemplo quando você usa a expressão “portando, assim faz-se necessário”. A palavra “portanto” exclui a necessidade da palavra “assim”, neste caso.
Por fim, acredito que você, além de treinar a escrita, também precisa ler o máximo que puder para ter mais referências.
Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte na jornada até o ENEM. :)
A questão do lixo na sociedade brasileira
Jhessica Teles Rodrigues
Olá, Nathalya. Primeiramente parabéns pela redação. Dividi minha correção em pontos positivos e negativos que me chamaram mais atenção no seu texto. Pontos positivos: adorei o fato de você ter utilizado Bauman na sua redação. Foi ótimo para ajudar na contextualização e você vonseguiu mostrar domínioLeia mais
Olá, Nathalya. Primeiramente parabéns pela redação. Dividi minha correção em pontos positivos e negativos que me chamaram mais atenção no seu texto.
See lessPontos positivos: adorei o fato de você ter utilizado Bauman na sua redação. Foi ótimo para ajudar na contextualização e você vonseguiu mostrar domínio do assunto. Também gostei do seu posicionamento frente ao tema em questão.
Pontos negativos: acho que você deve tomar um pouco de cuidado com a repetição de palavras e informações, como por exemplo no segundo parágrafo em que você falou novamente que Bauman era um sociólogo (como essa informação ja havia sido dada no primeiro parágrafo nao tinha necessidade dessa repetição). Também acredito que boce deve ter cuidado com as frases longas e diminuí-las o máximo possível, pois quanto mais longa é uma frase, mais chance temos de errar, principalmente se tratando da pontuação. Por fim, acredito que na proposta de intervenção você poderia explorar mais as possibilidades falando por exemplo da responsabilidades das empresas de reciclarem pelo menos uma parte de seus materiais disponibilizando descontos ou oitros benefícios para clientes que voltam às lojas para descartarem suas embalagens ou ate mesmo descontos nos impostos dos cidadãos que colaborarem com o descarte correto do lixo.
Espero que minhas considerações te ajudem de alguma maneira. Boa sorte :)