Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Humor e sua importância na sociedade
jhenicps
Boa tarde. Gostei muito da redação, achei sua forma de escrever confortável... da vontade de continuar lendo e ver onde a redação vai nos levar. Senti falta de conectivos do 3 parágrafo em diante para iniciar os parágrafos e como a redação toda foi muito boa, talvez o final precisasse ser mais surprLeia mais
Boa tarde.
See lessGostei muito da redação, achei sua forma de escrever confortável… da vontade de continuar lendo e ver onde a redação vai nos levar. Senti falta de conectivos do 3 parágrafo em diante para iniciar os parágrafos e como a redação toda foi muito boa, talvez o final precisasse ser mais surpreendente.
Obrigada!
Grandes epidemias
jhenicps
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA. A redação está boa, com alguns erros de concordância e acentuação. A linguagem utilizada está um pouco informal. Evitar uso de expressões generalizadas como "estrutura sanitária decente" ou descrever o que pode ser considerado indeLeia mais
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
See lessA redação está boa, com alguns erros de concordância e acentuação. A linguagem utilizada está um pouco informal. Evitar uso de expressões generalizadas como “estrutura sanitária decente” ou descrever o que pode ser considerado indecente.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
Na redação é possível identificar que o autor possui conhecimento sobre o assunto e que poderia ter trabalhado melhor o tema citando mais exemplos e deixando a redação um pouco mais clara.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
O ponto de vista ficou bem exposto na redação, porém o uso de argumentos e embasamentos para sustenta-lo deixou a desejar. Poderia ter sido mais enfático e ter explicado como a população e o Governo têm deixado de se “interessar” por tais fatos como grandes epidemias. (?) O 2º paragrafo da redação ficou muito generalizado e com varias “pontas soltas” que não são esclarecidas nos parágrafos seguintes.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
O autor utilizou conectivos ao longo da dissertação demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos, porém não esclareceu bem seus argumentos.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
O legal da proposta de intervenção foi que o autor conseguiu lincar com o filme citado na introdução, fato este que conta ponto para as bancas corretoras. O lado negativo foi ele utilizar termos muito informais como “estrutura sanitária decente”. O fato da população precisar ter maior consciência ficou evidente, porém ele não demonstrou como é possível atingir esse nível de consciência ou interesse por parte dela e do governo.
Em suma, a redação ficou boa e seria o suficiente para tirar uma nota mediana em provas como o ENEM, creio que uns 600 pontos. Acredito que escrever mais redações e ser mais claro quantos aos argumentos e exemplos utilizados ajudará a melhorar essa performance.
O aumento dos incêndios nas matas Brasileiras
jhenicps
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA. A redação está ampla e bem escrita, com apenas alguns erros de concordância e acentuação. Sugiro estudo aprofundado de crase. COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PLeia mais
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
See lessA redação está ampla e bem escrita, com apenas alguns erros de concordância e acentuação. Sugiro estudo aprofundado de crase.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
Na redação é possível identificar que o autor possui amplo conhecimento sobre o assunto, porém logo na introdução ele cita várias causas e efeitos referentes ao tema, o que faz com que a redação perca um pouco o foco e dificulta a construção de argumentos bem embasados e coerentes.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
O ponto de vista ficou bem exposto na redação, porém o uso de argumentos e embasamentos para sustenta-lo deixou a desejar. Poderia ter sido mais enfático ao utilizar opiniões da introdução ao longo da redação. A organização da redação poderia ser melhorada, com uma introdução mais sucinta e itens melhor argumentados ao longo dos 3º e 4º parágrafos.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
O autor demonstra possuir os conhecimentos necessários ao fazer uso de amplo repertório e conectivos ao longo da redação.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
Se a redação for para bancas que não exigem propostas de intervenção (como a UNESP), a redação esta OK. Agora para bancas ou para o ENEM, é exigido que a proposta seja melhor elaborada e explicada, citando meios e estratégias de como alcançar o objetivo desejado.