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TEMA DA REDAÇÃO (Preconceito Linguístico no Brasil: O que é certo ou errado quando o assunto é língua)
Jenniffer
No gigante Brasil, conhecido principalmente pelo seu tamanho e suas diversas e ricas culturas, encontramos modos de vida muito abundantes, com diversos sotaques, diversos modo(s) de viver,(substitua essa vírgula por “e também”) diferença(s) entre o modo que encaram a escolaridade e o trabalho. O padLeia mais
No gigante Brasil, conhecido principalmente pelo seu tamanho e suas diversas e ricas culturas, encontramos modos de vida muito abundantes, com diversos sotaques, diversos modo(s) de viver,(substitua essa vírgula por “e também”) diferença(s) entre o modo que encaram a escolaridade e o trabalho.
See lessO padrão que as pessoas consideram o “certo”,(não se separa sujeito da ação-vírgula) vem do centro-oeste, por ter as capitais mais famosas do Brasil e ser uns dos maiores centros urbano(s). Fazendo assim os habitantes dessa área criar(criarem- sujeito “eles”=plural) um ego de soberania e, contudo (existe um uso equivocado de ‘contudo’,já que o mesmo dá a ideia de contrariedade, e nesse caso houve uma ‘adição’ à ideia apresentada anteriormente, pode ser substituído por “com isso”, “consequentemente” ou outro elemento que represente adição de ideias visando dar coesão ao seu texto), julgando no (pelo) ponto de vista deles o que seria certo ou errado.
A descriminação linguística não é algo para se deixar de lado, pois ela é um preconceito igual a (pois tudo que é igual é igual a alguma coisa, sendo assim o uso da preposição “a” se torna obrigatória) todos os outros, julga o modo que um indivíduo se comunica, sendo pela escrita ou pela fala. Muitas dessas vezes podem ser enquadrados (enquadradas- sujeito ainda era “descriminação linguística”, que é feminino) como xenofobia, pelo seu sotaque, que ao ponto de vista de quem o julga é errado, fugindo do padrão que ele está habituado a se comunicar.
O sotaque dessas pessoas pode variar, com isso aparentando falar errado, mas na verdade foi o jeito que ela está habituada a falar e isso podendo (pode ou acaba podendo) influenciar na escrita, pois ela irá achar,(não se usa vírgula nesse caso, já que vc estará separando o objeto do verbo) que o modo como fala é o certo e cometera erro(s) na hora de escrever. Com tudo isso, vem a famosa descriminação linguística.
Apesar de a constituição, (não se separa sujeito da ação-vírgula) falar que garante a dignidade moral do indivíduo, muitas pessoas ainda sofrem por esse tal preconceito. Para minimizar tais efeitos, preconceituosos deveriam ser punidos, (e para que) as pessoas com esse problema terem seus direitos garantidos, que haja(m- “auxílios” está no plural) auxílios para locais do brasil (Brasil) onde não há um fácil acesso a escolaridade, ou até mesmo, para os casos mais agravados, uma aula pública e de fácil acesso de fonoaudiologia.
Bom, acredito que você poderia ter se aprofundado mais na introdução, colocando citações ou dados e estatísticas sobre o preconceito linguístico ou sobre a variedade linguística no Brasil. Você poderia ter se aprofundado um pouco mais também no seu desenvolvimento, com pelo menos mais um argumento e algum dado que afirmasse a sua tese, e sobre a sua conclusão, você poderia detalhar mais a sua proposta de intervenção, colocando “como” e “por quem” ela seria executada, por exemplo, por ações do governo (agente) por meio de campanhas, criação de leis, projetos sociais (os meios), e sempre explicar como eles funcionariam, e não apenas citá-los. Gramaticalmente, estar mais atento no uso de conectivos e nas concordâncias verbais e nominais.
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa – entre 80 e 120
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento – 120
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos- entre 80 e 120
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação-120
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos- entre 80 e 120
Nota Final- entre 500 e 600
**Antes de escrever a sua redação, faça um rascunho com suas ideias e separe aquelas que mais se parecem em grupos e assim desenvolva seu argumento ou verifique se elas possuem alguma relação entre si, como de causa e consequência, assim você pode uni-las em um só argumento, dessa forma você cria mais argumentos e enriquece seu texto, já que seu desenvolvimento não vai estar baseado em um só argumento que foi separado em várias ideias parecidas ao longo da redação. E antes de passar a limpo, releia o seu texto verificando se existe coerência entre as ideias apresentadas nos seus parágrafos e argumentos ( se for preciso, você pode mudá-los de lugar para facilitar o entendimento),e veja também se suas frases estão bem “conectadas”( com o uso correto dos conectivos). Espero ter te ajudado!
Preocupação com a saúde mental dos brasileiros
Jenniffer
Como a maioria das pessoas sabem (essa frase está gramaticalmente correta, porém lembrar que de acordo com a norma culta, é preferível* que o verbo, nesses casos, concorde com o singular, que nesse caso representa o ‘coletivo’ do sujeito, que seria ‘a maioria’, que também é o núcleo do sujeito, ficaLeia mais
Como a maioria das pessoas sabem (essa frase está gramaticalmente correta, porém lembrar que de acordo com a norma culta, é preferível* que o verbo, nesses casos, concorde com o singular, que nesse caso representa o ‘coletivo’ do sujeito, que seria ‘a maioria’, que também é o núcleo do sujeito, ficando assim ‘ a maioria das pessoas sabe’, Ex.: A grande parte das pessoas sabe… ou A maior parte dos alunos faltou…), a depressão e a ansiedade não são apenas doenças de adolescente ou algo que a pessoa controla Ambas são doenças graves e merecem toda nossa atenção e apoio. No Brasil este( o certo é ‘esse’, ‘este’ é apenas usado quando o termo ainda não havia sido anunciado anteriormente, ex.: “Esta ideia é interessante: criar um grupo de leitura.” – a ideia foi apresentada logo depois, e “ Ela disse que criaria um grupo de leitura, essa ideia me pareceu interessante.”-a ideia já tinha sido apresentada anteriormente.) problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria ter este assunto.( aqui ficou redundante pois essa ideia já havia sido apresentada anteriormente. – No Brasil este problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria ter este assunto. Essa questão se resolveria se esse termo fosse retirado da frase- No Brasil ‘esse’ problema tem aumentado muito e não tem tido a importância que deveria.)
See lessSegundo as pesquisas da OMS ( aqui eu acho que não precisa do artigo, apenas se fossem especificadas quais pesquisas, ex.: “as pesquisas da OMS que ocorreram de tal data até tal data” ou “ as pesquisas da OMS que tratam sobre tal assunto…”, assim ficaria “ Segundo pesquisas da OMS, a ansiedade afeta 9,3% dos brasileiros) a ansiedade afeta 9,3% dos brasileiros, (pontuação- vírgula) o que significa cerca de 19,4 milhões de pessoas diagnosticadas ( acredito que o melhor aqui seria colocar “que representam cerca de 19,4 milhões de…” – 9%- o verbo concorda com o sujeito, e sendo 9 um número que representa mais de uma unidade, logo fica no plural, se fosse 1%, ficaria “1% representa…”, pois “o que significa” dá uma ideia de “continuação”, “ o que significa 19,4 milhões de pessoas diagnosticadas fazem tal coisa…”, ou “o que significa 19,4 milhões de pessoas têm sido diagnosticadas com ansiedade ou depressão desde 2010(por exemplo)) e este numero(“esse número”, erro na utilização do pronome e acentuação) vem aumentando cada dia mais devido ao problema mundial que estamos vivenciando(não conjugar os verbos na 3° pessoa do plural “nós”, utilize da 3° pessoa do singular – ele, ela- ” problema mundial que é vivenciando atualmente/pela população” , o corona vírus, situação que colocou diversos brasileiros em mais vulnerabilidade a transtornos psicológicos.
Outro ponto que podemos destacar é o fato de cada vez mais, devido a( usa-se crase nesse caso, pois quando o termo ‘devido’ tem sentido de causa/motivo e é seguido por um substantivo feminino, o uso da crase torna-se obrigatório,” devido à dificuldade de estar empregado… levando ao stress excessivo e consequentemente a vulnerabilidade para depressão e ansiedade.” Aqui “a dificuldade de estar empregado” é o motivo que pode levar alguém a ter ansiedade ou depressão.) dificuldade de estar empregado no Brasil, os trabalhadores estão mais focados em seus trabalhos do que no próprio corpo ou família(“nos próprios corpos ou famílias”, pois o sujeito está no plural “trabalhadores”, assim os termos devem concordar em gênero e número com o sujeito), levando ao stress excessivo e consequentemente a vulnerabilidade para depressão e ansiedade.
O autoconhecimento é a chave principal para a prevenção e cura dos transtornos psicológicos, como diz a frase “Ninguém pode destruir o ferro, a não ser sua própria ferrugem”. Ao longo do cotidiano, (pontuação-vírgula) as pessoas colocam esteriótipos (estereótipos) e dizem como as as outras tem que ser, mas somos (3° pessoa do plural ( nós) – “mas todos são diferentes…” – use a terceira do singular(ele,ela))todos diferentes e não importa qual mascara (“máscara”, todas as proparoxítonas são acentuadas) coloquemos, (3° pessoa do plural ( nós) – “qual máscara seja colocada…” – use a terceira do singular(ele,ela) e pontuação- vírgula) sera(será) sempre o mesmo coração, devemos (“ deve-se saber como lidar…”ou “é importante que se saiba como lidar…)saber como lidar com as próprias emoções, e isso é com cada um individualmente( acredito que a estrutura dessa frase poderia ser melhorada, algo como “e essa atitude se trata de uma ação individual.” ).
Devido o fato (aqui “devido” tem o sentido de ‘causa de’, ficando “devido a”+ artigo “o”(pois o substantivo que segue é masculino)=ao, ficando “devido ao fato”) de alem(além- acentuação, e acredito que nesse caso, quando se usa “além”, é usada outra ideia que acrescente alguma informação à primeira, “Devido ao fato de que além do sofrimento da pessoa…, soma-se alguma outra ideia…, ex.:”Devido ao fato de que além do sofrimento da pessoa, esses transtornos podem prejudicar a interação social com outros indivíduos , torna-se de extrema importância que…”)da pessoa vitima desses transtornos, sofrem também os mais próximos, familiares e ate(até- acentuação) a empresa onde o individuo (indivíduo) trabalha, a solução seria promover dias de interação, folga, dia do autoconhecimento nas empresas e escolas alem(além)de sermos(3° pessoa do plural ( nós)) mais empáticos com quem nos rodeia e não esperarmos deles mais do que pode(podem-concorda com ‘eles’ em ‘deles’) dar, não somos perfeitos. (3° pessoa do plural ( nós)),
Estar mais atenta nos seguintes critérios:
– Concordâncias verbais e nominais;
– Utilização dos Conectivos;
– Não utilizar a 3° pessoa do singular;
-Acentuação de palavras;
-Pontuação.
*explorar mais profundamente a sua proposta de intervenção.
Eu corrigi a sua redação dessa forma pra que ficasse mais fácil pra você identificar e entender os seus erros, espero que tenha ajudado! Obs.: se houver algum erro na minha correção, eu peço que me corrijam por favor.