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O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura
JaneF
Olá, Nilo! Vou fazer alguns apontamentos sobre sua dissertação. Antes de mais nada, parabéns pelo texto e pela perseverança em aprender. 1️⃣ Na novela ‘’Travessia’’ [,] foi apresentado [,] pela primeira vez [,] um personagem com vício em tecnologia especificamente em jogos [,] e era notável o quantoLeia mais
Olá, Nilo!
Vou fazer alguns apontamentos sobre sua dissertação.
Antes de mais nada, parabéns pelo texto e pela perseverança em aprender.
1️⃣ Na novela ‘’Travessia’’ [,] foi apresentado [,] pela primeira vez [,] um personagem com vício em tecnologia especificamente em jogos [,] e era notável o quanto essa enfermidade era prejudicial para a vida do rapaz.
▪️Nessa frase vi usou alguns adjuntos adverbiais deslocados, eles quando nessa condição e de longa extensão devem vir sinalizados por vírgula. O que RECOMENDO que considere de longa extensão de 3 palavras para cima.
▪️ A vírgula que coloquei antes do E é facultativa, foi primor pela clareza, já que os sujeitos das orações são diferentes, nesse caso, é melhor colocar.
▪️Com isso [,] é notório que esse não é um caso criado pela mídia, mas sim a realidade, em que milhares de jovens e crianças estão inseridos.
2️⃣
▪️Diante disso, é necessário pensar as causas para que as crianças da atualidade entejam [estejam] entrando [,] de forma cada vez mais precoce [,] em contato com as tecnologias atuais.
Reescreveria a frase assim:
[ Diante disso, é necessário pensar as causas que levam as crianças a entrar, de forma precoce, em contato com as tecnologias atuais.]
▪️ Uma dessas inúmeras causas seria a crescente violência que está cada vez mais visível na contemporaneidade, logo [a qual] impossibilita as crianças [,] viventes em bairros mais perigosos [,] brincarem na rua ou saírem com os amigos, então para que os filhos não entrem em contato com a crescente criminalidade os pais vêm tendo o comportamento de entregar um celular para os seus filhos cada vez mais cedo.
🔳 Você faz uma repetição semântica nesse período, que por sinal está longo, perceba [crescente] e [cada vez mais], essas duas estruturas dão a mesma ideia e uma seguida da outra não ficou legal, optaria por uma, na verdade, pela primeira só. Agora que vi, que no fim do período tem mais um [cada vez mais]. Tome cuidado que isso pode deixar o texto prolixo.
3️⃣
▪️Somado a isso, é visível que essa ação [,] anteriormente exposta [,] é totalmente prejudicial as crianças, já que elas não possuem maturidade nem idade o suficiente para saber os perigos que possam existir disfarçados na internet. Atualmente a pedofilia presente nas redes sociais está ganhando uma maior notoriedade[repetição semântica], já que é comprovado que diversos criminosos se aproveitam dessa grande exposição que as crianças estão sujeitas na era da cibercultura para cometerem seus crimes virtuais. Sendo assim, é preciso afirmar que esse excesso de tecnologia na infância traz diversas consequências que podem influenciar toda a vida do indivíduo, já que [evite repetição de conectivo] os mesmos se tornam mais [repetição semântica] suscetíveis a ter ataques de raiva, problemas de visão devido ao excesso das telas, a perca de habilidades sociais e por fim o agravamento ou surgimento de doenças psicológicas como depressão e ansiedade.
▪️ Mesmo é pronome demonstrativo, ele não pode ser usado para substituir ou retomar um termo anterior. Ele é usado para reforçar uma ideia. Por exemplo: saio com as MESMAS amigas todo fim de semana. Nesse exemplo o MESMAS está reforçando amigas, mas de modo algum as substituído.
4️⃣
Portanto, para haver a diminuição do uso precoce de tecnologia [,] é necessário que o Governo Federal promova a implementação de uma lei que proíba a utilização excessiva de meios tecnológicos por crianças, sendo os pais responsabilizados se essa nova lei for transgredida. E também é necessário que na figura do Ministério da saúde e do Ministério da educação sejam realizadas palestra[s] direcionadas aos adultos e comandadas por profissionais da saúde para que assim haja a exibição das consequências que essa ação possa trazer para o futuro das crianças.
▪️ Adicionei a vírgula na primeira frase desse parágrafo, porque você antecipou uma oração subordinada adverbial final, toda oração antecipada deve ser pontuada.
▪️Evite começar o período com a conjunção E.
🟣 Comentário geral.
Acho que você tem ideias, e elas são interessantes, porém elas poderiam estar melhor organizadas.
Sobre isso minha dica é vc fazer uma organização das ideias antes de escrever.
Tento organizar as minhas assim:
1 – coloco só nomes que vem no meu pensamento a respeito do tema.
2 – Verifico quais nomes são do mesmo campo de ideia.
3 – formo a frase com a ideia dos nomes que selecionei.
Por exemplo:
Lista -> Cibercultura, internet, infância, pais, brincadeira, celular, mobilidade, obesidade, sistema cognitivo, fala, desenvolvimento, …
Seleção -> celular, mobilidade, obesidade, sistema cognitivo, desenvolvimento.
Orações -> A mobilidade comunicacional promovida por todo aparato tecnológico atual, sobretudo pelos smartphones, expõe toda a humanidade a interconexão e promove a cibercultura. Esse cenário, é um problema no que tange à exposição das crianças, as quais são seres em desenvolvimento, dentre as consequências estão obesidade infantil e piora na formação do sistema cognitivo.
Daí eu seguiria com exemplos….esse é seria um parágrafo de desenvolvimento, em que escolhi falar sobre as consequências na saúde das crianças.
Veja que ele traz tudo que selecionei das ideias que listei.
Tente fazer isso, talvez ajude!
No mais, reforçaria os conhecimentos sobre o uso da vírgula, das conjunções, dos pronomes demonstrativos e relativos.
See less(CONCURSO – 20 PONTOS) Dificuldade no uso de tecnologias
JaneF
Olá, Sayko. Tudo bem? Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto! Vou tentar lhe ajudar! Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok? Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínLeia mais
Olá, Sayko. Tudo bem?
Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto!
Vou tentar lhe ajudar!
Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok?
Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínio, de boa!
E, tendo dúvidas, fico à disposição para trocar ideias.
Minha análise a respeito de sua dissertação será dos pontos: correção gramatical e ortográfica; avaliação da abordagem do tema.
Em janeiro de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o mundo estava sofrendo uma pandemia global, e com ela o afloramento de problemas além, é claro, da saúde física e mental. [1] Notou-se o desenvolvimento maior de relações, trabalhos e ensinos a distância a partir da internet, tendo em vista o isolamento necessário da população mundial. Destarte, é imprescindível destacar a desigualdade de acesso a internet, assim como o baixo interesse por parte dos estudantes, o que provoca uma maior evasão escolar.[2]
######INTRODUÇÃO – Dificuldade no uso de tecnologias
[1] Senti falta de um elemento de ligação, cuidado com a microestrutura. Talvez um que dê ideia de consequência ou de sequência.
[2] Achei um pouco confuso, usou um conectivo concluso para uma problemática que não foi levantada no sentido da conclusão. Começou falando de alhos e terminou em bugalhos.
Insta ressaltar, mormente, que de acordo com o IBGE [1] (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) um a cada quatro brasileiros não estão interidos [2] na internet, demonstrando assim como a desigualdade atinge a população em todos os níveis. Dessa forma, investimentos para alcançar as populações carentes e mais distantes dos grandes centros são importantes, pois a premissa da educação é ser igual para todos, e isso fundamenta a impiedosa [3] função da internet no que se refere a aproximação [4] das pessoas. Logo, é imprescindível que as verbas públicas sejam usadas de forma mais consciente, para que os indivíduos tenham seu deleite [5] assegurado.
######DESENVOLVIMENTO 1
[1] Se não for mais usar no texto , prefira só utilizar nome por extenso, isso economiza espaço. A sigla usamos para utilizar em outro ponto do texto sem precisar escrever tudo de novo.
[2] Essa palavra não tem no VOLP, de qualquer forma prefira usar palavras mais simples e menos rebuscadas. Faça uso de outra palavra menos conhecida somente se tiver de buscar por sinônimos.
[3]Tome cuidado de não trazer adjetivos subjetivos (o que é piedoso para você pode não ser para todos, e geralmente não é) para o seu texto, sem explicar o que eles significam para você. Isso enfraquece o argumento.
[4] Crase
[5] Seria direito?
[6] No geral, argumentos bons.
Outrossim, vale ressaltar que a evasão escolar, em sua grande maioria, é provocada pela dificuldade do acesso a educação [1] e informação [2]. Nesse viés, é válido destacar a necessidade de investimentos no suporte escolar das escolas públicas, que muitas vezes dispõe do acesso, porém não tem a estrutura necessária para o uso correto e proveitoso do mesmo [3]. Por conseguinte, torna-se relevante pontuar que com um uso melhor das tecnologias, o ensino seria mais leve e atrativo.
######DESENVOLVIMENTO 2
[1] crase, cuidado que a regência do verbo acessar é diferente da do nome acesso.
[2] faltou paralelismo em relação ao artigo, se colocou artigo em uma enumeração em um elemento deve colocá-lo em todos. Ficando: …dificuldade do acesso à educação e à informação.
[3] é incorreto usar mesmo desta forma, para substituir o termo anterior.” Mesmo” é usado para dizer que é igual. Exemplo: Saio com as mesmas amigas todos os fins de semana.
[4] Gostei da argumentação desse parágrafo também.
Infere-se, portanto, a necessidade de um maior desenvolvimento no uso das tecnologias, visando [1] diminuir a dificuldade. Nesse contexto, é impiedoso[2] que o poder público, por intermédio de verbas públicas, aumente o repasse como também atribua aos professores a oportunidade de uma maior capacitação e desenvoltura no ensino a distância, com cursos, vídeos, materiais de apoio, com o fito de proporcionar um ensino mais atrativo e dinâmico para os estudantes, diminuindo assim a evasão escolar. Assim, a perspectiva da tecnologia complexa e a máximo do ensino de qualidade para todos, [3] formentarão o bem-estar social.
######CONCLUSÃO
[1] Salvo engano, VISAR no sentido de ALMEJAR e transitivo indireto. Daí ficaria…visando a diminuir..
[2] Seria imperioso?
[3] O que fomentará bem-estar? a perspectiva e o máximo. Por tanto, são sujeitos do verbo formatar e não separa o verbo de seu sujeito. Suprima a vírgula.
######COMENTÁRIO GERAL
Texto bem estruturado, com repertório e bom uso da norma culta.
Fim!
Espero ter ajudado, pelo menos, o tanto que a análise de sua redação me ajudou.
Agora é a sua vez de JULGAR, avalie se minha dedicação merece ser a MELHOR CORREÇÃO. Não ficarei triste se o título for para outro colega, contudo é muito importante avaliar, pois incentiva correções melhores.
Até a próxima!
See less“As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil”
JaneF
Olá, Closet. Tudo bem? Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto! Vou tentar lhe ajudar! Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok? Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocíLeia mais
Olá, Closet. Tudo bem?
Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto!
Vou tentar lhe ajudar!
Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok?
Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínio, de boa!
E, tendo dúvidas, fico à disposição para trocar ideias.
Minha análise a respeito de sua dissertação será dos pontos: correção gramatical e ortográfica; avaliação da abordagem do tema.
Em maio de 2023 [1]ocorreu o casamento entre o prefeito Hissam Houssein de Araucária (PR) de 65 anos e uma adolescente de apenas 16 anos, sendo o caso inclusive noticiado pelo G1. [2] infelizmente, esse é somente um exemplo de casamento infantil no Brasil. Logo, faz-se crucial a análise das suas causas e consequências, as quais [3] destacam-se: a negligência estatal e o apoio à pedofilia.
INTRODUÇÃO
[1] vírgula, adjunto adverbial de tempo deslocado;
[2] Maiúscula;
[3] Próclise, o pronome relativo atrai o se para antes do verbo.
Primeiramente, é importante destacar a débil ação do Estado como causadora do problema. Só para ilustrar [5], segundo uma pesquisa da Plan International Brasil e da Flascso, o Brasil é o quarto país no mundo com maior índice de casamentos com crianças. Nesse sentido, isso [1] deve-se em grande parte [2] porque a Constituição Federal de 1988 permite o matrimônio com menores [3] de 16 anos com a autorização dos pais. Ou seja, o Governo Federal além de não tomar medidas para barrar o impasse, também efetivamente o permite. Em conclusão, é notável a inoperância Pública. [4]
#####DESENVOLVIMENTO 1
[1] Próclise, o pronome demonstrativo atrai o se.
[2] Vírgula, para separar oração subordinada
[3]Cuidado, a Constituição não fala isso. A bem da verdade, não sei o texto legal, mas sei que o casamento só é permitido legalmente a partir de 16 anos e com o consentimento dos pais.
[4] Minúscula
[5] Cuidado, você não pode “falar” com o leitor. Parece-me que assumiu um tom de palestrante aqui.
Segundamente [1], as consequências do empecilho também urgem ser consideradas. Exemplificando[3], na animação “Aladdin” da “Disney” a princesa Jasmine, de 15 anos, é forçada a se casar com um homem que claramente já a desejava a muito tempo.[2] Seguidamente, a normalização efetuada tanto pela Máquina Pública [4] quanto pela própria sociedade, de adultos sentirem atração por crianças é um incentivo e perpetuação da pedofilia. Ademais, muitas vezes o casamento infantil vem acompanhado de gravidez de alto risco, evazão escolar e violência doméstica. Enfim, é inadmissível que esse cenário perdure.
######DESENVOLVIMENTO 2
[1] Ficou visualmente feio, usar primeiramente e segundamente.
[3] Mais uma vez achei o tom palestrante, antecipando seus passos para um “público” acompanhar.
[2] Mesmo do item 1.
[4] minúsculo
Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver a conjuntura. Isto é, o poder legislativo deve tornar absolutamente ilegal o casamento com menores de idade, por meio de um projeto de lei a ser entregue a câmara dos deputados. Além disso, o Conselho Tutelar, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente travessão – ECA – carece de garantir que os jovens já casados tenham acesso a saúde, educação e segurança. Por fim, essas ações teriam a finalidade que [1] evitar com que eventos como o de Hissam Houssein voltem a se repetir na nação verde-amarela.
######CONCLUSÃO
[1] de
De modo geral, achei o texto fraco, pois seus argumentos não foram apresentados de acordo com o modelo dissertativo pede e, também, ou são inverídicos ou não sustentados.
Ao ler seu texto lembrei do meu primeiro texto aqui na plataforma, bem confuso.
Por isso, vou te dar de presente um dos meus tesouros: um link para uma aula com uma das minhas professoras preferidas. Mas não qualquer professora, ela foi eleita simplesmente a melhor do Brasil.
O link: https://www.youtube.com/watch?v=py1frhQEmGs&list=PLPCnFvuqrjMwsFS6UahcyXFcVhs_bmi33&index=3
Lembre-se é escrevendo que se aprende a escrever.
Fim!
Espero ter ajudado, pelo menos, o tanto que a análise de sua redação me ajudou.
Agora é a sua vez de JULGAR, avalie se minha dedicação merece ser a MELHOR CORREÇÃO. Não ficarei triste se o título for para outro colega, contudo é muito importante avaliar, pois incentiva correções melhores.
Até a próxima!
See lessOs limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.
JaneF
Repostei pois identifiquei muitas incorreções em minha escrita. Tentando praticar texto de gaveta. Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto! Vou tentar lhe ajudar! Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok? Caso qLeia mais
Repostei pois identifiquei muitas incorreções em minha escrita. Tentando praticar texto de gaveta.
Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto!
Vou tentar lhe ajudar!
Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok?
Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínio, de boa!
E, tendo dúvidas, fico à disposição para trocar ideias.
Minha análise a respeito de sua dissertação será de: correção gramatical e ortográfica; avaliação da abordagem do tema.
“No conto “O Sonho de um Homem Ridículo” [4] é retratado um narrador que sonha com uma sociedade perfeita. Paralelamente à obra, constata-se que a realidade brasileira não está de acordo com a ideologia da obra [1], uma vez que os brasileiros não respeitam os limites entre liberdade de expressão e discurso de odio[2], que culmina na imperfeição do corpo social brasileiro. Desse modo, a ausência de simpatia [3] entre os cidadãos e a ineficácia jurídica se tornam aspectos relevantes para a problemática.“ [4] [5]
INTRODUÇÃO:
[1] Ficaria melhor se colocasse [a ideologia retratada por meio da obra]. Ou [a ideologia do autor]. Porquê?Tive a impressão de você ter dado traços animados a seres inanimados. Cuidado para não trazer esse tipo de recurso para seu texto dissertativo-argumentativo. Em outros tipos de texto isso pode ocorrer de boa, entretanto em dissertativo-argumentativo é melhor evitar porque ele tem como principal função da linguagem a referencial ou denotativa, a qual tem como objetivo informar com clareza. Diferentemente da poesia, por exemplo, que tem como objetivo causar estranhamento, fazendo uso da função poética.
[2] Faltou o acento agudo de ódio, uma vez que é uma palavra: paroxítona terminada em ditongo (ó-dio) ou poderia pensar proparoxítona aparente (ó-di-o), daí todas as proparoxítonas são o acentuadas.
[3] [Empatia] ficaria melhor para o contexto, já que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Enquanto [simpatia] é mais uma questão de afinidade.
[4] Traria mais legitimidade se tivesse trazido o nome do autor expresso no texto.
[5] De forma geral, a introdução esta bem estruturada: com o uso de técnica por meia da abordagem de obra literária; com uso correto dos conectivos, com respeito ao paralelismo sintático e ortográfico.
DESENVOLVIMENTO 1
“Primeiramente, é cabível salientar que a falta de empatia”[2] contribui para a mazela. Nesse sentido, segundo a frase do dramaturgo Carlo Goldini, “Os homens sempre foram mais no ódio do que no amor”[3]. A partir disso, se faz notório a veracidade da frase do dramaturgo, haja vista a crueldade e a violência das mensagens destinadas, sobretudo virtualmente por jovens, a negros e membros da comunidade LGBTQIA[4] que não são investigadas devida a falsa crença de que esses discursos são opiniões pessoais, o que gera ódio e insegurança entre os indivíduos. Logo, [5] a ignorância e o preconceito prevalecem.”[1]
[1] Parágrafo bem estruturado: dando progressividade ao texto; escrito em terceira pessoa; usando: voz passiva, orações subordinada substantiva; cuidando da concordância verbal e nominal.
[2] Entendi agora porque preferiu usar simpatia na introdução, mas ainda assim mantendo minha orientação, aqui poderia ter usado solidariedade.
[3] Aqui há lacuna argumentativa, vejamos:
Nesse sentido, segundo a frase do dramaturgo Carlo Goldini, “Os homens sempre foram mais no ódio do que no amor”[3]. Segundo ele o quê?
O que vem antes desse período é sua opinião (tópico o frasal (TF)); depois do argumento de autoridade que destaquei, deve ser usado para sustentar a sua defesa sobre o TF, porém em seu texto teve isso nesse trecho. Não pode vir assim, sem nenhum acréscimo de algo de sua autoria coadunando com o argumento de autoridade apresentado.
[4] Seria melhor ter coloca o +, ficando: LGBTQI+ .
[5] O uso dessa virgula que aqui faz é facultativa e denota ênfase, seria melhor não usar em redação. Isso mostrará o seu domínio das regras e adequação delas aos vários tipos de texto. Relembro que o uso obrigatório de vírgula para separar orações coordenadas adversativas e conclusivas é antes do conector e não depois. Sendo que o único conector em que é proibido usar vírgula depois dele é o MAS. Logo os outros admitem uso facultativo para dar ênfase.
DESENVOLVIMENTO 2
Ademais, é válido destacar que a fragilidade dos marcos legais corrobora para a temática. Sob esse viés, segundo a antropóloga Lilia Schwarcz, há uma prática de eufemismo em determinados problemas. Diante disso, se faz perceptível que a atual sociedade brasileira confirma tal pressuposto, visto que, como salienta a magistrada Paula Ramalho em entrevista para o programa C.BPoder, a suavidade com que os crimes de ódio são tratados colabora para estes serem tidos como “nos limites da liberdade de expressão”. Dessa maneira, enquanto as autoridades forem inertes em relação ao problema, os indivíduos continuarão impunes pelos seus crimes de ódio.[1]
[1] Nesse paragrafo também há lacuna argumentativa. Quando você traz os argumentos de autoridade em SEU texto, é como se você estivesse dando voz a outros pensadores dentro do SEU texto, mas o texto ainda é SEU, portanto a voz principal voz deve ser a SUA. Dica: poderia ter dado exemplos concretos de como a fragilidade dos marcos prejudica as vítimas, é uma forma de preencher lacuna argumentativa.
CONCLUSÃO
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, cabe ao Poder Executivo [1] assegurar a devida investigação e punição contra crimes de discurso de ódio e promover anúncios, por intermédio de parcerias com canais midiáticos, que disseminem a empatia para o público com a finalidade de garantir que os cidadãos não ultrapassem os limites de liberdade de expressão e respeito. Quiçá, nessa via, o cenário pensado pelo narrador de “O Sonho de um Homem Ridículo” se assemelhará com a do país.
[1] No sistema presidencialista, no qual o Brasil se enquadra existe divisão dos poderes (legislativo, executivo e judiciário), cada qual com uma função precípua. O poder que você citou tem como função ao principal administrar. O mais adequado para finalidade que colocou, qual seja, investigar e punir, é o judiciário que detém o poder de polícia. Ademais essa solução destoa um pouco da problemática levantada por você de que os marcos legais são frágeis, se foi esse o seu argumento você deve tentar resolve-lo e se com uso de algum poder, esse seria o legislativo, que tem como função principal legislar.
Fim!
Espero ter ajudado, pelo menos, o tanto que a análise de sua redação me ajudou.
Agora é a sua vez de JULGAR, avalie se minha dedicação merece ser a MELHOR CORREÇÃO. Não ficarei triste se for o título for para outro colega, contudo é muito importante avaliar, pois incentiva correções melhores.
Até a próxima!
See lessMercado de trabalho: desafios enfrentados por pessoas com deficiência – Estilo Enem – Reescrevendo última redação
JaneF
Estava fazendo a revisão quando enviou. :( Segue a corrigida. Olá, Aretha! Tudo bem? Vou tentar lhe ajudar, peço que avalie a correção no sentido de só reter o que fizer sentido para você. Ok? Antes de começar, só um adendo: também acredito que a reescritura traz muitos benefícios. Tô tentando fazerLeia mais
Estava fazendo a revisão quando enviou. :(
Segue a corrigida.
Olá, Aretha! Tudo bem?
Vou tentar lhe ajudar, peço que avalie a correção no sentido de só reter o que fizer sentido para você. Ok?
Antes de começar, só um adendo: também acredito que a reescritura traz muitos benefícios. Tô tentando fazer isso por meio da mesma publicação, mas republicar talvez dê mais certo, apesar de gastar mais pontos. Vou tentar com minhas redações.
Bem, vamos lá!
INTRODUÇÃO:
Para Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. No entanto, diante das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no mercado de trabalho[1] essa realidade é impossibilitada [2], já que o preconceito e o desinteresse social ocasionam a exclusão e a privação de direitos desse grupo[3]
**De forma geral achei a introdução muito boa, fez correto uso de citação literal com uso de aspas, pertinente e atrelado ao tema.
Possíveis erros numerados no trecho:
[1] Aqui você tem uma oração adverbial deslocada, precisa vir isolada por pontuação (ex. vírgulas/ travessões) quando nessa condição.
Explicando a regra que fiz alusão em [1]: o lugar das orações adverbiais são no fim do período (período vai da letra maiúscula até o ponto final), se for deslocada para o início ou meio do período deve vir isoladas.
[2] o uso verbo impossibilitar flexionado como “impossibilitada” pede complemento com preposição. Vejamos:
“X” está impossibilitado DE algo.
Ex: …essa filosofia é impossibilitada DE concretização.
De concretização é o complemento preposicionado do verbo.
Atenção: Troquei por filosofia porque, se fosse realidade, ela já estaria sendo vivida.
[3] ausência de pontuação no fim do período.
D1
Com efeito, cabe destacar que as dificuldades para inserção de PCDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho são ocasionadas, inegavelmente, pelo preconceito e pelo desinteresse social, já que, ainda que se trate de uma realidade conhecida, nenhuma medida efetiva é tomada para reverter tal situação[1]. Nesse viés, reconhecendo o descaso com os sujeitos em questão, o contexto se encaixa na tese da pensadora Simone de Beauvoir, onde [2] ela afirma que “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.”. Dessa forma, evidencia-se que os agentes causadores [3] da problemática normalizam uma situação degradante e que ferem a dignidade humana, uma vez que dificultam o acesso ao trabalho por preceitos[4].
[1] Achei o argumento fraco, visto que tanto no funcionalismo público como no privado existem medidas para que os PCDs sejam integrados ao mercado de trabalho. Você poderia até dizer que são insuficientes, mas negar a existência deles pode parecer desconhecimento da realidade atual. Cuidado nesse ponto.
[2] O pronome relativo ONDE só retoma lugar. Você poderia ter usado: na qual.
[3] Aqui você deixa lacuna na sua argumentação, quem são esses agentes. Coloca dúvida na cabeça do seu corretor. E ele espera ler sua redação para encontrar respostas.
[4] Acredito que queria dizer preconceitos.
D2
Ademais, sabe- se[1] que a constituição de 1988, artigo 5°, defende que perante a lei todos têm direitos iguais. No entanto, fica explícito que as pessoas com deficiência estão fadadas a viverem exclusão social e privação dos seus direitos, uma vez que, inevitavelmente, são impossibilitadas de ofertarem sua mão de obra e garantirem forma de [2] sustento. Além disso, é fato que por essas razões ao terem sua dignidade ferida há também a queda de autoestima e da manutenção da saúde física e emocional. Logo, 24% da população brasileira[3], segundo o IBGE, são impedidos de contribuir da melhor maneira possível com a produção econômica do país e de exercerem livre cidadania.
[1] Não pode haver espaço entre o hífen e o se. A regra de colocação pronominal exige que para ênclise esteja junto.
[2] Aqui, eu trocaria o “forma de” por “seu”.
[3] Aqui, fiquei com dúvida se esse dado é referente a toda a população ou sobre a população portadora de deficiência. Se for sobre a população brasileira toda, não achei tão pertinente ao tema. Se não for, precisa deixar mais claro que se refere a esse grupo.
Conclusão
Portanto, é de extrema necessidade a superação dos desafios supracitados. Logo, cabe ao Ministério do Trabalho[4] promover melhor fiscalização dos ambientes profissionais, por meio de leis já existentes como a Lei de Cotas para PDCs [1], de 1991, por exemplo, a fim de que haja melhor inserção dos sujeitos[2], posto que é de responsabilidade do estado[3] garantir o bem-estar social para todos. Assim, enfim a tese de Platão pode ser aplicada.
[1] Aqui, há uma contradição com um ponto que eu havia sinalizado, acho que no D1.
[2] Aqui, não fica claro quais sujeitos, quando começamos novo parágrafo precisamos meio que zerar as ideias e não ao mesmo tempo dar continuidade. Parece contraditório, sei disso. Entretanto, isso ajuda a não fugir do tema. Somado a isso, não consegui ver uma paráfrase clara em relação aos deficientes. Poderia ter usado, grupo marginalizado. Daí você pode pensar, Jane, qual a diferença? A diferença reside, minha amiga, em que durante o seu texto só foi citado um único grupo marginalizado. Enquanto sujeitos têm mais um referente.
[3] Existe diferença entre Estado ( o Estado é o Estado soberano, “junção” de várias instituições) e estado (estado é o estado ente federativo, ex. estado do Rio de Janeiro). Acredito que quis dizer Estado e não estado.
[4] Citou o ministério, cita o nome completo: Ministério do trabalho e emprego. Até para demonstrar que você sabe que houve reestruturação do referido órgão.
**Por último, em relação ao texto todo, fiquei com dúvida se você fez a redação tendo como apoio textos motivadores. Fez?
Digo isso, porque nos textos motivadores existem pistas de como “devemos” nos posicionar. Por exemplo, se os textos trouxerem aspectos positivos em relação ao tema, seria melhor ir pelo mesmo caminho. Pode ir pelo caminho oposto, sim! Contudo, o texto terá que ser o mais tops dos tops, para convencer o seu corretor e ir contra algo que, geralmente, é aceito pela sociedade.
Fim!
Parabéns pelo texto, continue praticando!
Se achar que mereço, avalie minha correção como a melhor!
See less(ENEM) “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”
JaneF
Oi, kaline. Tudo bem? Vou tentar ajudar como posso, avalie a correção no sentido de só fixar no que fizer sentido para você, ok? Li a sua redação e vi que você sabe falar sobre adoção. Contudo, aprendi que não basta sabermos falar sobre um assunto, temos que analisar como ele se põe para que possamoLeia mais
Oi, kaline. Tudo bem?
Vou tentar ajudar como posso, avalie a correção no sentido de só fixar no que fizer sentido para você, ok?
Li a sua redação e vi que você sabe falar sobre adoção. Contudo, aprendi que não basta sabermos falar sobre um assunto, temos que analisar como ele se põe para que possamos dissertar sobre e não fugir ou tangenciar o tema. Como assim Jane? Vou explicar melhor.
O tema da sua redação é “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”, no entanto não vi em nenhum de seus parágrafo as palavras desafios, promoção e cultura ou palavras dentro do mesmo campo semântico das que citei.
Aprendi isso, de analisar cada palavra do tema com cuidado, com professores diferentes, os quais apregoam que devemos usar tais palavras ao longo do texto para que possamos não fugir do tema. De preferência, elas devem vir na introdução.
Tem, um vídeo de mais ou menos uma hora no YouTube que fala sobre isso, vale super a pena o tempo despendido. Vou deixar o link, caso tenha interesse: https://m.youtube.com/watch?v=Z4VOk_TLleM
Dado essa percepção geral, acrescento que senti falta de um repertório na introdução, ainda mais porque você o tinha, visto que o referenciou na conclusão: a Constituição. Você poderia tê-la usado na introdução e a retornado na conclusão.
Outro ponto, que também já sofri aqui com isso, é a forma que o texto fica depois de editarmos na plataforma. Tente dar ENTER entre os parágrafos para melhor visualização de onde eles começam e terminam. Sua introdução, por exemplo, não sei se terminou sem ponto final e com um só período, ou se foi erro ao digitar a redação.
Caso você a tenha feito com um só período (período começa a letra maiúscula e vai até a pontuação, como ponto continuativo, interrogação…), tente segmentar em mais períodos, usando os meios de coesão textual.
Bem, fico por aqui.
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RELAÇÃO DE BRANCOS E INDÍGENAS BRASILEIROS
JaneF
Olá, primeiramente quero agradecer por deixar-me praticar correção em sua redação e por último parabenizá-lo por ela. Vamos lá! Análise do 1º parágrafo: "A Carta Magna do Estado brasileiro, vigente atualmente, assegura a todos os cidadãos o princípio de isonomia, ou seja, todos os cidadãos são iguaiLeia mais
Olá, primeiramente quero agradecer por deixar-me praticar correção em sua redação e por último parabenizá-lo por ela.
Vamos lá!
Análise do 1º parágrafo:
“A Carta Magna do Estado brasileiro, vigente atualmente, assegura a todos os cidadãos o princípio de isonomia, ou seja, todos os cidadãos são iguais perante a lei, a ter os mesmos direitos e deveres. Entretanto, atualmente enfrenta entraves não só no que concerne a Questão Indígena no Brasil, mas também, principalmente no que tange a relação de brancos e indígenas brasileiros. Portanto, torna-se crucial a análise de causas e consequências do impasse, as quais destacam-se, respectivamente: A exclusão sociocultural dos povos originários por parte da sociedade brasileira e a inoperância estatal.”
* Em “a ter os mesmos direitos e deveres.” eu reescreveria como: “tendo os mesmo direitos e deveres.” E retiraria a vírgula que antecede o verbo, pois ela está separando o sujeito do verbo.
* Em “Entretanto, atualmente enfrenta entraves não só no que concerne a Questão Indígena no Brasil, mas também, principalmente no que tange a relação de brancos e indígenas brasileiros.”
Fiquei com a dúvida de quem enfrenta? Não está explícito o sujeito. Trocaria por enfrentamos, assim o sujeito ficaria oculto, sendo nós ou colocaria “enfrentam”, ficando “eles enfrentam” resgatando a ideia de cidadãos.
* Em no que concerne a Questão Indígena no Brasil, não vejo justificativa para uso de maiúscula em “questão indigina”.
* Em “Portanto, torna-se crucial a análise…”. É bom evitar o uso de conjunção conclusiva na introdução.
* Olhando para o lado do sentido, a questão indigena não é a mesma coisa para todos e seria bom se ficasse claro o que ela é para você. Já que desejamos saber a sua opinião em uma redação. Tal posicionamento esperei ver no ponto em que escreve: “principalmente no que tange a relação de brancos e indígenas brasileiros”
*Em “respectivamente: A exclusão sociocultural… “. Tiraria o respectivamente, até por não notar a simetria na defesa nos demais parágrafos. E após dois pontos seguiria com letra minúscula.
O parágrafo ficaria mais claro, acho, se assim fosse reescrito:
“A Carta Magna do Estado brasileiro, vigente atualmente, assegura a todos os cidadãos o princípio da isonomia, ou seja, todos os cidadãos são iguais perante a lei tendo os mesmos direitos e deveres. Entretanto, atualmente enfrenta entraves principalmente no que tange a relação de brancos e indígenas brasileiros, com os últimos sofrendo discrimação, negação de sua cultura e invação em seus territórios. Na busca do ideal constitucional, torna-se crucial a análise de causas e consequências do impasse, as quais destacam-se: a exclusão sociocultural dos povos originários por parte da sociedade brasileira e a inoperância estatal frente ao sofrimento indigina.”
Análise do 2º parágrafo:
* Em “Em primeiro lugar, é indispensável analisar o papel do Estado como impulsionador da problemática supracitada.” Aqui que senti falta de simetria com o respectivamente, pois não começa a defender o primeiro argumento que começa na introdução.
* Em “que consiste na falsificação de documentos para, ilegalmente, usurpar terras públicas com o objetivo de apropriação privada.” Não explicaria grilagem, tornaria o texto expositivo. Além disso, uma dica é que os adjuntos adverbiais pequenos podem ser deslocados sem o uso de vírgula, creio que ficaria mais fluido se assim o fizesse com no emprego do ilegalmente.
* Em “Não há dúvidas de que os grileiros são hoje uma das maiores ameaças aos indígenas no Brasil, são os principais responsáveis pelo cenário de tensão no campo e responde pelos mais bárbaros conflitos. ” Colocaria o verbo “respondem”, no plural, pois entendi que quem responde são os grileiros. E depois de “Brasil, ” eu colocaria uma conjunção de causa, exemplo “já que”.
Lembrando que para usar a relação de causa a consequência precisa estar no mesmo período. Entende-se:
Primeiro os grileiros são principais responsáveis pelo cenário de tensão no campo e responde pelos mais bárbaros conflitos (CAUSA)
Para depois: Não haver dúvidas de que os grileiros são hoje uma das maiores ameaças aos indígenas no Brasil. (CONSEQUÊNCIA)
*Em “impactos do agronegócio e, por consequência, da grilagem de terras.” Aqui para manter a correspondência colocaria preposição para ficar: são impactos DO agronegócio e DA grilagem.
O parágrafo ficaria mais claro, acho, se assim fosse reescrito:
Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, no livro “Instituições Zumbis”, a inoperância estatal é o principal causador de conjunturas sociais ocorrentes em uma nação, pois ao negligenciar os problemas sociais, o Estado se isentaria da responsabilidade de propor uma solução à problemática. Nesse sentido, é indispensável analisar o papel do Estado como impulsionador da problemática supracitada. O abandono do Estado, certamente, deixa os nativos brasileiros expostos aos impactos do agronegócio e, por consequência, da grilagem de terras. Não há dúvidas de que os grileiros são hoje uma das maiores ameaças aos indígenas no Brasil, já que são os principais responsáveis pelo cenário de tensão no campo e respondem pelos mais bárbaros conflitos. Tem-se como exemplo o desaparecimento de indígenas da reserva Yanomami na Amazônia.
Análise do 3º parágrafo:
Em “Nota-se, que devido a falta de reconhecimento sobre a autonomia e…”. Retiraria a vírgula, pois o que é uma conjunção integrante e a vírgula está separando o sujeito do verbo que neste caso é oracional. Nota-se ISTO. Sendo ISTO a oração [que devido a falta de reconhecimento sobre a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas por parte da sociedade brasileira, persiste assim, a exclusão sociocultural dos povos originários no Brasil]. Semelhantemente, retiraria a vírgula depois antes de “persiste”, pois separa o verbo do objeto direto. Na ordem direta a construção ficaria assim. Nota-se que a exclusão sociocultural dos povos originários no Brasil persiste devido a falta de reconhecimento sobre a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas por parte da sociedade brasileira.
Em ” Todavia, os nativos brasileiros lutam pela de”. Aqui pensei que o seu intuito seria usar uma conjunção concessiva e não adversativa. Se assim for, o melhor seria ter usado “embora”
O parágrafo ficaria mais claro, acho, se assim fosse reescrito:
Ademais, nota-se que a exclusão sociocultural dos povos originários no Brasil persiste devido a falta de reconhecimento sobre a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas por parte da sociedade brasileira. Corrobora o fato que a bancada ruralista, ocupada por pessoas brancas no Congresso Nacional, vem tomando terras indígenas para alocar sua atividade comercial. Desse modo, “assassinando” direitos, por intermédio da caneta, atitude esta que não é condizente com a função do Estado na sociedade. Embora, os nativos brasileiros lutem pela demarcação de terras que são suas por direito.
Análise do 4º parágrafo:
Aqui os problemas que encontrei foram basicamente colocação de vírgula.
E alguns de regência. Como por exemplo: quem vota, vota em … naqueles….
Farei a reescrita para comparação:
Em virtude dos fatos mencionados, para minimizar o problema em questão, urge que a população brasileira através do exercício da democracia representativa vote em candidatos indígenas e naqueles comprometidos com as questões socioambientais, desse modo, dando voz e protagonismo ao povo indígena. A fim de concretizar a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas na sociedade brasileira. Logo, também cabe impedir a grilagem de terras e a agropecuária de gerar conflitos no campo ao Governo Federal por meio do Ministério da Defesa, o único capaz de mobilizar as Forças Armadas, se necessário for. Tal panorama, faria com que o Brasil, de fato, obtivesse igualdade de direitos entre brancos e indígenas assegurada na Constituição Nacional.
Desculpe-me a correção longa. :)
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