Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Desafio para a valorização da herança africana no Brasil
Jamileeeeeee
Em sua obra "Utopia", o renomado autor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, sem conflitos ou mazelas sociais. No entanto, na realidade brasileira, percebe-se que são enfrentados desafios para que a herança africana seja valorizada, distanciando a população da perfeição. Então, é preciso analiLeia mais
Em sua obra “Utopia”, o renomado autor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, sem conflitos ou mazelas sociais. No entanto, na realidade brasileira, percebe-se que são enfrentados desafios para que a herança africana seja valorizada, distanciando a população da perfeição. Então, é preciso analisar a lacuna educacional e a desigualdade social como fatores determinantes da problemática.
Diante desse cenário, entende-se que a lacuna educacional necessita de superação. Sobre isso, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, defendia que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Contudo, ao olhar para o sistema de ensino e perceber o quanto está focado no passado negro escravocrata, entende-se que os alunos irão sair sem refletir sobre a presença, em seu cotidiano, de características africanas, visto que, nas escolas essas heranças são pouco trabalhadas. Assim, é notável que essa dificuldade de ensino impede a valorização.
Ademais, a desigualdade social é um empecilho que precisa ser mitigado. Nesse sentido, George Orwell, renomado intelectual, aponta que todos somos iguais, mas alguns são mais do que outros. Nessa lógica, quando observa-se a interiorização de afro-brasileiros e de suas culturas é possível perceber que o legado dos mesmos vem se apagando, visto que, as pessoas tratam sua cor, seu formato de cabelo, sua forma de agir e até mesmo seus costumes culinários com indiferença e discriminação, como se fosse uma maneira errada de viver. Então, a maneira desigual como são tratados socialmente precisa sofrer mudanças.
Portanto, é fulcral mitigar as principais causas dos desafios para a valorização da cultura africana. Nesse contexto, o Estado deve direcionar verbas para a disponibilização de formações a professores e gestores, que irão participar de aulas construtivas sobre herança dos negros na nação verde-amarela, a fim de que os mesmos preparem momentos educativos para compartilhar com seus alunos, as informações que absorveram. Em acréscimo, as escolas publicariam nas redes sociais as atividades realizadas, com o intuito de aumentar o engajamento das ações, chegando aos olhos da sociedade. Assim, o nosso país terá progresso e estará mais próximo da perfeição retratada por More.
See less