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desafio do país antirracista:
Jamber
Bom dia, Youngblzzd. Ótimo texto, vamos para as correções: I - 80 pontos. Na altepenúltima linha da sua introdução o artigo foi empregado de forma errada "um democracia". Na penúltima linha da introdução está incorreto o uso da crase "à atos raciais", não se usa com a no singular com palavras no pluLeia mais
Bom dia, Youngblzzd. Ótimo texto, vamos para as correções:
I – 80 pontos. Na altepenúltima linha da sua introdução o artigo foi empregado de forma errada “um democracia”. Na penúltima linha da introdução está incorreto o uso da crase “à atos raciais”, não se usa com a no singular com palavras no plural. Na última linha dessa introdução temos um erro de concordância “atos racistas e as estruturas sociais que torna essa nação desigual”, tornam, no plural. Na penúltima linha do seu primeiro desenvolvimento temos outro erro com o uso do artigo: “mas também um estrutura”. Na primeira linha do segundo desenvolvimento: ” esse tipo de descriminação”, o correto é discriminação. Na última linha do segundo desenvolvimento temos outro errro do mesmo tipo: ” identificação como um descriminação racial”. CUIDADO, quantos erros na mesma coisa, tome atenção para não errar mais isso.
II – 160 pontos. Desenvolvimento e Conslusão razoáveis as propostas de redação, pois, você utilizou bons argumentos e fatos de várias áreas, porém, não encontrei sua tese na introdução e aparentou ficar confuso na leitura.
III – 120 pontos. Consegui observar que você tem noção para produzir um argumento em defesa do seu ponto de vista, mas acontece que fica tudo tão confuso, com os erros da primeira competência e os da quarta que eu já vou destacar, fica difícil entender seu texto e como esse competência exige clareza na redação, a sua não alcançou.
IV – 120 pontos. Na terceira linha do primeiro desenvolvimento o correto é ” destes se consideram racistas”, e não “consideram-se”. Na mesma linha o correto é “Isso ocorre” e não isto, atente para esse pronome demonstrativo, se você já citou o elemento é “esse”. Ex: Este menino é estudioso. O menino, esse é estudioso. Na terceira linha do segundo parágrafo, ocorre o mesmo erro “que tornaram-se comuns”, o correto é “que se tornaram comuns”. CUIDADO aqui também, dê uma olhada sobre o assunto Colocação Pronominal.
V – 160 pontos. Boa proposta, mas não encontrei o “aprofundamento”. Esse é um ponto difícil onde você deve se expressar para o corretor poder entender com clareza os 5 agentes tente ser mais clara no assunto, não achei relevante citar tantas ações a serem promovidas pelo governo, poderia ser algo mais resumido.
Continue sempre praticando, você é capaz de melhorar.
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Direitos em conflito: liberdade de expressão e intimidade
Jamber
Bom dia, Maciel. Ótimo texto, vamos as correções: I - 200 pontos. Excelente domínio da língua padrão, porém encontrei algumas incoerências, como na antepenúltima linha do seu segundo parágrafo: "para auxilia juízes e a opinião pública". Acredito que "the intercept" poderia ter sido escrito entre aspLeia mais
Bom dia, Maciel. Ótimo texto, vamos as correções:
I – 200 pontos. Excelente domínio da língua padrão, porém encontrei algumas incoerências, como na antepenúltima linha do seu segundo parágrafo: “para auxilia juízes e a opinião pública”. Acredito que “the intercept” poderia ter sido escrito entre aspas. E na antepenúltima linha da sua conclusão “diálogo” foi escrito sem acento.
II – 200 pontos. Compreendeu a proposta da redação e aplicou conceitos de várias áreas para argumentar o assunto.
III – 200 pontos. Escrita com clareza e organizada, defendendo um ponto de vista.
IV – 200 pontos. Utilização dos mecanismos linguísticos de forma correta, não notei erros.
V – 200 pontos. Proposta de interveção bem clara, assim me levou a perceber os 5 agentes logo de cara.
Excelente texto, continue assim.
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A Importância de Resgatar a Cultura Indígena no Brasil.
Jamber
Ola GustaLemes, ótima redação. Vamos para a correção com base nas competências: I - 120 pontos. Bom domínio da escrita formal da língua, porém ocorre alguns problemas. Logo na segunda linha do seu texto, o correto é "Ensino Fundamental e Médio", pois se trata de um nome próprio, sem contar que ficaLeia mais
Ola GustaLemes, ótima redação. Vamos para a correção com base nas competências:
I – 120 pontos. Bom domínio da escrita formal da língua, porém ocorre alguns problemas. Logo na segunda linha do seu texto, o correto é “Ensino Fundamental e Médio”, pois se trata de um nome próprio, sem contar que fica confuso o plural de “ensinos”. Na penúltima linha do segundo parágrafo o correto é “a sociedade indígena enfrenta a resolvê-los”, e não ao. Na quinta linha do seu último parágrafo na frase “e a divulgação destas através dos diversos meios de comunicação” a utilização de através está incorreta, porque essa palavra remete o sentido de atravessar e passar por dentro, assim, o correto seria “por meio dos diversos”. Na linha abaixo desse, acredito que não seja um erro de gramática, mas a frase “e das redes sociais que mostrem a importância”, esse pronome “que” junto com o verbo “mostrar” soou muito estranho e acredito que poderia ser trocado por “para mostrar a importância”. Um pouco abaixo, também temos outro erro, aqui se trata de um erro de concordância: “a participação das instituições formadoras de opinião é” o verbo é deveria estar no plural, ou seja, “são”.
II – 160 pontos. Produção consistente dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo, embora tenho feito um texto com 32 linhas, portanto, distanciando-se do máximo de 30 linhas proposto pelo ENEM. Porém conseguiu entender bem a proposta e aplicou conceitos razoáveis. Por outro lado, achei seu texto muito bagunçado, mas, acredito que isso foi por conta da sua organização e não tenha sido intencional – eu tive dificuldade para encontrar os parágrafos e saber onde termina a introdução.
III – 160 pontos. Texto bem produzido e com boa argumentação. No começo achei confuso ler o segundo parágrafo cheio de fatos e contexto e não encontrar sua opinão, porém, logo em seguida, no terceiro parágrafo você colocou toda seu argumento. Nunca havia produzido e corrigido algum texto do tipo, portanto, não tenho o que falar a respeito.
IV – 120 pontos. Procure usar mais conectivos, pois há trechos da sua redação que estão desconexo: “Desse modo, é notório que a sociedade brasileira tem grandes problemas em relação a cultura indígena. Na peça Édipo Rei…” Da saída desse primeiro período para entrar nesse outro eu achei muito sem sentido, até parece que você copiou um pedaço e colocou aqui. Acredito que você deveria colocar argumentos para interligar seu texto, além do mais, esse não foi o único trecho: “realizando palestras e seminários sobre o assunto e as famílias”, senti falta de ligação, nesse trecho na sua última linha do texto, o período antes do “e” fica fazendo sentido, mas quando você liga ele com a frase após esse “e” embaraça tudo .
V – 160 pontos. Proposta razoável, mas excessiva com as informações. Eu achei tão difícil interpretar e encontrar os seus cinco agentes, parece que eu só encontro o que o governo deveria fazer, e não como e nem para quê. Por um lado eu penso que você tenha tentado fazer um aprofundamento, mas ficou muito confuso e acho que você poderia produzir algo mais claro. Acerca dos agente, eu encontrei os 4 – Quem, o que, como e o detalhamento. Agora, o último agente – a finalidade – foi confuso, uma hora eu achava que era uma coisa outra hora achava que era outra. Sugiro você compactar a informação e escrever de forma linear demonstrando os 5 agentes para facilitar a leitura de seu corretor.
Continue sempre praticando, você é capaz de melhor!!
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O problemas da evasão escolar
Jamber
Bom dia, Gray. Excelente texto, vamos a correção: 120 pontos - Boa escrita de acordo com a norma culta, mas, percebi minunciosos erros que vale destacar: Logo na primeira linha o correto é "às vezes" com crase; Na segunda linha do segundo parágrafo ocorre um pleonasmos "ainda permanece" prefira trocLeia mais
Bom dia, Gray. Excelente texto, vamos a correção:
120 pontos – Boa escrita de acordo com a norma culta, mas, percebi minunciosos erros que vale destacar: Logo na primeira linha o correto é “às vezes” com crase; Na segunda linha do segundo parágrafo ocorre um pleonasmos “ainda permanece” prefira trocar apenas por “permanece”; Na terceira linha do do terceiro parágrafo, o correto seria ” futebol, por exemplo,” faltou uma vírgula entre o por exemplo; Na mesma linha ocorre o mesmo erro “que, em geral não ocorre”; Na primeira linha do último parágrafo a utilização da palavra através fica errado, pois essa palavra traz o sentido de atravessar e passar por dentro, logo, o correto seria “por meio de”; Na mesma linha, não ocorre crase antes de verbo, assim, correto seria “a frequentar”, sem crase;
160 pontos – Boa estruturação do texto, seus argumentos estavam muito claros e entendível, assim, abordou muito bem o tema. Mas, achei a estrutura do seu texto bagunçada. Vemos isso no segundo parágrafo, com 9 linhas escritas, e os demais bem menos, portanto, atente para um padrão, aliás escrever muito não é errado, mas, atente-se para os parágrafos ficarem com um tamanho em comum.
180 pontos – Você soube utilizar bons repertórios e defendeu o seu ponto de vista muito bem. A introdução eu achei excelente demais, o seu primeiro desenvolvimento muito bom, já o segundo eu achei um pouco superficial, acredito que você poderia ter usado algum fato para embasar essa sua construção de opinião.
180 pontos – Apresentou os fatos de maneira coesa, no entanto, senti falta de conectivos no meio dos seus parágrafos, que poderiam ter articulado melhor o entendimento do leitor.
120 pontos – Sugiro você procurar ver vídeos de como fazer uma proposta de intervenção. Para alguns vestibulares não é exigido, mas, para o ENEM é necessário. Sua intervenção tem sentido com o texto, porém, está muito superficial, você deveria ter aprofundado.
Continue sempre praticando, você é capaz de melhorar.
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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Jamber
Bom dia, Gabriel, excelente texto. Vamos a correção: 120 pontos - Sugiro você estudar sobre crase e o uso da palavra através. No primeiro parágrafo você errou duas vezes a mesma coisa, utilizando à com crase antes de palavras plurais, como em: "à pessoas com necessidades" e "à jovens surdos no BrasiLeia mais
Bom dia, Gabriel, excelente texto. Vamos a correção:
120 pontos – Sugiro você estudar sobre crase e o uso da palavra através. No primeiro parágrafo você errou duas vezes a mesma coisa, utilizando à com crase antes de palavras plurais, como em: “à pessoas com necessidades” e “à jovens surdos no Brasil”, substitua por às pessoas ou à pessoa. Na antepenúltima linha do seu texto você utilizou a palavra através de forma incorreta, pois a palavra através remete a ideia de atravessar ou passar por dentro, de acordo com o contexto seria “no Brasil (por meio) das medidas supracitadas.
160 pontos – Compreendeu muito bem a estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, no entanto, no terceiro parágrafo eu acredito que você fugiu um pouco o tema. Visto que, o tema era sobre educação geral, sem nenhum especificação de qual modalidade de ensino, você citou o Ensino Superior. Tudo bem, você pode estar aprofundando sua opinião, ou seja, onde você acha que está o problema, mas, no segundo parágrafo você dissertou tão bem, e muito se encaixou no tema, já esse terceiro ficou distante do tema.
180 pontos – Utilizou perfeitamente repertório para a construção do debate, mas, e nesse ponto eu achei uma reflexão muito pessoal minha, e se você pensar diferente entederei, achei sua introdução mediana. Retirando as três primeiras linhas ela está bem formulada, pois eu pude encontrar sua tese facilmente e acredito estar ok, já essas três linhas iniciais eu achei que não se encaixou. Na frase “As dificuldades na educação de surdos no Brasil não devem ser consideradas como um empecilho, mas como um desafio a ser superado”, uma ótima frase, mas, acho que ela ficaria melhor até na sua conclusão, do que na introdução.
180 pontos – Fez uma boa construção de argumentos, meu amigo. O desenvolvimento está muito coeso, garantindo assim, lógica e clareza ao texto.
180 pontos – Uma proposta muito boa. Você escreveu bem e de acordo, pois com poucas dificuldades consegui encontrar os 5 agentes, no entanto, foi uma proposto não conectada ao tema, apenas a discussão trazida.
Bom trabalho, continue sempre praticando.
See lessAbraços.
A importância do corpo e mente sãos no contexto da pandemia.
Jamber
Boa noite, Angel, ótimo texto comentando esses transtornos que todos nós, de formas diferentes, mas que todos nós estamos passando, boa escolha do tema. Acerda das competências do Enem: I - 160 pontos. Bom domínio da Língua Portuguesa, continue assim, no entanto, há um erro na última linha do segundLeia mais
Boa noite, Angel, ótimo texto comentando esses transtornos que todos nós, de formas diferentes, mas que todos nós estamos passando, boa escolha do tema. Acerda das competências do Enem:
I – 160 pontos. Bom domínio da Língua Portuguesa, continue assim, no entanto, há um erro na última linha do segundo parágrafo: “sendo (a mesma) representada por 20% das mortes em uma sociedade.”, fica incorreto utilizar o pronome “mesmo”, pois ele não deve ser utilizado como pronome pessoal, ele é pronome demonstrativo, e sem se ter a informação de quem é esse “mesmo” não é legível. Em frases como: “antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra no andar”. A frase também está errado. Recomendaria você ter escrito “o mesmo causo, o mesmo problema” aí sim está correto. A mesma situação acontece no último parágrafo: “do desenvolvimento do mesmo”. Também, na linha seis do último parágrafo, o uso de através está errado. Essa palavra traz o sentido de atravessar, passar por dentro; o certo seria a utilização de: “por meio das redes sociais”. São erros minoritários, mas deve-se ter atenção.
II – 200 pontos. Repertório cultural e fatos muito bem utilizados, foram importantes para o desenvolvimento do texto.
III – 200 pontos. Achei sua intrudução excelente, não concordo em mudar nada, pois você conseguiu perfeitamente demonstrar o tema e propor sua tese. Seus dois desenvolvimentos estão muitos bons, você tem a habilidade de apresentar dados e dialogar sobre eles dando sua opinião de ótimo modo.
IV – 200 pontos. Boa argumentação no texto, portanto fez seu texto ficar fácil de ser lido e contribuiu para uma maior compreensão.
V – 80 pontos. Sua proposta de intervenção está muito rasa e muito confusa. Na frase “desenvolver programas aberto ao público” você não deixou claro o que está sendo desenvolvido. É importante ser específico na proposta, pois é isso que os corretores querem, por isso, creio que não cumpriu as exigências. Agora: “além da expansão de projetos que visem o bem estar da sociedade”, você apresentou outra proposta? Eu realmente não entendi essa frase, foi muito generalizada. Por fim, você finalizou bem, mas está totalmente fora das exigências do Enem. Tente ser o mais claro e objetivo possível, isso é fundamental para uma boa redação e lembre-se de apresentar os 5 agentes: Quem, Fazer o quê, Como fazer, Para quê fazer, De que modo fazer e um aprofundamento.
Continue sempre praticando você é capaz de evoluir.
See lessAbraços.
Barreiras sociais para a garantia da saúde bucal dos brasileiros.
Jamber
Boa tarde, Raiana, texto muito bem escrito, parabéns. Acerca da competências: I - 200 pontos. Você possui excelente domínio da Língua Portuguesa, sem erros gramaticais aparentes, continue assim. II - 180 pontos. Boa organização do texto de acordo com um texto dissertativo-argumentativo embasada comLeia mais
Boa tarde, Raiana, texto muito bem escrito, parabéns. Acerca da competências:
I – 200 pontos. Você possui excelente domínio da Língua Portuguesa, sem erros gramaticais aparentes, continue assim.
II – 180 pontos. Boa organização do texto de acordo com um texto dissertativo-argumentativo embasada com um bom repertório cultural.
III – 160 pontos. Sua introdução estava um pouco confusa, nela você retrata que: “tendo em vista as problemáticas advindas da falta de cuidado com a saúde bucal”, isso é apresentar fatos sem dados comprovados, ou seja, não compete como argumento. Acredito que se você tivesse deslocado essa frase para o meio do desenvolvimento teria ficado mais claro e a coasivo, porém sua tese está clara e definida.
IV – 180 pontos. Ótima construção do texto de forma eficaz para leitura, mostrou ter clareza para discussão do tema.
V – 160 pontos. Sinto que faltou clareza na sua proposta. Você falou demais sobre o quê deve ser feito, e acabou comprometendo o entedimento, tente ser mais específico. A utilização de várias medidas a serem tomadas acaba generalizando o contexto e deixando ele supérfluo.
Bons estudos.
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CAMINHOS PARA PROMOVER A DIMINUIÇÃO DA AUTOMUTILAÇÃO DE JOVENS BRASILEIROS (corrijam detalhando e deem nota, por favor)
Jamber
Bom dia, Adriele, excelente texto, parabéns. Acerca das competências: I - 200 pontos. Ótimo domínio da Língua Portuguesa, só encontrei uma frase que ficou meio confusa. Na segunda linha do segundo parágrafo, na frase: "na ausência de procura de ajuda profissional", você poderia ter usado frases comoLeia mais
Bom dia, Adriele, excelente texto, parabéns. Acerca das competências:
I – 200 pontos. Ótimo domínio da Língua Portuguesa, só encontrei uma frase que ficou meio confusa. Na segunda linha do segundo parágrafo, na frase: “na ausência de procura de ajuda profissional”, você poderia ter usado frases como: ” na dificil busca por ajuda profissional”,pois acho que facilitaria a leita, mas isso são erros minonitários que pouco modificam a nota, no entanto, deve-se fazer atenção.
II – 160 pontos. Texto bem estruturado, mas acredito que a tese poderia estar mais clara e os temas trazido ao texto mais desenvolvido.
III – 200 pontos. Repertório cultural bem utilizado. Foi muito útil para formulação de sua opinião, acredito que aqui você escreveu bem.
IV – 180 pontos. Boa articulação do texto, contribuíndo para uma compreensão eficaz do mesmo conteúdo, porém, você deve procurar se expressar mais, e deixar sua opinião bem nítida.
V – 160 pontos. Procure ver vídeos de como articular uma boa proposta de interveção, a que você escreveu, por mais que relacionado com o tema, não confere com as exigências do Enem.
Continue firme e forte.
See lessAbraços.
TABAGISMO (corrijam por competência <3 <3)
Jamber
Boa tarde, Mylena Ramos. Muito bem escrito seu texto. Vamos falar acerca das competências: I - 200 pontos. Excelente domínio da Língua Portuguesa, exceto pela quarta linha do último parágrafo. Acredito ter ocorrido um pequeno erro de concordância em " aumento da faixa etária daqueles que (seja exposLeia mais
Boa tarde, Mylena Ramos. Muito bem escrito seu texto. Vamos falar acerca das competências:
I – 200 pontos. Excelente domínio da Língua Portuguesa, exceto pela quarta linha do último parágrafo. Acredito ter ocorrido um pequeno erro de concordância em ” aumento da faixa etária daqueles que (seja exposto) o fumo”. Mas foi pequena coisa e decidi considerar.
II – 160 pontos. Atendeu às normas de um texto dissertativo-argumentativo, porém achei que no desenvolvimento, mais precisamento no segundo parágrafo, você teve uma fuga do tema ao trazer o assunto da “Lei Antifumo”, visto que, em sua tese você abordou a influência do tabagismo na mídia.
III – 160 pontos. Boa utilização do conteúdo dentro do texto, as suas citações e outras informações estavam de forma organizada.
IV – 200 pontos. Argumentação clara e compreensível ao leitor, boa defesa da tese.
V – 160 pontos. Proposta de interveção relacionada com o assunto, mas acreditei não ter ficado muito claro. A utilização de “determinados progamas” ficou muito raso no assunto.
Continue sempre praticando Mylena, você pode melhorar cada vez mais.
See lessAbraços.
A internet facilitou a informação mas restringiu a capacidade de reflexão
Jamber
Bom dia, Caio Souza. Sua redação foi bem escrita e você abordou assuntos pouco falados, mas eu senti um texto muito superficial, e sem a sua opinião bem definida. Acerda das competência do Enem: I - 160 pontos. Seu texto foi bem escrito de acordo com a norma padrão, porém com poucos erros que levamLeia mais
Bom dia, Caio Souza. Sua redação foi bem escrita e você abordou assuntos pouco falados, mas eu senti um texto muito superficial, e sem a sua opinião bem definida. Acerda das competência do Enem:
I – 160 pontos. Seu texto foi bem escrito de acordo com a norma padrão, porém com poucos erros que levam piamento o leitor a se atrapalhar na leitura. Sugiro você ver vídeos sobre “através e por meio de”, pois na primeira linha do último parágrafo, a escrita de “através” na frase está errado, visto que, através tem significado de atravessar, passar por dentro; o correto seria “por meio da internet…”
II – 120 pontos. Em seu texto senti uma disgressão em relação as normas de um texto dissertativo-argumentativo, que é o exigido. Você utilizou boas citações, mas procure expressar e falar mais delas.
III – 80 pontos. No seu texto há informações e fatos bem colocados, mas trabalhado de forma incoerente e não facilitadora da leitura, faltou você defender mais seu ponto de vista.
IV – 120 pontos. Repertório cultural um pouco raso, procure utilizar citações da área política, da educação e da filosofia (são só exemplos), e não somente sobre, Revolução Industrial e Consumismo. Esta competência serve para o corretor ver que você tem facilidade para defender o seu tema com vários argumentos de várias áreas.
V – 40 pontos – Sugiro você procurar ver vídeos sobre como fazer uma proposta de intervenção. O último parágrafo escrito por você está ótimo e não apressenta erros de compreensão. Serviria para você finalizar algum outro trabalho científico acerca do tema, mas para uma redação do Enem as exigências são diferente, e precisar ter um agente, um meio e um propóstio, o que não coajuva com o texto.
Continue praticando Caio, você é capaz de melhorar.
See lessAbraços.