Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Carência de identidade individual: o insuficente sistema de registro civil
Giokb
Oi, tudo bem? Gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos. Introdução: " Em “Morte e Vida Severina”, obra do escritor João Cabral de Melo, o personagem principal que se nomina Severino conhece ao longo da trama diversas outras pessoas queLeia mais
Oi, tudo bem? Gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos.
Introdução:
” Em “Morte e Vida Severina”, obra do escritor João Cabral de Melo, o personagem principal que se nomina Severino conhece ao longo da trama diversas outras pessoas que também são denominadas de severinas, o que apresenta ao leitor a falta de identidade individual de cada ser humano retratado no texto. Essa problemática é a realidade de milhões de brasileiros que não são vistos como cidadãos, visto que [já que, uma vez que, pois] não possuem certidão de nascimento. ”
Seu primeiro parágrafo está bem articulado e com um argumento de autoridade muito forte, só tenha cuidado com o excesso de “que” e com outras repetições, como a palavra “visto”.
Uma dica que dou é substituir o “que” por outros pronomes, como “o qual, cujo…”.
Além disso, não é obrigatório, mas é interessante tentar sempre abordar todo o recorte temático na introdução, pois mostra para o corretor que você está ciente do que exatamente foi pedido.
D1:
“Assim como na Grécia antiga, ser cidadão requeria alguns pontos fundamentais, [já/enquanto] no Brasil, possuir a certidão de nascimento é a ponte requisitada pelo Estado para afirmar sua existência. Porém, inúmeras pessoas não o fazem. [por muitos motivos, mas uma das principais causas é a pobreza] Uma das causas para isso é a pobreza; que faz com que a luta contra a fome, procura por moradia e demais fatores de sobrevivência sejam a prioridade, em contrapartida com [substituir por: à] questões burocráticas que, no cenário brasileiro [,] que [o qual] negligencia as classes mais humildes, não garantem a comida do dia seguinte. [não se separa sujeito de predicado]”
Você trouxe uma breve alusão história, a qual, na minha opinião, poderia ter desenvolvido mais para fazer um link mais firme com o tema em si e tornar o repertório de fato pertinente. Além disso, as ideias seguintes estão um pouco confusas por conta da organização das pontuações e ordem das palavras utilizadas.
Toma cuidado quando for colocar alguma informação nova e acabar separando o sujeito do predicado, como ocorreu no final do seu período.
Preciso salientar também sobre o pouco uso de conectivos em seu primeiro desenvolvimento, uma dica que dou é sempre ao iniciar um período colocar um, isso para que seu texto fique mais coeso e não perca ponto na C4. Entretanto, isso não implica dizer que se iniciar um novo período sem um conectivo você irá perder pontos, mas é bom colocar para evitar uma escassez.
D2: “Uma das ações do governo em 1997 foi a criação da Lei N°9534 que tornou o registro de nascimento um procedimento sem custo no Brasil. Entretanto, o transporte até um local adequado para registrar as informações e difundir esse novo direito até mesmo para as pessoas que antes não eram registradas são temas que não foram inclusos da pauta da lei e que ainda são situações que impedem o procedimento de se tornar um cidadão. Além de tudo [além disso], a imagem de alguém sem o principal registro civil é de um “ninguém” – como se analisa no texto de tese de doutorado de Fernanda da Escóssia – fato que altera a própria identidade e moral dessas pessoas que se excluem ainda mais da participação da democracia no Brasil.”
Diferente do que falei anteriormente, sempre inicie seus parágrafos com conectivos, isso para que seu texto elucide fluidez, coesão entre eles.
A sua afirmação sobre a tese de doutorado ficou meio solta no texto e até um pouco expositiva, por conta da forma que você colocou em seu parágrafo. Além disso, neste trecho “… se excluem ainda mais da participação da democracia no Brasil.” você poderia ter desenvolvido mais ou apenas exemplificado essa autoexclusão, pois, mais uma vez, ficou como uma informação solta ao final do período.
Conclusão: “Diante desse cenário, é necessário que o Ministério da Cidadania crie um projeto com auxílio de instituições como o IBGE para divulgação e criação de centros de registros civis em áreas mais precárias e que datam um alto índice de pessoas sem certidão de nascimento. Para fim de que se efetive o artigo 1 dos Direitos Humanos em que todos sejam iguais em direitos e dignidade, e que todos gozem de seus direitos políticos e seus deveres com a democracia brasileira.”
Quem vai fazer? Ministério da Cidadania
O que vai fazer? criar um projeto
Como vai fazer? com auxílio de instituições, como o IBGE
Com qual finalidade? efetivar o artigo 1 dos Direitos humanos
Detalhamento: ?
Comentário geral: Gostei muito da sua escrita, da forma que organiza as ideias e dos repertórios que trouxe, mas senti falta de um maior desenvolvimento de um deles para que fosse realmente pertinente ao tema. Além disso, os conectivos em seu texto são escassos, apesar de existirem em algumas passagens, mas em sua totalidade não é visualizado.
Toma muuito cuidado com as informações que você coloca em seu texto, elas precisam estar muito bem relacionadas e organizadas, caso contrário perde ponto na C1 por ter truncamento (ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período) e justaposição de palavras (uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase).
Notei algumas repetições e isso pode te fazer perder ponto também, pois denota, para o corretor, falta de conhecimento vasto de outros termos. Somado ainda a um certo abandono de algumas ideais, no sentido de precisarem de algum complemento, o que te faz perder ponto na C3.
Por fim, em sua conclusão senti falta do detalhamento, para evitar isso você pode sempre detalhar o agente, que é o mais fácil, então em seu texto poderia ficar assim: “Diante desse cenário, é necessário que o Ministério da Cidadania – já que é o órgão responsável por zelar do bem-estar e dignidade dos cidadãos em sua totalidade -…”
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 160
Total: 720
See less{ENEM} A importância da agricultura familiar no Brasil
Giokb
Oi, tudo bem? gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos conhecimentos que possuo. Introdução: Quando você escreve: "Entretanto, apesar de sua grande importância no cenário hodierno, percebem-se os impactos ambientais provocados pela falta de incentivos esLeia mais
Oi, tudo bem? gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos conhecimentos que possuo.
Introdução: Quando você escreve: “Entretanto, apesar de sua grande importância no cenário hodierno, percebem-se os impactos ambientais provocados pela falta de incentivos estatais nesse mecanismo.” é compreensível o que quis passar, mas, na minha perspectiva, fica faltando a informação da importância no cenário hodierno. Isso por conta de ter sido dito sobre o significado no passado, mas permanece com a mesma validez atualmente? Isso que faltou, entende?! Você deixar mais claro a importância atual, sem isso fica meio aberto, vago.
D1: “…caso se investisse em produção sustentável, em razão da não utilização de químicos na agricultura familiar.”
Nesse trecho se você especificar que uma das produções sustentáveis é, sobretudo, a agricultura familiar fica mais fechadinho, pois de fato ela é, mas existem grandes agricultores que buscam uma maior sustentabilidade, não são a maioria, infelizmente, mas existem, então é bom tentar direcionar a sua fala, certinho?!
“Além disso, verifica-se que há um silenciamento de tais práticas, já que órgãos ambientais fiscalizadores não notificam as instituições poluidoras.” nesse período não fica claro de quem você está falando, está se referindo ao filme ou ao Brasil atual? Faltou evidenciar isso. Então, poderia colocar “Sob essa análise, de maneira verossímil ao filme, o Brasil hodierno vivencia isso, somado ainda ao silenciamento…”, algo dessa forma, certinho?!
D2: “…continua sendo perpetuada no contexto atual.”
Não há necessidade do “sendo”, uma vez que se continua significa que é visualizada até os dias atuais, então colocar as duas estruturas gera redundância.
“…tendo em vista o corte recente do auxílio dado aos agricultores pelo Governo Federal.”
Os agricultores não têm apoio efetivo do Estado somente por conta desse corte recente? Em uma primeira leitura, a meu ver, gera essa percepção de que não há apoio por conta dos acontecimentos recentes, mas se você modificar “tendo em vista” por “a exemplo de”, “isso fica notório”, “isso sendo evidenciado” a mensagem que quer realmente passar fica certinha, entende?!
Conclusão: A meu ver sua segunda proposta está incompleta, então ela nem será validada pelo corretor, seria como se nem estivesse escrita. Por conta disso, colocar duas propostas em que uma está incompleta não é tão válido por uma questão de estar gastando tempo e linha. Só que não estou afirmando que está errado ou que você perderia ponto em alguma competência nesse seu texto, mas me refiro a poupar mesmo.
Entendo que talvez tenha pensado que como fez a proposta incompleta no D1 pensou em retomar na conclusão, mas não precisa ser retomada, só teria que realmente trazer no último parágrafo se ela estivesse na introdução, caso contrário não há necessidade.
Sua redação em si está muito muito excelente, gostei muito de todos os repertórios que trouxe, todos pertinentes, legitimados e produtivos. Isso sem falar na sua escrita, que é excepcional, deu show na C1!
Só tenha cuidado com essas pontuações que trouxe. s2
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 920
See less“Estratégias para Mitigar as Problemáticas das Cracolândias no Brasil”
Giokb
Oi, Choclet! Gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos conhecimentos que possuo. Introdução: "Na música “Alice”, o cantor brasileiro kamaitachi (Kamaitachi) aborda os motivos que o levam a usar drogas e os problemas de saúde que elas causam. Infelizmente,Leia mais
Oi, Choclet! Gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos conhecimentos que possuo.
Introdução:
“Na música “Alice”, o cantor brasileiro kamaitachi (Kamaitachi) aborda os motivos que o levam a usar drogas e os problemas de saúde que elas causam. Infelizmente, no Brasil, essa é a realidade de grande parte da população que, para alimentar seu vício, recorre a (à) centros de comércio Ilegais (ilegais): as famigeradas cracolândias. Portanto, se faz (faz-se) fundamental a análise dos dois principais agravantes dessa problemática (qual a problemática? o uso de drogas ou as cracolândias?): a exposição de menores de idade às drogas e a ineficácia da polícia em dissipar esses pontos.”
Sempre que você for citar qualquer autor/pessoa ele deve ter seu nome iniciado com letra maiúscula, bem como suas obras. Além disso, o pronome oblíquo átono nunca inicia frase, então, sempre que for utilizar, coloca ele deslocado, certinho?
Sua introdução foi bem sucinta, deixando sua ideia bem clara em quase todo o parágrafo, só ficou confuso quando você afirma sobre analisar os agravantes da problemática, pois, para o leitor, não há uma compreensão clara de qual empecilho está se referindo.
Além disso, a estratégia para diminuir as problemáticas da cracolândia é a falta de aporte policial nesses locais? Pq o tema é “Estratégias para Mitigar as Problemáticas das Cracolândias no Brasil”, ou seja, quais são os métodos para minimizar os impasses que as cracolândias trazem no Brasil? Entende que isso que você traz talvez não encaixe muito muito bem com o tema?! Pelo menos na minha percepção.
D1:
“A princípio, é importante ressaltar que, crianças e adolescentes cujos pais são usuários de drogas, possuem maiores chances de acabar indo parar numa cracolândia. Nesse sentido, por conta do acesso facilitado a (à) narcóticos e à inexperiência juvenil, há um incentivo ao vício desde cedo, gerando um aumento da evasão escolar e, consequentemente, novos usuários para alimentar esses antros. Por fim, isso pode ser exemplificado com a afirmação do psiquiátrica Pablo Roig: “Adolescentes de 13 anos já fumam crack no Brasil.” ”
Sempre inicia seus parágrafos de desenvolvimentos e conclusão com um conectivo isso faz com que seu texto fique mais organização e “trançado”, isto é, bem articulado entre todas as partes.
Acredito que se você tivesse utilizado a frase do psiquiatra no início e a desenvolvido ao longo do parágrafo ficaria mais harmônico. Isso por conta da forma que colocou o repertório me pareceu muito despejado no texto, ficou sem esmiuçar muito bem, entende?
Além disso, você focou muito nos menores filhos de usuários de drogas e não citou sobre aqueles que não possuíram influência direta e mesmo assim entrarem nesse mundo, então a meu ver ficou muito seleto, acredito que poderia sim ter posto da forma que escreveu, mas se tivesse trazido também a outra vertente ficaria mais completinho.
D2:
“Ademais, a incompetência da força policial também deve ser levada em conta. Desse modo, dada a persistência das cracolândias ao longo dos anos, é notável a falta de vigilância efetiva pois, por exemplo, os vendedores não apresentam sequer insegurança (ficou confuso essa parte), fazendo o comércio dos estimulantes a céu aberto. Assim, a situação pode ser comparada à realidade da série americana “Todo Mundo Odeia o Chris”, na qual, apesar de haver em diversas cenas tiras (policiais) e viaturas policiais, o tráfico de drogas continua acontecendo.”
Quando você afirma que “os vendedores não apresentam sequer insegurança” fica confuso na leitura, a falta de vigilância faz com que não exista insegurança para os vendedores?!
Como no seu D1, acredito que se você tivesse desenvolvido a ideia da série no início e esmiuçado ao longo do parágrafo ficaria bem mais harmônico, pois dá a entender que o objetivo de ter esse repertório no último período é apenas para “marcar a presença” de que tem algum repertório. Somado ainda ao fato de que, na minha visão, esse repertório não é pertinente, ou seja, não tem muita relação com o tema em si. Isso com base na minha interpretação de que o recorte temático pede estratégias para minimizar os impasses causados pelas cracolândias no Brasil e não exatamente a sua permanência nas demais áreas do país.
Conclusão:
“Logo, é essencial que o Governo Federal, em conjunto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aumentem (aumente) as medidas de proteção aos jovens e promovam (promova) uma melhora da segurança. Isso deve se dar por meio de: visitas domiciliares de agentes sociais a lares de crianças em situação de risco, ênfase em programas já existentes – como o Proerd – e maior treinamento de agentes da lei. Nesse sentido, essas vistas seriam (será) feitas mensalmente, visando orientar os pais e demais familiares. Por fim, a finalidade dessas medidas seria frear as problemáticas das cracolândias no Brasil.”
Aqui eu não entendi muito bem a função do ECA, pois ele é um estatuto, um Código de lei, não um órgão governamental, portanto, colocar ele como agente não é válido. Vou te dar uma dica sobre os tempos verbais na conclusão:
– O verbo do detalhamento fica no presente;
– O verbo na consequência fica no futuro.
Eu gostei da sua redação, você escreve bem, só precisa melhorar em alguns aspectos de organização textual, na questão dos repertórios e algumas questõeszinhas de gramática, mas fora isso seu texto está muito bomm!!
Eu não sei ponderar muito nas notas das competências, mas pontuei assim:
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Total: 720
See lessTEMA: O PROBLEMA DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL NO SÉCULO XXI
Giokb
Oi, tudo bem? Olha, eu gostei bastante da sua redação, pois você desenvolveu bastante o tema e usou ótimos argumentos de autoridade, assim, configurando um caminho para uma nota bem elevada. Entretanto, penso que você poderia melhor ter desenvolvido o D2, puxando até mesmo para a "Dona Maria" que voLeia mais
Oi, tudo bem?
See lessOlha, eu gostei bastante da sua redação, pois você desenvolveu bastante o tema e usou ótimos argumentos de autoridade, assim, configurando um caminho para uma nota bem elevada.
Entretanto, penso que você poderia melhor ter desenvolvido o D2, puxando até mesmo para a “Dona Maria” que você citou na introdução – dando um melhor exemplo de como isso afeta a sociedade, entende? Agora, não está errado, uma vez que isso que estou falando é apenas um conselho.
Por fim, sua conclusão atende à todos os critérios para a obtenção da nota máxima, no ENEM, mas está muuito grande e teu texto acaba ficando desproporcional. Isso pelo fato de, por exemplo, seu D2 possuir apenas 6 linhas e sua conclusão 9, entende? E, acredito que teria como sintetizar esse seu último parágrafo permanecendo com todos os elementos. Além disso, quando você fizer uma introdução do tipo narrativa é interessante retomar esse personagem nessa conclusão, desse modo, obtendo um texto círculo – o qual é aconselhável.
Ps.: você mostra que possui um excelente domínio para a escrita e é dotada de um vasto conhecimento! Parabéns, continue assim que vai muuuito longe!
um beijo e um xero. <3
Alcoolismo entre jovens
Giokb
Oi, tudo bem? Sua introdução está muito bem articulada, mas no último período eu achei um pouco confusa a ideia. Olha, você trouxe ótimos argumentos e os desenvolveu com muuita maestria, arrasou kkkk. Entretanto, cuidado com a concordância verbal e com o uso de alguns termos que não se encaixaram muLeia mais
Oi, tudo bem?
See lessSua introdução está muito bem articulada, mas no último período eu achei um pouco confusa a ideia.
Olha, você trouxe ótimos argumentos e os desenvolveu com muuita maestria, arrasou kkkk. Entretanto, cuidado com a concordância verbal e com o uso de alguns termos que não se encaixaram muito bem em determinados períodos. Além disso, toma cuidado com a forma que você encaixa essas “semi-propostas” nos desenvolvimentos, pois, por vezes, elas podem ficar meio “aéreas”, entende? Por fim, ao meu ver, sua conclusão possui todos os elementos necessários, mas você a fez com recorte Brasil e ao longo do seu texto não o citou, somado à isso, em seu último período eu acho que ficaria melhor se retirasse isso: “outras medidas…” ou reformulasse, entende?
Ps.: você escreve muuito bem – possui excelente facilidade com a escrita – acredito que só precisar organizar algumas coisinhas.
Beijão <3
Ps.2: e esse main Braum ai kkkkkk
A poluição atmosférica no Brasil
Giokb
Olá, tudo bem? Olha, eu gostei do seu texto, pois ele foi "fluido" e possuí uma leitura boa, entende? Posto isso, seus parágrafos possuem um link fantástico e em seu D2 você trouxe um diálogo com outra área do conhecimento que fez com grande maestria, diga-se de passagem. Por fim, na sua conclusão vLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessOlha, eu gostei do seu texto, pois ele foi “fluido” e possuí uma leitura boa, entende?
Posto isso, seus parágrafos possuem um link fantástico e em seu D2 você trouxe um diálogo com outra área do conhecimento que fez com grande maestria, diga-se de passagem. Por fim, na sua conclusão você preferiu fazer duas propostas as quais, ao meu ver, foram completas, mas eu vou te aconselhar a sempre fazer uma – exceto se o recorte vier com “medidas” ou termos similares -, pois ao elaborar duas uma delas, quase sempre, vai ser desconsiderada e, além disso, existe mais chance de ocorrer erros como as duas estarem incompletas ou uma “afetar” outra, entende?
Mas pelo amor de Deus é só um conselho, uma vez que se você sente mais confiança fazendo duas continua, de verdade.
Além disso, é sempre bom trazer mais repertórios também, para garantir seus pontinhos na C2 com mais firmeza.
Ps.: Você escreve muuuuito bem! Continua assim que vai longe demaiss, uma vez que é só acreditar, tudo bem?
Abraçoss <3
O perigo do aumento das doenças sexualmente transmissíveis no Brasil
Giokb
Olá, tudo bem? - Introdução: Carlos, eu gostei da sua introdução, mas penso que se você tivesse deixado mais evidente que tais direitos não foram totalmente assegurados no Brasil contemporâneo teria ficado mais interessante. A exemplo de: "No ano de 1948, a ONU definiu Direitos Humanos como garantiaLeia mais
Olá, tudo bem?
See less– Introdução: Carlos, eu gostei da sua introdução, mas penso que se você tivesse deixado mais evidente que tais direitos não foram totalmente assegurados no Brasil contemporâneo teria ficado mais interessante.
A exemplo de: “No ano de 1948, a ONU definiu Direitos Humanos como garantia universal á proteção da dignidade humana que assegura o indivíduo o direito à saúde, a vida e ao bem-estar social. Entretanto, na hodiernidade é notável que esses direitos não foram totalmente garantidos, uma vez houve um aumento de doenças sexualmente transmissíveis no Brasil contemporâneo.” entende?
– D1: Olha, você trouxe um bom argumento o qual só precisa ser melhor organizado, como modificar os elementos coesivos utilizados – alguns não encaixaram muito bem – e explorar mais esse argumento, pois você ficou muito limitado.
– D2: Carlos, aqui possui o mesmo problema do parágrafo anterior: precisa organizar um pouco mais as ideias e escolher melhor os elementos coesivos. Entretanto, gostei desse D2.
– Conclusão: Bem, ao meu ver, possui todos os elementos necessários para obter nota máxima na C5, mas seria interessante você concluir de forma circular, ou seja, retomar algo que disse ao longo do seu texto, desse modo, podendo ser a série, o dado da OMS ou os direitos que a ONU definiu.
ps.: continue praticando que vai muuito longee!!
Abraçoss <3
As consequências da erotização precoce no Brasil.
Giokb
Olá, tudo bem? - Introdução: Nat, penso que a sua intenção ao utilizar essa alusão histórica foi uma das melhores, mas não encaixou muito bem com o tema - da forma como você trouxe -, uma vez que não houve certa explicação, entende? Posto isso, acredito que se você tivesse explorado mais esse fato hLeia mais
Olá, tudo bem?
See less– Introdução: Nat, penso que a sua intenção ao utilizar essa alusão histórica foi uma das melhores, mas não encaixou muito bem com o tema – da forma como você trouxe -, uma vez que não houve certa explicação, entende?
Posto isso, acredito que se você tivesse explorado mais esse fato histórico ou deixado bem mais evidente que essa preocupação com a excelência física levava à uma precoce erotização talvez teria ficado mais conexo com o tema e o seu link seria de fácil identificação
– D1: Nesse parágrafo você trouxe um repertório em forma de exemplo, digamos assim, ficou interessante e conexo com o tema. Entretanto, poderia ter se aprofundado nessas consequências, entende? Além disso, senti falta de alguns elementos coesivos tanto no início do desenvolvimento como entre os períodos, dessa maneira, fazendo com que você perdesse uns pontinhos na C4.
– D2: Nat, eu penso que esse seu parágrafo ficou meio desconexo com o restante do seu texto, não notei certo link.
– Conclusão: Gostei da sua conclusão, mas senti falta do meio como essa ação será executada.
Abraçoss <3
A necessidade do combate a automedicação no Brasil
Giokb
Olá, tudo bem? Você trouxe uma boa tese em sua introdução, articulou bem, mas meio que "prometeu" falar das ideias capitalistas e não as citou em seu texto. Posto isso, cuidado com as "promessas" que são feitas em seu primeiro parágrafo. Entretanto, gostei bastante do seu texto - falando de uma formLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessVocê trouxe uma boa tese em sua introdução, articulou bem, mas meio que “prometeu” falar das ideias capitalistas e não as citou em seu texto. Posto isso, cuidado com as “promessas” que são feitas em seu primeiro parágrafo.
Entretanto, gostei bastante do seu texto – falando de uma forma geral -, pois desenvolveu bem o tema proposto, argumentou de uma maneira incrível, utilizou diversos conectivos e, além disso, trouxe uma proposta de intervenção, ao meu ver, bem elaborada, detalhada e articulada ao seu texto.
Por fim, acredito que poderia ter trazido um melhor repertório sociocultural, a exemplo de alusões históricas, filósofos, obras literárias, sociólogos e afins, isso para garantir, de forma segura, os pontos da C2, entende?
No mais, achei seu texto muito bom, você escreve de uma forma incrível! Continue assim e vai muuito longe!
Abraços <3
Preconceito Linguístico no Brasil
Giokb
Oi Gustavo, tudo bem? - Introdução: Meu Deus, gostei bastante! Apenas tenha cuidado com o queísmo, tudo bem? - D1: Nesse desenvolvimento você trouxe um ótimo repertório e fez um "link" fantástico!! Entretanto, cuidado com as repetições, pois a palavra "diversas" apareceu umas 3 vezes, sendo duas noLeia mais
Oi Gustavo, tudo bem?
See less– Introdução: Meu Deus, gostei bastante! Apenas tenha cuidado com o queísmo, tudo bem?
– D1: Nesse desenvolvimento você trouxe um ótimo repertório e fez um “link” fantástico!!
Entretanto, cuidado com as repetições, pois a palavra “diversas” apareceu umas 3 vezes, sendo duas no mesmo período. Além disso, é preferível iniciar os parágrafos com conectivos, entende?
– D2: Gostei bastante desse parágrafo, mas acredito que precisa organizar um pouco as ideias e usar um conectivo para trazer esse livro para a realidade, como você fez no D1, apesar de ficar subentendido esse paralelo é interessante colocar um elemento coesivo para que fique mais claro, tudo bem?
– Conclusão: Gustavo, aqui eu fiquei um pouco confusa a respeito desses tais cursos.
Além disso, senti falta do modo como essas ações seriam executadas, masss gostei da sua conclusão círculo.
C1: 160
C2: 180
C3: 180
C4: 160
C5: 160
Nota: 840
ps.: só coloquei as notas por conta do seu pedido kkkkkk
ps.2: caso você discorde de alguma nota ou de alguma observação que eu fiz pode me mandar uma mensagem, okay?
ps.3: você escreve muuuito bem!
Abraçoss <3