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Os desafios do combate da xenofobia no Brasil
iissabbeell
Primeiramente, gostaria de lhe dizer que eu não sou corretora (tirei 920 na redação do Enem 2020 e passei para Letras) estou dizendo isso para que fique claro que assim como você eu sou estudante e meu objetivo aqui é aprender e ajudar! Seguindo as 5 competências exigidas pelo Enem, vamos lá! CompetLeia mais
Primeiramente, gostaria de lhe dizer que eu não sou corretora (tirei 920 na redação do Enem 2020 e passei para Letras) estou dizendo isso para que fique claro que assim como você eu sou estudante e meu objetivo aqui é aprender e ajudar!
Seguindo as 5 competências exigidas pelo Enem, vamos lá!
Competência 1: Domínio da língua portuguesa
Ao ler sua redação por inteira vi alguns erros de português, vou colocar alguns para você ver.
* “A xenofobia está presente na sociedade brasileira desde a colonização, em que os índios foram tratados de forma inferior pelos portugueses apenas pelo simples fato de serem de locais e culturas diferentes.” – (de forma inferior, pelos portugueses, apenas por serem de locais e culturas diferentes.) Você repetiu pelo e pelos em um curto período de tempo.
* ” A xenofobia ocorre quando uma pessoa de um região diferente é tratada de forma insignificante apenas por ser de outro local.” – ( “A xenofobia”) Novamente você repete a pela xenofobia em um curto período de tempo. DICA: busque usar sinônimos para que isso não ocorra com tanta frequência.
* “No BBB, programa de televisão brasileiro, deste ano pode-se observar os ataques xenofóbicos sofridos pela participante Juliette Freire, em que outra participante fica constantemente rindo de seu sotaque e julgando-a inferior apenas por ser do nordeste, o que comprova que a xenofobia persiste na atualidade.” – ( repetição da palavra PARTICIPANTE)
* “O nordeste é o principal alvo de ataques xenofóbicos (1) no Brasil, uma das principais causas dessa xenofobia é a desigualdade social, em que as sociedades mais ricas e desenvolvidas desprezam o sotaque, a cultura, a região das sociedades mais pobres e menos desenvolvidas, e esta (2) xenofobia causa graves problemas para a população (3)afetada, (4) sendo um deles o desemprego, (5) em que um nordestino mesmo quando é muito mais (6) classificado não ganha a vaga de emprego pelo simples fato de ser nordestino (7) (8), segundo o IBGE, o desemprego é maior entre os (9) nordestinos, além dos problemas psicológicos sofridos por esses indivíduos.”
Vamos por partes, falta muita pontuação nesse trecho. Ficou enorme e totalmente confuso. Veja!
1- “, no Brasil, ” nesse caso o sujeito deve vim entre virgulas
2- troque ”xenofobias” por ataques. Ficaria então – e estes ataques causam graves problemas para a população,
3- tirar a palavra “afetada”
4- Troque “sendo um deles” por – , tendo como exemplo o desemprego,
5- Troque “em que um nordestino” por – , uma vez que um nordestino…
6- Qualificado*
7- Repetição da palavra ”nordestino”
8- Ponto (.)
9- Repetiu novamente a palavra nordestino
*”A partir dos fatos apresentados 1 percebe-se que cabe ao 2 ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as 3 escolar a ensinar aos jovens desde cedo, 4 através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes 5 do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro.”
1- virgula ”, percebe-se”
2- Ministério da Educação – nome do órgçao com letra maiúscula
3- escolas*
4- Troque através por “por meio de”
5- , no Brasil,
*No segundo desenvolvimento você cometeu vários erros de repetição de palavras em um curto período de tempo, cuidado! Você cometeu muitos deslizes ao longo da sua redação.
NOTA: 80
(uma dica que eu te dou é, procurar ler mais livros, noticias, coisas que você gosta para poder escrever com mais facilidade!)
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
A sua introdução, não apresenta as propostas que você deve abordar durante o desenvolver da redação. ( famosas TESES )
Por isso, seu texto torna-se mis complicado de ler e entender o que se trata.
Depois de muito ler e reler o que você escreveu nos seus dois desenvolvimentos eu cheguei a conclusão de que você compreendeu parcialmente a proposta do tema, no entanto
Você apresenta repertórios socioculturais, sendo eles uma alusão histórica, programa de televisão, pesquisas… no entanto achei que você não soube aproveitar por completo ao desenvolver e apresentar seu ponto de vista
Logo, você compreende parcialmente o tema e seus argumentos não estão muito bem relacionados com a proposta.
Nota: 120
competência 3: Organização e defesa
Nessa competência, o mais importante é saber organizar um com projeto de texto, selecionando os argumentos mais precisos sob o tema proposto.
Você selecionou dois argumentos ( pelo que eu entendi, desigualdade social e a intolerância ao diferente) Porém, você não soube menciona-los no local certo e relaciona-los com o que você defende.
São duas ótimas teses, porem falta organizar direitinho suas ideias para poder produzir um texto onde o leitor não se confunda em determinadas partes.
Seu texto não apresenta encadeamento de ideias, uma vez que os parágrafos não estão conectados o que dificulta a compreensão de suas ideias.
Então, seus argumentos são bons e fazem sentido com a proposta da redação, no entanto falta você se organizar e fazer com que tudo se encaixe e fique bem relacionado.
NOTA: 120
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
Aqui é analisado a famosa coesão textual, a forma como você utiliza os conectivos, advérbios, locuções, preposições de maneira coesiva tornando o texto mais fluido.
Entretanto, eu senti muita falta de conectivos ao ler sua redação. Uma dica que eu te dou é estuda-los e utiliza-los sempre após o ponto, isso é uma forma do corretor ler com mais facilidade o seu texto além de te ser mais fácil garantir uma nota maior.
Faltou também as famosas conjunções, que interligam as frases e evita de quem estiver lendo se confunda na hora.
Por sentir muita falta dos conectivos e em diversas vezes ter me confundido em suas ideias, sua note é: 120
NOTA: 120
Competência 5: Proposta de intervenção
Elaborar duas propostas de intervenção, de forma detalhada e que respeite os direitos humanos.
“A partir dos fatos apresentados percebe-se que cabe ao ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as escolar a ensinar aos jovens desde cedo, através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro. Também é necessário uma ação governamental para a criação de leis para punir pessoas que cometem ataques xenofóbicos e leis que protejam as pessoas que sofrem esse ataques para que assim o índice de xenofobia no Brasil diminua.”
Você começou sua conclusão de maneira extremante confusa, uma vez que não apresenta nenhum conectivo e o tópico frasal que contenha o tema problematizado ou as teses escritas com outras palavras. Você começa o parágrafo apresentando diretamente a sua proposta de intervenção, o que é errado na redação.
Olha como ficaria bem melhor se você tivesse feito dessa forma, por exemplo.
Em suma, atenuar os desafios relacionados ao método de combate a prevenção as ações xenofóbicas na sociedade brasileira. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, …
Procure responder todas essas perguntas ao fazer sua conclusão
Ação (o que?)
Agente (quem?)
Modo (como?)
Efeito (para quê?)
Detalhamento (explicação e exemplos)
e procure pensar nos agentes (GOMIFES)
G – Governo
O – ONGs
M- Mídia
I- Indivíduos
F- Famílias
E- Escolas
S- sociedade
Dessa forma voce conseguirá responder e fazer uma conclusão quase que perfeita!
No mais, eu gostei em partes de sua conclusão… achei que faltou detalhamento e um pouco de dados em falar sobre sua proposta de intervenção
NOTA: 120
TOTAL: 560
Desejo para voce bons estudos, acredite sempre no seu potencial… voce não é uma nota e pode ir muitoooo longe!
Bons estudos e boa prova!
Isabel
Qualquer duvida ou algo que eu consiga te ajudar pode mandar mensagem!!
See lessAs limitações do SUS no contexto da covid-19
iissabbeell
Primeiramente, não sou nenhuma corretora de redação, porém tirei 920 na redação do Enem 2020 ( estou dizendo isso para que fique claro que eu tenho algum conhecimento, mesmo que mínimo sob o assunto para te avaliar). Meu intuito aqui é poder te ajudar compartilhando informações e transferido o que eLeia mais
Primeiramente, não sou nenhuma corretora de redação, porém tirei 920 na redação do Enem 2020 ( estou dizendo isso para que fique claro que eu tenho algum conhecimento, mesmo que mínimo sob o assunto para te avaliar). Meu intuito aqui é poder te ajudar compartilhando informações e transferido o que eu sei. Vamos lá!!
Competência 1: Domínio da língua portuguesa
Você cometeu alguns deslizes durante sua redação, erros de acentuação ( crase ), virgulas, e alguns outros erros. Vou colocar alguns, veja!
*”visto que o Sistema Único de Saúde-SUS ainda luta contra limitações frente ao cenário da covid-19.” Aqui você não precisa utilizar o travessão “-” pois ele serve para substituir a lígula que no caso não existe, pois você não precisa citar a sigla SUS, uma vez que você já escreveu o que ela significa. Você só utiliza a sigla quando precisar repetir o órgão. Por exemplo, Ministério da Educação e Cultura, caso eu precise citar novamente eu utilizo a sigla MEC, entendeu!?
* “Nesse sentido, a fim de mitigar o óbice relativo…” “A fim de” é muito utilizado na linguagem informal, que está presente em nosso cotiado… então sugiro que mude, por exemplo, ”com o intuito de” , ”com o objetivo de” entre outros
* você cometeu outro deslize com siglas durante o texto.
* “deve demandar mais investimento no SUS, por meio de compra de insumos e contratação de mais médicos, a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade.” —- “por meio de compras de insumos… com a finalidade de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade.”
Gostei muito da sua redação de modo geral! Avaliando sob a norma culta da língua, eu notei poucos erros de ortografia e se não fosse os desvios repetitivos da sigla estaria quase perfeita sua redação nesse quesito.
Portanto nota: 160
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
Aqui nessa competência você arrasou! Sua escolha para as teses foram ótimas e isso mostra que você conseguiu compreender a proposta do tema. Você demonstrou domínio em repertórios, utilizando informações de varias áreas de conhecimento.
Nota: 200
*Uma dica que eu te dou para futuras redações é que você busque estudar outros tipos de repertórios, já que no Enem você não vai ter como pesquisar dados específicos sob o determinado assunto. Então se você souber algumas musicas (mais sociais como os raps, rocks), filmes, alusões históricas utilize como repertorio e nada impede que você também utilize alguma pesquisa para relacionar com o seu argumento. Isso foi apenas uma dica!*
competência 3: Organização e defesa
Organização: Nota-se que você soube projetar muito bem seu texto, argumentou de forma precisa durante o desenvolver da redação.
Defesa: No desenvolvimento 1, você trouxe uma pesquisa bem relacionada com sua tese, porém na hora de defender o seu ponto de vista senti falta de mais informações.
Seus parágrafos estão bons, o projeto de texto tem uma ótima seleção de argumentos para defesa você conseguiu ao longo do texto organiza-los, relaciona-los e com um pouco de dificuldade em interpreta-las a ao ponto de associar com o seu ponto de vista. O problema principal que eu vejo é que você escolheu dois ótimos argumentos/ teses, mas ao longo dos desenvolvimentos você abandona um pouco seu raciocínio e esquece de interligar com o que você defende, seu ponto de vista.
No mais, seu texto está conectado, tem ordem lógica, apresenta ótima coerência ao longo do texto, pois você em momento algum se contradize.
NOTA: 160
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
Famosa Coesão é avaliada durante a correção desse paragrafo.
Alguns tirados de seu texto: Similarmente, ademais, desse modo, ou seja, primeiramente, Sendo assim, quando… entre outros. Isso mostra que você aproveitou bem o espaço para utilizar os conectivos, locações, advérbios… garantindo ao corretor lógica e clareza ao ler a redação
Nota: 200
Competência 5: Proposta de intervenção
Sua proposta de intervenção foi bem organizada, contém um tópico frasal, porém sugiro que volte ao tema de modo problematizado.
Proposta de intervenção para medida 1: OMISSÃO GOVERNAMENTAL
*O que pode ser feito? (ação)
Você disse: ” deve demandar mais investimento no SUS”. Será que essa é a única ação a ser feita capaz sanar com o problema?
*Agente: você disse: o Estado
Concordo com você demais! O estado tem o dever de garantir o bem estar da população, porem nesse caso EU colocaria que cabe ao Governo Federal investir na saúde publica.
*O efeito da medida: ”a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade”.
Certíssimo!!!!
* Modo? “por meio de compras de insumos e contratação de mais médicos”
Perfeitooo!!!
* detalhamento: Poderia ter detalhado mais, porém ficou muito bom sua medida!
MEDIDA 2: DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE LEITOS
*Agente: Ministério da saúde. Certíssimo, como eu disse se você tivesse usado o Governo Federal como agente da medida 1 ia ser mais que perfeito, pois o Ministério é um cargo do governo, no qual a função desse órgão dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
*O que pode ser feito? Você respondeu essa pergunta de forma correta e clara, detalhou o que pode ser feito para amenizar a situação
*Efeito? “com o intuito de diminuir as taxas de mortalidade da covid-19 em toda a nação”. Exatamente
* Detalhou de forma clara, seguindo as normas e respondendo todas as perguntas para as duas propostas de intervenção
Conclusão, você soube exatamente responder todas as perguntas para as duas propostas, mesmo que tenha cometido alguns deslizes você respondeu dentro do esperado o que te pedia. Além do mais, a redação como você sabe precisa de um início (chamado de introdução) e um fim ( conclusão ). Por isso é essencial voltar ao repertório que você utilizou em sua introdução em sua conclusão, mostrando como seria a realidade se suas medidas fossem impostas e realizadas com sucesso no país. Ficou ótimo!
Você cometeu alguns deslizes, para mim nada de tão grave assim, pois o maior motivo de perda de pontos nessa competência é a falta de detalhamento e isso ao meu ver eu só senti falta em uma medida, achei que você poderia ter falado mais… senti falta também de um tópico frasal mais elaborado, com o tema problematizado.
NOTA: 160
SENDO ASSIM, TOTAL: 880
Parabéns por sua ótima redação! Como eu te disse não sou ninguém para corrigir, mas no meu ponto de vista ta muitoooo bommm!! Apenas diria para você ler mais, isso te ajudaria na hora de escrever ja que não teve tantos erros de escrita.
Continue assim que você vai longe, lembre-se sempre que você não é apenas uma nota e que todo conhecimento é valido! Mantenha sempre o foco em seus sonhos, metas e objetivos que isso te permitirá alcançar o mundo
Uma ótima noite para você e bons estudos, precisar de qualquer ajuda que estiver ao meu alcance pode me mandar mensagem, estou a disposição!
Com carinho, Isabel!
See lessA importância do ensino profissionalizante
iissabbeell
Competência 1: Domínio da língua portuguesa Você cometeu alguns deslizes na sua introdução, quando você diz que "o número mais de 10%. Esses números". Não deveria ter esse ponto logo após a porcentagem, faltou informação e ficou sem sentido. Uma dica que eu te dou é que sempre que você tiver que colLeia mais
Competência 1: Domínio da língua portuguesa
Você cometeu alguns deslizes na sua introdução, quando você diz que “o número mais de 10%. Esses números”. Não deveria ter esse ponto logo após a porcentagem, faltou informação e ficou sem sentido. Uma dica que eu te dou é que sempre que você tiver que colocar ponto logo em seguida usar um conectivo, assim a leitura fica mais fluida.
Portanto nota: 160
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
Nessa competência, julgando suas teses e argumentos você foi muito bem! Nota-se que conseguiu compreender tema, utilizando repertórios diversos, mostrando domínio sob a proposta. No entanto, ao escolher a tese 2, não foi uma boa escolha para voce defender, tem haver com o tema sim, porém voce foge um pouco ao tentar argumentar
Nota: 160
competência 3: Organização e defesa
Ao analisar os dois parágrafos de desenvolvimento, notei a falta de fatos em defesa do seu ponto de vista.
Desenvolvimento 1: Concordo plenamente com voce, a falta de investimentos governamentais age de fora constante para a problemática e cabe perfeitamente como tese para argumentar sob o tema. No entanto, falta provas, fatos, pesquisas… se voce tivesse adicionado algum dado de fora para complementar o seu ponto de vista ia ser perfeitooo!!!
Aconselho que ao fazer sua próxima redação você procure utilizar além de filósofos algo que possa te ajudar a provar o que você quer defender! Nesse caso de falta de investimentos governamentais você pode usar, por exemplo, a PEC 241 que tem como finalidade congelar “gastos e investimentos públicos” durante 20 anos. Dessa forma você provaria que a omissão governamental prejudica o cenário educacional.
Desenvolvimento 2: Aqui nesse paragrafo, você embolou um pouco ao tentar ligar o pensamento de Kant com o seu argumento.
Como eu te disse, faltou você se organizar na hora de montar seu desenvolvimento. Sua tese é ótima, porém falta provar de fato o que você diz, com algo externo ou com mais informações sob o assunto que defende. Você pode trazer por exemplo, como isso ocorre na realidade.
Portanto: nota 120
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
Nessa competência é analisado a famosa COESÃO TEXTUAL.
Portanto, é evidente que você soube utilizar bem os conectivos, porém em algumas partes houve falta deles, veja: “Portanto é indispensável intervir sobre a questão. Para isso ocorra o governo…”. Aqui observa-se uma dificuldade para o leitor entender o que você diz, pois eu tive que voltar ao inicio do paragrafo para entender a ação. Eu colocaria, por exemplo, “Em suma, constata-se a necessidade de sanar os desafios relacionados a implementação de um ensino profissionalizante para a sociedade brasileira. Dessa forma, o Governo…”. Assim seria uma possibilidade que EU faria para tornar uma leitura mais fluida para o meu corretor, pois dessa forma eu voltaria dizer o tema ( porem problematizado) e dessa forma tornaria algo mais fácil de ler e compreender.
Por ter notado algumas falhas nesse quesito nota: 120
Competência 5: Proposta de intervenção
Faltou detalhamento!!!
Para conclusão ( para mim parte mais difícil de escrever) você deve se organizar demais!
Quando for construir uma conclusão responda TODAS essas perguntas que eu vou colocar aqui para as DUAS teses que você escolheu
Ação (o que?) O que pode ser feito para solucionar a tese 1 ou tese 2? No seu caso, o que pode ser feito para sanar a negligencia governamental ou a educação deficitária.
Na sua conclusão você não traz uma medida especifica para nenhuma de suas teses
Agente (quem?) Quem pode resolver isso? Se pergunte sempre antes de escrever!
Voce cita somente o Governo como agente responsável em sanar a medida. Mas sera que o Governo não disponibiliza verbas mas o Ministério da Educação não repassa?
Pense nos 3 poderes, Executivo, Legislativo e Judiciario… nenhum deles pode ajudar a solucionar os desafios? Pense em outros órgãos sem ser só o Governo.
DICA: GOMIFES
G – Governo
O – ONGs
M- Mídia
I- Indivíduos
F- Famílias
E- Escolas
S- sociedade
Utilizando GOMIFES, você pode ter uma ideia melhor e mais rápida na hora de escolher um agente para solucionar sua medida, uma vez que o tempo do Enem não é amigo dos vestibulandos.
Efeito (para quê?) Qual efeito da sua medida? Em sua redação voce menciona 1 efeito que sua medida traz, porem esse efeito não cabe as duas propostas de intervenção
Modo (como?) Você diz que através de palestras… porem como eu disse faltou voce dizer sob sua outra medida.
Detalhamento (explicação e exemplos) Faltou voce detalhar de forma clara os efeitos da sua proposta de intervenção… como te disse utilizamos 2 teses/ argumentos para construir uma redação, logo espera que tenha duas propostas na conclusão. Sendo essas duas propostas detalhadas como lhe disse, respondendo todas essas 5 perguntinhas
Levando em conta que voce fez uma medida para solucionar 2 problemas e isso não é indicado, pois um deles acaba não sendo resolvido por inteiro, assim ficam varias perguntas sem respostas em sua conclusão, entende?
Faltou também você voltar a sua introdução. Como eu falei no começo não entendi muito bem a referencia que você utilizou, mas para finalizar uma redação é importante que a gente volte a introdução para acabar. Eu prefiro sempre começar a minha redação com algum repertorio sociocultural ( música, filmes, livros…), citações ou marco histórico pois assim fica mais fácil de voltar na conclusão para finalizar
Logo sua nota é: 80
NOTA FINAL: 640
Lembrando que eu não sou corretora do Enem, eu estudo bastante redação e tirei 920 na redação do Enem 2021 e fui aprovada em Letras… meu intuito aqui é poder transferir pra alguém o que eu aprendi e aprender com vocês também, afinal a prova está chegando e eu vou fazer novamente pra tentar mudar de curso kkkkkk
Desejo para voce bons estudos, acredite sempre no seu potencial… voce não é uma nota e pode ir muitoooo longe!
Bons estudos e boa prova!
Isabel
Qualquer duvida ou algo que eu consiga te ajudar pode mandar mensagem!!
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