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A importância da educação socioemocional nas escolas para a construção do cidadão do futuro.
iissabbeell
Oi, boa tarde Izabela! antes de qualquer correção, gostaria de passar umas noções estruturais da redação do Enem, para que assim você consiga se organizar nas próximas redações! Dica 1: Ao se organizar para construção de uma redação pense no número máximo de linhas que a prova exige. Passei sua intrLeia mais
Oi, boa tarde Izabela!
antes de qualquer correção, gostaria de passar umas noções estruturais da redação do Enem, para que assim você consiga se organizar nas próximas redações!
Dica 1: Ao se organizar para construção de uma redação pense no número máximo de linhas que a prova exige. Passei sua introdução para o meu caderno só para ter uma noção de quantas linhas você gastaria para escrever seu texto, e com a minha letra excedeu bastante do esperado.
Portanto vou te passar algumas informações que eu aprendi ao longo do meu cursinho.
Estrutura geral:
Introdução- 6/7 linhas
Desenvolvimentos- 16 linhas
Conclusão- 7/8 linhas
*Busque fazer um planejamento, assim você não terá que apertar nenhuma parte!
Na introdução o corretor deve ser capaz de identificar nitidamente os pontos principais do texto, como o seu posicionamento e o tema.
Abordagem por meio e diante do tema, aqui é necessário que você de posicione frente ao tema, por meio da sua tese, que será de suma importância para o desenvolvimento e modelagem do texto.
Dica 2: Sua introdução deve conter um destaque, além de funcionar como um link para o texto circuito.
Como maneira de ajudar para futuras redações, vou passar aqui algumas dicas de repertórios que abordam diversos assuntos que encaixam em diversos temas!
Constituição Federal de 1988
Organização Universal dos Direitos Humanos
Thomas Hobbes
Paulo Freire
Chico Buarque (ex: apesar de você)
Caetano Veloso (ex: Alegria Alegria, Reconvexo)
O Rappa (ex: minha alma)
Legião Urbana (ex: Que país é esse?, Índios, Tempo perdido, perfeição)
Filmes (Sociedade dos poetas mortos, Tropa de Elite, O auto da compadecida…)
Dica 3: Essa é voltada somente para conclusão
Quando for pensar em agentes para solucionar as suas propostas de intervenção, pense em GOMIFES que são nada mais que
Governo
ONGs
Ministérios
Família
Individuo
Escola
Sociedade
Pense também nos 3 poderes, (Executivo, Legislativo e Judiciário) assim fica um pouquinho mais fácil em pensar nas medidas, uma vez que você já tem em mente mais ou menos quais agentes pode te ajudar kkkkkkkk
Agora sim vamos para correção, valendo ressaltar que eu estou aqui somente para lhe ajudar e posso cometer vários erros ao “corrigir” sua redação!
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
A primeira competência trabalha o domínio gramatical, bem como a estética do texto escrito.
A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
1. entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita (o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc”, etc.)
2. ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
3. produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeito o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas e não exceder de 30 linhas)
4. ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
5. saber o momento certo de usar as letras maiúsculas e minúsculas;
6. compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.
Vamos aos erros que achei em sua redação, separando por parágrafos:
No seriado ”Sex Education”, é retratado o cotidiano dos jovens que estudam na escola Moordale em que muitos desses adolescentes (1) são cheios de problemas psicológicos e dificuldades sociais típicas da (2)escola, mas encontram refúgio nos concelhos do aluno Otis e da sua mãe que é terapeuta sexual e ajuda os (3) alunos (4) psicologicamente e emocionalmente em diversas áreas da vida. Saindo da ficção, observa-se que a realidade da maioria dos (5) jovens brasileiros assemelha-se a dos (6) jovens de Moordale, pois (7) não há uma devida atenção do corpo docente (8) a questão (9) emocional dos mesmos. Nesse viés, faz-se necessário tratar sobre a importância da educação social (10) emocional nas (11) escolas (12) brasileiras, a fim de entender qual a barreira para que isso não aconteça e destruí-la.
1- Troque “são cheios” por – que sofrem
2- repetiu escola novamente
3- repetiu aluno mais uma vez na mesma linha
4- você já usou o termo “psicológicos” no começo, então busque por sinônimos
5- Você usa a palavra “Jovem” logo na primeira linha da redação e depois usa novamente
6- Você usa muito a palavra Jovem em um curto período de tempo, cuidado!
7- pois (,) não
8- atenção do corpo docente (A) questão emocional – adicione o termo para a
9- repetiu emocional
10- repetiu emocional de novo
11- Repetiu escola muitas vezes
12- Repetiu brasileiras, busque por outras palavras e evite um texto repetitivo
Comentário: Sua introdução ficou muito grande e esteticamente isso é motivo para perda de pontos.
obs: Você não colocou suas teses na introdução, ou seja em outra competência você perde ponto por isso. A ideia de colocar um destaque na introdução deve ser breve e não ocupar muitas linhas de seu parágrafo… por isso tente ser mais objetiva quando for escrever novamente.
DESENVOLVIMENTO 1:
O primeiro aspecto a se considerar é que a educação socioemocional fortalece o jovem construindo positivamente sua personalidade e é imprescindível para a sociedade melhorar. De certo, ela atua como fator de construção de um corpo social consciente e emocionalmente (1) instável, além disso é importante para desconstruir preconceitos que impedem os (2) jovens de crescer como (3) um bom cidadão para o futuro. Desse modo, o educador Paulo Freire (4) discute essa ideia (5), ao trazer a análise de que a (6) educação transforma o indivíduo e este (7) transforma o mundo, ou seja, se há um ato educacional saudável, este formará pessoas plenas nos mais amplos aspectos e que por consequência serão (8) cidadãos mais responsáveis, (9) que saibam tomar decisões e tenham habilidades para lidar com suas próprias emoções. Por tudo isso a (10) educação (11) socioemocional é indispensável para os tempos atuais e (12) futuros.
1- Instável não é a palavra correta, cuidado para não se contradizer. Certo seria, estável
2-usou a palavra jovem em um curto espaço de tempo.
3- como bons cidadãos para o futuro.
4-Paulo Freire (,)
5- não tem vírgula aqui
6-busque por sinônimos de educação, para evitar repetições
7- Troque por um sinônimo a palavra transforma
8- você já usou cidadão acima, então busque por outro termo
9- troque por exemplo por, conseguem
10- usou educação novamente em um curto espaço de tempo
11- você já usou a palavra socioemocional no começo do paragrafo, logo se você achar um sinônimo ficaria melhor
12-troque por algum sinônimo a palavra futuros
OBS: Busque ser mais objetiva em seus repertórios
Ademais, vale ressaltar que o tratamento psicológico, por ser ainda tratado como um tabu na sociedade, que reflete na educação infanto-juvenil, muitas vezes é negligenciado mesmo sendo uma parcela fundamental da formação do futuro. Isso advém de um patriarcalismo enraizado, no qual a parte emocional do indivíduo é prejudicada (1) uma vez que ocorre a omissão do ensinamento socioemocional (2) principalmente do autocontrole e autoconhecimento, desde casa até a escola, moldando o comportamento e a personalidade do adolescente em formação. Sob esse aspecto, através da obra ”Raízes do Brasil” no capítulo ”Homem Cordial”, Sergio Buarque de (3) Olanda apresenta a ”cordialidade” o que seria agir com emoção frente a razão, inclusive a (4) cordialidade pode significar agir de maneira violenta. (5) Ou seja, nota-se que o jovem que não tem autocontrole de suas emoções está mais propenso a (6) agir de maneira erronia, o que contribui para o (7) mundo distópico.
1- prejudicada (,) uma vez que
2-socioemocional (,)
3- Sérgio Buarque de Holanda
4-cordialidade, troque por alguma outra palavra.
5- Coloque um conectivo aqui
6- usou a palavra agir novamente
7- troque “mundo distópico” por algo que não fique estranho ao ler.
Conclusão:
Portanto, é notório a importância da inclusão da educação socioemocional no currículo das escolas brasileiras, visto seus benefícios. (1) Cabe ao (2) estado promover a capacitação do corpo docente (3) por meio de cursos técnicos, os quais instruam (4) técnicas de desenvolver a (5) capacidade emocional dos jovens, a fim de trazer futuramente para o (6) corpo discente o pleno desenvolvimento dessas (7)capacidades. (8) Afinal, assim como os (9) jovens de Moordale todos precisam de refúgio e aprendizado.
1-Coloque um conectivo após o ponto. Por exemplo: Nesse sentido
2- Estado com letra maiúscula
3-docente (,)
4-Troque técnicas por métodos
5- o conhecimento emocional dos jovens
6-Troque corpo docente por, sociedade
7- troque capacidades por habilidades
8-Coloque um conectivo para fechar sua redação, por exemplo: desse modo
9- Troque jovens por adolescentes
NOTA: 120
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Ela pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação, ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto.
A banca vai avaliar:
• a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis.
• o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo, etc.;
• estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Nessa competência seu texto apresenta ótimos repertórios, apesar de você não ter encaixado muito bem com o seu ponto de vista.
Além do mais, você tende a fugir um pouco sobre a proposta, logo os seus argumentos não estão bem relacionados ao tema.
NOTA: 160
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Entre as competências do Enem, esta avalia se você consegue argumentar sólida e concretamente para defender o ponto de vista (que deve ser apontado na introdução). Isso significa que as ideias presentes na sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas e visões de especialistas, ou opiniões de autoridades na área, filósofos, etc.
Seu texto deverá contar com:
• progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada às demais);
• ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
• coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
• encadeamento de ideias (os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).
Seu texto não apresenta as teses iniciais que deveriam estar de forma clara na introdução. Além do mais, os suas teses não vão de encontro com a ideia proposta, uma vez que você utiliza como argumentos algo que está inserido na formulação do tema o que deixa o texto redundante demais!
Vou explicar melhor
O tema proposto foi “A importância da educação socioemocional nas escolas para construção do cidadão do futuro”.
Você deveria abordar como tese/argumento qual é a IMPORTANCIA da educação socioemocional nas escolas
Duas possíveis teses seriam: promover o autoconhecimento e desenvolver a resiliência no ambiente escolar.
Em seu texto não trata especificamente da importância, você foge da proposta ao tratar como argumento somente os benefícios socioemocionais, não a importância socioemocional para construção dos cidadãos no futuro.
Portanto NOTA: 120
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para conquistar os 200 pontos dessa competência, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada precisa estar embasada e articulada com as demais. Além disso, você deve utilizar os conectivos mais indicados para a situação, ligando seus argumentos internos e os parágrafos, com objetivo de evitar repetições.
Seu texto deve contar com:
1. parágrafos bem estruturados (um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —,em que as ideias secundárias serão conectadas);
2. períodos estruturados (normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição;
3. referências (informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).
Seu texto ficou bom, porém extremamente repetitivo, senti muitaaa falta de conectivos em diversas situações.
Uma dica que minha professora me deu foi que a cada ponto que eu colocar em minha redação eu coloque em seguida um conectivo apropriado para situação.
Senti falta também de locuções, conjunções, preposições que interligam as ideias e torna o texto fluido para o leitor.
Faltou também você comprovar suas ideias, com o objetivo de ligar a sua referencia com o seu posicionamento
Logo NOTA: 120
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1. tem uma proposta de intervenção;
2. conta com detalhes como ela será implementada (quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
3. é possível de ser executada;
4. respeita os Direitos Humanos (você não deve ferir o direito à vida, cidadania, liberdade e diversidade).
Sua conclusão não está detalhada, apresenta muitas falhas ao desenvolver da proposta de intervenção… por isso sempre que estiver nessa parte responda todas as perguntas do item 2. Decore essas perguntas e escreva no cantinho da prova, assim você terá muito mais confiança na hora de fazer sua redação
Como voce não apresentou DUAS propostas para conclusão e nem a detalhou de forma correta
NOTA: 160
TOTAL: 680
Bom, eu sou apenas uma estudante assim como você é. Meu objetivo aqui é aprender e poder ajudar ensinando o que eu sei, por isso posso ter cometido erros ao analisar sua redação, portanto peço desculpas desde já por qualquer equivoco.
See lessContinue treinando redações e qualquer coisa que precisar entre em contato comigo que estou a disposição para lhe ajudar como posso.
Parabéns por sua redação e nunca, jamais desista de seus sonhos… você é capaz de conseguir o que quiser basta apenas se dedicar e esforçar para ter o melhor de você
Tenha uma ótima tarde!
Com carinho,
Isabel.
A importância da conservação dos oceanos para a vida na terra.
iissabbeell
Olá Beatriz, boa noite! Vamos lá para correção! Competência 1: Domínio da língua portuguesa. A primeira competência trabalha o domínio da língua gramatical, bem como a estética do texto escrito. A banca de correções cobrará os seguintes pontos: 1- entender as principais diferenças entre as modalidadLeia mais
Olá Beatriz, boa noite!
Vamos lá para correção!
Competência 1: Domínio da língua portuguesa.
A primeira competência trabalha o domínio da língua gramatical, bem como a estética do texto escrito. A banca de correções cobrará os seguintes pontos:
1- entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita ( o texto não pode conter GÍRIAS, expressões coloquiais, nem abreviações)
2-ter atenção as regras ortográficas e gramaticais.
3-produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas exigido.
4- ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente.
5- Saber quando usar letras maiúsculas e minúsculas.
Erros que eu notei por paragrafo:
No documentário “Oceanos de plástico”, o documentarista, Craig Lesson, está em busca da (1) baleia azul quando descobre um oceano totalmente poluído por garrafas de vidro, pneus, chinelos de dedo, sacolas plásticas e pequenos pedaços de (2) plástico que animais marinhos acabam ingerindo e em muitos casos, ocasionando em sua morte. Essa poluição é prejudicial não só para os (3) animais marinhos, mas também para a saúde humana.
1- “Baleia azul” deve vir separada por hífen, logo o certo seria: BALEIA-AZUL
2- “Plásticos” você repetiu essa palavra em um curto período de tempo, portanto busque por sinônimos para evitar um texto repetitivo
3- “animais marinhos” você novamente acaba repetindo palavras em um curto período de tempo.
Em primeiro plano, vale ressaltar que muitas pessoas dependam da pesca para a sua alimentação. (1) Porém, acabam correndo riscos já que, segundo o diretor do observatório global sobre poluição e saúde, Phil Landrigan, (2) devido a (3) poluição os frutos do mar estão contaminados por plásticos, metais tóxicos (como mercúrio), pesticidas, esgotos e (4) químicos. Essa contaminação, (5) segundo o diretor, pode fazer com que as pessoas desenvolvam problemas intestinais, neurológicos ou câncer. Diante de tal exposto, é evidente a necessidade de se conservar os oceanos.
1-“Porém” não é muito utilizada como conectivo nas redações, busque algum conectivo que possa interligar seu tópico frasal com seu desenvolvimento, ok?
2-“Devido a” nesse caso o “a” deve ser craseado, logo o certo seria: devido à
3- Você repetiu “poluição” em um curto período de tempo.
4- Aqui eu colocaria para não ficar algo tão vago, por exemplo, SUBSTANCIAS químicas.
5- Veja: Na segunda linha desse paragrafo voce usou “segundo o diretor do observatório global…” e logo depois usa “segundo o diretor, pode fazer com que as pessoas …”. Viu como fica muito repetitivo o uso das mesmas palavras em um curto espaço entre elas?
OBSERVAÇÃO:
Como na competência 1 o objetivo é avaliar o domínio da língua portuguesa eu não posso tirar pontos por faltar informações em seus parágrafos ( isso é analisado em outra ocasião) eu gostaria de reescrever o seu desenvolvimento 1 do mesmo jeito que você escreveu, porém mudando algumas coisas para que de forma mais clara você consiga observar os erros.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que muitas pessoas dependem da pesca para sua alimentação, porém acabam correndo riscos uma vez que, a sociedade não dá o devido valor a preservação do meio ambiente. Segundo Phil landrigan, diretor do Observatório Global sobre poluição e saúde, explica que devido à degradação dos oceanos os frutos do mar estão contaminados por plásticos, metais tóxicos (como mercúrio), pesticidas, esgotos e substâncias químicas. Além do mais, o especialista acrescenta que a falta de cuidado com o planeta pode fazer com que as pessoas desenvolvam problemas intestinais, neurológicos ou câncer, Diante de tal exposto, é evidente a necessidade de conservar os mares.
Veja como não fica repetitivo se prestar atenção nas palavras que sua.
Continuando…
Ademais, destaca – se o absurdo percentual de mortes de animais marinhos por plástico. Segundo a fundação “Ocean Crusaders”, o (1) plástico mata 1 milhão de pássaros marinhos anualmente. (2) E o emaranhado de (3) plástico sozinho mata (4)certa de 1000.000 (5) animais marinhos a cada ano. Certamente esses são números bastante alarmantes, e devido a isso, esse problema deve ser combatido com urgência .
1- repetiu plástico muitasss vezes!
2- Não é certo colocar “E” depois de ponto e usa-lo como continuidade na redação.
3- uso continuo da palavra “plástico”
4- erro de digitação. certo seria: Cerca
5- repetiu novamente ”animais marinhos”
Mia uma vez, refazendo esse paragrafo para lhe mostrar como usando sinônimos o texto fica mais fluido
Ademais, destaca-se o absurdo percentual de animais marinhos mortos por lixo humano. Segundo a fundação “Ocean Crusaders”, relata que o plástico mata 1 milhão de pássaros marinhos anualmente e que, o emaranhado deste material sozinho devasta cerca de 1000.000 espécies marinhas a cada ano. Certamente esses números são alarmantes, logo esse problema deve ser combatido com urgência.
Portanto, é imprescindível o combate a essa problemática. (1) E para isso, cabe ao Governo Federal juntamente ao (2) Ministério do meio ambiente (3) promover campanhas por meio da mídia, para conscientizar sobre as consequências da poluição nos oceanos, e como descartar adequadamente o material plástico. Assim irá reduzir a poluição nos oceanos e as mortes de animais marinhos.
1- Use conectivo para ligar as frases e fazer com que fique mais fluido a leitura para o seu corretor!
2- Ministério do Meio Ambiente
obs: Não coloquei, pois estou com muita duvida, procure saber se tem virgula antes do órgão Ministério ou depois de Federal, não sei kkkkk to com duvida nisso aqui por isso não alertei de fato como um erro… sou péssima com uso de virgulas
3- Virgula
NOTA: 120
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema
Aqui pede que você demonstre que compreendeu adequadamente a proposta de redação. Ou seja, você precisa entender o tema em todas as suas partes e escrever, organizando as ideias de forma clara e precisa, colocando-as em prática em seu texto.
A banca vai avaliar:
* a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores!
*o conhecimento e a relação das várias áreas de conhecimento existentes, como filmes, músicas, alusões históricas, literatura, citações, pesquisas…
*deve conter a estruturação correta de um texto dissertativo- argumentativo (introdução, desenvolvimentos e conclusão)
Portanto, ao analisar seu texto observa-se você soube usar bem seus conhecimentos culturais acerca do assunto proposto.
NOTA: 200
Uma dica minha e que eu aprendi no meu cursinho é que procure estudar repertórios mais conhecidos, dados são ótimos mas no enem não temos internet então não da pra pesquisar kkkk
Busque estudar citações famosas, músicas mais sociais que aborde vários assuntos!
Exemplos de repertórios que falam de varias coisas:
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Constituição Federal de 1988
Agenda de 2030
Legião Urbana ( escute algumas músicas, eles falam de vários temas)
musicas de legião como exemplo:
*Pais e filhos ( saúde mental)
*Índios (valorização da cultura indígena)
*Que país é este? (desrespeito a constituição federal, economia, desrespeito aos índios)
*Perfeição (imprudência no transito, falta de hospitais, direitos trabalhistas, fome,
descaso com a educação, intolerância, criminalidade, crítica ao Governo)
Escute também: Caetano Veloso, Chico Buarque, Gil, Racionais MC’s, Cazuza, Zé Ramalho, Milton Nascimento, Pitty, Emicida, Elis Regina, Belchior entre outros.
Livros: Capitães da Areia, O Pequeno Príncipe, Vidas Secas, A hora é da estrela…
Com isso você mostra para a banca de corretores que você tem um conhecimento grande sobre o tema proposto na redação e consegue garantir uma segurança, caso o tema não seja algo da sua zona de conforto você já terá algumas opções de repertórios em mente e isso possibilitará que não perca tanto tempo pensando em algo para citar!
Competência 3: Selecionar, organizar, relacionar, e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de seu ponto de vista.
Entre as competências exigidas, esta avalia se você consegue argumentar concretamente para defender o seu ponto de vista ( que deve ser apontado na introdução, como DUAS teses). Isso significa que as ideias presentes na sua redação precisam estar fundamentadas em argumentos comprováveis, como dados, pesquisas, visões de especialistas ou opiniões de autoridades.
É possível utilizar várias estratégias de argumentação, como: analogias, dados estatísticos, comparações, causas e consequências, citações.
Seu texto deverá conter:
1- progressão textual (cada parte do texto deve estar conectada)
2- ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim
3- coerência (seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real)
4- encadeamento de ideias
Analisando o seu texto, nota-se claramente que faltou organizar as ideias para construção de uma boa redação dissertativa-argumentativa.
Logo, na introdução você comete um erro gravíssimo! Faltou evidenciar de forma clara o seu posicionamento, ou seja, suas duas teses.
O seu corretor do Enem iria saber logo de cara o seu posicionamento. Ao ler sua introdução fica impossível saber o que você ira defender ao decorrer de seu texto. Preste muita atenção nisso!
Também achei que você não soube selecionar o seus argumentos, pois suas teses não condizem 100% com a proposta do texto.
Seu texto apresenta ordem lógica e coerência
No entanto, falta encadeamento de ideias. você não mude de ideia constantemente, porém não consegue firmar suas ideias com seus repertórios, ligando os dados e pesquisas com o seu posicionamento.
NOTA: 120
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação.
Para obter os 200 pontos, você deverá fazer um texto coeso. Cada ideia apresentada precisa estar embasada e articulada com as demais, a fim de demonstrar uma unidade de sentido. Além disso, você deverá utilizar os CONECTIVOS mais indicados para situação, ligando os seus argumentos e os parágrafos com o objetivo de evitar repetições e trazer uma leitura mais fluida
Seu texto deve conter:
1- parágrafos bem estruturados ( deve ter uma ideia central – TÓPICO FRASAL – em que as ideias serão conectadas)
2-períodos estruturados
3- referencias ( informações e fatos que devem ser retomados enquanto o texto progride)
Em seus dois parágrafos de desenvolvimento e em sua conclusão falta o tópico frasal, momento em que você volta com outras palavras a sua tese e em sua conclusão o tema de forma problematizado.
Os períodos estão até bem estruturados, você não trocou os conectivos e usou de forma errada os cronológicos.
Referências, as que você selecionou foram de fato muito bem escolhidas. No entanto, na hora de relacionar e retomar suas ideias de forma clara isso não foi feito com maestria. Faltou você deixar claro, evidente, o seu posicionamento para o leitor!
NOTA:160
Competência 5: Elaborar DUAS ( uma para cada tese) propostas de intervenção.
Essa competência é uma das mais importantes e mais complexas. A conclusão tem uma competência só para ela, é uma correção mais criteriosa, por isso é preciso que você tenha uma solução para a proposta que seja possível de ser implementada.
Além disso, sua proposta deve mostrar ao leitor como ela pode ser colocada em prática. Por isso, você deve informar de forma detalhada como ela pode ser aplicada na sociedade.
Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:
1- ter uma proposta de intervenção
2- conta com detalhes como ela será implementada, ou seja, quem fará, como fará, quais são as etapas, com quais objetivos.
3-ser possível ser executada
4-respeitar os direitos humanos
Vamos lá, sua conclusão!
Portanto, é imprescindível o combate a essa problemática. E para isso, cabe ao Governo Federal juntamente ao Ministério do meio ambiente promover campanhas por meio da mídia, para conscientizar sobre as consequências da poluição nos oceanos, e como descartar adequadamente o material plástico. Assim irá reduzir a poluição nos oceanos e as mortes de animais marinhos.
Relembrando suas teses que você abordou em seus desenvolvimentos
TESE 1: PESCA
TESE 2: percentual de mortes de animais marinhos por conta do plástico
Qual ação do Governo Federal para solucionar a questão da pesca? Promover campanhas junto com a mídia seria o único jeito cabível de acontecer? Como ele fará essa ação? O Ministério do Meio Ambiente só pode ajudar por meio das mídias também???? pense em ações que el poderia fazer para amenizar ou até mesmo sanar o problema.
DICA: pense em GOMIFES
GOVERNO (pense nos 3 poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário)
ONG’S
MÍDIA
INDIVÍDUO
FAMILIA
ESCOLA
SOCIEDADE
Mesmo utilizando uma só medida faltou detalhar de fato e com clareza sua proposta.
NOTA: 120
TOTAL: 720
Bom, essa foi minha correção, vale ressaltar que eu sou apenas uma estudante e que assim como você está aprendendo! Posso ter feito e corrigido errado, mas o que vale é a intenção não é mesmo!?
Estou a disposição para sanar qualquer duvida que estiver ao meu alcance, vamos nos ajudar com o que podemos, certo?
Continue focando nos estudos e dedicando-se ao máximo para conseguir realizar seu sonho de entrar em uma faculdade… graças a deus o meu já está a caminho de ser realizado, fui aprovada na UFOP no sisu.2 para letras e ano que vem começo. Corrijo redações aqui com o intuito de conseguir transferir o pouco que eu sei para alguém!
Bons estudos e boa noite!
Lembre-se sempre que você não é uma nota e poderá alcançar todos os seus sonhos se dedicando e se esforçando!
Boa noiteeeeeeeee!
Com muito amor e carinho,
See lessIsabel.
Os desafios do combate da xenofobia no Brasil
iissabbeell
Primeiramente, gostaria de lhe dizer que eu não sou corretora (tirei 920 na redação do Enem 2020 e passei para Letras) estou dizendo isso para que fique claro que assim como você eu sou estudante e meu objetivo aqui é aprender e ajudar! Seguindo as 5 competências exigidas pelo Enem, vamos lá! CompetLeia mais
Primeiramente, gostaria de lhe dizer que eu não sou corretora (tirei 920 na redação do Enem 2020 e passei para Letras) estou dizendo isso para que fique claro que assim como você eu sou estudante e meu objetivo aqui é aprender e ajudar!
Seguindo as 5 competências exigidas pelo Enem, vamos lá!
Competência 1: Domínio da língua portuguesa
Ao ler sua redação por inteira vi alguns erros de português, vou colocar alguns para você ver.
* “A xenofobia está presente na sociedade brasileira desde a colonização, em que os índios foram tratados de forma inferior pelos portugueses apenas pelo simples fato de serem de locais e culturas diferentes.” – (de forma inferior, pelos portugueses, apenas por serem de locais e culturas diferentes.) Você repetiu pelo e pelos em um curto período de tempo.
* ” A xenofobia ocorre quando uma pessoa de um região diferente é tratada de forma insignificante apenas por ser de outro local.” – ( “A xenofobia”) Novamente você repete a pela xenofobia em um curto período de tempo. DICA: busque usar sinônimos para que isso não ocorra com tanta frequência.
* “No BBB, programa de televisão brasileiro, deste ano pode-se observar os ataques xenofóbicos sofridos pela participante Juliette Freire, em que outra participante fica constantemente rindo de seu sotaque e julgando-a inferior apenas por ser do nordeste, o que comprova que a xenofobia persiste na atualidade.” – ( repetição da palavra PARTICIPANTE)
* “O nordeste é o principal alvo de ataques xenofóbicos (1) no Brasil, uma das principais causas dessa xenofobia é a desigualdade social, em que as sociedades mais ricas e desenvolvidas desprezam o sotaque, a cultura, a região das sociedades mais pobres e menos desenvolvidas, e esta (2) xenofobia causa graves problemas para a população (3)afetada, (4) sendo um deles o desemprego, (5) em que um nordestino mesmo quando é muito mais (6) classificado não ganha a vaga de emprego pelo simples fato de ser nordestino (7) (8), segundo o IBGE, o desemprego é maior entre os (9) nordestinos, além dos problemas psicológicos sofridos por esses indivíduos.”
Vamos por partes, falta muita pontuação nesse trecho. Ficou enorme e totalmente confuso. Veja!
1- “, no Brasil, ” nesse caso o sujeito deve vim entre virgulas
2- troque ”xenofobias” por ataques. Ficaria então – e estes ataques causam graves problemas para a população,
3- tirar a palavra “afetada”
4- Troque “sendo um deles” por – , tendo como exemplo o desemprego,
5- Troque “em que um nordestino” por – , uma vez que um nordestino…
6- Qualificado*
7- Repetição da palavra ”nordestino”
8- Ponto (.)
9- Repetiu novamente a palavra nordestino
*”A partir dos fatos apresentados 1 percebe-se que cabe ao 2 ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as 3 escolar a ensinar aos jovens desde cedo, 4 através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes 5 do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro.”
1- virgula ”, percebe-se”
2- Ministério da Educação – nome do órgçao com letra maiúscula
3- escolas*
4- Troque através por “por meio de”
5- , no Brasil,
*No segundo desenvolvimento você cometeu vários erros de repetição de palavras em um curto período de tempo, cuidado! Você cometeu muitos deslizes ao longo da sua redação.
NOTA: 80
(uma dica que eu te dou é, procurar ler mais livros, noticias, coisas que você gosta para poder escrever com mais facilidade!)
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
A sua introdução, não apresenta as propostas que você deve abordar durante o desenvolver da redação. ( famosas TESES )
Por isso, seu texto torna-se mis complicado de ler e entender o que se trata.
Depois de muito ler e reler o que você escreveu nos seus dois desenvolvimentos eu cheguei a conclusão de que você compreendeu parcialmente a proposta do tema, no entanto
Você apresenta repertórios socioculturais, sendo eles uma alusão histórica, programa de televisão, pesquisas… no entanto achei que você não soube aproveitar por completo ao desenvolver e apresentar seu ponto de vista
Logo, você compreende parcialmente o tema e seus argumentos não estão muito bem relacionados com a proposta.
Nota: 120
competência 3: Organização e defesa
Nessa competência, o mais importante é saber organizar um com projeto de texto, selecionando os argumentos mais precisos sob o tema proposto.
Você selecionou dois argumentos ( pelo que eu entendi, desigualdade social e a intolerância ao diferente) Porém, você não soube menciona-los no local certo e relaciona-los com o que você defende.
São duas ótimas teses, porem falta organizar direitinho suas ideias para poder produzir um texto onde o leitor não se confunda em determinadas partes.
Seu texto não apresenta encadeamento de ideias, uma vez que os parágrafos não estão conectados o que dificulta a compreensão de suas ideias.
Então, seus argumentos são bons e fazem sentido com a proposta da redação, no entanto falta você se organizar e fazer com que tudo se encaixe e fique bem relacionado.
NOTA: 120
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
Aqui é analisado a famosa coesão textual, a forma como você utiliza os conectivos, advérbios, locuções, preposições de maneira coesiva tornando o texto mais fluido.
Entretanto, eu senti muita falta de conectivos ao ler sua redação. Uma dica que eu te dou é estuda-los e utiliza-los sempre após o ponto, isso é uma forma do corretor ler com mais facilidade o seu texto além de te ser mais fácil garantir uma nota maior.
Faltou também as famosas conjunções, que interligam as frases e evita de quem estiver lendo se confunda na hora.
Por sentir muita falta dos conectivos e em diversas vezes ter me confundido em suas ideias, sua note é: 120
NOTA: 120
Competência 5: Proposta de intervenção
Elaborar duas propostas de intervenção, de forma detalhada e que respeite os direitos humanos.
“A partir dos fatos apresentados percebe-se que cabe ao ministério da educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, incentivar as escolar a ensinar aos jovens desde cedo, através de palestras e debates, sobre diferentes culturas e costumes do Brasil e do mundo para que não se tornem adultos xenofóbicos no futuro. Também é necessário uma ação governamental para a criação de leis para punir pessoas que cometem ataques xenofóbicos e leis que protejam as pessoas que sofrem esse ataques para que assim o índice de xenofobia no Brasil diminua.”
Você começou sua conclusão de maneira extremante confusa, uma vez que não apresenta nenhum conectivo e o tópico frasal que contenha o tema problematizado ou as teses escritas com outras palavras. Você começa o parágrafo apresentando diretamente a sua proposta de intervenção, o que é errado na redação.
Olha como ficaria bem melhor se você tivesse feito dessa forma, por exemplo.
Em suma, atenuar os desafios relacionados ao método de combate a prevenção as ações xenofóbicas na sociedade brasileira. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, …
Procure responder todas essas perguntas ao fazer sua conclusão
Ação (o que?)
Agente (quem?)
Modo (como?)
Efeito (para quê?)
Detalhamento (explicação e exemplos)
e procure pensar nos agentes (GOMIFES)
G – Governo
O – ONGs
M- Mídia
I- Indivíduos
F- Famílias
E- Escolas
S- sociedade
Dessa forma voce conseguirá responder e fazer uma conclusão quase que perfeita!
No mais, eu gostei em partes de sua conclusão… achei que faltou detalhamento e um pouco de dados em falar sobre sua proposta de intervenção
NOTA: 120
TOTAL: 560
Desejo para voce bons estudos, acredite sempre no seu potencial… voce não é uma nota e pode ir muitoooo longe!
Bons estudos e boa prova!
Isabel
Qualquer duvida ou algo que eu consiga te ajudar pode mandar mensagem!!
See lessAs limitações do SUS no contexto da covid-19
iissabbeell
Primeiramente, não sou nenhuma corretora de redação, porém tirei 920 na redação do Enem 2020 ( estou dizendo isso para que fique claro que eu tenho algum conhecimento, mesmo que mínimo sob o assunto para te avaliar). Meu intuito aqui é poder te ajudar compartilhando informações e transferido o que eLeia mais
Primeiramente, não sou nenhuma corretora de redação, porém tirei 920 na redação do Enem 2020 ( estou dizendo isso para que fique claro que eu tenho algum conhecimento, mesmo que mínimo sob o assunto para te avaliar). Meu intuito aqui é poder te ajudar compartilhando informações e transferido o que eu sei. Vamos lá!!
Competência 1: Domínio da língua portuguesa
Você cometeu alguns deslizes durante sua redação, erros de acentuação ( crase ), virgulas, e alguns outros erros. Vou colocar alguns, veja!
*”visto que o Sistema Único de Saúde-SUS ainda luta contra limitações frente ao cenário da covid-19.” Aqui você não precisa utilizar o travessão “-” pois ele serve para substituir a lígula que no caso não existe, pois você não precisa citar a sigla SUS, uma vez que você já escreveu o que ela significa. Você só utiliza a sigla quando precisar repetir o órgão. Por exemplo, Ministério da Educação e Cultura, caso eu precise citar novamente eu utilizo a sigla MEC, entendeu!?
* “Nesse sentido, a fim de mitigar o óbice relativo…” “A fim de” é muito utilizado na linguagem informal, que está presente em nosso cotiado… então sugiro que mude, por exemplo, ”com o intuito de” , ”com o objetivo de” entre outros
* você cometeu outro deslize com siglas durante o texto.
* “deve demandar mais investimento no SUS, por meio de compra de insumos e contratação de mais médicos, a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade.” —- “por meio de compras de insumos… com a finalidade de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade.”
Gostei muito da sua redação de modo geral! Avaliando sob a norma culta da língua, eu notei poucos erros de ortografia e se não fosse os desvios repetitivos da sigla estaria quase perfeita sua redação nesse quesito.
Portanto nota: 160
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
Aqui nessa competência você arrasou! Sua escolha para as teses foram ótimas e isso mostra que você conseguiu compreender a proposta do tema. Você demonstrou domínio em repertórios, utilizando informações de varias áreas de conhecimento.
Nota: 200
*Uma dica que eu te dou para futuras redações é que você busque estudar outros tipos de repertórios, já que no Enem você não vai ter como pesquisar dados específicos sob o determinado assunto. Então se você souber algumas musicas (mais sociais como os raps, rocks), filmes, alusões históricas utilize como repertorio e nada impede que você também utilize alguma pesquisa para relacionar com o seu argumento. Isso foi apenas uma dica!*
competência 3: Organização e defesa
Organização: Nota-se que você soube projetar muito bem seu texto, argumentou de forma precisa durante o desenvolver da redação.
Defesa: No desenvolvimento 1, você trouxe uma pesquisa bem relacionada com sua tese, porém na hora de defender o seu ponto de vista senti falta de mais informações.
Seus parágrafos estão bons, o projeto de texto tem uma ótima seleção de argumentos para defesa você conseguiu ao longo do texto organiza-los, relaciona-los e com um pouco de dificuldade em interpreta-las a ao ponto de associar com o seu ponto de vista. O problema principal que eu vejo é que você escolheu dois ótimos argumentos/ teses, mas ao longo dos desenvolvimentos você abandona um pouco seu raciocínio e esquece de interligar com o que você defende, seu ponto de vista.
No mais, seu texto está conectado, tem ordem lógica, apresenta ótima coerência ao longo do texto, pois você em momento algum se contradize.
NOTA: 160
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
Famosa Coesão é avaliada durante a correção desse paragrafo.
Alguns tirados de seu texto: Similarmente, ademais, desse modo, ou seja, primeiramente, Sendo assim, quando… entre outros. Isso mostra que você aproveitou bem o espaço para utilizar os conectivos, locações, advérbios… garantindo ao corretor lógica e clareza ao ler a redação
Nota: 200
Competência 5: Proposta de intervenção
Sua proposta de intervenção foi bem organizada, contém um tópico frasal, porém sugiro que volte ao tema de modo problematizado.
Proposta de intervenção para medida 1: OMISSÃO GOVERNAMENTAL
*O que pode ser feito? (ação)
Você disse: ” deve demandar mais investimento no SUS”. Será que essa é a única ação a ser feita capaz sanar com o problema?
*Agente: você disse: o Estado
Concordo com você demais! O estado tem o dever de garantir o bem estar da população, porem nesse caso EU colocaria que cabe ao Governo Federal investir na saúde publica.
*O efeito da medida: ”a fim de oferecer um atendimento eficiente para a sociedade”.
Certíssimo!!!!
* Modo? “por meio de compras de insumos e contratação de mais médicos”
Perfeitooo!!!
* detalhamento: Poderia ter detalhado mais, porém ficou muito bom sua medida!
MEDIDA 2: DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE LEITOS
*Agente: Ministério da saúde. Certíssimo, como eu disse se você tivesse usado o Governo Federal como agente da medida 1 ia ser mais que perfeito, pois o Ministério é um cargo do governo, no qual a função desse órgão dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
*O que pode ser feito? Você respondeu essa pergunta de forma correta e clara, detalhou o que pode ser feito para amenizar a situação
*Efeito? “com o intuito de diminuir as taxas de mortalidade da covid-19 em toda a nação”. Exatamente
* Detalhou de forma clara, seguindo as normas e respondendo todas as perguntas para as duas propostas de intervenção
Conclusão, você soube exatamente responder todas as perguntas para as duas propostas, mesmo que tenha cometido alguns deslizes você respondeu dentro do esperado o que te pedia. Além do mais, a redação como você sabe precisa de um início (chamado de introdução) e um fim ( conclusão ). Por isso é essencial voltar ao repertório que você utilizou em sua introdução em sua conclusão, mostrando como seria a realidade se suas medidas fossem impostas e realizadas com sucesso no país. Ficou ótimo!
Você cometeu alguns deslizes, para mim nada de tão grave assim, pois o maior motivo de perda de pontos nessa competência é a falta de detalhamento e isso ao meu ver eu só senti falta em uma medida, achei que você poderia ter falado mais… senti falta também de um tópico frasal mais elaborado, com o tema problematizado.
NOTA: 160
SENDO ASSIM, TOTAL: 880
Parabéns por sua ótima redação! Como eu te disse não sou ninguém para corrigir, mas no meu ponto de vista ta muitoooo bommm!! Apenas diria para você ler mais, isso te ajudaria na hora de escrever ja que não teve tantos erros de escrita.
Continue assim que você vai longe, lembre-se sempre que você não é apenas uma nota e que todo conhecimento é valido! Mantenha sempre o foco em seus sonhos, metas e objetivos que isso te permitirá alcançar o mundo
Uma ótima noite para você e bons estudos, precisar de qualquer ajuda que estiver ao meu alcance pode me mandar mensagem, estou a disposição!
Com carinho, Isabel!
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iissabbeell
Competência 1: Domínio da língua portuguesa Você cometeu alguns deslizes na sua introdução, quando você diz que "o número mais de 10%. Esses números". Não deveria ter esse ponto logo após a porcentagem, faltou informação e ficou sem sentido. Uma dica que eu te dou é que sempre que você tiver que colLeia mais
Competência 1: Domínio da língua portuguesa
Você cometeu alguns deslizes na sua introdução, quando você diz que “o número mais de 10%. Esses números”. Não deveria ter esse ponto logo após a porcentagem, faltou informação e ficou sem sentido. Uma dica que eu te dou é que sempre que você tiver que colocar ponto logo em seguida usar um conectivo, assim a leitura fica mais fluida.
Portanto nota: 160
Competência 2: Compreensão da proposta a partir do tema.
Nessa competência, julgando suas teses e argumentos você foi muito bem! Nota-se que conseguiu compreender tema, utilizando repertórios diversos, mostrando domínio sob a proposta. No entanto, ao escolher a tese 2, não foi uma boa escolha para voce defender, tem haver com o tema sim, porém voce foge um pouco ao tentar argumentar
Nota: 160
competência 3: Organização e defesa
Ao analisar os dois parágrafos de desenvolvimento, notei a falta de fatos em defesa do seu ponto de vista.
Desenvolvimento 1: Concordo plenamente com voce, a falta de investimentos governamentais age de fora constante para a problemática e cabe perfeitamente como tese para argumentar sob o tema. No entanto, falta provas, fatos, pesquisas… se voce tivesse adicionado algum dado de fora para complementar o seu ponto de vista ia ser perfeitooo!!!
Aconselho que ao fazer sua próxima redação você procure utilizar além de filósofos algo que possa te ajudar a provar o que você quer defender! Nesse caso de falta de investimentos governamentais você pode usar, por exemplo, a PEC 241 que tem como finalidade congelar “gastos e investimentos públicos” durante 20 anos. Dessa forma você provaria que a omissão governamental prejudica o cenário educacional.
Desenvolvimento 2: Aqui nesse paragrafo, você embolou um pouco ao tentar ligar o pensamento de Kant com o seu argumento.
Como eu te disse, faltou você se organizar na hora de montar seu desenvolvimento. Sua tese é ótima, porém falta provar de fato o que você diz, com algo externo ou com mais informações sob o assunto que defende. Você pode trazer por exemplo, como isso ocorre na realidade.
Portanto: nota 120
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação
Nessa competência é analisado a famosa COESÃO TEXTUAL.
Portanto, é evidente que você soube utilizar bem os conectivos, porém em algumas partes houve falta deles, veja: “Portanto é indispensável intervir sobre a questão. Para isso ocorra o governo…”. Aqui observa-se uma dificuldade para o leitor entender o que você diz, pois eu tive que voltar ao inicio do paragrafo para entender a ação. Eu colocaria, por exemplo, “Em suma, constata-se a necessidade de sanar os desafios relacionados a implementação de um ensino profissionalizante para a sociedade brasileira. Dessa forma, o Governo…”. Assim seria uma possibilidade que EU faria para tornar uma leitura mais fluida para o meu corretor, pois dessa forma eu voltaria dizer o tema ( porem problematizado) e dessa forma tornaria algo mais fácil de ler e compreender.
Por ter notado algumas falhas nesse quesito nota: 120
Competência 5: Proposta de intervenção
Faltou detalhamento!!!
Para conclusão ( para mim parte mais difícil de escrever) você deve se organizar demais!
Quando for construir uma conclusão responda TODAS essas perguntas que eu vou colocar aqui para as DUAS teses que você escolheu
Ação (o que?) O que pode ser feito para solucionar a tese 1 ou tese 2? No seu caso, o que pode ser feito para sanar a negligencia governamental ou a educação deficitária.
Na sua conclusão você não traz uma medida especifica para nenhuma de suas teses
Agente (quem?) Quem pode resolver isso? Se pergunte sempre antes de escrever!
Voce cita somente o Governo como agente responsável em sanar a medida. Mas sera que o Governo não disponibiliza verbas mas o Ministério da Educação não repassa?
Pense nos 3 poderes, Executivo, Legislativo e Judiciario… nenhum deles pode ajudar a solucionar os desafios? Pense em outros órgãos sem ser só o Governo.
DICA: GOMIFES
G – Governo
O – ONGs
M- Mídia
I- Indivíduos
F- Famílias
E- Escolas
S- sociedade
Utilizando GOMIFES, você pode ter uma ideia melhor e mais rápida na hora de escolher um agente para solucionar sua medida, uma vez que o tempo do Enem não é amigo dos vestibulandos.
Efeito (para quê?) Qual efeito da sua medida? Em sua redação voce menciona 1 efeito que sua medida traz, porem esse efeito não cabe as duas propostas de intervenção
Modo (como?) Você diz que através de palestras… porem como eu disse faltou voce dizer sob sua outra medida.
Detalhamento (explicação e exemplos) Faltou voce detalhar de forma clara os efeitos da sua proposta de intervenção… como te disse utilizamos 2 teses/ argumentos para construir uma redação, logo espera que tenha duas propostas na conclusão. Sendo essas duas propostas detalhadas como lhe disse, respondendo todas essas 5 perguntinhas
Levando em conta que voce fez uma medida para solucionar 2 problemas e isso não é indicado, pois um deles acaba não sendo resolvido por inteiro, assim ficam varias perguntas sem respostas em sua conclusão, entende?
Faltou também você voltar a sua introdução. Como eu falei no começo não entendi muito bem a referencia que você utilizou, mas para finalizar uma redação é importante que a gente volte a introdução para acabar. Eu prefiro sempre começar a minha redação com algum repertorio sociocultural ( música, filmes, livros…), citações ou marco histórico pois assim fica mais fácil de voltar na conclusão para finalizar
Logo sua nota é: 80
NOTA FINAL: 640
Lembrando que eu não sou corretora do Enem, eu estudo bastante redação e tirei 920 na redação do Enem 2021 e fui aprovada em Letras… meu intuito aqui é poder transferir pra alguém o que eu aprendi e aprender com vocês também, afinal a prova está chegando e eu vou fazer novamente pra tentar mudar de curso kkkkkk
Desejo para voce bons estudos, acredite sempre no seu potencial… voce não é uma nota e pode ir muitoooo longe!
Bons estudos e boa prova!
Isabel
Qualquer duvida ou algo que eu consiga te ajudar pode mandar mensagem!!
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