Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Educação Industrial
IsraelP.
Olá, parabéns por escrever. Permita-me fazer algumas observações acerca do texto. A tese está deslocada, mais precisamente no último período do segundo parágrafo. Não use "mesmo" como pronome relativo. Do ponto de vista de conteúdo, o texto é empírico, relaciona afirmações genéricas como se coubesseLeia mais
Olá, parabéns por escrever. Permita-me fazer algumas observações acerca do texto. A tese está deslocada, mais precisamente no último período do segundo parágrafo. Não use “mesmo” como pronome relativo. Do ponto de vista de conteúdo, o texto é empírico, relaciona afirmações genéricas como se coubesse ao leitor como se coubesse ao leitor complementar os aspectos apresentados. Tenha cuidado de explicitar e justificar as afirmações que são feitas. A conclusão, por fim, é igualmente genérica, superficial, em grande parte pela falta de argumentos mais elaborados e concretos que justificassem uma intervenção mais minuciosa e concreta.
Continue praticando. Boa sorte.
See lessInvisibilidade e registro civil…
IsraelP.
Olá, parabéns por escrever. Permita-me apontar algumas questões no seu texto. De início, da para ver que é alguém que se preocupou em estudar sobre redação, pois atende aos critérios básicos de estruturação e conteúdo. Do ponto de vista gramatical, há alguns erros de crase, virgula e concordância veLeia mais
Olá, parabéns por escrever. Permita-me apontar algumas questões no seu texto. De início, da para ver que é alguém que se preocupou em estudar sobre redação, pois atende aos critérios básicos de estruturação e conteúdo. Do ponto de vista gramatical, há alguns erros de crase, virgula e concordância verbal, os quais, contudo, não atrapalham a compreensão do texto. Não use “mesmo” como pronome referencial. Evite sugerir resoluções para o problema fora do último parágrafo, como ocorre no período final do P3 (conclusão deslocada).
Continue lendo e escrevendo. Boa sorte na nota do Enem. Deus te abençoe.
See lessInvisibilidade e registo civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil(se for possível, corrija na forma do enem)
IsraelP.
Olá, parabéns por escrever. Em relação ao texto, permita-me fazer algumas ponderações. Primeiro, devo dizer que há alguns desvios gramaticais que, em certo grau, acabam dificultando o pleno entendimento do texto. Há erros de crase, concordância verbal e nominal. Além disso, também há equívocos no usLeia mais
Olá, parabéns por escrever. Em relação ao texto, permita-me fazer algumas ponderações. Primeiro, devo dizer que há alguns desvios gramaticais que, em certo grau, acabam dificultando o pleno entendimento do texto. Há erros de crase, concordância verbal e nominal. Além disso, também há equívocos no uso da vírgula. No que concerne ao conteúdo, achei os argumentos um pouco superficiais. O A1 afirma que a má influência da mídia contribui para a problemática, mas a grande dúvida é o porquê dessa afirmação, de que modo isso ocorre? O mesmo raciocínio se aplica ao A2, não fica claro de que forma a exclusão social fomenta o problema ou, ainda, se é consequência dele. Por fim, a conclusão acaba sendo genérica.
Conselhos para textos futuros? Aconselho que distribua melhor as linhas entre os parágrafos, tente manter um número igual ou próximo de linhas (5/6) para cada parágrafo; cuide de deixar claro nos argumentos de que forma a “causa alegada” contribui para o problema; por fim, na conclusão, tente focar em um órgão específico responsável pelo assunto e descreva mais detalhadamente a ação que ele pode promover. Por fim, tenha atenção quanto ao uso da crase, da vírgula e à concordância verbal e nominal.
Boa sorte na nota do Enem. Continue lendo e escrevendo. Deus te abençoe.
See lessTEMA DO ENEM, PF CORRIJAM COM AS COMPETÊNCIAS!
IsraelP.
Olá, parabéns pelo texto. Bem estruturado, coeso, fundamentado. Há mínimos desvios gramaticais que não comprometem o entendimento da redação, a exemplo de erro no uso da crase e concordância verbal. Em relação ao conteúdo, senti falta de um visão mais focalizada no Registro Civil, que era a propostaLeia mais
Olá, parabéns pelo texto. Bem estruturado, coeso, fundamentado. Há mínimos desvios gramaticais que não comprometem o entendimento da redação, a exemplo de erro no uso da crase e concordância verbal. Em relação ao conteúdo, senti falta de um visão mais focalizada no Registro Civil, que era a proposta do tema. No segundo período da introdução você faz uma afirmação estranha, na verdade é a falta de garantia da cidadania que gera um obstáculo na promoção da igualdade.
No geral o texto está bom, acredito e desejo que venha uma excelente nota e que você consiga alcançar o curso que almeja. Boa sorte e que Deus te abençoe.
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
IsraelP.
Olá, parabéns pelo texto. É bem estruturado, coeso, não foge dos critérios estabelecidos para a redação do Enem. Os desvios gramaticais são raríssimos e quando ocorrem não atrapalham sua compreensão. Do ponto de vista de conteúdo, entretanto, tenho algumas considerações. Na argumentação, o A1 é inteLeia mais
Olá, parabéns pelo texto. É bem estruturado, coeso, não foge dos critérios estabelecidos para a redação do Enem. Os desvios gramaticais são raríssimos e quando ocorrem não atrapalham sua compreensão.
Do ponto de vista de conteúdo, entretanto, tenho algumas considerações. Na argumentação, o A1 é interessante, desenvolve-se bem a ideia de silenciamento do problema como fator que fomenta a persistência da problemática na sociedade. o A2, por outro lado, soa superficial, não há um claro desenvolvimento do porquê ou como a ineficácia legislativa (alegada na introdução) contribui para a questão, em verdade, o que se traz ao lume na parte retrocitada é a falta de efetividade de um preceito constitucional que pode se dar por diferentes motivos, entende o que eu quero dizer? Você não traz qual é a falha legislativa que corrobora para o problema, mas simplesmente alega que a equidade não vem sendo alcançada (mas por quê?). Por fim, a conclusão deixou a desejar, ficando bastante genérica. Não bastasse, você traz a ideia de que compete ao Judiciário fiscalizar e punir o CUMPRIMENTO DA NORMA, não seria seu descumprimento? Aliás, punir quem? As pessoas que não se registram? O Estado? O legislativo? (o que seria inconstitucional e impossível)
Bom, apesar de todas essas observações, O TEXTO NÃO É RUIM, mas falha nos aspectos supracitados. Espero que você tenha uma boa nota e consiga entrar no curso que deseja, boa sorte e que Deus te abençoe nessa caminhada.
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
IsraelP.
Texto maravilhoso que preenche adequadamente todos os critérios exigidos pelo Enem. Bem estruturado, Coeso, fundamentado. Merece a nota máxima. Infelizmente o exame padece de uma maior transparência nos critérios de correção, é bem comum que as justificativas sejam genéricas e, pior, é quase impossíLeia mais
Texto maravilhoso que preenche adequadamente todos os critérios exigidos pelo Enem. Bem estruturado, Coeso, fundamentado. Merece a nota máxima. Infelizmente o exame padece de uma maior transparência nos critérios de correção, é bem comum que as justificativas sejam genéricas e, pior, é quase impossível de recorrer. Mas estou na torcida para que seu texto recebe a nota merecida! Parabéns.
See lessTema: Alternativas para desestruturar a presença da alienação parental nas famílias brasileiras
IsraelP.
Olá, parabéns por escrever. O texto é bom, mas o que me preocupa é o tamanho, aparentemente prolixo, os parágrafos são gigantes e, se fosse no Enem, provavelmente não caberia nas 30 páginas. Além disso, apresenta alguns desvios gramaticais, entretanto estes não são capazes de interferir na compreensLeia mais
Olá, parabéns por escrever. O texto é bom, mas o que me preocupa é o tamanho, aparentemente prolixo, os parágrafos são gigantes e, se fosse no Enem, provavelmente não caberia nas 30 páginas. Além disso, apresenta alguns desvios gramaticais, entretanto estes não são capazes de interferir na compreensão textual. Há, contudo, um erro técnico no que está exposto, a alienação parental é uma situação jurídica ativa, que ocorre quando um dos genitores influencia a criança a se por contra o outro. Desta feita, não pode ser confundido, como ocorre no texto, com os efeitos naturais que decorrem da separação dos pais. Ou seja, todo divórcio gera consequências na vida cotidiana e emocional da prole, que em razão delas pode se afastar de algum dos genitores, o que não significa dizer que está havendo alienação parental. Por fim, a conclusão apresenta pouca concretude na sociedade atual, além de ter um tom elitista, se só coubesse ao governo sugestionar à população a procurar um psicólogo para resolver o problema, no sistema de desigualdade e de precariedade do sistema de saúde, somente as famílias mais abastadas estariam livres do problema.
Continue lendo e escrevendo.
780
See lessDesafios para conter o desaparecimento de pessoas no Brasil no século 21 (ENEM)
IsraelP.
Olá, parabéns por escrever. Olha, de cara, sugiro que você atente para a estética do texto, tenta equilibrar o número de linhas dos parágrafos, isso deixa o texto mais organizado, bonito e chamativo para o corretor. De resto, a estrutura padrão do texto dissertativo-argumentativo encontra-se respeitLeia mais
Olá, parabéns por escrever. Olha, de cara, sugiro que você atente para a estética do texto, tenta equilibrar o número de linhas dos parágrafos, isso deixa o texto mais organizado, bonito e chamativo para o corretor. De resto, a estrutura padrão do texto dissertativo-argumentativo encontra-se respeitada, além de apresentar o bom uso dos conectivos.
Do ponto de vista linguístico, o texto apresenta alguns erros gramaticais, principalmente no uso das vírgulas, o uso equivocado de algumas expressões também confundem o leitor em alguns momentos. Evita escrever períodos muito longos, isso acaba levando ao erro na disposição das orações e exige um domínio maior dos critérios gramaticais, nota que seu segundo período no A1 tem cinco linhas, o ideal é ter no máximo 3. Na organização, sugiro que reserve para cada parágrafo o desenvolvimento de um argumento, já que sua tese diz que a fuga e falta de segurança são os fatores que contribuem para a problemática, seria interessante que o A1 tratasse do primeiro ponto e o A2 do segundo. Tome cuidado, a CF de 88 não diz em seu art. 6º que a segurança depende dos cidadãos, em verdade, o referido dispositivo afirma que ela é um direito que deve ser garantido a todos eles. A conclusão acabou ficando genérica, sugiro que utilize um único órgão responsável por alguma ação, e que esta atividade dele seja bem esmiuçada no texto.
Continue lendo e escrevendo, boa sorte no Enem.
See less700
Evasão escolar no Brasil
IsraelP.
Parabéns por escrever, Ana. Texto bom, bem estruturado e coeso. Alguns erros gramaticais ocorrem, mas não atrapalham a compreensão textual, porém é bom ficar mais atenta ao uso das vírgulas, da concordância verbal e crase. Quem é o responsável pela pesquisa "aprendizagem em foco"? Não esquece de ponLeia mais
Parabéns por escrever, Ana. Texto bom, bem estruturado e coeso. Alguns erros gramaticais ocorrem, mas não atrapalham a compreensão textual, porém é bom ficar mais atenta ao uso das vírgulas, da concordância verbal e crase. Quem é o responsável pela pesquisa “aprendizagem em foco”? Não esquece de pontuar as fontes. Achei o último período do A2 um pouco genérico, sem um lúcido embasamento no parágrafo do qual faz parte. Na conclusão, será mesmo que um problema de nível nacional pode ser melhor combatido em nível setorializado por cada Estado? Se sim, por quê? Entende a reflexão?
Continua lendo e escrevendo, boa prova no domingo.
880
See lessA questão dos desaparecidos no Brasil
IsraelP.
Parabéns por escrever, Anderson. Ótimo texto. Do ponto de vista estético, sugiro que harmonize melhor a distribuição de linhas entre os parágrafos, mantendo uma simetria ou, no máximo, uma linha de diferença. Os desvios gramaticais são poucos, mas em suma não comprometem a compreensão textual. No quLeia mais
Parabéns por escrever, Anderson. Ótimo texto. Do ponto de vista estético, sugiro que harmonize melhor a distribuição de linhas entre os parágrafos, mantendo uma simetria ou, no máximo, uma linha de diferença. Os desvios gramaticais são poucos, mas em suma não comprometem a compreensão textual. No que diz respeito ao conteúdo, os argumentos são sólidos, coerentes e embasados. A conclusão, por outro lado, é precária, por mais que seja óbvio que o apoio da população possa contribuir para a elucidação dos casos de desaparecimento, não se pode sugestionar, como se faz – inclusive de forma contraditório aos argumentos do texto – que compete à sociedade superar o problema; em verdade, como se afirma na própria redação, é de competência das autoridades públicas montar uma rede de investigação, divulgação e combate aos diversos fatores que levam ao desaparecimento de pessoas no Brasil.
Continue lendo e escrevendo.
See less800