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O sexismo no trabalho na sociedade brasileira
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 02: Brasileira* iniciando também com letra maiúscula Linha 02: deveria ter uma vírgula após "brasileira" Linha 03: de acordo ... é exposto? Deveria ser ou "De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira" ou "É exposto no artigo 5° da Constituição Federal BrasilLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 02: Brasileira* iniciando também com letra maiúscula
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “brasileira”
Linha 03: de acordo … é exposto? Deveria ser ou “De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal Brasileira” ou “É exposto no artigo 5° da Constituição Federal Brasileira”. Um ou outro, ok?
Linha 07: Instituto** iniciando com letra maiúscula
Linha 08: deveria ter uma vírgula após “estatística”
Linha 11: e do descaso estatal* (decorrente DE alguma coisa, no caso do descaso do estado)
Não acho legal usar dois repertórios socioculturais em um só parágrafo se você não estiver com uma boa desenvoltura na argumentação e no desenvolvimento também, por que pode deixar o seu texto mais expositivo do que argumentativo. Na minha opinião somente a Constituição bastava ali como repertório, você poderia ter usado a estatística em um dos parágrafos de desenvolvimento, teria enriquecido bastante seu texto.
Parágrafo 02
Linha 01: deveria ter uma vírgula após ” a princípio”
Linha 01: não precisa de vírgula após “destacar”
Linha 02: gêneros*
Linha 02: perpétua *
Linha 02: conforme o artigo 1 de onde? Não se esqueça também de usar ° com o número
Linha 03: que lei? Você não citou nenhuma lei anteriormente. Se você se refere ao artigo tem um erro de coerência aí então, deveria ser algo como : O artigo 1° dispõe sobre ….
Linha 05: oportunidades**
Linha 10: com as mulheres*
Linha 11: aos homens**
Parágrafo redundante, muito semelhante a ideia da introdução. Discorra mais sobre a desigualdade de gênero ( uma de suas teses) e não sobre a lei não estar sendo efetivada e etc.
Além da questão das mulheres serem consideradas inferiores aos homens, o que mais você poderia citar para enriquecer sua argumentação? Faltou justamente isso, argumentar mais.
Faltou muito muito a presença da sua argumentação, da sua opinião. Me convença que existe um problema e que ele tem que ser resolvido. Se você não soubesse que essa desavença existe, esse texto te provaria que isso é uma problemática prejudicial a toda população e que precisa URGENTEMENTE ser solucionada?
Parágrafo 03
Linha 02: governo iniciando com letra minúscula
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “assunto”
Linha 03: da persistência do problema*
Linha 03/04/05: Incoerência. Deveria ser algo como: Em seu livro ” Instituições Zumbis”, o filósofo Zigmunt Bauman relata que as instituições**
Linha 06: cumprem*
Linha 07: do que acontece*
Linha 09: no sexismo*
Linha 11: direitos**
Linha 12: escritos*
O parágrafo não foi bem desenvolvido, tanto que tive a impressão de que foi escrito com pressa. Talvez seja uma questão de organização de ideias e de argumentos antes de jogar uma chuva de palavras no papel.
Sua argumentação rodou com base em um círculo, voltando sempre ao mesmo ponto. Esse é um tema que tem inúmeros tópicos importantes para serem citados, você poderia ter exposto alguns deles
Um exemplo é a necessidade imposta a população feminina de se provar e de se doar mais para ser valorizada no ambiente de trabalho.
Faltou muito muito a presença da sua argumentação, da sua opinião ( nos dois parágrafos de desenvolvimento). Me convença que existe um problema e que ele tem que ser resolvido. Se você não soubesse que essa desavença existe, esse texto te provaria que isso é uma problemática prejudicial a toda população e que precisa URGENTEMENTE ser solucionada?
Creio, em grande parte, que isso é por culpa da falta de organização. Faça um projeto de texto antes de escrever. Coloque em um papel separado o que você vai citar e como vai citar em cada parágrafo.
Parágrafo 04
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “para isso”
Linha 04: não precisa de vírgula após “trabalho”
Linha 05: deveria ter uma vírgula após “crime”
Linha 08: ao invés do ponto final deveria ser uma vírgula
Linha 09: não precisa de vírgula após ” para assim”
Estude pontuação (vírgula) e coerência/ coesão textual. Ainda dá tempo até o Enem.
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado
Endividamento das famílias brasileiras no cenário atual
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 02: e, após perder todo o seu dinheiro, ** Linha 06: pela falta** Parágrafo 02 Linha 04: acho que seria melhor que você introduzisse o filósofo da seguinte forma: Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação é uma ferramenta capaz de modelar o comportamento do ser humano A fLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 02: e, após perder todo o seu dinheiro, **
Linha 06: pela falta**
Parágrafo 02
Linha 04: acho que seria melhor que você introduzisse o filósofo da seguinte forma: Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação é uma ferramenta capaz de modelar o comportamento do ser humano
A forma que foi colocada não compactuou muito bem com a relação que você usou depois, deixando um leve ar de incoerência no seu parágrafo. Dessa forma que eu citei ou de alguma outra parecida ficaria melhor, ok?
Linha 12: deveria ser um ponto final após “todos”
Linha 13: esse “como consequência” deixa a frase confusa e incoerente, seria bom tirá-lo
Parágrafo 03
Linha 08: e, consequentemente, **
Linha 08: Desse modo, sem um trabalho e, consequentemente, sem dinheiro, manter as despesas básicas em um cenário pós pandemico, em que os preços estão elevados, se torna uma tarefa impossível. A frase fica com uma melhor compreensão reformulada dessa forma. Como você colocou ficou um pouquinho bagunçada ao longo da leitura.
Linha 12: pode retirar esse “assim”, você acabou cometendo um erro de vírgula por conta dele e a palavra se faz desnecessária no contexto
Linha 16: para assim dar*
Parágrafo 04
Linha 09: levar o conhecimento*
Linha 09: levar o conhecimento a quem?
Linha 09: substitua esse “para que” por um ” de modo que” ou um sinônimo
Linha 14: como setores está no plural, primário, secundário e terciário também deve estar
Linha 15: repetição exagerada do artigo “e”
E diminuir a inflação em produtos de alimentação E serviços como luz e água …
Nesse parágrafo os períodos estão bem bagunçados, alguns bem incoerentes por conta da falta de atenção ou da ausência de uma palavra que ajudaria na compreensão, como um conectivo.
Além disso, faltou o meio/modo da conclusão
Em relação ao texto em geral falta um pouquinho de organização e atenção, creio que é isso que causa a incoerência de algumas frases que você introduziu. Leia parágrafo por parágrafo em voz alta e tente perceber se não está faltando alguma coisa para complementar, para conectar ou etc. Suas argumentações são boas, mas o que falta é saber transpassar para a escrita de forma que fique coerente e fluído.
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado
TEMA: Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 03: É preferível, para uma melhor coerência, que você substitua a frase "evidenciar esse que é um problema tão grave no país" por evidenciar esse problema, que tão grave no país** ou evidenciar esse problema que é tão grave no país*. Boa utilização de repertório, relacionouLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 03: É preferível, para uma melhor coerência, que você substitua a frase “evidenciar esse que é um problema tão grave no país” por evidenciar esse problema, que tão grave no país** ou evidenciar esse problema que é tão grave no país*.
Boa utilização de repertório, relacionou o mesmo com o tema e as teses estão explícitas. Ótimo!
Parágrafo 02
Linha 06: as áreas * pois você está se referindo as áreas que SÃO INVADIDAS, quem invade, invade a algum lugar.
Linha 12: como assim “e estimula que novas queimadas sejam feitas”? Não seria o fato de que o terreno fica propenso a ocorrencia de novos incêndios? Quando você coloca “estimula” passa a ideia de que o local estimula alguém a queimar de novo, apenas reescreva a frase para uma maior e melhor compreensão.
Parágrafo 03
Linha 03: vinda* pois está se referindo a “atividade ilegal”
Linha 08: não precisa de vírgula após “extração”
Linha 11: que, por sua vez, ***
Parágrafo 04
Linha 10: deveria ter uma vírgula depois de “queimadas”
Linha 11: deveria ter uma vírgula após “invisível”
Sua argumentação é boa, mas sugiro que não introduza o repertório sociocultural quase no final do parágrafo, ok? Coloque logo após a frase de iniciação do parágrafo, vai ficar melhor e dará a impressão de que você desenvolveu e relacionou mais.
Utilize mais conectivos também ao longo dos seus parágrafos, no início deles você usa muito bem mas senti falta ao decorrer da sua argumentação.
Parabéns
See lessEspero ter ajudado.
Doenças Mentais
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 03: OMS deve estar entre () Linha 08: demonstra ( está se referindo a invisibilidade, que não está no plural Linha 08: deveria ter uma vírgula após " brasileiras" Linha 09: frase um tanto confusa, substitua por algo como: independentemente de fornecerem proteção contra crimeLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 03: OMS deve estar entre ()
Linha 08: demonstra ( está se referindo a invisibilidade, que não está no plural
Linha 08: deveria ter uma vírgula após ” brasileiras”
Linha 09: frase um tanto confusa, substitua por algo como: independentemente de fornecerem proteção contra crimes de ódio em geral
Linha 12: tente utilizar conectivos ao iniciar um novo período, para que a frase anterior se conecte com a seguinte
Linha 14: de forma eficaz**
Linha 15: deveria ter uma vírgula após “própria”
Essa última parte ( a partir de “existem algumas instituições”) poderia ser facilmente retirada do parágrafo e você poderia introduzir a ideia no desenvolvimento. Você utilizou um repertório sociocultural ( pesquisa divulgada pela OMS) mas não precisa perder muitas linhas descrevendo sobre a pesquisa, resuma em poucas palavras.
Isso já seria o suficiente, por exemplo —-> De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019.
Coloque conectivos, isso é imprescindível
Exemplo: na linha 07 um “dessa maneira” cairia super bem, visto que ia relacionar a pesquisa ao problema e a sua opinião.
Espero ter ajudado!
See lessREDAÇÃO PARA O CONCURSO DO TRT 5ª REGIÃO, BANCA FCC. Não há uma descoberta científica que não seja importante. Alguns diriam que uma descoberta científica importante deve ser algo que possa ser aplicado; outros, que precisa trazer algum benefício para a humanidade. Mas não podemos nos esquecer das pesquisas conduzidas pela curiosidade dos pesquisadores. Elas são fundamentais para aumentar nosso conhecimento sobre como o universo ao nosso redor funciona. Considerando o depoimento acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Justifique seu ponto de vista.
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 02: e é certo* Linha 04: necessidade de: Quem necessita, necessita de algo nesse caso, é de e não da Linha 05: não há necessidade de ponto final após "humano" Linha 05: não há necessidade de vírgula após "em que" Linha 05: em que é evidente? ficou confuso, seria melhor empreLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 02: e é certo*
Linha 04: necessidade de:
Quem necessita, necessita de algo
nesse caso, é de e não da
Linha 05: não há necessidade de ponto final após “humano”
Linha 05: não há necessidade de vírgula após “em que”
Linha 05: em que é evidente? ficou confuso, seria melhor empregar um “seno evidente” ou algum sinônimo.
Parágrafo 02
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “evolução”
Linha 05: geralmente não é permirido utilizar 1° pessoa em textos dissertativos argumentativos, assim como você fez em “pois sabemos”
Linha 05/06: (pois sabemos que em um contexto amplo é significativo) frase confusa, o que é significativo ? Eu sei que é a descoberta, mas você precisa citar isso. Não se esqueça de frisar a ideia novamente, usando um sinônimo.
Linha 09: período extremamente longo, tente acrescentar alguns pontos finais e conectivos, para que a frase não fique tão grande, pode ser que o leitor se perca na sua ideia e não compreenda algum ponto apresentado.
Linha 09: novamente a utilização da primeira pessoa ( nós ( sujeito oculto) temos)
Parágrafo 03
Linha 02: científicas**
Linha 03: não há necessidade de vírgula após “visto que”
Linha 06: novamente a utilização da primeira pessoa
Parágrafo 04
Linha 01: científicas*
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “humano”
Linha 03: ao invés do ponto final após “população” deveria ser uma vírgula.
Linha 03: quem agiu?
Linha 05: contribuiu*
Não sei como funciona a correção de redação desse concurso, mas creio que para um maior embasamento seria benéfico que você utilizasse repertórios, ainda mais se forem de alusões de descobertas já feitas, como, por exemplo, descoberta do fogo, descoberta do rádio ( elemento químico), descoberta de fósseis e outros.
Ademais, faltou um certo aprofundamento das suas ideias ao longo do texto, um desenvolvimento melhor do que foi apresentado. Exemplo: no parágrafo 03 você poderia ter falado do por que o interesse em se aprofundar em novos assuntos é benéfico para outras áreas.
Você poderia ter introduzido mais ideias, como a de que as descobertas MOVEM o mundo, movem a economia, movem as cidades, movem as empresas multimilionárias e etc.
Entrando na questão das pesquisas conduzidas pela curiosidade dos pesquisadores você poderia ter falado sobre a IMAGINAÇÃO, afinal segundo Albert Einstein ” A imaginação é mais importante que o conhecimento”, sendo assim toda realização humana começa pela imaginação. Enfim, vários pontos poderiam ser introduzidos para que o texto ficasse mais “recheado”, não necessariamente as que eu citei, mas alguma coisa para aprofundar mais seu ponto de vista sobre o tema, ok?
1° – 35 pontos
2° – 20/25 pontos ( só tirei de 5 a 10 pq vc usou primeira pessoa 3 vezes, oq não é o ideia em um texto dissertativo argumentativo)
3° – 20 pontos ( poderia ter introduzido mais ideias e desenvolvido alguns pontos mais aprofundadamente, além de apresentar, em seu texto, alguns períodos confusos e com incoerência)
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado
A necessidade de desconstruir o tabu acerca dos cuidados masculinos
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: "Póstumas" também deveria estar inscrito iniciando com letra maiúscula Linha 03: ao invés da vírgula deveria ser um ponto final após "filhos" Linha 03: deveria ter uma vírgula após "desse modo" Linha 03: seria melhor que você colocasse, por exemplo, " não transmitindo aLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: “Póstumas” também deveria estar inscrito iniciando com letra maiúscula
Linha 03: ao invés da vírgula deveria ser um ponto final após “filhos”
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “desse modo”
Linha 03: seria melhor que você colocasse, por exemplo, ” não transmitindo a nenhuma criatura o legado da miséria humana”, para que fique um período maior, pq a forma que foi colocado o “desse modo” necessitava de um ponto final antes.
Linha 07: a necessidade**
Linha 10: não há necessidade de vírgula após “é evidente que”
Linha 10: não só a**
Não consegui compreender bem a relação do repertório sociocultural com a temática, ficou confuso e, pra mim, não teve uma boa conexão. Talvez fosse melhor substituir o repertório por outro que se encaixe melhor
Parágrafo 02
Linha 03: não há necessidade de vírgula após “acontece”
Linha 08: resistência do**
Resistência DE alguém A alguma coisa
Linha 11: pelo personagem**
Parágrafo bem estruturado e organizado. Períodos bem sequênciados e inseridos, parabéns!
Parágrafo 03
Linha 08: o artigo “o” deveria estar dentro dos “”
Linha 08: inicie a citação com letra maiúscula
Linha 11: não há necessidade de vírgula após “sendo que”
Linha 11: não há necessidade de vírgula após “escola”
Linha 11: “sendo que, nem mesmo na escola, é estimulada a isso” <—— Essa frase está um pouco confusa. Se você tivesse colocado algo como " sendo que nem mesmo na escola é estimulada a destruição dos estigmas relacionados a…."
Ótima estruturação de parágrafo também. Parabéns novamente
Parágrafo 04
Linha 06: deveria ter uma vírgula após "nesse viés "
para evitar confusão do leitor poderia substituir por " com o objetivo de sanar a falha educacional e descontruir os esteriótipos …"
Linha 07: os esteriótipos criados*
Linha 09: não há necessidade de vírgula após "possível"
Conclusão completinha
Sua redação está boa em relação a argumentação e a estruturação, mas a quantidade de erros faz a sua nota abaixar, tente estudar vírgulas para eliminar os erros relacionados a ela. Única coisa realmente confusa no seu texto e que eu não compreendi bem a relação foi a contextualização do repertório no primeiro parágrafo com o tema. Na minha opinião, seria melhor que você tivesse escolhido outra alusão que se relacionasse melhor
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado.
Caminhos para a intolerância entre diferentes ideologias políticas no Brasil
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: Constituição iniciando com letra maiúscula, ok? Linha 01: deveria ter uma vírgula após "prevê" Linha 01: 5° *** Introdução muito boa, com apresentação de um repertório sociocultural, relacionou o mesmo com tema e apresentou e explicitou o problema. Ótimo! Parágrafo 02 LiLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: Constituição iniciando com letra maiúscula, ok?
Linha 01: deveria ter uma vírgula após “prevê”
Linha 01: 5° ***
Introdução muito boa, com apresentação de um repertório sociocultural, relacionou o mesmo com tema e apresentou e explicitou o problema. Ótimo!
Parágrafo 02
Linha 01: deve-se ressaltar que*
Linha 01: não há necessidade de vírgula após “ressaltar”
Linha 02: não são muito precisas**
Linha 02: deveria ser ” no combate” .
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “intolerância”
Linha 03: ausência de um conectivo adequado para iniciar o novo período , o “tendo em vista” não foi bem utilizado nesse caso.
Linha 04: nesse caso não precisa de vírgula após o “visto que”
Linha 04: substitua o “há” por “existem” ou algum outro sinônimo
Linha 05: não precisa de vírgula após o “e”
Linha 06: o repertório não foi introduzido da forma correta, deixando o período bagunçado e confuso, por conta.
Pois é uma conjunção que se usa para explicar alguma coisa. Por exemplo: Não fui a festa na quinta POIS estava doente. Então como você usou o “tendo em vista”
deveria ser ” o site Brasil de Fato”.
Então o “tendo em vista” e o “pois” não forma utilizados da forma correta ao longo da frase
Parágrafo 03
Linha 04: comece a citação com letra maiúscula
Linha 05: deveria ter um ponto final após a finalização da citação
Linha 06: consequências do que? Você esqueceu de colocar
Linha 07: e da violência*
Parágrafo 04
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “Ministério da Educação”
Linha 04: para que quem respeite as diferenças?
Linha 05: para combater a intolerância*
Linha 07: Constituição*
Faltou o meio/ modo e um detalhamento mais perceptível
Faltou argumentativa no seu texto. Seus parágrafos são curtos por que você cita um repertório, relaciona com o tema e, basicamente, é isso. Tente argumentar mais e aprofundar o tema ao longo dos parágrafos. O que mais você poderia falar sobre intolerância política?
• A violência causada pela discordância entre apoio a candidatos ( aprofundar mais esse tópico pq só foi passada uma pincelada)
• O agravamento do sentimento de separação nacional
• Discursos de ódio nas redes sociais
• Comprometimento da liberdade de expressão
Esses são alguns dos tópicos que você poderia ter falado para argumentar mais. Mostre sua opinião e convença seu corretor por meio dela.
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado
O combate à apropriação cultural na sociedade brasileira
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: houveram* Linha 05: A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram novos dogmas a população primitiva brasileira, desrespeitando as religiões dos índios ** Não está errado, mas mudando a sequência dos períodos fica mais coerente e compreensívLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: houveram*
Linha 05: A chegada dos jesuítas ao Brasil ilustra tal percepção, pois eles impuseram novos dogmas a população primitiva brasileira, desrespeitando as religiões dos índios ** Não está errado, mas mudando a sequência dos períodos fica mais coerente e compreensível
Linha 07: novos dogmas a*
Quem impõe, impõe ALGUMA coisa ou impõe algo a alguém.
Linha 07: brasileira* começando com letra minúscula mesmo
Linha 10: e pela falta de empatia*
Parágrafo bom, apesar dos errinhos que pontuei. Senti falta apenas de conectivos entre os períodos, procure introduzir eles para que os parágrafos fiquem mais fluídos.
Parágrafo 02
Linha 01: por ter maior poder*
Linha 08: constatam-se
Linha 10: deveria ter um ponto final após ” nacional”
Linha 10: Logo, dificulta-se/ ou algum sinônimo
Linha 14: em desprezo a*
Linha 15: minoritárias
Linha 15: terão*
Linha 15/16/17: “porque terá sua essência apagada pela apropriação dela com o uso reconhecido e privativo da elite, porém injusto”.
Essa frase está um pouco incoerente e confusa, tente reformular.
Parágrafo 03
Linha 03: uma vez que não possuem*
Linha 07: resultado em um*
Linha 10: realizador*
Linha 11: mas é induzido a tomar tal atitude**
Linha 13: colocando em obsoleto as culturas**
Parágrafo 04
Linha 06: no qual transmitará/ será transmitido o pertencimento** ( “no qual” pois você está se referindo ao programa midiático, que está no masculino)
Linha 06: verdadeiro pertencimento** fica melhor
Linha 06: “na qual transmita o pertencimento verdadeiro da identidade cultural dos artistas”. Essa frase está confusa, tente reformular.
Linha 07: por meio do apoio de **
Sua argumentação está caminhando para ser ótima, parabéns! Gostei da construção dos parágrafos e também da ordem dos períodos e fatores, apesar de algumas frases estarem incoerentes.
Seus erros circulam muito em volta de esquecer de implementar uma palavra ou um artigo ou então colocar a palavra errada no período ( exemplo: colocar um “de” ao invés de um “do”), o que bloqueia a fluidez do seu texto na hora de ler.
Gostei bastante de você ter colocado a relação de poder que está incluído na apropriação cultural e ter citado o fato de o catolicismo ter apagado forçadamente as religiões da cultura indígena.
Você poderia ter desenvolvido um pouco mais aprofundadamente, ter falado, por exemplo, sobre o fato de que características culturais de um grupo em específico podem ser muito mal aceitas, mas quando adotadas por um indivíduo fora desse grupo é começa a ser “bem vista”. Só um detalhe para melhorar a sua redação, visto que a argumentação está boa.
Parabéns viu
See lessEspero ter ajudado.
Os desafios para o combate ao vício em celulares na era tecnológica no Brasil
MayaradaSilva
Olá 👋 Parágrafo 01 Linha 01: O documentário "O dilema das redes, disponível no acervo da Netflix, ** Linha 05: repetiu a palavra "sociais" duas vezes em um curto período de tempo Linha 06: não precisa de vírgula após "brasileiro" Somente o início do seu parágrafo que estava extremamente confuso, masLeia mais
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 01: O documentário “O dilema das redes, disponível no acervo da Netflix, **
Linha 05: repetiu a palavra “sociais” duas vezes em um curto período de tempo
Linha 06: não precisa de vírgula após “brasileiro”
Somente o início do seu parágrafo que estava extremamente confuso, mas foi a forma em que as frases foram colocadas, uma mudança ali e uma aqui e já está tudo certo!
Faltou você relacionar a realidade brasileira com a série. Por que existem os entraves para impedir o vício em aparelhos celulares? Devido a que?
Com essas informações sua introdução estaria um pouco mais completa.
Parágrafo 02
Linha 02: e tudo pode*
Linha 03: com o auxílio*
Linha 07: que ele definiu como *
Linha 08: constata – se que*
Linha 08: é propício*
Linha 08: quem são propícios ao vício são os cidadãos, deixe mais claro, pq a palavra “sociedade” compõe várias coisas.
Linha 10: e mantendo-os **
Linha 10: presos*
Linha 16: que, por conseguinte, **
Linha 16: ficaria melhor sendo “que ocasionará, por conseguinte, uma crise existencial no indivíduo”. A palavra “florescerá ” não se encaixou bem na frase e a deixou incoerente
Parágrafo 03
Linha 01: que fundações são essas?
Linha 11: não declarem ***
Linha 12: em um mundo*
Linha 13: escrúpulos*
Linha 14: se ele redigirá para diminuir o problema como ele vai continuar sendo negligente? Então teria que ser “deixando de negligenciar”
Parágrafo 04
Sua conclusão está completa e não encontrei nenhum erro gramatical
Sua argumentação é boa, isso é perceptível, só faltou interligar alguns pontos entre si e implementar outros, para que tudo fique coeso e coerente, ok?
Exemplo: no seu segundo parágrafo você não relacionou bem e profundamente o repertório com o que foi falado a seguir. Como o filósofo fala sobre relações, você poderia ter aplicado melhor o fato de que o vício extremo prejudica as relações sociais do indivíduo com a família, amigos, com o resto da sociedade e consigo mesmo. Poderia ter incluído o fato de que isso, futuramente, pode causar problemas psicológicos. Deveria ter desenvolvido mais esse eixo, somente.
Seu terceiro parágrafo está muito bom, apesar de ainda ter alguns erros, então siga a lógica que foi aplicada nele
Parabéns!
See lessEspero ter ajudado.
Desafios da integração regional do Brasil (modelo enem)
MayaradaSilva
Olá 👋 Linha 01: não comece seu parágrafo dessa forma, utilize conectivos como " No atual panorama social" e erc Linha 01: deveria ter uma vírgula após " que" Linha 02: no lugar da vírgula após "ocorriam" deveria ser um ponto final Linha 02: deveria ter uma vírgula após "porém" Linha 04: "relações" fLeia mais
Olá 👋
Linha 01: não comece seu parágrafo dessa forma, utilize conectivos como ” No atual panorama social” e erc
Linha 01: deveria ter uma vírgula após ” que”
Linha 02: no lugar da vírgula após “ocorriam” deveria ser um ponto final
Linha 02: deveria ter uma vírgula após “porém”
Linha 04: “relações” foi repetida duas vezes em um curto período, utilize sinônimos.
Linha 05: como o Brasil*
Linha 10: com os estados-nação
Linha 11: como o Brasil*
Linha 11: “como o Brasil” deveria estar entre vírgulas
Linha 12: deveria ter uma vírgula após “construídas”
Parágrafo 02
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “benefícios”
Linha 03: deveria ter uma vírgula após “espalhado”
Linha 03: a expressão “essas regiões mais pobres” faz remeter que você esteja se referindo a algo já citado. Como você não citou as regiões mais pobres retire o “essas”
Linha 05: se houve diminuição, houve diminuição de algo, então deveria ser “diminuição de suas economias”
Linha 06: inicie a citação com letra maiúscula
Linha 08: você repetiu muito “como o Brasil”
Linha 09: não passa de uma**
O parágrafo está muito expositivo, sem quase nenhuma argumentação. Expresse mais sua opinião. Pq a ideia de que a aliança com uma nação subdesenvolvida é vista como negativa? Pq isso atinge as regiões mais pobres e afeta a economia destas? Desenvolva mais, fale sobre mais tópicos inter – relacionados entre si. Além disso, você citou dois repertórios sem fonte, o que se aplica a repertório não legitimado. Se for citar, cite a fonte também.
Parágrafo 03
Linha 01: troque por “existe também” ou algo parecido
Linha 03: quem está interessado em outras regiões? Deixe explícito
Linha 04: deveria ter uma vírgula após “o que”
Linha 05: deveria ter uma vírgula após “população”
Linha 08: Souza*
Linha 08: inicie a citação com letra maiúscula
Linha 10: deveria ter um ponto final após a citação
Linha 13: a uma separação*
Aqui você já desenvolveu mais, porém ainda não o suficiente. Você poderia falar sobre o que causa esse desconhecimento da população? Em relação a que a população está desinformada? Foram cortadas informações ao longo do parágrafo. Implemente mais sua argumentativa, convença quem está lendo de que o problema é real e que afeta a comunidade.
Parágrafo 04
See lessLinha 04: Organização das Nações Unidas deveria estar entre ( ). Porém, se você não quiser, não precisa escrever, pq é uma sigla bem conhecida.
Linha 06: mostrando*
Linha 08: troque “ocorra” por: sendo promovida ou algum sinônimo
Linha 10: Utilize “Dessa forma” ou “Desse modo” ao invés de ” Desse jeito”
Faltou a ação da sua proposta de intervenção. Além disso, alguns períodos estão muito confusos e bagunçados, fazendo seu parágrafo ficar incoerente e ocasionando com que a pessoa que esteja lendo tenha que se esforçar e voltar várias vezes para reler, coisa que seu corretor não vai se dar o trabalho de fazer.