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Analfabetismo funcional
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 100 (Nota-se bastantes erros gramaticais simples que poderiam baixar sua nota, como problemas de crase, regência, paralelismo, falta de termos que possam estruturar seu pensamento) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicaLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 100
(Nota-se bastantes erros gramaticais simples que poderiam baixar sua nota, como problemas de crase, regência, paralelismo, falta de termos que possam estruturar seu pensamento)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
(Ótimo repertório sociocultural, bem diversificado)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
(Procure detalhar melhor e realçar sua tese, ela é o ponto principal do parágrafo introdutório. Seria interessante ressaltá-la, afinal, ela guiará seu texto. Tente distribuir melhor os conhecimentos de mundo que você coloca no texto. Por exemplo, no primeiro parágrafo de desenvolvimento, você traz dados e uma frase, enquanto no segundo de desenvolvimento não há alguma alusão de fora)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
(Revise a norma culta da língua portuguesa)
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Nota final: 720
See lessO avanço do EAD e o futuro da educação
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200 Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200 Competência 3- Selecionar,Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200
Nota final: 840
Obs: Cuidado com regras básicas de ortografia, construção sintática e uso da crase. Sua coesão entre parágrafos por meio de conectivos está ótima, mas também é necessário utilizá-los no meio dos parágrafos, garantindo a progressão textual. Por exemplo, entre as frases “tais entraves precisam ser solucionados” e “Faz-se necessário…”, poderia haver uma conexão, da mesma forma que em “novos estudantes nesse tipo de ensino” e “De acordo com Aristóteles…”
See lessEvite utilizar expressões em sentido conotativo/metafórico, como em “frutos doces”, tente ser o mais objetivo possível. Ou então explique da forma mais clara possível, o que você quis dizer com tal expressão.
Na proposta de intervenção, não ficou muito clara a finalidade concreta do seu projeto sugerido. Sobre a sua argumentação, acredito que esteja satisfatória, você utilizou repertórios socioculturais em ambos os parágrafos de desenvolvimento. Caso você queira complementar ainda mais, sugiro que já inicie seu texto demonstrando seu conhecimento de mundo por meio de alguma alusão (histórica, literária, artística), associando-a ao cenário atual, ao invés de começar já de forma tão incisiva com a contextualização. No mais, parabéns pela estruturação e coerência do seu texto.
ENEM 2020
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200 Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200 Competência 3- Selecionar,Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 900
Obs: Revise pontuação e os usos da crase. Cuide com regras gramaticais básicas, com repetições desncessárias e com o uso de expressões que tornam o texto redundante, como “desse modo, nota-se por meio disso”. Tente também demonstrar seu repertório sociocultural com pelo menos uma referência em cada parágrafo. No mais, parabéns pelo ótimo texto!
See lessO Envelhecimento da população brasileira : desafios e soluções.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200 Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200 Competência 3- Selecionar,Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 980
Obs: Ótimo texto e excelente argumentação. Cuide apenas com regras gramaticais básicas, revise o uso da crase e evite inversões sintáticas.
See lessConsequência da evasão escolar para a sociedade brasileira
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80/200 Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80/200 Competência 3- Selecionar, reLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120/200
Nota final: 500
Obs: Estruturalmente, é necessário que o texto esteja dividido em parágrafos para a melhor compreensão de suas ideias. Além disso, seu texto está relativamente pequeno e com muito potencial de aprimoramento e melhor desenvolvimento. Tome cuidado, revise regras básicas de pontuação, ortografia, crase e transitividade verbal. Além disso, nota-se a falta de algumas palavras/expressões para que o texto faça sentido. Para alcançar uma boa nota, é importante citar pelo menos uma alusão ou conhecimento de mundo em cada parágrafo. Em relação à proposta de intervenção, falta um maior detalhamento e uma retomada contextualizada da tese, de modo a garantir o fechamento da sua linha de raciocínio que guiou sua argumentação ao longo do texto.
See lessControle das Fake News representam cerceamento da liberdade do indivíduo?
IsadoraWelzel
Ótimo texto, muito bem escrito e rico em informações. Cuide com regras básicas de ortografia. Como "suscetível" ao invés de "susceptível", e "portanto" ao invés de "por tanto". Além disso, evite certas expressões que denotam marcas de oralidade ou que indiquem duplo sentido, como "ficando a mercê".Leia mais
Ótimo texto, muito bem escrito e rico em informações. Cuide com regras básicas de ortografia. Como “suscetível” ao invés de “susceptível”, e “portanto” ao invés de “por tanto”. Além disso, evite certas expressões que denotam marcas de oralidade ou que indiquem duplo sentido, como “ficando a mercê”. Em relação à estrutura do texto, achei interessante a sua estratégia de coesão entre o parágrafo introdutório e o primeiro parágrafo de desenvolvimento por meio de uma pergunta. No mais, em relação à conclusão, acredito que ela poderia ser melhor desenvolvida e um pouco menos incisiva. Seria interessante dar uma atenção mais específica para o fechamento do texto.
See lessEstigma associdado às doenças mentais no Brasil.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200 Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200 Competência 3- Selecionar,Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200
Nota final: 920
Obs: Excelente texto, muito claro, coerente e objetivo. Cuidado com regras gramaticais básicas e com a coesão entre parágrafos. Sobre o segundo parágrafo de desenvolvimento, seria interessante iniciá-lo com um conectivo, garantindo assim a linearidade de pensamento e argumentação. Em relação à proposta de intervenção, é necessário ainda retomar a tese de alguma maneira e contextualizar a sua proposta.
See lessCORRIJO DE VOLTA!!! “TECNOLOGIA: AMIGA OU VILÃ DA SAÚDE MENTAL?”
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200 Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200 Competência 3- Selecionar,Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 980
Obs: Excelente texto, muito bem estruturado e coerente. Apenas cuide com as inversões sintáticas e com algumas regras gramaticais, como a crase. Em “devido à fatores”, não há a necessidade de usá-la, visto que o substantivo fatores não é feminino.
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