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Corrijo de volta
IsadoraBassani
- "Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948" é sem vírgula - a Declaração Universal dos Direitos Humanos não assegura pois não são todos que tem acesso a esses direitos, aconselho a trocar a palavra "assegura" para "prevê" - o resto da introdução está boa - faltou marca de autoria no deLeia mais
– “Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948” é sem vírgula
– a Declaração Universal dos Direitos Humanos não assegura pois não são todos que tem acesso a esses direitos, aconselho a trocar a palavra “assegura” para “prevê”
– o resto da introdução está boa
– faltou marca de autoria no desenvolvimento 1 e 2 (que ficaram mais expositivos do que argumentativos”
– creio que não seria necessário duas ações na conclusão, mas de resto está ótima
perguntinha: você é aluno do proenem? pq o modelo é bastante parecido com aqueles que o Romulo passa kkkkk
See lessSaúde, atos e pensamentos.
IsadoraBassani
- creio o repertório do Cazuza não faz sentido, pois ele não está ligado diretamente a saúde. - acho que poderia colocar um encaminhamento argumentativo no final da introdução. - faltou marca de autoria no d1, ficou muito expositivo. - acho que poderia tirar aquele "Além da institucionalização de prLeia mais
– creio o repertório do Cazuza não faz sentido, pois ele não está ligado diretamente a saúde.
See less– acho que poderia colocar um encaminhamento argumentativo no final da introdução.
– faltou marca de autoria no d1, ficou muito expositivo.
– acho que poderia tirar aquele “Além da institucionalização de projetos governamentais para o alcance do saneamento básico para toda nação.” pois ficou solto no paragrafo e só fez ele ficar maior.
– além disso, você citou Ghandi do nada ???? creio que poderia te-lo colocado na introdução e depois cita-lo na conclusão, como você fez.
Regulamentação do trabalho vinculado às novas tecnologias digitais
IsadoraBassani
- achei a introdução ótima - o d1, para mim, também está do jeito certo - acho que você usou o verbo corraborar do jeito errado - deixou a sua marca de autoria no d1 - usou vários conectivos - houve pouca repetição de palavras - poderia fazer o d2 maior, visto que ele ficou menor que a introdução -Leia mais
– achei a introdução ótima
See less– o d1, para mim, também está do jeito certo
– acho que você usou o verbo corraborar do jeito errado
– deixou a sua marca de autoria no d1
– usou vários conectivos
– houve pouca repetição de palavras
– poderia fazer o d2 maior, visto que ele ficou menor que a introdução
– faltou o detalhamento na conclusão
A importância da valorização do sus para o combate ao corona vírus
IsadoraBassani
- tem alguns erros de vírgula e gramática que precisam melhorar. - acho que a introdução ficou confusa, poderia ter feito a tese menor e mais clara. - o segundo paragrafo ficou muito pequeno comparado aos outros. - seria melhor se você tivesse colocado alguma frase falando do problema do d1 e depoisLeia mais
– tem alguns erros de vírgula e gramática que precisam melhorar.
See less– acho que a introdução ficou confusa, poderia ter feito a tese menor e mais clara.
– o segundo paragrafo ficou muito pequeno comparado aos outros.
– seria melhor se você tivesse colocado alguma frase falando do problema do d1 e depois colocar os dados.
ex: Inicialmente, nota-se que o —— é um dos pricipais impasses relacionado ao TEMA.
– Ministro é com letra maiuscula.
– acho que faltou um dado para comprovar o que você estava falando na d2.
– o d2 ficou muito expositivo, faltou a tua crítica.
– evite usar gerúndio na conclusão.
Subemprego: oportunidade ou falta dela?
IsadoraBassani
-tem alguns erros de português mas nada muito chamativo -a introdução está boa porém faltou o encaminhante no final (ex: isso acontece já que -eu não sei se essa é para ser uma redação do enem ou de outro vestibular, mas (eu não contei) acho que excede as 30 linhas. -os paragrafos não são proporcionLeia mais
-tem alguns erros de português mas nada muito chamativo
See less-a introdução está boa porém faltou o encaminhante no final (ex: isso acontece já que
-eu não sei se essa é para ser uma redação do enem ou de outro vestibular, mas (eu não contei) acho que excede as 30 linhas.
-os paragrafos não são proporcionais (ex: o D1 tem mais que o dobro da introdução)
-na minha opinião, não é necessário dois dados no mesmo parágrafo (D1), isso deixou ele muito extenso e também não apresentou a marca de autoria.
-tente começar os parágrafos com algum conectivo (ex: D1- Primordialmente, para entender melhor a relação do Brasil… D2- Ademais, a responsabilidade das grandes empresar….) pode não parecer mas isso aumenta muito a sua nota
Para reforçar: os desenvolvimentos estão BEM grandes, tente fazer só três pontos por desenvolvimento, as vezes menos é mais :)
ex:
Ademais, a irresponsabilidade das grandes empresas e o desrespeito da classe média alta brasileira com os subempregados é vista por todos mas sem mudanças.<PONTO Em 2020, motoristas de diferentes aplicativos organizaram entre si uma greve para reenvindicar direitos como: reajuste de preço mínimo por entrega; seguro de vida; auxílio em caso de roubo ou acidente e diminuição da carga horária excessiva.<PONTO Situação como essa só demonstra como grandes empresas acham um jeito de possuir/contratar uma grande parcela de empregados/funcionários sem precisar fornecer direitos trabalhistas, e em consequencia disso esses trabalhadores não são vistos como iguais na socieadade.<PONTO
te recomendo o "canal inteligente" no youtube e o Professor Romulo Bolivar do ProEnem
Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
IsadoraBassani
intro: -contextualize -faça uma tese -faça um projeto de texto para ser a última linha e encaminhar para o próximo parágrafo (ex: Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil.) D1: achei boa D2: Ademais, outro aspectoLeia mais
intro:
See less-contextualize
-faça uma tese
-faça um projeto de texto para ser a última linha e encaminhar para o próximo parágrafo (ex: Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil.)
D1: achei boa
D2:
Ademais, outro aspecto das redes, (uso inadequado na vírgula) é a desigualdade social. A população carente é afetada por não ter o acesso á esse bem, (uso inadequado na vírgula) sendo que, (uso inadequado na vírgula) é fundamental a utilização desse meio nos dias atuais. Com a pandemia, a falta de informação, (uso inadequado na vírgula) aos menos beneficiados, especialmente na área rural, se mostrou preocupante, devido o agravamento da carência dos recursos públicos, que os mantém. (faltou marca de autoria)
conclusão: faltou o modo/meio
A política de cotas no Brasil
IsadoraBassani
A desigualdade de renda e a discriminação racial são duas mazelas muito graves da sociedade brasileira que prejudicam a vida de inúmeros cidadãos. Em resposta a tais impasses, o Governo adotou o sistema de cotas, medida extremamente necessária para amenizar ambos problemas sociais, uma vez que aumenLeia mais
A desigualdade de renda e a discriminação racial são duas mazelas muito graves da sociedade brasileira que prejudicam a vida de inúmeros cidadãos. Em resposta a tais impasses, o Governo adotou o sistema de cotas, medida extremamente necessária para amenizar ambos problemas sociais, uma vez que aumenta a democratização ao acesso à educação de qualidade. (acho que seria legal colocar um projeto de texto aqui, que indica o que você vai fazer em seguida, ex: Sob esse aspecto, covém analisarmos as principais consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil)
See lessEm primeira análise, é fundamental reconhecer que a desigualdade de renda no Brasil afeta diretamente o acesso à educação, impedindo que parcela significativa da população tenha um bom ensino. Em virtude disso, muitas pessoas são prejudicadas e incapacitadas de ingressar em universidade(s) federais e de, consequentemente, possuírem uma boa formação acadêmica. Com a implementação do sistema de cotas, essa realidade vem sendo modificada, uma vez que universidades e institutos federais passaram a ter vagas reservadas para estudantes vindos de escolas públicas e oriundos de família com baixa renda.
Outro aspecto que evidencia a necessidade da política de ações afirmativas é a questão racial, uma vez que esse sistema inclui também indivíduos egressos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. E isso é (eu colocaria um ‘ademais’ ou ‘ainda mais’ no lugar do “e isso”) importante e necessário pois compensa o histórico de injustiças causadas à essas parcelas da população (não está errado, mas seria interessante colocar “minorias”). Um exemplo claro desse panorama é a situação dos negros no Brasil, que enfrentaram a perversidade da escravidão e ainda hoje arcam com suas consequências, sofrendo (uma dica que o meu prof de redação em deu é: evitar gerúndio, ex: ao invés de “criando cursos” colocar “por meio de cursos”), entre outros fatores, com discriminação racial e com a escassez de oportunidades que fez com que eles tenham, em sua maioria, baixo poder aquisitivo. Esse fato é comprovado com os dados que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletou em 2016, que mostram que entre a parcela mais pobre da sociedade brasileira, mais de 75% são negros. (faltou marca de autoria após os dados)
Em suma, é nítido que a política de cotas é imprescindível, pois é uma forma de amenizar problemas sociais. No entanto, é necessário que haja garantia da eficácia das mesmas. Para isso, as Universidades e Institutos federais devem confirmar que não haja quaisquer tipos de fraude nesse sistema, através de bancas fiscalizadoras ou da possibilidade de denúncias, para garantir que o propósito das ações afirmativas não seja negligenciado.
(faltou o detalhamento na coclusão)
nota: 660
dica da Isa:
Intro:
-contextualização
-tese
-projeto de texto (ex: Isso se evidencia não só por A mas também por B; Sob esse aspecto, convém analisarmas as principais causas, consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil.)
D1:
-retomar projeto de texto
-repertória para comprovar o que retomou
-criticar o problema do parágrafo (autoria)
D2:
-retomar projeto de texto
-repertória para comprovar o que retomou
-criticar o problema do parágrafo (autoria)