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Desafios da educação inclusiva no Brasil
Isadora73827
Olá Larissa, tudo bem? Então, eu vou te dar algumas sugestões antes da análise em si. O ideal é você usar no mínimo 3 frases por parágrafo, e escrever como se você não fosse parte da sociedade, sabe? Como se você fosse um alien de passagem que está analisando a sociedade humana, pois você não pode uLeia mais
Olá Larissa, tudo bem?
Então, eu vou te dar algumas sugestões antes da análise em si.
O ideal é você usar no mínimo 3 frases por parágrafo, e escrever como se você não fosse parte da sociedade, sabe? Como se você fosse um alien de passagem que está analisando a sociedade humana, pois você não pode usar palavras como “nós”, “usamos”, opte por usar palavras como “é usado”, “é perceptível”, nesse sentido, entende? Use e abuse das vírgulas e pontos, e não escreva como se você estivesse conversando com alguém, use uma linguagem mais clara e, formal.
Beleza, agora eu vou comentar parágrafo por parágrafo.
INTRODUÇÃO
*É ótimo começar com uma contextualização do tema, com um repertório, como você mesma fez, mas eu devo confessar, eu quase não entendi o que você queria dizer, a escrita ficou um pouco confusa, acho que relendo você consegue perceber isso. Lembre-se: o corretor de uma redação do Enem não se esforçará para entender seu ponto de vista, ele tem muuuitas redações para ler;
*Lari, senti falta da explicitação do tema da redação, e da sua tese em si… Sugiro que em todas as suas futuras introduções, você escreva o título no meio da introdução mesmo, por exemplo: “Entretanto, percebe-se uma falta de efetividade do artigo citado, resultando-se em maiores desafios à educação inclusiva no Brasil.” Depois de citar o tema, é recomendado também você escrever um resumo do seu desenvolvimento, se você for usar uma causa do problema em cada parágrafo, ou uma causa em um e uma consequência em outro, por exemplo, é legal você citar quais são, tipo assim: “Nesse âmbito, a (causa 1) e a (causa 2) permanecem sendo terrenos férteis para a permanência da problemática, logo, é necessário compreendê-la e solucioná-la.” Aí a causa 1 vai no primeiro parágrafo de desenvolvimento, e a causa 2 no segundo (nesse exemplo).
DESENVOLVIMENTO 1
*Comece o parágrafo com um conectivo (aqui tem um site bem legal com uma tabela deles: https://duvidas.dicio.com.br/conectivos/#:~:text=Conectivos%20s%C3%A3o%20palavras%20ou%20express%C3%B5es%20que%20ligam%20frases%20e%20ora%C3%A7%C3%B5es.)
*Você não disse que grupo de crianças e adolescentes precisam de educação inclusiva, e não há exatamente uma curadoria de certas deficiências (além do mais, vários adultos também precisam de educação inclusiva, não limite o grupo);
*Explique o método de ensino usado no Brasil, e como ele exclui pessoas, citar não é suficiente, Lari;
*Ao aplicar um repertório na redação, priorize o sentido e a autoridade dele, ao invés do nome de quem o diz (é mais fácil você decorar repertórios coringa do que simples citações, entende?). E quando for escrevê-lo, use aspas em caso de citação da fala, ou introduza-o bem, se não o leitor fica muito perdido e não vai saber o que é sua opinião, e o que é opinião da pessoa do repertório.
*É legal delimitar o tópico frasal (frase que introduz seu parágrafo com um breve resuminho da sua opinião) e a mini conclusão do parágrafo (frase que finaliza sua opinião).
DESENVOLVIMENTO 2
*Você usou apenas um ponto e uma vírgula nesse parágrafo, explore mais, Lari;
*Diga que grupo é excluído, como, o que isso causa, problematize a questão;
*O seu repertório deve ser produtivo, ou seja, deve ter ligação com sua tese (opinião) e o argumento que você usa, além do mais, a sua redação deve ser uma problematização do tema, se você mostrar dados que comprovem que ele está sendo resolvido, perde a problematização, sabe?
*Qual situação, Lari? (Da última frase), você precisa deixar bem clara, já que você não explicou antes.
CONCLUSÃO
*De novo, você usou apenas uma frase, explore mais;
*É legal colocar o tema da redação no início da conclusão, e dizer que deve ser solucionado, sim;
*É nesse momento que deve vir a proposta de intervenção, contendo agente, ação, meio, finalidade e o detalhamento de algum desses pontos, e na sua conclusão você apenas colocou agente e ação, ficou incompleta…
*Na última frase, coloque isso mesmo, um fechamento ao texto, retomando sua introdução, para ficar amarradinho e sucinto.
COMPETÊNCIAS
C1: 40 (Contei um alto número de erros de português, Larissa, dê uma olhadinha extra em vírgulas e acentos.)
C2: 80 (Desculpe, mas não entendi seus repertórios como produtivos, Lari).
C3: 80 (Faltou coesão na sua escrita).
C4: 120 (Contei alguns conectivos no texto, mas lembre-se de iniciar toda frase com um)
C5: 80 (Não há uma proposta de intervenção clara).
TOTAL: 400
Continue praticando, Lari, você tem muito potencial, acredito em você! Deus te abençoe!
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