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Desafios da educação inclusiva no Brasil
Isadora73827
Olá Larissa, tudo bem? Então, eu vou te dar algumas sugestões antes da análise em si. O ideal é você usar no mínimo 3 frases por parágrafo, e escrever como se você não fosse parte da sociedade, sabe? Como se você fosse um alien de passagem que está analisando a sociedade humana, pois você não pode uLeia mais
Olá Larissa, tudo bem?
Então, eu vou te dar algumas sugestões antes da análise em si.
O ideal é você usar no mínimo 3 frases por parágrafo, e escrever como se você não fosse parte da sociedade, sabe? Como se você fosse um alien de passagem que está analisando a sociedade humana, pois você não pode usar palavras como “nós”, “usamos”, opte por usar palavras como “é usado”, “é perceptível”, nesse sentido, entende? Use e abuse das vírgulas e pontos, e não escreva como se você estivesse conversando com alguém, use uma linguagem mais clara e, formal.
Beleza, agora eu vou comentar parágrafo por parágrafo.
INTRODUÇÃO
*É ótimo começar com uma contextualização do tema, com um repertório, como você mesma fez, mas eu devo confessar, eu quase não entendi o que você queria dizer, a escrita ficou um pouco confusa, acho que relendo você consegue perceber isso. Lembre-se: o corretor de uma redação do Enem não se esforçará para entender seu ponto de vista, ele tem muuuitas redações para ler;
*Lari, senti falta da explicitação do tema da redação, e da sua tese em si… Sugiro que em todas as suas futuras introduções, você escreva o título no meio da introdução mesmo, por exemplo: “Entretanto, percebe-se uma falta de efetividade do artigo citado, resultando-se em maiores desafios à educação inclusiva no Brasil.” Depois de citar o tema, é recomendado também você escrever um resumo do seu desenvolvimento, se você for usar uma causa do problema em cada parágrafo, ou uma causa em um e uma consequência em outro, por exemplo, é legal você citar quais são, tipo assim: “Nesse âmbito, a (causa 1) e a (causa 2) permanecem sendo terrenos férteis para a permanência da problemática, logo, é necessário compreendê-la e solucioná-la.” Aí a causa 1 vai no primeiro parágrafo de desenvolvimento, e a causa 2 no segundo (nesse exemplo).
DESENVOLVIMENTO 1
*Comece o parágrafo com um conectivo (aqui tem um site bem legal com uma tabela deles: https://duvidas.dicio.com.br/conectivos/#:~:text=Conectivos%20s%C3%A3o%20palavras%20ou%20express%C3%B5es%20que%20ligam%20frases%20e%20ora%C3%A7%C3%B5es.)
*Você não disse que grupo de crianças e adolescentes precisam de educação inclusiva, e não há exatamente uma curadoria de certas deficiências (além do mais, vários adultos também precisam de educação inclusiva, não limite o grupo);
*Explique o método de ensino usado no Brasil, e como ele exclui pessoas, citar não é suficiente, Lari;
*Ao aplicar um repertório na redação, priorize o sentido e a autoridade dele, ao invés do nome de quem o diz (é mais fácil você decorar repertórios coringa do que simples citações, entende?). E quando for escrevê-lo, use aspas em caso de citação da fala, ou introduza-o bem, se não o leitor fica muito perdido e não vai saber o que é sua opinião, e o que é opinião da pessoa do repertório.
*É legal delimitar o tópico frasal (frase que introduz seu parágrafo com um breve resuminho da sua opinião) e a mini conclusão do parágrafo (frase que finaliza sua opinião).
DESENVOLVIMENTO 2
*Você usou apenas um ponto e uma vírgula nesse parágrafo, explore mais, Lari;
*Diga que grupo é excluído, como, o que isso causa, problematize a questão;
*O seu repertório deve ser produtivo, ou seja, deve ter ligação com sua tese (opinião) e o argumento que você usa, além do mais, a sua redação deve ser uma problematização do tema, se você mostrar dados que comprovem que ele está sendo resolvido, perde a problematização, sabe?
*Qual situação, Lari? (Da última frase), você precisa deixar bem clara, já que você não explicou antes.
CONCLUSÃO
*De novo, você usou apenas uma frase, explore mais;
*É legal colocar o tema da redação no início da conclusão, e dizer que deve ser solucionado, sim;
*É nesse momento que deve vir a proposta de intervenção, contendo agente, ação, meio, finalidade e o detalhamento de algum desses pontos, e na sua conclusão você apenas colocou agente e ação, ficou incompleta…
*Na última frase, coloque isso mesmo, um fechamento ao texto, retomando sua introdução, para ficar amarradinho e sucinto.
COMPETÊNCIAS
C1: 40 (Contei um alto número de erros de português, Larissa, dê uma olhadinha extra em vírgulas e acentos.)
C2: 80 (Desculpe, mas não entendi seus repertórios como produtivos, Lari).
C3: 80 (Faltou coesão na sua escrita).
C4: 120 (Contei alguns conectivos no texto, mas lembre-se de iniciar toda frase com um)
C5: 80 (Não há uma proposta de intervenção clara).
TOTAL: 400
Continue praticando, Lari, você tem muito potencial, acredito em você! Deus te abençoe!
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Isadora73827
Olá Gabriel! Então, achei uma ótima redação! Aqui vão minhas sugestões e a nota que eu lhe daria em casa competência (mas não sou nenhuma corretora oficial, ok?). INTRODUÇÃO *A sua segunda frase, que é a ligação da sua contextualização (que aliás gostei) com o tema e sua tese, não ficou exatamente cLeia mais
Olá Gabriel! Então, achei uma ótima redação! Aqui vão minhas sugestões e a nota que eu lhe daria em casa competência (mas não sou nenhuma corretora oficial, ok?).
INTRODUÇÃO
*A sua segunda frase, que é a ligação da sua contextualização (que aliás gostei) com o tema e sua tese, não ficou exatamente clara, seria interessante escrever o título da redação ali mesmo, tintin por tintin;
*Sua tese ficou clara, boa técnica de citar os argumentos ali, mas você poderia ter citado em que as pessoas deveriam investir, na última linha, ficou um pouquinho vago, mas compreensível.
DESENVOLVIMENTO 1
*Ótimo tópico frasal;
*Ótimo repertório;
*No geral, sua argumentação ficou boa, deu pra entender sua tese, mas teve um tiquinho de superficialidade, retomar o nome do tema seria bom. Sua última frase parece ter sido uma mistura de conclusão com argumentação, por isso, mas nada astronômico.
DESENVOLVIMENTO 2
*A questão do investimento no tópico frasal ficou meio vaga, você poderia ter citado que tipos de investimentos existem;
*O seu repertório não foi muito produtivo, pois você mesclou a pesquisa com sua tese, em uma frase só, pode dar a entender que aquele não era seu posicionamento, apenas uma citação, entende? Busque escrever no mínimo 3 frases por parágrafo, e delimite bem o que é repertório com o que é você falando.
CONCLUSÃO
*Boa problematização em retomar o assunto, você pode até reescrever o tema da redação nesse momento;
*As suas propostas de intervenção são boas, mas não contém todos os tópicos necessários… Na primeira faltou o meio para aplicá-la, e na segunda eu não consegui identificar o agente e o meio…
*Boa retomada do tema no final.
COMPETÊNCIAS
Comp. 1: 200 (houve apenas o desvio na palavra “acerca”, que você escreveu “a cerca”.
Comp. 2: 160
Comp. 3: 120
Comp. 4: 200
Comp. 5: 80 (ou até 120, não tenho certeza)
Total: 760
Você tem muito potencial, gostei da sua escrita! Continue praticando!
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