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Como solucionar o Bullying na escola e na internet
isacarvalho_
Ola :) - ótima intro, só que você estendeu e MUITO a citação da série, você não perderia pontos, mas com certeza perderia linhas, bastava só dizer que em 13 reasons why a Hanna era uma aluna nova que sofreu bullying tanto no meio digital quanto no meio escolar por ter suas fotos intimas vazadas. - nLeia mais
Ola :)
See less– ótima intro, só que você estendeu e MUITO a citação da série, você não perderia pontos, mas com certeza perderia linhas, bastava só dizer que em 13 reasons why a Hanna era uma aluna nova que sofreu bullying tanto no meio digital quanto no meio escolar por ter suas fotos intimas vazadas.
– no d1 é totalmente desnecessário você tratar do órgão safernet se você ta falando do papel da família no combate. Isso pode causar uma perda do foco e te custar pontos na competência 2. Ta te faltando organizar as ideias melhor, lendo o d1 eu me perdi várias vezes. Você precisa usar conectivos entre os períodos e atentar na pontuação, por exemplo, você organizou o d1 focando em 3 esferas: família-filho, família-internet, e família-escola, entre a esfera família-filho e família-internet, você passou direto, precisava de um “ALEM DISSO, os pais devem ficar atentos…” e eu vi que a esfera família-internet e família-escola tu colocou em um período só sendo que são abordagens da família totalmente diferentes.
– d2: gostei que você deixou um gancho no d1 para tratar no d2, mas o 2 e 3 período e que falam sobre as medidas de combate e enfatizar a lei pareceu muito cara de proposta de intervenção e não deveriam ta ali, você podia ter partido esse d2 falando sobre a série e sobre o estudo. Os desenvolvimentos servem para argumentar, e não para apresentar soluções, apesar desse ser o tema, no d1 e d2 era pra você argumentar porque a família é importante, porque a escola é importante, o que acontece se a escola ou a família não acolhe o aluno/adolescente, os problemas emocionais e psicológicos. Mesmo que o tema necessariamente não seja um problema logo de cara, você precisa problematizar, é o que o enem quer. O estudo que você colocou no d2 é muito bom, a alusão da série é muito boa, precisava apenas de uma sintese simples “Portanto, a conscientização do corpo docente sobre o bullyng e os problemas que ele traz é de imprescindível importância” e só.
– conclusão: ok na conclusão você ja chegou colocando proposta em cima de proposta, eu recomendo que tu faça uma sintese antes, um resuminho, retomando a sua tese la no começo, algo como “Portanto, visto que o cyberbullyng e bullyng no âmbito escolar é um problema na vida dos alunos, é de fundamental importância que escola e família se unam para mediar este impasse”. Seria muito bom aqui você organizar as soluções por períodos diferentes, a solução para família seria palestras? OK, então você faz a proposta falando qual o agente necessário para se realizar isso, como ele vai fazer isso, usando que tipo de artificio, e visando o que. A mesma coisa com os professores, foi a solução que você escolheu detalhar mais, então fazia isso em um período só, a parte “também é importante que aja a conscientização da parte das escolas…” é desnecessária se você ia tratar exatamente sobre isso no período seguinte. Outra coisa foi a solução dos psicólogos, eu pessoalmente acho MUITO importante ter psicólogos dentro das escolas, mas você tratou disso tão pouco ou quase nada nos d1 ou d2, que trazer isso como solução na conclusão parece que tu pensou de ultima hora. Você podia ter colocado no d2 algo sobre isso, ter falado depois do estudo “Além disso, a falta de um psicologo capacitado no ambiente escolar dificulta que estas questões sejam discutidas”
Essa foi minha análise,, na minha compreensão tu tinha tirado algo em torno de 730 – 750, espero que eu tenha ajudado :)
A banalização do diagnóstico de TDAH
isacarvalho_
Oie :) Na intro faltou muito algo que trouxesse esse problema pro brasil, você apenas explicou o que era tdah e que era um problema ele não ser diagnosticado corretamente, mas e no Brasil como isso funciona? A situação ta ruim? Ta boa? Sabe, algo como "No Brasil é muito comum se fazer diagnósticos eLeia mais
Oie :)
See lessNa intro faltou muito algo que trouxesse esse problema pro brasil, você apenas explicou o que era tdah e que era um problema ele não ser diagnosticado corretamente, mas e no Brasil como isso funciona? A situação ta ruim? Ta boa? Sabe, algo como “No Brasil é muito comum se fazer diagnósticos errôneos e isso prejudica a vida de muitas pessoas “. Também senti falta de uma especificidade do problema dos professores na intro, blz que esse assunto se encaixa na “no diagnostico erroneo, ou a falta dele”, mas seria bom você colocar isso no contexto especifico escolar, entende?
A tese de sua redação é “tdah é um problema que atrapalha a vida das pessoas se não diagnosticado, ou se diagnosticado errado”, no D1 você trata de como o diagnostico é dificil e subjetivo e por isso é comum pessoas que não tem tdah serem diagnosticadas como se tivesse, dai elas tomam os remédios e se prejudicam. Se parasse ai, com um bom repertório sociocultural (citação de livro, filme, documentário, dado, alusões históricas/filosóficas) e uma síntese no ultimo período enfatizando como é um absurdo as pessoas serem diagnosticadas de forma errada, seria um ótimo paragrafo. Mas você acrescentou algo no D1 que foi desnecessário tratar ali, naquele momento, a questão das crianças julgadas incapazes e tal, que você inclusive falou no D2. Então, é melhor tratar um problema a cada desenvolvimento, ok?
no D2 você tratou de dois problemas de novo, o que não é bom, e novamente não acrescentou repertório sociocultural e é muito importante você acrescentar dado ou alguma alusão histórica, porque se não parece que você tirou as informações do nada sabe, do além, tem que ter alguma comprovação que o que você ta dizendo tem base teórica. E se fala disso na competência 2.
A conclusão ta ótima e faria ainda mais sentindo se você ficasse com os dois problemas centrais nos d1 e d2, o do problema do diagnostico e o uso errado dos medicamentos e a falta de instruções dos professores e essa ideia do aluno ser burro etc. Você começou a conclusão muito bem, puxando sua tese de volta, isso trás fluidez para o texto. A unica coisa que faltou foi um agente na proposta p/ resolver o diagnostico subjetivo, a divulgação foi feita por quem? quem mandou fazer a divulgação? foi em ambito nacional? foi em ambito municipal? que ministério ficou responsável? ou foi uma empresa privada? Entende? Tem que detalhar mais isso.
no mais é só isso. e tem um OTIMO documentário na netflix chamado “take your pills” que trata exatamente desse assunto