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TEMA: Capacitismo no Brasil (modelo ENEM)
Isaas15
Você apresentou 3 repertórios. Um você colocou em evidência na introdução, mas não o relacionou com o Capacitismo. Se você relacionasse o Estatuto da Pessoa Com Deficiência ficaria melhor para se relacionar com o repertório. Na verdade, você nem precisaria dos "Cidadãos de Papel", pois o próprio estLeia mais
Você apresentou 3 repertórios. Um você colocou em evidência na introdução, mas não o relacionou com o Capacitismo. Se você relacionasse o Estatuto da Pessoa Com Deficiência ficaria melhor para se relacionar com o repertório. Na verdade, você nem precisaria dos “Cidadãos de Papel”, pois o próprio estatuto já é repertório.
O segundo repertório “Raízes do Brasil” encaixou perfeitamente. Em contrapartida, quando você fala sobre o personagem Wesley você foge do tema. O tema não é sobre dificuldades que o deficiente possui nas calçadas, nem sobre entrar em transportes… Na novela teve sim um certo preconceito, mas isso você não relacionou. Inclusive, o próprio argumento de democratização não relaciona com o tema. Claro que tem que haver essa democratização, mas não é isso que esse tema específico quer.
Um argumento interessante que você colocou foi de que algumas pessoas veem as pessoas deficientes como incapazes. Mas por que elas os veem assim? Será que vem da família essa ideia? Será que alguém da família ensinou isso ou não corrigiu quando a criança foi preconceituosa? Ou será que é por que essa pessoa se sente mais capaz? E inúmeros outros argumentos que você poderia desenvolver.
Você focou muito em apresentar repertórios e desenvolvê-los, mas e seus argumentos? O avaliador quer ver seu ponto de vista também, lembre-se disso.
No meio do texto você colocou também duas espécies de proposta de intervenção. Aqui por exemplo: “Logo, é substancial a superação desse paradigma de “apartheid” que prejudica diversos indivíduos. ” e aqui: “Nesse contexto, torna-se essencial desenraizar a persistência desse impasse.” E você nem especificou como deveria ser feito, por quem e etc…
Mas vamos para a Proposta de Intervenção, competência 5:
Portanto, infere-se que os cidadãos (QUEM)– como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais – devem obter mais informações sobre o tema vigente do capacitismo (O QUÊ). Isso poderá ser feito por meio da busca do que é necessário para a mudança efetiva dessa realidade (COMO), com o intuito de colocar em prática tais transformações e obter a ampla inclusão dos deficientes no meio social brasileiro (PARA QUÊ). Enfim, a partir dessas ações, as pessoas com deficiência poderão ter pleno acesso aos direitos constitucionais, como exemplificado em “Cidadãos de Papel”.
Sua proposta tá completa, mas não seria melhor outro órgão federal, estadual, para solucionar o problema? Porque os cidadãos por si próprios é difícil fazerem mudanças sem auxílio de um órgão superior. Você tem tudo pra ter 200 na Competência 5, mas fica a dica pra colocar outro órgão (só pra se caso sua redação ir pras mãos de um corretor mais exigente, mas tomara que sua redação seja corrigida por um de coração bom kkkk).
Enfim, não sou professora de português então não posso dizer se você tem erros de português ou não e/ou quais são eles, por isso vou te dar 180.
Você compreendeu o tema, mas deu uma escapada: 140
Você relacionou bem os repertórios com o tema, mas não apresentou explicitamente os argumentos: 80
Uso de conectivos: 200.
Proposta de intervenção: 200.
Total: 800.
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Isaas15
Olá, boa noite! Você escreve bem, mas possui uns erros de português. Como não sou professora não posso falar o que é certo e errado com precisão :/. Vou te dar 180 nessa competência, tá bom? Você argumenta bem 180. Apresentou os conectivos 200, entendeu o tema 200. Na proposta de intervenção: "PortaLeia mais
Olá, boa noite! Você escreve bem, mas possui uns erros de português. Como não sou professora não posso falar o que é certo e errado com precisão :/. Vou te dar 180 nessa competência, tá bom?
Você argumenta bem 180. Apresentou os conectivos 200, entendeu o tema 200.
Na proposta de intervenção:
“Portanto, é indispensável a adoção de medidas para a solução do panorama.” –> Sim, isso o corretor sabe. Mas não ficaria melhor já ir direto pro que deve ser feito ou para o agente? Porque pode parecer uma outra intervenção. De qualquer forma, se a outra estiver completinha não tem problema.
Assim, o MEC, (quem) em união a cursos particulares de idiomas, deve realizar cursos gratuitos de línguas estrangeiras (o quê) por meio de professores especializados (como) no objetivo de garantir o aprendizado de outras línguas por todos os estudantes, abrindo a eles maiores oportunidades futuras de ingressar em uma universidade, conseguir um emprego ou passar em um concurso.(para quê) Desse modo, talvez possa ser criado um cenário mais distante da realidade feudal.
Esse talvez aí não caiu bem… Competência 5: 120
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Isaas15
C1 Domínio da norma culta: 160. Você escreve bem, mas apresenta os errinhos simples. C2 Compreensão da proposta: 200 C3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações: 200 C4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos: 200 C5 Proposta de Intervenção: Portanto, é mister que o /PRIMEIRA PROLeia mais
C1 Domínio da norma culta: 160. Você escreve bem, mas apresenta os errinhos simples.
C2 Compreensão da proposta: 200
C3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações: 200
C4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos: 200
C5 Proposta de Intervenção:
Portanto, é mister que o /PRIMEIRA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Governo, aliado ao Conselho Nacional de Justiça (QUEM), promova melhorias no processo de adoção (O QUÊ), por meio de multirões e ações comunitárias em praças e bairros com o intuito de oferecer maior fluidez no atendimento aos adotantes (COMO)./ Além disso, a mídia (QUEM) deve promover campanhas publicitárias em rádio, televisão e redes sociais (O QUÊ) com o fito de incentivar a adoção tardia e minimizar as preferências na escolha das crianças (PARA QUÊ). Assim, torna-se possível transpor a visão idealizada da televisão aos âmbitos realistas.
Portanto, mais vale um pássaro na mão do que dois voando hehe. Se você conseguir usar todos os agentes nas duas propostas de intervenção é ótimo, mas toma cuidado com as linhas na hora da prova e com faltar informação em uma das duas. Só a que tiver completa será avaliada.
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Isaas15
Redação excelente! Associou muito bem o repertório ao tema, e mostrou domínio da norma culta. Pra mim, você perderia pontos somente na Proposta de Intervenção. "Destarte, urge que medidas sejam tomadas para a efetivação da democratização dos direitos indigenistas. Sendo assim, é indubitável que o MiLeia mais
Redação excelente! Associou muito bem o repertório ao tema, e mostrou domínio da norma culta.
Pra mim, você perderia pontos somente na Proposta de Intervenção.
“Destarte, urge que medidas sejam tomadas para a efetivação da democratização dos direitos indigenistas. Sendo assim, é indubitável que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em conjunto com a FUNAI – orgão indigenista oficial (QUEM) -, através de verbas governamentais (COMO), forneça a segurança dos povos nativos (O QUE). Além disso, o Ministério da Cultura (QUEM) deve incentivar a exposição da rate indígena (O QUE), a fim de propagar as manifestações culturais. (PARA QUE)”
Você fez duas conclusões, mas faltou colocar os 5 agentes (QUEM, O QUÊ, COMO, PARA QUÊ, DETALHAMENTO). Na primeira Proposta de Intervenção, eu marquei o que você colocou, assim como na segunda. Atente-se a isso. É melhor fazer só uma conclusão. Boa sorte!!
Não sou corretora, mas lá vai a nota que eu faria
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 140
Total: 940
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Isaas15
Concordo com a moça que disse sobre o argumento da Anne Frank, seria legal se você desenvolvesse o texto com esse argumento (: Recomendo você fazer somente uma proposta de intervenção, pois assim você pode ficar mais segura em relação a faltar informações. ''Fica evidente, portanto, a intervenção poLeia mais
Concordo com a moça que disse sobre o argumento da Anne Frank, seria legal se você desenvolvesse o texto com esse argumento (:
Recomendo você fazer somente uma proposta de intervenção, pois assim você pode ficar mais segura em relação a faltar informações.
”Fica evidente, portanto, a intervenção pontual do problema.” Realmente, deve-se intervir no problema. No entanto, seria melhor você falar algo como ”para solucionar o problema é necessário…” ir diretamente ao agente dessa intervenção, ao invés de adicionar um ”ademais”. Por exemplo: Portanto, para que se resolva o problema é necessário que o Governo…”
”Ademais, é dever do governo federal juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, atuarem por meio do desenvolvimento de projetos que visem a dessalinização dos mares, bem como, a transposição de rios destinados aos municípios e /ou países onde a seca é representada de maneira agressiva.” Legal, você disse O QUE precisa ser feito, mas COMO será feito? Lembre-se que é necessário a proposta conter o QUEM FAZ (O Governo), O QUE VAI FAZER (a dessalinização…), COMO VAI FAZER (por meio de técnicas…), PARA QUE FAZER (a fim de solucionar tal situação…).
Lembrando que não sou professora de Língua Portuguesa, mas acredito que cada um pode se ajudar um pouquinho (:
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Isaas15
Oi, oi. Sou nova aqui e preciso corrigir uma redação. Bom, já deixo claro que não sou corretora e nem sei todas as regras de português, mas acho que se cada um compartilhar um pouquinho de conhecimento, a gente consegue chegar lá (: Primeiramente, gostaria de dizer que seus argumentos estão bem deseLeia mais
Oi, oi. Sou nova aqui e preciso corrigir uma redação. Bom, já deixo claro que não sou corretora e nem sei todas as regras de português, mas acho que se cada um compartilhar um pouquinho de conhecimento, a gente consegue chegar lá (:
Primeiramente, gostaria de dizer que seus argumentos estão bem desenvolvidos. Contudo, acredito que você possa diminuir um pouquinho as orações, por exemplo aqui:
”Contudo, a ineficácia dos órgãos fiscalizadores, principalmente nas florestas,como a Amazônia- berço de biodiversidade*- e nas fronteiras-que são frágeis e não tem um policiamento apropriado- facilita a ação de criminosos,que capturam diversas espécies e levam para serem vendidas sobretudo fora do país, no comércio clandestino, que movimenta bilhões de reais todos os anos.
Você poderia tirar algumas coisas, como ”movimenta bilhões de reais todos os anos”. Poderia colocar um aposto em ”berço de diversidade”, pois você está falando sobre a Amazônia.
Gostei também do repertório (:
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