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Analfabetismo funcional no Brasil
IoniaCalls
okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar ... COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho : ----desfrutar desses benefíciLeia mais
okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar …
COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho :
—-desfrutar desses benefícios da leitura—-
poderiam ser utilizadas várias outras expressões não só mais claras mas também menores e que servem melhor para correlacionar a citação ao texto . Um exemplo é (desfrutar dessa possibilidade , dessa oportunidade , ou coisas nesse sentido )
—-ser comprovada pelos dados do INAF (Indicador de analfabetismo funcional), que informam que o domínio—-
essa vírgula tá perfeita ; é uma regra relativamente chata de lembrar (vírgula em pronomes relativos ) mas você acertou e isso conta muito na competência 1
de resto , vi poucos erros , o que não configura um fator suficiente para anular seu 200 nesta competência(a qual prioriza ortografia e aspecto estético ). Mesmo assim , o texto tá muito grande , não sei se o original – se for transcrito – é menor , mas tá enorme .
COMPETÊNCIA II (200)- essa competência se refere ao entendimento do tema, logo não creio que há muito a acrescentar . Você fez um texto coeso e seguiu a risca as normas que regem a sintaxe além de correlacionar de forma eficiente seu conhecimento de mundo ao tema em questão .
COMPETÊNCIA III (180)- essa parte se refere ao desenvolvimento e a parte de argumentação do seu texto . Seguinte , você não errou , mas cuidado com opiniões arraigadas demais ( processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas) porque dependendo do corretor isso pode custar caro nessa competência.
Nesse caso em específico eu me ative às generalizações ,já que você disse que o processo é ineficaz (E QUE REALMENTE É INEFICAZ PARA UM CARALHO ), mas dá pra contestar isso dizendo que uma parcela ainda aprende (e mesmo que essa contestação seja TENDENCIOSA PARA CARAMBA , ELA AINDA ANULA DE FORMA EFETIVA SUA COLOCAÇÃO JÁ QUE PODE SER COMPROVADA FACILMENTE ).
Já no segundo caso , é deveras complicado afirmar que existe uma manipulação no processo educacional e isso se deve , principalmente , AO FATO DE QUE É O MEC-INEP QUE REGULA A PROVA DO ENEM , O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E TEORICAMENTE SERIAM ELES OS RESPONSÁVEIS PELA MANIPULAÇÃO CITADA . Ou seja , é um tiro no pé afirmar uma coisa dessas (NÃO PORQUE VOCÊ ESTÁ ERRADA , MAS PORQUE ATINGE DE UMA FORMA NÃO AMIGÁVEL A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA PROVA ).
COMPETÊNCIA IV (200)- essa competência remete a coesão textual . Sendo assim , não há muito o que eu possa acrescentar . Só recomendaria que iniciasse o segundo parágrafo -DESENVOLVIMENTO I- por meio de conectivo já que é do feitio do enem cobrar uma articulação mais explícita entre os parágrafos do texto .
COMPETÊNCIA V (160)- vamos lá . A COMPETÊNCIA V remete a conclusão e existem 5 partes essenciais neste quesito : AGENTE , MODO , EFEITO , AÇÃO e DETALHAMENTO .
Você tem agente (tá meio genérico só o MEC , mas time que tá ganhando não se mexe ), modo (que está muito bom ), ação (a qual está bem , bem , beeeeeem vaga e necessita de detalhamento ) e o efeito (também está ótimo ). Porém , falta o detalhamento , o qual pode ser feito ao explicar melhor qualquer um dos 4 elementos anteriores .
Desse modo , recomendaria utilizar o detalhamento pra reforçar a ação:
–métodos que estimulem o raciocínio, a capacidade intelectual e o pensamento crítico–
de modo a torna-la mais efetiva e específica . Algo como dizer onde vai ocorrer ou quem vai fazer ( DE UMA FORMA MAIS DETALHADA E NÃO TÃO VAGA COMO FOI O OCORRIDO )
NOTA – 940 (o texto tá muito grandeee hudhvsbbijf dá uma secada nele sem necessariamente mudar a argumentação e vê se cessa as generalizações -[processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas]- porque isso lasca muito na competência 3. de resto , tem que ter detalhamento na conclusão )
POR FIM ,
See lessESPERO TER AJUDADO .
QQ PROBLEMA NA CCORREÇÃO É SÓ AVISAR Q EU AJUSTO
d[OwO]b
Desafios para a Inclusão Digital da Terceira Idade no Brasil
IoniaCalls
Olá vou tentar corrigir pelo modelo enem então espero q lhe ajude de alguma forma. COMPETÊNCIA I (180)- cara, primeiramente a sua redação tem variedade vocabular e cumpre todos os requisitos da COMPETÊNCIA em si . Porém , dava pra deixar mais sucinto e em vários momentos (vide introdução e desenvolvLeia mais
Olá
vou tentar corrigir pelo modelo enem então espero q lhe ajude de alguma forma.
COMPETÊNCIA I (180)- cara, primeiramente a sua redação tem variedade vocabular e cumpre todos os requisitos da COMPETÊNCIA em si . Porém , dava pra deixar mais sucinto e em vários momentos (vide introdução e desenvolvimento 1) a ornamentação excessiva gerou dificuldades na compreensão . Um exemplo é esse trecho :
——Contudo, no Brasil, o direito a educação se encontra oposto a isso, visto que essa prerrogativa não tem se consolidade com ênfase na prática quando se observa a inclusão digital da terceira idade——
além dos erros na escrita e concordância , você complicou muito o andamento da leitura . Ficou truncado demais e , apesar de eu entender o seu objetivo e a frase em si , prejudicou e muito a introdução.
outra coisa a se pensar é : EVITE TERMOS COMO AUSÊNCIA OU FALTA posto que estes termos são muito abrangentes e gerais . Nunca opte por termos que generalizem uma problemática ou uma situação , principalmente , porque você pode não estar certo e é sempre muito difícil generalizar sem errar .
de resto é só organizar e deixar mais sucinto o texto em si .
COMPETÊNCIA II (160)-não tenho do quê reclamar . Esta competência se resume a entender a proposta e não fugir ao tema , algo que você fez com primazia . Apesar disso , é sempre bom lembrar que as GENERALIZAÇÕES que eu falei na competência 1 podem reduzir a sua nota neste quesito dependendo do corretor . O ponto que me fez te deixar com 180 foi a INTRODUÇÃO a qual ficou vaga . Na verdade , a palavra certa não é vaga , e sim estranha . Isso aconteceu por causa do excesso de ornamentação e da demora para abordar o tema (NÃO SE TRATA DE EDUCAÇÃO EM SI , E SIM DE INCLUSÃO DIGITAL . A AUSÊNCIA DE PALAVRAS CHAVE NOS PONTOS ESTRATÉGICOS DO PARÁGRAFO FORAM OS ASPECTOS DEFINITIVOS PARAA SUA NOTA) os quais fizeram com que o parágrafo parecesse de outro tema que não INCLUSÃO DIGITAL NA 3 IDADE.
COMPETÊNCIA III (120)- o desenvolvimento 1 tá bonito BAGARAI . O 2 faltou a argumentação (você falou da pesquisa , da universidade , mas isso não gera uma argumentação em si e , nesse caso , deixou o parágrafo expositivo ), logo você teria sérios prejuízos em uma prova real . Se fosse um corretor de verdade vossa senhoria teria perdido de 60 a 80 pontos já que a falta de argumentação em um desenvolvimento é um problema absurdo . É algo que você deve atentar e muito . De resto , seria bom você usar argumentos mais consistentes porque , mesmo que o primeiro seja bom , ele ainda pode melhorar tanto na argumentação em si , quanto na articulação das ideias .
COMPETÊNCIA IV (180)- nessa parte aqui , o importante é saber ligar as palavras , usar conectivos e dominar concordâncias verbal e nominal . Devido ao erro na introdução você irá ficar com 180 , massssss , dava pra baixar mais se o corretor considerar expressões como essa :
——-a notoriedade da ausência——-
elas não estão erradas , mas se você avaliar com calma dá para perceber que há construções sintáticas melhores como A NOTÓRIA AUSÊNCIA ou A GRANDE AUSÊNCIA as quais seriam menores e menos TRUNCADAS .
COMPETÊNCIA v (200)- MEU AMIGO , TU É O BRABO . Sem reclamações ; a sua conclusão possui todos os pré-requisitos para fechar a COMPETÊNCIA 5 (modo , meio , agente , ação , objetivo final e o detalhamento ) . Sendo assim , vamos às considerações finais .
840 – sendo bem sincero , eu fui um tanto quanto chato nessa correção e isso é bom porque além de me ajudar em análises futuras , te ajuda na redação em si . Dessa forma , só me resta te avisar pra escrever priorizando a clareza(QUE POR SINAL , TE CUSTOU 80 PONTOS EM 3 COMPETÊNCIAS DIFERENTES) nas frases e sempre verificar se seus parágrafos atendem a estrutura do enem . se achar que eu vacilei em algum ponto ficaria feliz se me dissesse para que eu pudesse ajustá-lo . d[OWO]b
See lessTabagismo
IoniaCalls
INTRODUÇÃO: Bastante habilidoso . Você foi simples , usou poucas linhas e mais importante : gerou um contexto favorável para a inserção de sua opinião . Apesar disso , este modelo é difícil de se utilizar , então tome cuidado e vise sempre deixar claro o seu posicionamento. DESENVOLVIMENTO: No D1 voLeia mais
INTRODUÇÃO: Bastante habilidoso . Você foi simples , usou poucas linhas e mais importante : gerou um contexto favorável para a inserção de sua opinião . Apesar disso , este modelo é difícil de se utilizar , então tome cuidado e vise sempre deixar claro o seu posicionamento.
DESENVOLVIMENTO: No D1 você se utilizou do LIVRO ‘Quem é Você Alasca ?’ de forma muito boa . Conseguiu se apropriar dos dados do livro corretamente além de gerar , a partir destes , uma argumentação coesa e condizente ao tema .
Já no D2 temos vários problemas estruturais a começar pela argumentação que não se forma (pelo menos à meu ver) de forma convincente . Diferente do D1 , você cita a OMS porém não argumenta nada: o parágrafo fica totalmente expositivo . Outro problema estrutural é a progressão temática : você fez uma transição de conteúdo a qual além de muito brusca também foi deveras desconexa . Contudo , seu parágrafo D2 tem potencial , é perceptível que tu conheces o assunto e tem ideias produtivas sobre ele , mas sua execução carece de mais calma e principalmente de mais planejamento .(RECOMENDO QUE VOCÊ LISTE OS ARGUMENTOS E E CITAÇÕES ENQUANTO FAZ A REDAÇÃO , PELO MENOS ATÉ O PROCESSO FICAR MAIS NATURAL . ASSIM VOCÊ NÃO SÓ DE REDUZIRIA OS ERROS , MAS TAMBÉM AUMENTARIA AS CHANCES DE MELHORAR SUA ESTRUTURA TEXTUAL)
CONCLUSÃO: Você tem uma conclusão interessante e sem problemas estruturais , mas no que tange aos conteúdos temáticos temos 3 erros principais . O primeiro não é bem um erro mas é muito importante : dependendo do tema você não deve utilizar soluções mundiais , posto que isso além de tornar sua conclusão vaga , ainda lhe põe em desvantagem devido a necessidade de MUITO mais detalhamento . Segundo , a OMS não pode fazer projetos de lei ,ela se caracteriza como uma organização mundial independente e por isso NÃO DEVE SE ENVOLVER EM QUESTÕES LEGISLATIVAS , PELO MENOS NÃO DIRETAMENTE ; Um meio de mante-la no texto sem grandes problemas seria retirar a parte das leis e substituir por novos protocolos , novas conferências ou coisas semelhantes . O terceiro e último : você citou Sêneca (o que é muito bom) mas o fez somente na conclusão ; Isso pode lhe acarretar sérios problemas então recomendo que só cite na conclusão ideias que já foram mostradas em outros parágrafos , pois isso além de funcionar da mesma forma ainda melhora sua nota com relação a coesão e progressão temática .
COMPETÊNCIA 1 – (180) VOCÊ ERROU VÁRIOS APOSTOS , PRINCIPALMENTE NO D1 .
Ex: (P2)De início, ementa-se que, assim como outras drogas o cigarro pode se tornar…
A EXPRESSÃO -ASSIM COMO OUTRAS DROGAS- É DESCARTÁVEL E PODE SER RETIRADA SEM PREJUÍZOS AO TEXTO, LOGO , DEVE ESTAR ENTRE VÍRGULAS SEGUNDO AS REGRAS DO APOSTO . A MESMA COISA ACONTECE PARA -…o rapaz Miles ao iniciar o ensino médio, desenvolveu o ato…-; AQUI , VOCÊ ESQUECEU QUE ‘ao inciar o ensino médio’ É UM RECURSO EXPLICATIVO PASSIVO DE SUPRESSÃO .
DIVIDA MELHOR A CONCLUSÃO , POIS , PARA UMA FINALIZAÇÃO , É NECESSÁRIO EXPLICAR COM CALMA AS SUAS IDEIAS AO CORRETOR . ASSIM , DIVIDA O PARÁGRAFO EM MAIS FRASES . DESSE MODO , ALÉM DA LEITURA MAIS FLUÍDA , O TEXTO FICA MAIS CLARO.
COMPETÊNCIA 2 – (160) VOCÊ ENTENDEU O TEMA , MAS A FALTA DE ARGUMENTAÇÃO NO PARÁGRAFO D2 O QUAL JUNTO DA MÁ UTILIZAÇÃO DE SÊNECA NA CONCLUSÃO DEMONSTRAM DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DO PROJETO DE TEXTO COMO UM TODO. POR ISSO O 160 .
COMPETÊNCIA 3 – (120) TU TENS ARGUMENTOS BONS . PORÉM ELES NÃO FORAM EXPLICITADOS NEM NO D2 , NEM NA CITAÇÃO DE SÊNECA . NO PRIMEIRO(D2) , TU CRIASTE UM PARÁGRAFO TOTALMENTE EXPOSITIVO MAS COM LEVES ‘TRAÇOS’ ARGUMENTATIVOS ; JÁ NA SEGUNDA , TU FIZESTE UM USO INCORRETO , POSTO QUE , MESMO FAZENDO PARTE DO CONTEXTO , A CITAÇÃO FICA SUB-UTILIZADA DEVIDO A FALTA DE ESPAÇO PARA DESENVOLVIMENTO .
COMPETÊNCIA 4 – (120) AS FALHAS COESIVAS SÃO 2 PRINCIPAIS : 1- ERRO EM APOSTOS E 2- O PARÁGRAFO D2 ESTÁ BEM MAL ARTICULADO (PRINCIPALMENTE A PARTIR DO SEGUNDO PERÍODO ) .
COMPETÊNCIA 5 – (80) SUA ESTRUTURA ESTÁ PERFEITA . MAS , NO QUE TANGE AO CONTEÚDO , TEMOS 2 ERROS : 1- A OMS NÃO CRIA LEIS . ELA INFLUENCIA GOVERNOS INDIRETAMENTE E NÃO SE INTROMETE EM ASSUNTOS DE SOBERANIA NACIONAL (Ex: na Venezuela , só não foi enviada ajuda humanitária poque o governo não autorizou). POR ISSO , COMO TODA SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ORBITAVA ESTE AGENTE (OMS) , TODA A PARTE ARGUMENTATIVA DA SUA CONCLUSÃO É AFETADA NEGATIVAMENTE PELA IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO DA PROPOSTA ; 2- A SUB-UTILIZAÇÃO DO TRECHO DE SÊNECA IMPÕE SÉRIOS DEFEITOS TEMÁTICOS , LOGO , É PRETERÍVEL A SUBSTITUIÇÃO DESSA CITAÇÃO POR OUTRA JÁ CITADA MAS NÃO DESENVOLVIDA TOTALMENTE (Ex: você cita algo na introdução e retoma na conclusão só para finalizar o texto ).
-NOTA- 660 (Ps: eu corrigi segundo o modelo enem , por isso não acho muito bom ocupar espaço de correção copiando e colando critérios quando posso só explicar os erros e ajudar de forma mais clara aqueles que sujeitam sua redação ao público . qualquer dúvida é só chamar aqui mesmo e se achar qualquer erro de correção só me mostrar que eu ajeito corretamente OwO)
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