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A segunda língua como mecanismo de acesso a informações e culturas
IoniaCalls
Seguinte, vou tentar corrigir com o máximo de isonomia e transparência. Se houver algum erro ou dúvida é só avisar que eu concerto. COMPETÊNCIA I 200- esta competência analisa erros na escrita, conjugação, concordância. Coisas mais gramaticais e menos temáticas. Como não vi nenhum erro relevante a nLeia mais
Seguinte, vou tentar corrigir com o máximo de isonomia e transparência. Se houver algum erro ou dúvida é só avisar que eu concerto.
COMPETÊNCIA I
200- esta competência analisa erros na escrita, conjugação, concordância. Coisas mais gramaticais e menos temáticas. Como não vi nenhum erro relevante a nota será a máxima, 200.
COMPETÊNCIA II
180- esta aqui tem relação com a compreensão do tema e uso do conhecimento individual coerente com o mesmo. Sem grandes coisas a declarar, apenas que faltou demarcar melhor o tema em questão. Veja bem, no terceiro parágrafo, o tema só aparece de forma satisfatória nas últimas linhas; outra coisa, EM MEU GOSTO PESSOAL, acho muito arriscado introduções tão sucintas e objetivas assim. Veja bem, você claramente sabe o que esta fazendo e tem plena segurança, dá pra perceber pela escrita objetiva e concisa, mas, se você abre mão de desenvolver mais ou opta por algo bem mais simples e prosaico, alguns corretores podem não gostar e reduzir sua nota. Um exemplo é que ainda seria razoável se eu lhe desse 160 nessa competência se eu corrigisse a redação em meros 5 minutos. As vezes a escrita mais simples não é a mais fácil de se ler, mas como eu disse, É MEU GOSTO PESSOAL e, como pode ver, não interferiu em nada na nota final.
COMPETÊNCIA III
200- a argumentação está bem convincente. Não vejo problemas muito grandes nesse setor. Só se atente em usar mais as palavras chaves do tema em questão pois isso, além de ajudar a demarcar sua argumentação, contribui para uma maior segurança na competência II. Ademais, dá uma olhadinha na conclusão na última linha, a palavra benefícios se relaciona com o tema mas não com a proposta de intervenção. Se isso acontece em outro parágrafo a nota da competência 3 cairia, mas como é na conclusão dá pra fazer vista grossa e deixar passar.
COMPETÊNCIA IV
200- sem repetições de conectivos, construção limpa e coesa, enfim, um reflexo do que eu disse na competência I. Como você escreveu tudo fechadinho não existem erros, mas, se houvesse algum, ele seria destacado devido a simplicidade do texto. É como uma folha de papel A4, se ela estiver nova, qualquer coisa que aparecer, seja amassado ou risco, acaba sendo muito visível e destacado. É uma péssima analogia kkkkkkkkkkkkkkkk, eu sei, mas foi a melhor que eu consegui pensar.
COMPETÊNCIA V
200- tirando a palavra BENEFÍCIOS no final tudo está Ok. Novamente, atente para a coerência das ideias, não só das palavras. A sua proposta de intervenção foi focada em efetivar o aprendizado por meio da tecnologia e em nenhum momento foi mencionado que seria feito um estudo ou conscientização da importância de se dominar uma outra língua. Fora isso, o detalhamento tá muito bom e não tem nada de diferente ou complicado.
No final a nota ficou 980, mas sempre dá pra baixar a nota, ainda mais porque eu li 2 vezes enquanto corrigia e uma entes de corrigir. Tomo cuidado com a simplicidade, ela ajuda muito na clareza das ideias mas também torna qualquer erro muito mais grotesco. No mais tua nota deve variar entre uns 980 que eu te dei e uns 920 no máx.
See lessQualquer coisa avisa ae, TMJ
Analfabetismo funcional no Brasil
IoniaCalls
okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar ... COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho : ----desfrutar desses benefíciLeia mais
okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar …
COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho :
—-desfrutar desses benefícios da leitura—-
poderiam ser utilizadas várias outras expressões não só mais claras mas também menores e que servem melhor para correlacionar a citação ao texto . Um exemplo é (desfrutar dessa possibilidade , dessa oportunidade , ou coisas nesse sentido )
—-ser comprovada pelos dados do INAF (Indicador de analfabetismo funcional), que informam que o domínio—-
essa vírgula tá perfeita ; é uma regra relativamente chata de lembrar (vírgula em pronomes relativos ) mas você acertou e isso conta muito na competência 1
de resto , vi poucos erros , o que não configura um fator suficiente para anular seu 200 nesta competência(a qual prioriza ortografia e aspecto estético ). Mesmo assim , o texto tá muito grande , não sei se o original – se for transcrito – é menor , mas tá enorme .
COMPETÊNCIA II (200)- essa competência se refere ao entendimento do tema, logo não creio que há muito a acrescentar . Você fez um texto coeso e seguiu a risca as normas que regem a sintaxe além de correlacionar de forma eficiente seu conhecimento de mundo ao tema em questão .
COMPETÊNCIA III (180)- essa parte se refere ao desenvolvimento e a parte de argumentação do seu texto . Seguinte , você não errou , mas cuidado com opiniões arraigadas demais ( processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas) porque dependendo do corretor isso pode custar caro nessa competência.
Nesse caso em específico eu me ative às generalizações ,já que você disse que o processo é ineficaz (E QUE REALMENTE É INEFICAZ PARA UM CARALHO ), mas dá pra contestar isso dizendo que uma parcela ainda aprende (e mesmo que essa contestação seja TENDENCIOSA PARA CARAMBA , ELA AINDA ANULA DE FORMA EFETIVA SUA COLOCAÇÃO JÁ QUE PODE SER COMPROVADA FACILMENTE ).
Já no segundo caso , é deveras complicado afirmar que existe uma manipulação no processo educacional e isso se deve , principalmente , AO FATO DE QUE É O MEC-INEP QUE REGULA A PROVA DO ENEM , O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E TEORICAMENTE SERIAM ELES OS RESPONSÁVEIS PELA MANIPULAÇÃO CITADA . Ou seja , é um tiro no pé afirmar uma coisa dessas (NÃO PORQUE VOCÊ ESTÁ ERRADA , MAS PORQUE ATINGE DE UMA FORMA NÃO AMIGÁVEL A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA PROVA ).
COMPETÊNCIA IV (200)- essa competência remete a coesão textual . Sendo assim , não há muito o que eu possa acrescentar . Só recomendaria que iniciasse o segundo parágrafo -DESENVOLVIMENTO I- por meio de conectivo já que é do feitio do enem cobrar uma articulação mais explícita entre os parágrafos do texto .
COMPETÊNCIA V (160)- vamos lá . A COMPETÊNCIA V remete a conclusão e existem 5 partes essenciais neste quesito : AGENTE , MODO , EFEITO , AÇÃO e DETALHAMENTO .
Você tem agente (tá meio genérico só o MEC , mas time que tá ganhando não se mexe ), modo (que está muito bom ), ação (a qual está bem , bem , beeeeeem vaga e necessita de detalhamento ) e o efeito (também está ótimo ). Porém , falta o detalhamento , o qual pode ser feito ao explicar melhor qualquer um dos 4 elementos anteriores .
Desse modo , recomendaria utilizar o detalhamento pra reforçar a ação:
–métodos que estimulem o raciocínio, a capacidade intelectual e o pensamento crítico–
de modo a torna-la mais efetiva e específica . Algo como dizer onde vai ocorrer ou quem vai fazer ( DE UMA FORMA MAIS DETALHADA E NÃO TÃO VAGA COMO FOI O OCORRIDO )
NOTA – 940 (o texto tá muito grandeee hudhvsbbijf dá uma secada nele sem necessariamente mudar a argumentação e vê se cessa as generalizações -[processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas]- porque isso lasca muito na competência 3. de resto , tem que ter detalhamento na conclusão )
POR FIM ,
See lessESPERO TER AJUDADO .
QQ PROBLEMA NA CCORREÇÃO É SÓ AVISAR Q EU AJUSTO
d[OwO]b
Desafios para a Inclusão Digital da Terceira Idade no Brasil
IoniaCalls
Olá vou tentar corrigir pelo modelo enem então espero q lhe ajude de alguma forma. COMPETÊNCIA I (180)- cara, primeiramente a sua redação tem variedade vocabular e cumpre todos os requisitos da COMPETÊNCIA em si . Porém , dava pra deixar mais sucinto e em vários momentos (vide introdução e desenvolvLeia mais
Olá
vou tentar corrigir pelo modelo enem então espero q lhe ajude de alguma forma.
COMPETÊNCIA I (180)- cara, primeiramente a sua redação tem variedade vocabular e cumpre todos os requisitos da COMPETÊNCIA em si . Porém , dava pra deixar mais sucinto e em vários momentos (vide introdução e desenvolvimento 1) a ornamentação excessiva gerou dificuldades na compreensão . Um exemplo é esse trecho :
——Contudo, no Brasil, o direito a educação se encontra oposto a isso, visto que essa prerrogativa não tem se consolidade com ênfase na prática quando se observa a inclusão digital da terceira idade——
além dos erros na escrita e concordância , você complicou muito o andamento da leitura . Ficou truncado demais e , apesar de eu entender o seu objetivo e a frase em si , prejudicou e muito a introdução.
outra coisa a se pensar é : EVITE TERMOS COMO AUSÊNCIA OU FALTA posto que estes termos são muito abrangentes e gerais . Nunca opte por termos que generalizem uma problemática ou uma situação , principalmente , porque você pode não estar certo e é sempre muito difícil generalizar sem errar .
de resto é só organizar e deixar mais sucinto o texto em si .
COMPETÊNCIA II (160)-não tenho do quê reclamar . Esta competência se resume a entender a proposta e não fugir ao tema , algo que você fez com primazia . Apesar disso , é sempre bom lembrar que as GENERALIZAÇÕES que eu falei na competência 1 podem reduzir a sua nota neste quesito dependendo do corretor . O ponto que me fez te deixar com 180 foi a INTRODUÇÃO a qual ficou vaga . Na verdade , a palavra certa não é vaga , e sim estranha . Isso aconteceu por causa do excesso de ornamentação e da demora para abordar o tema (NÃO SE TRATA DE EDUCAÇÃO EM SI , E SIM DE INCLUSÃO DIGITAL . A AUSÊNCIA DE PALAVRAS CHAVE NOS PONTOS ESTRATÉGICOS DO PARÁGRAFO FORAM OS ASPECTOS DEFINITIVOS PARAA SUA NOTA) os quais fizeram com que o parágrafo parecesse de outro tema que não INCLUSÃO DIGITAL NA 3 IDADE.
COMPETÊNCIA III (120)- o desenvolvimento 1 tá bonito BAGARAI . O 2 faltou a argumentação (você falou da pesquisa , da universidade , mas isso não gera uma argumentação em si e , nesse caso , deixou o parágrafo expositivo ), logo você teria sérios prejuízos em uma prova real . Se fosse um corretor de verdade vossa senhoria teria perdido de 60 a 80 pontos já que a falta de argumentação em um desenvolvimento é um problema absurdo . É algo que você deve atentar e muito . De resto , seria bom você usar argumentos mais consistentes porque , mesmo que o primeiro seja bom , ele ainda pode melhorar tanto na argumentação em si , quanto na articulação das ideias .
COMPETÊNCIA IV (180)- nessa parte aqui , o importante é saber ligar as palavras , usar conectivos e dominar concordâncias verbal e nominal . Devido ao erro na introdução você irá ficar com 180 , massssss , dava pra baixar mais se o corretor considerar expressões como essa :
——-a notoriedade da ausência——-
elas não estão erradas , mas se você avaliar com calma dá para perceber que há construções sintáticas melhores como A NOTÓRIA AUSÊNCIA ou A GRANDE AUSÊNCIA as quais seriam menores e menos TRUNCADAS .
COMPETÊNCIA v (200)- MEU AMIGO , TU É O BRABO . Sem reclamações ; a sua conclusão possui todos os pré-requisitos para fechar a COMPETÊNCIA 5 (modo , meio , agente , ação , objetivo final e o detalhamento ) . Sendo assim , vamos às considerações finais .
840 – sendo bem sincero , eu fui um tanto quanto chato nessa correção e isso é bom porque além de me ajudar em análises futuras , te ajuda na redação em si . Dessa forma , só me resta te avisar pra escrever priorizando a clareza(QUE POR SINAL , TE CUSTOU 80 PONTOS EM 3 COMPETÊNCIAS DIFERENTES) nas frases e sempre verificar se seus parágrafos atendem a estrutura do enem . se achar que eu vacilei em algum ponto ficaria feliz se me dissesse para que eu pudesse ajustá-lo . d[OWO]b
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO : no que tange a apresentação do texto , tanto a sua contextualização quanto a sua argumentação inicial foram muito boas. Porém , achei meio vaga a utilização do filme posto que não foi dado qualquer informação de explicação ou desenvolvimento . Mas isso não é de fato um problema estruturLeia mais
INTRODUÇÃO : no que tange a apresentação do texto , tanto a sua contextualização quanto a sua argumentação inicial foram muito boas. Porém , achei meio vaga a utilização do filme posto que não foi dado qualquer informação de explicação ou desenvolvimento . Mas isso não é de fato um problema estrutural , por isso não acarretará problemas . Outro ponto foi a utilização do termo ‘silenciamento’ o qual foi vago e inconclusivo gerando ambiguidade de interpretação e um certo prejuízo ao texto como um todo .
DESENVOLVIMENTO : no seu D1 vi , apesar da qualidade das argumentações , erros (2) os quais podem pesar nas competências 1 e 4 . São eles : …Nessa perspectiva, observa-se o silêncio midiático a cerca[ACERCA] do tabagismo [como] resultado da…
Já no D2 , faltaram várias vírgulas e a citação de Kant carece de mais trabalho .
CONCLUSÃO : um erro de conjugação verbal , carência de detalhamento na proposta de intervenção e senti falta da retomada do filme para o fechamento .
COMPETÊNCIA 1 – (160) erros de conjugação são extremamente passíveis de penalidade e juntamente com a falta de vírgulas no 1 e 3 parágrafo culminam no seu 160 . REVISE O TEXTO ANTES DE PASSAR A LIMPO . Não há problemas em não lembrar nomes de filósofos corretamente mas deve-se escreve-los com inicial maiúscula .
COMPETÊNCIA 2 – (180) você entendeu o tema e suas implicações .Isso denota um grande potencial , porém , se houvessem mais falhas coesivas no texto , você seria penalizada de vido sua interferência na compreensão do texto como um todo o que por sua vez abaixaria sua nota .
COMPETÊNCIA 3 – (160) sua argumentaçâo é boa e o seu leque de conhecimentos também . Apesar disso os erros coesivos , a falta de vírgulas e a carência de desenvolvimento em alguns pontos geram ruídos ao longo do texto . Por isso aconselho que revise antes de fazer a versão final , não só para este , mas para todos os seus textos . Isso ajudará na clareza dos argumentos e na estrutura textual.
COMPETÊNCIA 4 – (160) a carência de conectivos em algumas partes aliados a problemas na inserção de contexto culminaram em prejuízo à sua nota . É só tomar mais cuidado nas construções frasais e na inserção de informações que você resolve tais problemas de coesão .
COMPETÊNCIA 5 – (160) falta detalhamento para sua proposta . Junto disso o não fechamento da ideia acerca do filme [poderia ser feito em outro parágrafo] gera prejuízos à construção conclusiva do texto como um todo . Assim , recomendo que faça uma melhor divisão da conclusão e insira um detalhamento no ponto que achar mais pertinente .
NOTA-820 ( UmU)
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO: Está razoável . Porém , recomendo substituir as conjunções QUE por outras equivalentes . Vale ressaltar também a utilização de várias frases EXTREMAMENTE GRANDES (na introdução você não precisa estender as conversas , basta inserir um tema seu contexto e uma ideia de qual será sua opiniãLeia mais
INTRODUÇÃO: Está razoável . Porém , recomendo substituir as conjunções QUE por outras equivalentes . Vale ressaltar também a utilização de várias frases EXTREMAMENTE GRANDES (na introdução você não precisa estender as conversas , basta inserir um tema seu contexto e uma ideia de qual será sua opinião) ; logo na contextualização :
” Durante o período da Revolução Industrial, houve a intensificação da produção de artigos em massa, isto acelerou muito o processo de produção e, a partir deste momento, o homem passou consumir uma quantidade maior do que a capacidade de regeneração da terra para a reposição de suas matérias primas. ”
você enfeitou demais e usou conectivos que poderiam ser necessários em outros pontos . Ex-( …produção de artigos em massa, isto acelerou muito o processo… ), o ISTO insere uma construção desnecessária e que é redundante em comparação à primeira . A mesma coisa acontece durante todo o primeiro parágrafo , por isso , recomendo dar uma simplificada nele e rever algumas vírgulas . Além disso , a parte depois da contextualização está desconexa demais : dá pra saber seu posicionamento , mas tudo está muito desorganizado . Há erros de concordância , expressões com interpretação ambígua , tudo junto de várias falhas estruturais . Mas como você tem conteúdo , o melhor a se fazer é revisar o parágrafo , encurtá-lo e ajeitar as vírgulas .
DESENVOLVIMENTO: No seu D1 está tudo muito bem , porém , evite repetir nomes no mesmo parágrafo pois isso prejudica a sua nota . De novo , reduza as frases ; várias das suas indagações são desnecessárias neste ponto do texto , por isso , evite construções muito enfeitadas (um argumento bom é aquele que funciona por si só ). De resto a vossa argumentação está boa e concisa com a temática .
Já no seu D2 repense os termos conectivos – há vários que , além de mal utilizados , estão somente ocupando espaço – e reveja as frases subordinadas , pois , todas , absolutamente todas , tem problemas de construção . A maioria , está relacionada ao excesso de termos explicativos desnecessários . Além disso , reforço para que não repita nem palavras nem conectivos no mesmo parágrafo . Quanto ao tema , mantenha o grosso da argumentação .
CONCLUSÃO: Está muito grande . Simplifique , detalhe mais e reveja as construções desnecessárias . Senti falta da retomada do FREIRISMO , pois ele não foi totalmente utilizado no D2 . Isso por sua vez , vai lhe custar caro na competência 3 .
COMPETÊNCIA 1 – (120) muitos erros sintáticos e várias concordâncias erradas .
COMPETÊNCIA 2 -(180) entendeu o tema mas em vários momentos a redação estava tão complicada que eu senti distanciado demais do tema em questão . Por isso , espero que ajuste o texto.
COMPETÊNCIA 3 -(120) tem argumentos , mas eles estão muito dispersos . Como seu texto estava muito enfeitado , tudo está muito bagunçado e faltam momentos de clareza . Óbvio , os argumentos são válidos , mas devido ao contexto deveras caótico tudo foi muito prejudicado.
COMPETÊNCIA 4 -(120) tem variedade de conectivos , mas o uso carece de prática . Fora a isso , tudo está muito repetitivo -tanto as conjunções , quanto as expressões explicativas-. Por isso , recomendo revisar o texto como um todo para ajustar as conexões textuais .
COMPETÊNCIA 5 -(160) detalhe mais a proposta (quem vai fazer?[só uma petição não garante nada] quem vai fiscalizar ? como vai se dar a conscientização ?[porque você não mostrou quaisquer projeções cabíveis]) e reduza o número de linhas . Enfim , está bom mas pode melhorar .
-NOTA-700 ( Ps: reduz as linhas . A introdução e o D1 tem 11 ; A Conclusão 12. A única com o tamanho mais padrão é o D2. )
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO: Pessoalmente , achei muito boa e consistente . Apresenta muito bem o tema proposto além de esclarecer , a princípio , os rumos argumentativos do texto . DESENVOLVIMENTO: Está ótimo . Tem várias informações bem articuladas e sua argumentação é concisa . Agora tratando de forma mais especíLeia mais
INTRODUÇÃO: Pessoalmente , achei muito boa e consistente . Apresenta muito bem o tema proposto além de esclarecer , a princípio , os rumos argumentativos do texto .
DESENVOLVIMENTO: Está ótimo . Tem várias informações bem articuladas e sua argumentação é concisa . Agora tratando de forma mais específica , gostei do modo como usaste as vírgulas e também de como você se apropriou do seu conhecimento de mundo na argumentação (os contextos da revolução industrial e a citação envolvendo Nietzsche foram perfeitos e o desenvolvimento de argumentos a partir deles foi perfeito).De resto , senti falta da parte das doenças mentais (você deu a entender que discutiria mais a fundo) , mas mesmo assim está ótimo .
CONCLUSÃO: Ficou muito bom mas tenho dúvidas quanto a aplicabilidade da proposta . Óbvio , esse não é o objetivo do ENEM , e , mesmo se fosse , sua solução ainda é ‘plausível’ . Apesar disso , vejo seu plano de intervenção um tanto quanto vago , principalmente no tocante à execução : como garantir que os pais vão cuidar dos filhos ?, não haveriam métodos mais fáceis de resolver esse problema ? haveria fiscalização desse tipo de coisa ? se sim como ?
Vale ressaltar que , apesar disso , sua proposta ainda é aplicável e atende todo os requisitos técnicos mas se passar pelas mãos de um corretor mais chatinho pode ser um problema pra toda a conclusão . Fica de olho nisso. {OwO}
COMPETÊNCIA 1 – (200) Não me lembro de ter visto nenhum erro . Só por isso já vale 200 , mas no seu caso você usou algumas inversões sintáticas e isso dá ao texto um charme a mais .
COMPETÊNCIA 2 – (200) Você entendeu o tema muito bem . Inclusive relacionou ao mesmo 2 citações extremamente condizentes , logo merece os 200 dessa competência .
COMPETÊNCIA 3 -(180) Você tem argumentos bons ,mas a falta de desenvolvimento acerca das doenças mentais pesa como falta de clareza nessa competência . Junto disso , caso eu fosse mais chatinho {OwO} e considerasse a parte da proposta de intervenção como vaga , você ficaria com um 160 ou 140 , mas como a meu ver sua proposta ainda é aplicável , por isso ficam os 180 mesmo . De resto , tu manja de escrita então só mantem a qualidade pras próximas redações e tenta organizar mais os teus argumentos e propostas porque eles são muito bons .
COMPETÊNCIA 4 – (200) Tudo muito bem por aqui . Você usa os conectivos de forma eficaz , as vezes até exagerada como no D1 onde uma sequencia de 2 frases teve em torno de 3 locuções conectivas (ISSO PUXA MUITA LINHA RPZ , SE ACALME AE FJJKFB) . De resto , você tem variedade e conhecimento , então é só manter o ritmo mesmo .
COMPETÊNCIA 5 – (160) Olha , sua proposta precisa de mais detalhamento . Não entrarei no mérito da aplicabilidade porque acho que já falei muito disso e já fui chato o suficiente , porém a falta de detalhamento mais efetivo em alguns pontos (como quem vai fazer[o orgão do legislativo] , como funciona de fato [seria por dia , por mês , como seria ?] , quem fiscaliza ?) torna o texto impróprio para um 200 . Só detalhar mais um pouco e ninguém vai poder dizer que está ruim .
-NOTA- 940
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO: Bastante habilidoso . Você foi simples , usou poucas linhas e mais importante : gerou um contexto favorável para a inserção de sua opinião . Apesar disso , este modelo é difícil de se utilizar , então tome cuidado e vise sempre deixar claro o seu posicionamento. DESENVOLVIMENTO: No D1 voLeia mais
INTRODUÇÃO: Bastante habilidoso . Você foi simples , usou poucas linhas e mais importante : gerou um contexto favorável para a inserção de sua opinião . Apesar disso , este modelo é difícil de se utilizar , então tome cuidado e vise sempre deixar claro o seu posicionamento.
DESENVOLVIMENTO: No D1 você se utilizou do LIVRO ‘Quem é Você Alasca ?’ de forma muito boa . Conseguiu se apropriar dos dados do livro corretamente além de gerar , a partir destes , uma argumentação coesa e condizente ao tema .
Já no D2 temos vários problemas estruturais a começar pela argumentação que não se forma (pelo menos à meu ver) de forma convincente . Diferente do D1 , você cita a OMS porém não argumenta nada: o parágrafo fica totalmente expositivo . Outro problema estrutural é a progressão temática : você fez uma transição de conteúdo a qual além de muito brusca também foi deveras desconexa . Contudo , seu parágrafo D2 tem potencial , é perceptível que tu conheces o assunto e tem ideias produtivas sobre ele , mas sua execução carece de mais calma e principalmente de mais planejamento .(RECOMENDO QUE VOCÊ LISTE OS ARGUMENTOS E E CITAÇÕES ENQUANTO FAZ A REDAÇÃO , PELO MENOS ATÉ O PROCESSO FICAR MAIS NATURAL . ASSIM VOCÊ NÃO SÓ DE REDUZIRIA OS ERROS , MAS TAMBÉM AUMENTARIA AS CHANCES DE MELHORAR SUA ESTRUTURA TEXTUAL)
CONCLUSÃO: Você tem uma conclusão interessante e sem problemas estruturais , mas no que tange aos conteúdos temáticos temos 3 erros principais . O primeiro não é bem um erro mas é muito importante : dependendo do tema você não deve utilizar soluções mundiais , posto que isso além de tornar sua conclusão vaga , ainda lhe põe em desvantagem devido a necessidade de MUITO mais detalhamento . Segundo , a OMS não pode fazer projetos de lei ,ela se caracteriza como uma organização mundial independente e por isso NÃO DEVE SE ENVOLVER EM QUESTÕES LEGISLATIVAS , PELO MENOS NÃO DIRETAMENTE ; Um meio de mante-la no texto sem grandes problemas seria retirar a parte das leis e substituir por novos protocolos , novas conferências ou coisas semelhantes . O terceiro e último : você citou Sêneca (o que é muito bom) mas o fez somente na conclusão ; Isso pode lhe acarretar sérios problemas então recomendo que só cite na conclusão ideias que já foram mostradas em outros parágrafos , pois isso além de funcionar da mesma forma ainda melhora sua nota com relação a coesão e progressão temática .
COMPETÊNCIA 1 – (180) VOCÊ ERROU VÁRIOS APOSTOS , PRINCIPALMENTE NO D1 .
Ex: (P2)De início, ementa-se que, assim como outras drogas o cigarro pode se tornar…
A EXPRESSÃO -ASSIM COMO OUTRAS DROGAS- É DESCARTÁVEL E PODE SER RETIRADA SEM PREJUÍZOS AO TEXTO, LOGO , DEVE ESTAR ENTRE VÍRGULAS SEGUNDO AS REGRAS DO APOSTO . A MESMA COISA ACONTECE PARA -…o rapaz Miles ao iniciar o ensino médio, desenvolveu o ato…-; AQUI , VOCÊ ESQUECEU QUE ‘ao inciar o ensino médio’ É UM RECURSO EXPLICATIVO PASSIVO DE SUPRESSÃO .
DIVIDA MELHOR A CONCLUSÃO , POIS , PARA UMA FINALIZAÇÃO , É NECESSÁRIO EXPLICAR COM CALMA AS SUAS IDEIAS AO CORRETOR . ASSIM , DIVIDA O PARÁGRAFO EM MAIS FRASES . DESSE MODO , ALÉM DA LEITURA MAIS FLUÍDA , O TEXTO FICA MAIS CLARO.
COMPETÊNCIA 2 – (160) VOCÊ ENTENDEU O TEMA , MAS A FALTA DE ARGUMENTAÇÃO NO PARÁGRAFO D2 O QUAL JUNTO DA MÁ UTILIZAÇÃO DE SÊNECA NA CONCLUSÃO DEMONSTRAM DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DO PROJETO DE TEXTO COMO UM TODO. POR ISSO O 160 .
COMPETÊNCIA 3 – (120) TU TENS ARGUMENTOS BONS . PORÉM ELES NÃO FORAM EXPLICITADOS NEM NO D2 , NEM NA CITAÇÃO DE SÊNECA . NO PRIMEIRO(D2) , TU CRIASTE UM PARÁGRAFO TOTALMENTE EXPOSITIVO MAS COM LEVES ‘TRAÇOS’ ARGUMENTATIVOS ; JÁ NA SEGUNDA , TU FIZESTE UM USO INCORRETO , POSTO QUE , MESMO FAZENDO PARTE DO CONTEXTO , A CITAÇÃO FICA SUB-UTILIZADA DEVIDO A FALTA DE ESPAÇO PARA DESENVOLVIMENTO .
COMPETÊNCIA 4 – (120) AS FALHAS COESIVAS SÃO 2 PRINCIPAIS : 1- ERRO EM APOSTOS E 2- O PARÁGRAFO D2 ESTÁ BEM MAL ARTICULADO (PRINCIPALMENTE A PARTIR DO SEGUNDO PERÍODO ) .
COMPETÊNCIA 5 – (80) SUA ESTRUTURA ESTÁ PERFEITA . MAS , NO QUE TANGE AO CONTEÚDO , TEMOS 2 ERROS : 1- A OMS NÃO CRIA LEIS . ELA INFLUENCIA GOVERNOS INDIRETAMENTE E NÃO SE INTROMETE EM ASSUNTOS DE SOBERANIA NACIONAL (Ex: na Venezuela , só não foi enviada ajuda humanitária poque o governo não autorizou). POR ISSO , COMO TODA SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ORBITAVA ESTE AGENTE (OMS) , TODA A PARTE ARGUMENTATIVA DA SUA CONCLUSÃO É AFETADA NEGATIVAMENTE PELA IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO DA PROPOSTA ; 2- A SUB-UTILIZAÇÃO DO TRECHO DE SÊNECA IMPÕE SÉRIOS DEFEITOS TEMÁTICOS , LOGO , É PRETERÍVEL A SUBSTITUIÇÃO DESSA CITAÇÃO POR OUTRA JÁ CITADA MAS NÃO DESENVOLVIDA TOTALMENTE (Ex: você cita algo na introdução e retoma na conclusão só para finalizar o texto ).
-NOTA- 660 (Ps: eu corrigi segundo o modelo enem , por isso não acho muito bom ocupar espaço de correção copiando e colando critérios quando posso só explicar os erros e ajudar de forma mais clara aqueles que sujeitam sua redação ao público . qualquer dúvida é só chamar aqui mesmo e se achar qualquer erro de correção só me mostrar que eu ajeito corretamente OwO)
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO: Talentoso , primoroso e se me permite poderia ser meu senpai ?? Voltando ao posto de corretor sério , é perceptível seu domínio em progressão temática , no uso de pontuações e nas concordâncias verbais . Simplesmente magnífico . DESENVOLVIMENTO: O D1 está sucinto demais . Você poderia teLeia mais
INTRODUÇÃO: Talentoso , primoroso e se me permite poderia ser meu senpai ?? Voltando ao posto de corretor sério , é perceptível seu domínio em progressão temática , no uso de pontuações e nas concordâncias verbais . Simplesmente magnífico .
DESENVOLVIMENTO: O D1 está sucinto demais . Você poderia tentar aproxima-lo do D2 por meio da inserção de mais argumentos SEUS. Não me leve a mal , mas se você possui um talento para construção argumentativa é preterível usa-lo mais vezes. Outro ponto é uma sugestão , tome cuidado no uso de Filósofos e Pensadores em geral já que grande parte deles utiliza-se de conceitos e postulados próprios os quais só devem ser apresentados mediante explicação .No mais tudo está em ordem : argumentação consistente , ideias condizentes , uso correto de citações porém , sinto que o D1 carece de personalidade ( de fato está ótimo , mas diante do modelo dissertativo argumentativo é extremamente importante a clareza de ideias e a existência de personalidade do autor , no caso m, vossa senhoria).
CONCLUSÃO: Se me permite a intromissão , TÁ BOA PARA UM CARALHO . Você detalhou tudo , teve criatividade para criar soluções e o mais importante : atendeu os requisitos sem abrir mão da originalidade . Teu texto está belo como uma Pietá , parabéns ( eu estou com uma puta inveja mas fds lkgokijhghhohoho)
COMPETÊNCIA 1 – (200) Sem comentários . Só mantenha a qualidade , a constância e a variedade vocabular .
COMPETÊNCIA 2 – (200) Mais que compreender , você soube aproveitar seus conhecimentos e conduzir a dinâmica do texto . Só tome cuidado com o que eu já disse : filósofos e pensadores devem ser adequados ao tema e a proposta , por isso seja cauteloso e avalie cada pensador a ser utilizado .
COMPETÊNCIA 3 – (160) Vamos lá . Tu sabes que o propósito do texto dissertativo argumentativo é conjecturar sobre uma ideia expondo não só seu ponto de vista mas também uma solução plausível . Por isso dei lhe um 160 ; Seu D1 carece de alteridade em vários pontos , mas nesse caso em específico você consegui amenizar utilizando-se da qualidade estrutural e (apesar da falta de argumento próprio ) temática . Devo dizer ainda que nesse mesmo momento senti que tu copiaste os ideais de Bourdieu mas não desenvolveste nada . Já no D2 a coisa muda de figura , tem-se uma apropriação e desenvolvimento das propostas de Habermas o que salva a sua nota nesta competência ( tens todo o direito de me achar subjetivo e cruel mas a meu ver se eu quisesse ver teorias de filósofos não iria a provas de redação e sim aos livros , ou seja , desenvolva tudo o que colocas da melhor forma possível e estabelecendo um paralelo claro com o tema e seu pensamento , pois este tipo de erro é o mais fácil de se reproduzir ).
COMPETÊNCIA 4 – (200) Aqui vossa excelência brilha mais que nas outras competências . Não usa só conjunções mas também abusa das construções subordinadas e coordenadas .
COMPETÊNCIA 5 – (200) Conclusão sucinta e eficiente . Funciona para retomar Platão ( CITADO NA INTRODUÇÃO ) e finalizar as ideias colocadas . Junto disso , os detalhamentos foram feitos muito bem e suas implicações denotam um peso a mais para o texto como um todo . Por fim mantenha a qualidade e atente para o excesso de linhas (não só aqui mas e todo o texto ) afinal a conclusão nada mais é do que a condensação do texto acrescida de propostas de intervenção .
-NOTA – (960)
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO: Está muito boa . O uso do filme foi deveras adequado e a correlação do mesmo para com o tema foi feita com maestria . Junto disso , a utilização de termos como negacionismo demonstram um certo conhecimento acerca do tema , suas causas e implicações . Mantenha a estrutura e se atenha ao tLeia mais
INTRODUÇÃO: Está muito boa . O uso do filme foi deveras adequado e a correlação do mesmo para com o tema foi feita com maestria . Junto disso , a utilização de termos como negacionismo demonstram um certo conhecimento acerca do tema , suas causas e implicações . Mantenha a estrutura e se atenha ao tamanho do parágrafo .
DESENVOLVIMENTO: Deveras articulado . Recheado de dados bem colocados e concisos . Porém , seria razoável retomar de forma mais clara as ideias abordadas na INTRODUÇÃO . Outro ponto é : seria bom evitar falar de governantes ( citar nomes , etc. ) principalmente porque , apesar de eu CONCORDAR TOTALMENTE COM SUA COLOCAÇÃO , podem haver problemas caso o corretor não seja imparcial .De resto , seria razoável repensar o tamanho dos parágrafos , estão muiiiiiito grandes (SE COMPARADOS AO MODELO DO ENEM )
CONCLUSÃO: Resolva algumas vírgulas e se possível detalhe mais a Segunda Proposta de Intervenção (a do MEC) . De resto , mantenha a estrutura e a qualidade temática .
COMPETÊNCIA 1- 120 REVEJA CERTAS EXPRESSÕES E SUBSTITUA POR OUTRAS MAIS FORMAIS . AJUSTE ALGUMAS VÍRGULAS E VERBOS . REVEJA ALGUMAS CONCORDÂNCIAS E VOUILÀ .
COMPETÊNCIA 2 – 160 EU QUERIA LHA DAR 200 ( VOCÊ FOI GENIAL NA UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E AFINS ), PORÉM , VOCÊ ACABOU SE DEIXANDO LEVAR NO DESENVOLV. 2 QUANDO CITOU O GOVERNO . CLARO , VOCÊ AINDA CONSERTOU UTILIZANDO A ARGUMENTAÇÃO NO FINAL DO PARÁGRAFO , MAS APESAR DISSO VOCÊ REPETE A MESMA IDEIA AO FECHAR O TEXTO , ENTÃO …. (gostaria de deixar claro , não estou querendo militar para o nosso presidente idiota , porém , utilizar-se de de quase 4 linhas para falar algo que pode lhe comprometer durante a correção é uma jogada muito arriscada )
COMPETÊNCIA 3 – 160 É INEGÁVEL , VOCÊ COMPREENDE E DISCUTE O QUE LHE É PROPOSTO . APESAR DISSO , A CONSTANTE UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES COMO ARGUMENTO DE AUTORIDADE INTERFERE NA INTEGRIDADE DO TEXTO . EM ALGUNS PONTOS (vide parágrafo 3) VOCÊ ABDICA DE SUA ARGUMENTAÇÃO EM PROL DO USO DE NOVOS DADOS , ISSO POR SUA VEZ GERA ACÚMULO E SUB-UTILIZAÇÃO DOS MESMOS (vide a ideia de negacionismo que apesar de desenvolvida foi abordada de forma tangencial). TENTE MANTER O RITMO USADO NO DESENVOLV. 1 : CONCISO , INFORMAÇÕES UTILIZADAS EM SUA INTEGRIDADE , AJUSTADO AO CONTEXTO E SEM APARENTES SUB-UTILIZAÇÕES TEMÁTICAS .
COMPETÊNCIA 4 – 180 ERROU ? SIM . MAS ERROU POUCO E MANTEVE CONSTÂNCIA NA QUALIDADE . TENTE ATER-SE AS VÍRGULAS E CONJUNÇÕES UTILIZANDO-AS COM MAIS CALMA E PROPRIEDADE . OUTRO PONTO É A CONCORDÂNCIA VERBAL , VOCÊ ERROU LÁ PELO ÚLTIMO PARÁGRAFO UM ERRO TRIVIAL DEMAIS PRA NÃO SER PENALIZADO ENTÃO SE PROGRAME PARA REVISAR RAPIDAMENTE SEU TEXTO LOGO APÓS A ESCRITA . DÊ PREFERÊNCIA AO DOMÍNIO DE CONJUNÇÕES MAS SEM ESQUECER A VARIEDADE . VÁRIOS CORRETORES ODEIAM REPETIÇÃO VOCABULAR ( uma dica não só para esse caso mas num geral é elencar as palavras e expressões chave do texto , pois isso ajuda na não repetição – alguns corretores dizem que pode ser repetir uma palavra comum 4 vezes , 1 em cada parágrafos , porém evite e só faça uso dessa estratagema quando necessário – Ps: isso não vale para conjunções mas evita a maior parte dos problemas relacionados as competências 1 e 3).
COMPETÊNCIA 5 – 160 SE VOCÊ FAZ 2 PROPOSTAS FAÇA-AS DE FORMA CORRETA , POIS DEIXAR A RESPONSABILIDADE DA SUA NOTA EM UM SÓ PONTO QUANDO SE TEM 2 É DEVERAS DESCUIDADO . AINDA ASSIM , É PERCEPTÍVEL O SEU CONHECIMENTO E PODER DE RESOLUÇÃO DIANTE DOS PROBLEMAS CITADOS , POR ISSO, MESMO COM UMA PROPOSTA INCOMPLETA (a do MEC , a qual está sem detalhamento), DEI LHE UMA NOTA 160 .
-FINAL – 780
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IoniaCalls
INTRODUÇÃO: a meu ver , parece um tanto desconexa . Tente relacionar com mais calma a questão do filme e as problemáticas citadas. DESENVOLVIMENTO: você tem dados mas carece de argumentos . Um bom texto dissertativo deve ter direcionamento das informações em prol da argumentação . No seu caso , o DELeia mais
INTRODUÇÃO: a meu ver , parece um tanto desconexa . Tente relacionar com mais calma a questão do filme e as problemáticas citadas.
See lessDESENVOLVIMENTO: você tem dados mas carece de argumentos . Um bom texto dissertativo deve ter direcionamento das informações em prol da argumentação . No seu caso , o DESENVOLV. 1 estava no caminho mas a partir do meio tornou-se um amontoado de dados . A mesma coisa de aplica ao DESENVOLV. 2 . Tente programar melhor o uso de informações e vise sempre uma argumentação convincente .
CONCLUSÃO: sem sombra de dúvidas , ótima . Não há muito para se tratar nesse ponto, só mantenha a qualidade e a estrutura .
-NOTA: 760 (VOCÊ BRILHA NAS COMPETÊNCIAS 1,4 E 5 . PORÉM , ATENTE PARA A ARGUMENTAÇÃO , SE FOSSE EM UM VESTIBULAR COMO O ENEM VOCÊ SERIA EXTREMAMENTE PENALIZADA JÁ QUE NÃO ATENDE REQUISITOS BÁSICOS DAS COMPETÊNCIAS 2 E 3)
COMPETÊNCIA 1 – 180
COMPETÊNCIA 2 – 120
COMPETÊNCIA 3 – 80
COMPETÊNCIA 4 – 180
COMPETÊNCIA 5 – 200