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A falta de consciência ambiental em questão no Brasil
inavoig
Ei, ruicherlei!Obrigado pelo comentário que deixou na minha redação. Aqui está a correção que fiz da sua: C1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA 140 pontos – você demonstrou um domínio mediano para o bom da língua portuguesa, atente-se ao uso da vírgula (", disse oLeia mais
Ei, ruicherlei!Obrigado pelo comentário que deixou na minha redação. Aqui está a correção que fiz da sua:
C1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
140 pontos – você demonstrou um domínio mediano para o bom da língua portuguesa, atente-se ao uso da vírgula (“, disse o filósofo estadunidense , Richard Rorty”; ” Uma vez que , o próprio presidente” ; etc), também evite utilizar expressões de oralidade (“atoa”, que se escreve “à toa”), ocorreram outros erros pontuais de escrita/registro.
C2- COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
120 pontos – não tive acesso aos textos de apoio da proposta e baseei minha avalição somente no título da redação, que acredito ser o tema. Casso esse for mesmo “A falta de consciência ambiental em questão no Brasil” notei um leve tangenciamento dele. Apesar de você discutir bem a problemática, ficou apenas subentendido o fator da consciência ambiental, é preciso explicitá-lo para atender completamente ao proposto. Também recomendo que você delimite e trabalhe melhor a sua tese, que ficou muito ampla e próxima de um senso comum. Ao se deparar com o tema, se pergunte: “por que isso é um problema?”, “o que o causa?”, “quais são suas consequências?”, “a quem ele atinge e a quem beneficia?”. Questionamentos assim podem fazer você fortalecer a tese e fugir do senso comum.
C3- SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
120 pontos – infelizmente o desenvolvimento incompleto do tema empobreceu o resultado final. A menção em relação as ações do presidente Jair Bolsonaro são extremamente válidas e demonstram que você é atenta/o aos debates atuais, porém não há aprofundamento da relação entre o discurso dele com as queimadas nos locais citados, o que enfraquece a argumentação.
C4 – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
160 pontos – essa competência tem íntima ligação com as duas anteriores, pois ela depende do entendimento da proposta e da qualidade dos fatos/dados expostos. Entretanto, você empregou bem os conectivos, faltou mesmo o melhor desenvolvimentos dos argumentos.
C5- ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
100 pontos – proposta vaga, abrangente e incompleta. Tente utilizar o seguinte esquema para a construção da proposta de intervenção: sempre dois agentes (você se utiliza de apenas um) que terão que resolver os problemas apresentados pela tese por meio de duas ações . Cite também como tais órgãos/agentes as realizarão .Também é válido citar que você não retomou a tese, um artifício que contribui muito para a coesão tanto do próprio parágrafo quanto de todo o texto.
NOTA FINAL: 640.
Vi no seu perfil que você está no primeiro ano do ensino médio ainda. então devo salientar que é um ótimo resultado! Principalmente pelo fato de que provavelmente ainda não estudou toda a estrutura do texto dissertativo. Continue escrevendo que tenho certeza que se sairá muito bem no Enem.
See lessPrevenção ao suicídio no Brasil
inavoig
Oi, Moses! Não ficou muito claro pra mim se essa redação é a do Enem ou alguma que você fez baseada num dos temas aqui do site. De qualquer forma, corrigi ela levando em conta as duas situações, fique atento às competências 2, 3 e 5 que são aquelas em que indico se você tangenciou ou não. C1 – DEMONLeia mais
Oi, Moses! Não ficou muito claro pra mim se essa redação é a do Enem ou alguma que você fez baseada num dos temas aqui do site. De qualquer forma, corrigi ela levando em conta as duas situações, fique atento às competências 2, 3 e 5 que são aquelas em que indico se você tangenciou ou não.
C1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
160 pontos – Desvios gramaticais leves.
C2- COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
caso seja a redação do tema do Enem: 80 pontos – apresenta argumentação coerente com o tema do suicídio, que por sua vez possui relação com a temática da saúde mental, mas é apenas um aspecto (consequência) dela, e não há citação sobre os estigmas relacionados. Portanto, há o tangenciamento do tema. A aplicação do conceito de Durkheim é prejudicada pela construção da tese e do parágrafo (ver competência 4).
caso não seja o tema do Enem: 120 pontos – se o tema for sobre suicídio no Brasil, não há tangenciamento. Porém, permanece o problema apontado anteriormente.
C3- SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
caso seja o tema da redação do Enem: 80 pontos – a competência 3 e 5 são profundamente ligadas à boa interpretação da temática e ao seu não tangenciamento. O dado utilizado da OMS é exagerado (ao invés de especificar um número, você poderia ter simplesmente generalizado com “há um aumento no número de suicídios”).
caso não seja o tema do Enem: 120 pontos – trás dados e conhecimentos relacionados ao tema, mas de maneira precária.
C4 – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMO NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
120 pontos – apesar de se utilizar bem de conectivos, há confusão na elaboração da tese e da subsequente argumentação. Em sua tese, o que é o distanciamento social ao qual você se refere? Seria aquele ocasionado pela pandemia? Se sim, faltou delimitar isso. Essa inexatidão na tese se reflete no desenvolvimento do texto, fazendo com que a citação do conceito de Durkheim e sua ligação com o tema fique também confusa. No trecho “(…)devido a falta de relacionamentos interpessoais dificultarem um conhecimento mais abrangente sobre a controversa.(…)”, qual é exatamente a ligação entre o isolamento de pessoas suicidas do restante da sociedade com a disseminação de conhecimento sobre o problema? Sabemos que o silêncio sobre tais atos auxiliam na persistência do tabu e consequentemente dos casos, mas isso não fica claro na sua argumentação.
C5- ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
caso seja a redação do Enem: 80 pontos – tangenciamento. Proposta de intervenção incompleta e vaga. Tente utilizar o seguinte esquema para a construção da proposta de intervenção: sempre dois agentes (Governos federais e estaduais, Ministérios, escolas, etc) que terão que resolver os problemas apresentados pela tese por meio de duas ações. Cite também como tais órgãos/agentes as realizarão . Também é válido citar que você não retomou a tesa, um artifício que contribui muito para a coesão tanto do próprio parágrafo quanto de todo o texto.
caso não seja a redação do Enem: 120 pontos – Proposta incompleta e vaga. Apesar de ter utilizado mais de 1 agente e 1 ação, não houve desenvolvimento dessas.
NOTA FINAL CASO SEJA REDAÇÃO DO ENEM: 520
See lessNOTA FINAL CASO NÃO SEJA REDAÇÃO DO ENEM: 640
O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA
inavoig
C1 - DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA 200 pontos - você demonstrou ótimo domínio da língua portuguesa, com pouco ou nenhum desvio gramatical. C2- COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO 120 pontos - apesar de se utLeia mais
C1 – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
200 pontos – você demonstrou ótimo domínio da língua portuguesa, com pouco ou nenhum desvio gramatical.
C2- COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
120 pontos – apesar de se utilizar muito bem de outras áreas do conhecimento para a construção de uma argumentação satisfatória, houve um pequeno tangenciamento ao tema pedido. Tanto a proposta de redação quanto um dos textos motivadores citam o conceito de “estigma” e sua relação com as doenças mentais, algo que não é citado durante sua dissertação.
C3- SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
120 pontos – como citei anteriormente, há uma boa construção dos argumentos com o uso de diferentes áreas do saber, porém o desenvolvimento incompleto do tema e o uso de dados presentes apenas nos textos motivadores empobreceram o resultado final.
C4 – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMO NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
160 pontos – faz bom uso do repertório de conectivos para a construção da argumentação, inserindo informações com clareza e poucas inadequações.
C5- ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
80 pontos – proposta vaga, abrangente e incompleta. Tente utilizar o seguinte esquema para a construção da proposta de intervenção: sempre dois agentes (Governos federais e estaduais, Ministérios, escolas, etc) que terão que resolver os problemas apresentados pela tese por meio de duas ações (usando o seu caso como exemplo, a criação de leis e o acompanhamento psicológico). Cite também como tais órgãos/agentes as realizarão (o acompanhamento psicológico, por exemplo, poderia ser feito a partir de parcerias entre empresas e profissionais). Também é válido citar que você não retomou a tesa, um artifício que contribui muito para a coesão tanto do próprio parágrafo quanto de todo o texto. Além disso, cuidado com as “previsões” – “(…)Com isso, em pouco mais de uma década o problema será mitigado.”, tal afirmação não é fundamentada, o que a deixou solta.
NOTA FINAL: 680
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