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Recusa em abrir caminho para as novas tecnologias é um dos problemas da educação moderna.
InácioSouza
Adendo: BANCA FGV/SEE-MG - ATRIBUA NOTAS DE 0 A 20 PONTOS COM BASE NOS SEGUINTES: Critério 1: Abordagem do tema - Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectoLeia mais
Adendo: BANCA FGV/SEE-MG – ATRIBUA NOTAS DE 0 A 20 PONTOS COM BASE NOS SEGUINTES:
Critério 1: Abordagem do tema – Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). 4 PONTOS
Critério 2: Estrutura (tipo de texto e coerência) – Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação argumentativa, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerado aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativoargumentativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto. 8 PONTOS
Critério 3: Expressão (coesão e modalidade) – Consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões. 8 PONTOS
See lessO impacto das fake news
InácioSouza
1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa: 80 pontos Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. 2 - Compreender o tema e não fugir da proposta da redação: 120 pontos DesLeia mais
1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa: 80 pontos
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2 – Compreender o tema e não fugir da proposta da redação: 120 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
3 – Organização das ideias: 80 pontos
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
4 – Coesão e coerência na redação: 80 pontos
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
5 – Proposta de Intervenção: 80 pontos
See lessElabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
InácioSouza
Comentários sobre cada parágrafo: Introdução: bem estruturada e com repertório coerente ao tema. Há algumas inadequações gramaticais quanto ao uso de vírgula e conectivos. Por exemplo: "Desse modo, *conclui-se* que essas dificuldades...", conclui-se não é adequado naquele contexto. Desenvolvimento 1Leia mais
Comentários sobre cada parágrafo:
Introdução: bem estruturada e com repertório coerente ao tema. Há algumas inadequações gramaticais quanto ao uso de vírgula e conectivos. Por exemplo: “Desse modo, *conclui-se* que essas dificuldades…”, conclui-se não é adequado naquele contexto.
Desenvolvimento 1: o repertório referente à Pierre Bourdieu não está bem atrelado ao restante do fragmento.
Desenvolvimento 2: Há muitas informações, é preciso uma discussão mais clara.
Conclusão: proposta de intervenção abrangente, quase utópica. É necessário que seja algo possível/praticável.
5 competências do enem:
1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa:
160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
2 – Compreender o tema e não fugir da proposta da redação do enem:
120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3 – Organização das ideias.
160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4 – Coesão e coerência na redação do enem.
160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5 – Proposta de Intervenção.
160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Pontuação: 760
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