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A questão da depressão no Brasil do século XXI
igoraugusto_98
Introdução: - Nada a reclamar, está exatamente como deveria! Desenvolvimento 01: - Sendo chato, você poderia pelo menos não tentar repetir a frase usada na tese na primeira frase do seu desenvolvimento. ;) - Sem vírgula após "segundo". - "Da mesma" não existe!! É um erro gramatical bastante comum (cLeia mais
Introdução:
See less– Nada a reclamar, está exatamente como deveria!
Desenvolvimento 01:
– Sendo chato, você poderia pelo menos não tentar repetir a frase usada na tese na primeira frase do seu desenvolvimento. ;)
– Sem vírgula após “segundo”.
– “Da mesma” não existe!! É um erro gramatical bastante comum (cansei de cometê-lo enquanto fazia redação às vésperas do Enem hehe). Troca por um outro pronome.
– Acho que você quis dizer “reflexo” e não replexo, não foi?
– Sem vírgula antes de “toda a consequência”.
– Concordância correta é “dita” não “ditam”, afinal, quem dita é o corpo social (singular).
– Tiraria os 2 pontos na última frase.
– De resto, repertório bem usado, adequado ao tema e produtivo. Argumentação muito boa.
Desenvolvimento 02:
– Trocaria a frase inicial ou colocaria alguma coisa que a ligasse ao tema central (depressão)
– Seu D1 foi lindo, seu D2… Foi mais ou menos, rs… Mas o importante é que você não tangenciou o tema e o D1 consegue te segurar bem. Enfim, buscaria argumentar mais sobre a questão, tornar mais nítida a associação.
Intervenção:
– Nada a criticar. 5 exigências presentes.
Sua nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 160/200 – Vou deixar em aberto por causa do 2º desenvolvimento.
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 920/960
Parabéns pelo seu texto!
A preservação da saúde mental no mundo globalizado.
igoraugusto_98
Introdução: - Antes de pois troque o ponto por uma vírgula. - Senti falta da tese. Você apenas apresentou o tema. Deixe claro para o corretor o que você vai apresentar em seu texto. Desenvolvimento 01: - Mesmo erro gramatical do primeiro parágrafo ao usar ponto ao invés de vírgula antes de "que". -Leia mais
Introdução:
See less– Antes de pois troque o ponto por uma vírgula.
– Senti falta da tese. Você apenas apresentou o tema. Deixe claro para o corretor o que você vai apresentar em seu texto.
Desenvolvimento 01:
– Mesmo erro gramatical do primeiro parágrafo ao usar ponto ao invés de vírgula antes de “que”.
– Vírgula antes de assim.
– Gostei, trouxe repertório associado ao tema e o usou de maneira produtiva, embora curto.
Desenvolvimento 02:
– Senti falta de um conectivo ao iniciar o parágrafo. Um além disso, ou um outrossim cairiam bem.
– Vírgula antes de “se forem…”; como você está deslocando um trecho da frase, ele deve ser posto entre vírgulas.
– Não é assim que se põe uma citação. Você pode fazê-la de diversas formas, como: “Charles Bukowski, em tal obra, disse: …” ou: Charles Bukowski já afirmara em sua obra xxx que blablabla”. Não use a citação da forma que você pôs.
– Tira-se ou chega-se? Cuidado com os verbos escolhidos, eles podem mudar o sentido da frase. ;)
– “É tanto que” é bem coloquial. Troque por um Isso é visível pois…
– Sem vírgula antes de pessoas.
– Sinceramente, eu removeria o último trecho em que você fala da OMS. Ficou confuso.
Intervenção:
– Contável não é bem a palavra mais interessante.
– Vamos lá, só encontrei 2 dos 5 requisitos exigidos na intervenção mais completa. O “quem” (Ministério da Saúde), faz o que (as ações que você mencionou). Faltou o como isso iria ser feito, a finalidade dela e o detalhamento de uma das 4.
Enfim, sua nota:
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 80
TOTAL: 720
os limites entre a estetica e a saude no Brasil
igoraugusto_98
Olá! Vamos lá. Introdução: - Sem vírgula antes de "Os Sapos". - Sapos com S maiúsculo. ;) - Antes de haja vista troque o ponto por uma vírgula. - Senti falta de sua tese. Deixe claro sobre o que você vai escrever (não só o tema), quais serão seus argumentos, qual o seu ponto de vista. - Acho que o rLeia mais
Olá! Vamos lá.
See lessIntrodução:
– Sem vírgula antes de “Os Sapos”.
– Sapos com S maiúsculo. ;)
– Antes de haja vista troque o ponto por uma vírgula.
– Senti falta de sua tese. Deixe claro sobre o que você vai escrever (não só o tema), quais serão seus argumentos, qual o seu ponto de vista.
– Acho que o repertório poderia ser mais bem utilizado, mas isso é irrelevante a depender do resto do texto.
Desenvolvimento 01:
– Ademais significa além disso… Não acho que seja a melhor conjunção para se iniciar o 1º argumento.
– Sem crase antes de “cultura do belo”.
– Ponto antes de pode-se ao invés de vírgula.
– Explique melhor o seu repertório. É óbvio que a maioria de nós conhecemos essas personagens, mas você precisa deixar isso claro para quem corrige seu texto.
– Não se contradiga no próprio argumento, isso pode não dar muito certo. (Me refiro ao trecho “Não se pode negar…”
Desenvolvimento 02:
– Não acho uma boa ideia começar com a citação. Parece que o seu argumento vai ser sobre a citação.
– Mais uma vez, EXPLIQUE o seu repertório. Quem foi o Dr. Bumbum?
– Poderia debater mais o tema.
Intervenção:
– “pessoas que desejam se submeter a processos (cirúrgicos ou não), devem receber uma avaliação psicológica.” (sic) Esse trecho ficou muito confuso.
– Sem vírgulas após “a PF”.
-Seu parágrafo está muito confuso. Não fica claro qual intervenção é qual com esse tanto de vírgulas.
– Ponto antes de “É crucial que o Governo”.
– Sua primeira intervenção não tem muita relação com o debatido…
– Identifiquei o Agente, a a Ação e o Fim na segunda intervenção. Faltaram o meio/modo e o detalhamento.
Portanto, minha nota:
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 120
TOTAL: 680
Habilidades e Competências para as Profissões do Futuro
igoraugusto_98
Introdução: - Vírgula após "últimos séculos"; - Retira o "se" de formulando-se. O verbo formular não usa pronome :) ; - Lazer com letra minúscula; - Mesma ideia de formulando-se válida para decorrendo-se; - Não gostei do fato de você ter usado apenas uma frase para toda introdução. Acabou ficando meLeia mais
Introdução:
See less– Vírgula após “últimos séculos”;
– Retira o “se” de formulando-se. O verbo formular não usa pronome :) ;
– Lazer com letra minúscula;
– Mesma ideia de formulando-se válida para decorrendo-se;
– Não gostei do fato de você ter usado apenas uma frase para toda introdução. Acabou ficando meio cansativo;
– Senti falta da sua tese… Você criou todo um panorama, mas não deixou claro sua opinião nem do que iria falar.
Desenvolvimento 01:
– Terceira Revolução Industrial em maiúsculo;
– Acho desnecessário mencionar séculos XX e XXI;
– Vírgula após Industrial;
– Correto é “vêm”. Terceira do plural do verbo vir no presente do indicativo possui o circunflexo;
– Ficou sem sentido esse “antes na forma manual”. Reformule a frase e ponto antes de “dessa forma” para não ficar uma frase tão longa (mesmo problema da introdução);
– É notório, não é notória;
– Não há motivo para globalizado estar entre aspas;
– Senti falta mais de sua opinião. Você trouxe um fato, o que é positivo, mas não o explorou tanto.
Desenvolvimento 02:
– Senti a falta de um conectivo no começo do parágrafo. Um “além disso” já seria mais que suficiente;
– Ponto antes de segundo;
– O nome do instituto aparece antes da abreviação e com iniciais maiúsculas;
– Não há necessidade de pôr o número entre parênteses;
– Mais uma vez você ignora o uso dos pontos. Poderia pôr um antes de “inclui-se”;
– Você traz um fato mas novamente pouco desenvolve sua opinião. Além disso, eu acho que você tangencia um pouco a proposta do tema ao focar apenas no setor industrial. E os outros setores da economia? A medicina, a educação, a magistratura são profissões que não passam pelo setor industrial necessariamente.
– Impressor 3D é uma profissão?
Intervenção:
– Você não tem como intervir algo que você não discutiu de maneira plena… Mas, considerando o posto, posso fazer algumas observações:
– Procure trazer o agente (que faz), o que será feito (a ação), de que maneira/modo (o meio/modo) e com qual finalidade, precisando detalhar no mínimo um destes. A “humanidade” é um agente muito amplo, portanto, inválido. Procure um mais específico, como Ministérios, Instituições Públicas… Falta ainda o modo e a finalidade, além do detalhamento.
– “Porque” é junto quando explicativo.
Enfim, sua nota:
C1 – 80 – Há muitas falhas gramaticais.
C2- 80 – O aluno trouxe repertório, mas ele não foi produtivo. Porém, há indícios de tangência de tema.
C3 – 40 – O texto é bastante expositivo, não apresentando um projeto muito claro. Além disso, há o problema de tangência.
C4 – 80 – Aluno não utiliza recursos coesivos, usando-se de frases extensas e, por vezes, desconexas. O mesmo vale para o uso de conectivos entre parágrafos.
C5 – 80 – Aluno apresenta 2 dos 5 requisitos exigidos.
TOTAL: 360.
Desafio acerca do saneamento básico no Brasil: como resolver esse problema?
igoraugusto_98
Introdução: - Gostei bastante de ter citado a Declaração Universal dos Direitos Humanos! Já chega mostrando ao seu avaliador que não é só mais um. =) - Correto é "não dispõem", tome cuidado com essa questão de concordância, afinal ele se refere a "pessoas". - Sem ponto antes de "sendo". No lugar, poLeia mais
Introdução:
See less– Gostei bastante de ter citado a Declaração Universal dos Direitos Humanos! Já chega mostrando ao seu avaliador que não é só mais um. =)
– Correto é “não dispõem”, tome cuidado com essa questão de concordância, afinal ele se refere a “pessoas”.
– Sem ponto antes de “sendo”. No lugar, ponha uma vírgula.
– Senti falta da tese de fato do seu texto…
Desenvolvimento 01:
– “Grande maioria” é quem puxa a concordância de “vive”; portanto, recomendo trocar. ;)
– Mesma coisa com “grande parte” e ” poder”.
– Ótimo desenvolvimento! Trouxe repertório, o usou de maneira produtiva e conseguiu mostrar claramente seu ponto de vista.
Desenvolvimento 02:
– Cuidado com a repetição de palavras. Em um breve intervalo houve a repetição da palavra “doenças”.
– Como você utilizou “etc.”, não use o “e”. Aliás, eu removeria o etc.
– Repetiu a palavra básico umas 3 ou 4 vezes. Cuidado com isso.
– No lugar de ponto, use vírgula antes de “visto que”.
– Vírgula após “esgoto”.
– Adoecem, não “adoecessem”.
– Sem crase antes de “toda população”.
Intervenção:
– Repetiu “prover”. (Sou chato, rs)
– Governo Federal com iniciais maiúsculas.
– Poder público na verdade é o próprio Governo…
– Como eles fariam isso?
– Faltou o detalhamento…
– Vírgula antes de “o que garantiria”, não ponto.
Comentário Geral:
Você argumenta bem, mas precisa calibrar mais o português e se atentar aos requisitos da intervenção (quem faz o que como e para que, detalhando um dos 4).
C1: 120 – Erros de português te custaram caro aqui.
C2: 200
C3: 160-200 (Alguns corretores implicariam com a introdução)
C4: 160 – As repetições… rs
C5: 120 – Faltou o “como” e o detalhamento.
TOTAL: 760/800.
A violência ilumina o signo do medo.
igoraugusto_98
Introdução: Show! Atendeu tudo que o Enem pede, apresentando tema e tese de maneira clara. Ainda usou a Constituição como repertório, agregando ainda mais ao texto. Desenvolvimento 01: - Achei a primeira frase muito longa, você poderia pôr um ponto após corriqueira e iniciar a próxima frase com "gerLeia mais
Introdução:
See lessShow! Atendeu tudo que o Enem pede, apresentando tema e tese de maneira clara. Ainda usou a Constituição como repertório, agregando ainda mais ao texto.
Desenvolvimento 01:
– Achei a primeira frase muito longa, você poderia pôr um ponto após corriqueira e iniciar a próxima frase com “geralmente” sem grande prejuízo de compreensão.
– Poderia se aprofundar um pouco mais no tema… Mas não ficou ruim.
Desenvolvimento 02:
– Noto logo de cara duas pequenas falhas gramaticais: ainda, em minha análise, deveria estar entre vírgulas, enquanto a vírgula após o que não deveria existir.
– Mais uma vez, colocaria ponto antes de “segundo”.
– Que pandemia? Sabemos que é a do Covid-19, mas seria bom especificar isso em seu texto.
– Acho que você esqueceu um “que” antes de indicam…
– Ok, você apresentou algumas causas, mas senti que você podia desenvolver mais esse argumento. Talvez analisar melhor às causas.
Intervenção:
– Sem vírgula antes de devido.
– Quem é o agente da ação? Senti falta dele, não o deixe implícito.
Comentário Geral:
Bom texto, mas poderia ser mais bem lapidado ainda. ;)
C1: 160 -> Pelos erros de português.
C2: 160/200 -> Alguns corretores podem te dar 200 pelo repertório, em minha opinião.
C3: 160 -> Pela questão de poder desenvolver melhor os argumentos.
C4: 160 -> Pelas questões mencionadas ao longo do texto no que tange à duração das frases.
C5: 160 -> Faltou o agente…
TOTAL: 800/840
TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES DO BRASIL.
igoraugusto_98
Introdução: Há erros de pontuação, mas, em geral, atende o exigido, em minha opinião. Desenvolvimentos 01 e 02: - Uma quantidade razoável de erros de gramática. - Senti falta do uso de conectivos, prejudicando sua competência 04. - É ótimo usar repertório! Porém, no seu caso, você pecou pelo excessoLeia mais
Introdução:
See lessHá erros de pontuação, mas, em geral, atende o exigido, em minha opinião.
Desenvolvimentos 01 e 02:
– Uma quantidade razoável de erros de gramática.
– Senti falta do uso de conectivos, prejudicando sua competência 04.
– É ótimo usar repertório! Porém, no seu caso, você pecou pelo excesso. O texto ficou mais informativo do que dissertativo.
Intervenção:
– Encontrei os elementos básicos exigidos (agente, ação, meio/modo, finalidade) e o detalhamento do meio. Então, basicamente atende às exigências.
C1: 120
C2: 160
C3: 80
C4: 120
C5: 200
TOTAL: 680
Desigualdade Racial no Brasil
igoraugusto_98
Introdução: - Não entendi o Inglaterra... Não sei se houve erro de digitação ou afins, mas analisaria o que está escrito. - Legal, você usou uma referência, mas senti falta de sua tese. Qual seu posicionamento sobre o tema? Sobre o que você pretende debater nos seus desenvolvimentos? DesenvolvimentoLeia mais
Introdução:
See less– Não entendi o Inglaterra… Não sei se houve erro de digitação ou afins, mas analisaria o que está escrito.
– Legal, você usou uma referência, mas senti falta de sua tese. Qual seu posicionamento sobre o tema? Sobre o que você pretende debater nos seus desenvolvimentos?
Desenvolvimento 01:
– “Esse processo se deve a falta de compromisso humano que a população explorada nunca recebeu e se tornou ainda mais acentuado durante a libertação”. Achei esse trecho bastante confuso. Não consegui captar bem o que você buscou dizer.
– Mais uma vez, não vejo muito sua opinião. Você adiciona fatos, mas não opina propriamente. Isso deixa o texto expositivo.
Desenvolvimento 02:
– Trouxe dados, o que é válido. Porém, não ratificam/reforçam o que você quis dizer. Ficou muito confuso também.
Intervenção:
Eu li a correção dos colegas acima e não discordo da maioria das coisas apontadas. Porém, por mais que alguns erros sejam verídicos (a questão da Secretaria), há uma orientação prevista no manual dos corretores para se deixar isso passar (não concordo, mas…)
Localizei o quem: Secretarias e afins; o o que: um reparo histórico; o como: por meio de decretos, óficios, protocolos e investimentos irá após a implementação e aprovação da imenda pelo orgão Legislativo Federal, construir novas unidades escolares nas áreas carentes do Brasil e o para que, que é a última frase. Ainda vejo detalhamento no como, embora os colegas discordem.
Daria, portanto:
C1 – 160 – Há alguns erros de português, sobretudo de vírgulas.
C2 – 120 – O repertório existe, porém é pouco produtivo. Texto basicamente expositivo.
C3 – 80 – Você faz o processo Introdução-Desenvolvimento-Conclusão, mas falta um projeto de fato, você não deixa muito clara sua opinião.
C4 – 160 – Não entendi muito bem as notas dos colegas acima. Você usa conectivos de maneira adequada, embora haja algumas falhas no decorrer do texto.
C5 – 160/200 – Não vejo razão para menos de 160. A questão do detalhamento é a única polêmica.
TOTAL: 680/720.