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A cultura do assédio no Brasil — Corrigir nos padrões enem por favor, desde já obrigada!
dollynhoGAMER
No seriado “Sex Education”, em sua segunda temporada, relata a história de Aimée, personagem que sofre assédio no transporte público enquanto ia para a escola. Fora da ficção, a realidade da personagem se repete na vida de diversas mulheres brasileiras diariamente. Isso se deve, sobretudo, à sociedaLeia mais
No seriado “Sex Education”, em sua segunda temporada, relata a história de Aimée, personagem que sofre assédio no transporte público enquanto ia para a escola. Fora da ficção, a realidade da personagem se repete na vida de diversas mulheres brasileiras diariamente. Isso se deve, sobretudo, à sociedade machista[1] e à dificuldade das vítimas ao denunciar. Frente a tal problemática, faz-se necessário[1 a reversibilidade do cenário em questão.
[1]: necessária* Atente-se a concordância nominal.
[2]: olhar ponto [1] do primeiro desenvolvimento.
De início, cabe ressaltar a dificuldade das mulheres em conviver em uma sociedade notoriamente machista[1]. O assédio não possui lugar nem hora, sendo notório casos diários em transportes públicos, na rua e até trabalho. Isso ocorre pela consolidação machista[1] dos agressores ao pensarem que a mulher é o sexo inferior, como objetos sexuais, saindo infelizmente impunes. Tal circunstância é ficcionada no seriado “Anne With An E”, quando Anne tem sua saia levantada por garotos quando[2] ela estava distraída. Anne prontamente diz “Uma saia não é um convite”[3]. Dessa maneira, mostra-se notória a necessidade de mudança na sociedade machista. [1]
[1]: Repetição de termos pŕóximas. Além disso, na introudção a mesma palavra foi repetida. Totalizando 4 repetições, até agora.
[2]: troque por “enquanto”. Fica mais coerente.
[3]; na minha opinião, citar a fala da Annie não foi necessária, visto que vc já relacionou a situação com a situação do território brasileiro.
*É notório também tomar cuidado para que o tema não foque apenas no assédio feito por homens, visto que muitas mulheres também tem a mentalidade machista. Note que o tema pede “a cultura do assédio no Brasil”, não a “a cultura do assédio praticada por homens no Brasil’. Focar apenas nos homens podem resultar em um tangenciamento do tema.
Ademais, ainda que o país tenha atendimento à mulheres vítimas de assédio sexual, acaba por não ser o suficiente quando[1] muitas vezes o processo da denúncia não vai pra frente e os assediadores saiam[2] ilesos. Com isso, muitas [3]acabam desistindo de denunciar e vivem com medo do que o pior [4]pode acontecer caso denunciem. Dessa forma, é perceptível que não acaba sendo acessível denunciar quando a justiça não é feita.
-A organização da estrutura do paragráfo está errada. No desenvolvimento 2, você deveria seguir a mesma ordem do D1, ou seja, a exposição do argumento > comprovação (através de dados/citações) > problematização. No D2, vc apenas fez a problematização e não expôs nenhum argumento. Ficou parecendo uma opinião sua, não algo recorrente na sociedade brasileira. Mas, vou corrigir os erros gramaticais do d2.
[1]: necessita de vírgula
[2]: saem* atente-se a concordância verbal e nominal.
[3]: quem? mulheres? pessoas? olha o tangeciamento. Especifique de quem vc está falando para que não fique uma ideia vaga.
[4]: não faz sentido. Organize melhor essa ideia trocando por expressões que dêem coerência.
Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos da cultura do assédio no país. Para isso, o governo – organização de grande autoridade – deve melhorar o atendimento de denúncias de assédio por meio [1]direcionamento de verbas, assim tornando elas mais efetivas. Além disso, é dever do Ministério da Educação lançar palestras sobre respeito à mulher em instituições de ensino[2]. Apenas assim, o que aconteceu com Aimée permaneça[3]apenas na ficção.
[1]: insira a preposição “do”.
[2]: por que eles devem fazer isso? por que esse órgão deve atuar sendo que, no seu texto, você citou apenas que o atendimento é ruim e a justiça não é feita? Para essa proposta fazer sentido no seu texto, você poderia citar a falta de educação sexual.
[3]: permanecerá*
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MEIO: OK
DETALHAMENTO: OK
FINALIDADE: NÃO (um dos 5 principais elementos da conclusão)
FINALIZAÇÃO (opcional): OK
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Moço (a), apesar desse tema já ser bastante conhecido pelo senhor (a), parece que você não soube encaixá-lo muito bem com a estrutura do texto dissertativo -argumentativo. Também notei vários desvios gramaticais e uso de poucas conjunções. Minha dica para você é: estude a estrutura do texto exigida pelo ENEM e estude algumas normas gramaticais, como pontuação, coerência e coesão textual, conjunção, etc. Caso opte por usar algum modelo, use como referência e minha dica pessoal é, mescle os modelos e use algumas citações coringas. Caso precise de ajuda ou quer que eu corrija algo na minha correção, pode me chamar a qualquer hora.
nota: 640
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Caminhos para combater o ingresso dos jovens na criminalidade.
dollynhoGAMER
O quadro “O grito”, do pintor Edvard Munch, retrata a inquietude e o medo refletidos no semblante de um personagem envolto de profunda desolação[1]. Analogamente ao contexto da obra, tal meio se relaciona à realidade vivida por jovens no Brasil, no que concerne ao seu ingresso na criminalidade. FrenLeia mais
O quadro “O grito”, do pintor Edvard Munch, retrata a inquietude e o medo refletidos no semblante de um personagem envolto de profunda desolação[1]. Analogamente ao contexto da obra, tal meio se relaciona à realidade vivida por jovens no Brasil, no que concerne ao seu ingresso na criminalidade. Frente a isso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que perpetuam essa questão, tais como a inobservância estatal e o descaso escolar.
[1]: não sei ao certo se é uma falha, mas eu trocaria “desolação” por um sinônimo mais coerente com o texto.
Primordialmente, é preciso apontar a inoperância governamental como entrave na dissolução desse problema. Acerca disso, o filósofo contratualista John Locke teorizou o “Contrato Social”, o qual garante que a sociedade possa desfrutar de seus valores, assegurados pelo Estado, sem risco de sua restrição. Sob esse viés, a entrada de adolescentes na marginalidade faz parte da atmosfera brasileira, na medida que o Governo não protagoniza seu papel de ofertar propostas que, potencialmente, objetivem mostrar alternativas educativas ou recreativas a interessar essa parcela do povo.
* nenhum erro, na minha opinião.
Ademais,vale ressaltar a negligência escolar como impulsionadora dessa adversidade no país. Nessa ótica,o matemático Pitágoras dissertou – “Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens.” Dessa forma, a falta do oferecimento do estudo revela uma face opressora, que sustenta o estigma sofrido pelos rapazes [1]desfavorecidos, ao enfatizar sua exclusão e evasão vivida em detrimento à parcela dos estudantes de classe média ou alta, que são o “público-alvo” [2]da licitação de vagas em colégios ou universidades. Diante dessa perspectiva, é inadmissível que atitudes que revertam tal cenário não sejam efetivadas.
[1]: o tema fala “jovens”. Apesar da grande maioria dos jovens que ingressam no mundo da crime serem homens, há também muitas mulheres também. Tome cuidado para que isso não resulte em um tangenciamento. Por enquanto, vc ainda não tangenciou.
[2]: uso desnecessário da aspa. Na redação do ENEM, ela deve ser usada nos seguintes casos:
– citação;
– destacar títulos ou nomes;
-marcar palavras estrangeiras.
Depreende-se, portanto, a carência de erradicar esse óbice. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, órgão executivo incumbido de implementar políticas públicas, por intermédio dos Ministérios[1] da Educação e de Segurança Pública, promova programas de inclusão à jovens que habitam ambientes desfavorecidos, divulgados em escolas e palestras batizado como “Educação para todos”, a fim de mitigar a marginalização dos jovens no território nacional. Quiçá, assim, a atmosfera que envolve essa porção do corpo social tupiniquim[2] será o contraste da retratada por Edvard Munch em seu quadro expressionista.
[1]: Ministério*
[2]: tome cuidado ao usar essa palavra, visto que atualmente ela é pejorativo de brasileiro e é uma palavra informal. Prefira sempre citar brasileiro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Você disserta bem e eu notei que você não se prendeu ao modelo, apenas o usou como referência. Também notei pouquissímos erros gramaticais e soube usar muitíssimo bem os repertórios. Porém, notei que vc busca “enfeitar” demais o seu texto com palavras bonitas e isso dificulta a compreenssão do texto, e não é isso que queremos, não é? Queremos que o corretor entenda o que queremos passar. É preciso sim uma certa formalidade na redação, mas que não dificulte a compreensão do texto. Também, tome cuidado com o uso de certos sinônimos, visto que alguns são informais. Busque também estudar como usar os sinais de pontuação no ENEM, assim evitará eventuais erros que diminuam sua nota na competência 1.
NOTA: 920
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Combate ao corona vírus: o risco das mutações
dollynhoGAMER
A teoria da evolução, área de estudo da biologia, afirma que cada ser está em constante mudança[1] ao longo do tempo, ou seja, sofrem mutação[2]. Porém, diferente dos humanos , os vírus se modificam rapidamente, já que se replicam em alta velocidade. Analisando a situação de pandemia do Covid-19, prLeia mais
A teoria da evolução, área de estudo da biologia, afirma que cada ser está em constante mudança[1] ao longo do tempo, ou seja, sofrem mutação[2]. Porém, diferente dos humanos , os vírus se modificam rapidamente, já que se replicam em alta velocidade. Analisando a situação de pandemia do Covid-19, presenciada atualmente, o combate a doença é evitado por conta do não cumprimento das medidas preventivas, do surgimento, do surgimento[4] de novas mutações e pela falta do incentivo da vacinação.[3]
[1]: erro de concordância entre número e gênero. O certo seria “constante mudança”.
[2]: mesmo erro. O certo seria “sofrem mutações”.
[3]: essa seria sua tese? se sim, onde está o encaminhamento argumentativo? se não, onde está sua tese?
[4]: repetição de termos. Possa ser que tenha sido um erro de digitação, mas pense que isso poderia acontecer na prova, então atente-se.
ESTRUTURA INTRODUÇÃO> CONTEXTUALIZAÇÃO + TESE + ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO
Primeiramente[4], a falta da realização das atividades de precaução por parte da população[1] como o isolamento social, o uso de máscaras e a higiene constante das mãos[2], acarreta em mais pessoas contaminadas, que por consequência há o risco de[3] surgimento de novas variações do vírus.
[1]: aqui vc deveria expôr o seu argumento em uma pequena frase. Por exemplo: “Primeiramente, deve-se ressaltar a falta de realização das medidas de precaução por parte da população como um dos principais promotores para o surgimento de novas mutações do corona vírus.” Ficou mais coerente e coeso, além de respeitar a estrutura de texto exigida pelo ENEM.
[2]: na MINHA opinião, essa parte poderia ser transcrita em outra parte do seu d1. Não está errado, mas ficaria melhor em outro lugar.
[3]: do* atente-se ao uso de preposições.
[4]: evite usar a palavra “primeiramente”, pois não existe “segundamente”, “terceiramente”, etc. Ao invés disso, substitua por “em primeiro lugar”, “primordialmente”…
* Densenvolvimento muito curto. Seu desenvolvimento deveria ter de 7-9 linhas e aqui ele é menor que a introdução. Com 3 linhas, vc n consegue desenvolver seu argumento.
*Não houve um repertório para comprovar o que vc afirmou. Isso é extremamente importante e é avaliado em uma das competências do ENEM.
Segundamente[1], com as fake news[2], a divulgação de notícias falsas, com informações não comprovadas com[3] indicação de medicamentos que não são recomendados[4] e os movimentos ant-vacinas[5], impossibilita[6]que o[7] combate a pandemia , já que,[8] a automedicação pode facilitar o aparecimento de novas variantes [9]e impede que a imunização em massa suceder[10]
[1]: essa palavra não existe.
[2]: evite usar estrangeirismos. Quando usar, ponha entre aspas.
[3]: repetição da palavra “com”.
[4]: este período não ficou coeso. Ele está muito confuso e não se relaciona.
[5]: anti-vacinas.
[6]: erro de concordância entre gênero e número. Impossibilitam*
[7]: retire este “que” e deixe apenas o “o’.
[8]: retire esta vírgula
[9]: procurei na internet e não achei nada que comprovasse essa sua fala. Ao afirmar coisas desse tipo, vc precisa comprvar seus argumentos. Do contrário, não passa de opiniões sem fundamentos e/ou propagação de fake news.
[10]: se suceda*. Esse período não ficou coerente.
*Novamente você não expôs seu argumento, fez um parágrafo muito curto e sem uso de repertório que comprovasse seu argumento. Notei muitos erros gramaticais e ele não ficou muito coeso.
ESTRUTURA DOS DESENVOLVIMENTOS: EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO + COMPROVAÇÃO + PROBLEMATIZAÇÃO
Por fim,[1] cabe ao governo federal[2] junto com a mídia[2] para[3] promover o incentivo da execução das medidas preventivas e da[4] vacinação, por meio de propagandas, palestras e até multas para o não cumprimento, a fim de promover uma redução do número de contaminados e impedir o surgimento de novas variantes, portanto, possibilitando o combate ao corona vírus. Assim, provando o pensamento do filósofo Rousseau “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.[5]
[1]; onde está o fechamento das ideias?
[2]: acho que ficaria melhor entre vírgulas
[3]: retire este “para”.
[4]: de*
[5]: não adicione novas informações na conclusão. Essa retomada só poderia ser feita caso vc tivesse citado Rousseau na sua redação.
ESTRUTURA DA CONCLUSÃO: FECHAMENTO DAS IDEIAS + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO + FINALIZAÇÃO DO TEXTO
AGENTE: ok
AÇÃO: OK
MODO: OK
DETALHAMENTO: OK
FINALIDADE: OK
RETOMADA: NÃO
****************************CONSIDERAÇÕES FINAIS******************************
Na sua redação eu notei muitos pontos que abaixam drasticamente a sua nota e que impossibilitam a compreensão do seu texto. O que eu pude notar é que vc não conhece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o qual é exigido pelo ENEM. Note que ,em cada parte, eu pus a estrutura que deve ser seguida. Notei também diversos erros gramaticais e erros de coesão e coerência, baixo uso de conectivos e o uso de conectivos inapropriados, até palavra que não existe. Por favor, atente-se a estrutura do texto e respeite-a para que sua nota suba. Busque seguir as dicas que te darei logo abaixo:
*Estude vírgulas, conectivos, preposições, coesão e coerência, plural e singular…
*Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
*Estude citações, até mesmo aquelas coringas. Tenha um caderno (digital ou físico) apenas com citações.
*Estude as competências e o que cada uma delas exige.
*Estude sinônimos para evitar repetições.
NOTA: 480
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A FRAGILIDADE DO ENSINO REMOTO NO BRASIL- ( CORRIJO REDAÇÕES DE VOLTA)
dollynhoGAMER
Olá! Estarei corrigindo sua redação agora. Caso não entenda algo, pode me chamar :) Na metade do século XX, a ONU criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual diz que todo indivíduo tem direito a[1] educação e bem-estar social. No entanto, na prática,[CONTEXT.] tal garantia é deturpadaLeia mais
Olá! Estarei corrigindo sua redação agora. Caso não entenda algo, pode me chamar :)
Na metade do século XX, a ONU criou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual diz que todo indivíduo tem direito a[1] educação e bem-estar social. No entanto, na prática,[CONTEXT.] tal garantia é deturpada e a fragilidade do ensino remoto no Brasil torna-se cada vez maior[TESE]. Sobre esse enfoque, destacam-se a gigantesca desigualdade social e a falta de amparo do Estado.[ENC. ARGUMENTATIVO]Assim, medidas são imprescindíveis para sanar tal impasse.
[1]: “tem direito à educação”* (precisa de crase)
-Mano, sua introdução está excelente! Notei que você cumpriu com todos os requisitos do texto dissertativo-argumentativo (Contextualização/ tese/ encaminhamento argumentativo). Gostei da relação que vc fez entre a educação garantida pelos direitos humanos com a situação brasileira.
Sob esse viés, nota-se a desigualdade social exacerbada no atual cenário brasileiro. A partir disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatou em suas pesquisas que, aproximadamente, 3% dos brasileiros ganham mais de 100mil reais ao ano, enquanto cerca de 60% da população sobrevive com menos de 12mil anuais, sendo lógica a diferença de ” poder de compra” entre essas duas realidades, o que torna mais difícil para a parcela da população menos favorecida da sociedade uma melhora na sua situação e adquirir aparatos tecnologicos[1]. Isso, é cada vez mais preocupante na ” era da tecnologia” na qual vivemos por ser o principal meio de adquirir informações e conhecimento.
[1]: tecnológicos* (faltou o acento)
[2]: não use a primeira pessoa em uma redação no modelo Enem. é ideal você utilizar a terceira pessoa.
-Novamente, o seu parágrafo está ótimo. Notei aqueles erros ali em cima, mas não afetaram a compreensão do seu texto. De qualquer forma, evite sempre a primeira pessoa!
Ademias[1], cabe salientar que os problemas não se encontram apenas na desigualdade social, estando ligado a outras questões, como a caótica conjuntura atual do país. É claramente evidenciado o descaso com a população de estudantes mais carentes com a escassez de recursos e incentivos a educação necessária, para sua formação e saúde mental do indivíduo. Nesse, cenário, o filósofo e sociólogo Gilberto Dimenstein, na célebre obra ” Cidadão de papel” , [2]nem sempre o Estado cumpre com suas leis criando, assim, uma sociedade com direitos e amparos apenas no papel. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de melhoras no cenário que se encontra o atual país.
[1]: ademais*. Creio que tenha sido um erro de digitação, então irei desconsiderar.
[2]: ficou confusa essa relação. Relacione um pouco mais essa questão usando elementos coesivos.
-D2 muito bom, embora tenha sido um pouco difícil de ser compreendido devido a falta de elemento coesivo no [2]. Mas, tudo bem! Continue tentando, pois está muito bem feito, com palavras formais e compreensíveis, sem abusar do preciosismo.
Portanto, para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação – por intermédio do Estatuto da Criança e Adolescente- crie o “EAD solidário”, na qual a sociedade mais abastada poderá doar aparatos tecnológicos, como : smartphone, tablets e computadores. E também todas as cidades deverão ter pontos de wi-fi gratuitos com livre acesso a[1] população. Essa iniciativa deverá, por sua vez, ser entregue à câmara de deputados[2] que irá patrocinar a proposta com verbas governamentais- que sairão dos impostos pagos pelos cidadãos- para que, assim, finalmente ocorra uma melhora do ensino remoto no Brasil e as normas regidas pela ONU sejam consolidadas no contexto brasileiro.
[1]: à população* (olha a crase)
[2]: Câmara dos Deputados* (deve estar em letra maiúscula e com a preposição “dos” ).
-Cara, conclusão excelente. Eu não sei mais como elogiar seu textokkk. Ele está muito bem feito.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
*Seu texto está MUITÍSSIMO bem feito, bem articulado, seguindo o padrão proposto pelo Enem, utilizando as palavras certas e relacionando bem suas citações com o tema. Eu fiquei bastante feliz de corrigir um texto que tivesse pouquíssimos erros e que foi bem preparado. No entanto, notei que você tem errado na crase, então seria legal você dar uma revisada nesse assunto. Algo que pode te ajudar é ler bastantes textos formais, para você entender onde e quando a crase pode ser usada.
Ah, poderia corrigir minha redação? Gostaria que alguém que saiba escrever, como vc, corrigisse minha redação :)
LINK DA MINHA REDAÇÃO: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/trotes-universitarios-2/
NOTA: 960
See lessC1: 160 -devido aos erros de crase e acentuação.
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As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
dollynhoGAMER
É comum encontrar filmes, livros ou séries que contam a vida de criminosos de maneira romantizada e músicas que fazem apologias ao crime,[1] este é um estilo muito produzido ultimamente, se tornando um mercado muito grande, isto acontece porque há muitas pessoas que se sentem atraídas e consomem estLeia mais
É comum encontrar filmes, livros ou séries que contam a vida de criminosos de maneira romantizada e músicas que fazem apologias ao crime,[1] este é um estilo muito produzido ultimamente, se tornando um mercado muito grande, isto acontece porque há muitas pessoas que se sentem atraídas e consomem este tipo de produto.[2]Nesse contexto, é possível perceber que podem surgir consequências maléficas para a sociedade, como carisma pelos criminosos, diminuição da gravidade de crimes além do incentivo a cometê-los. Visto isso, dois fatores que resultam desse tipo de comportamento são: vontade ter a mesma representatividade dos criminosos e a influência da mídia que faz pessoas entrarem para vida do crime.
[1]: Creio que essa vírgula não estaria certa.
[2]: Não compreendi essa contextualização. Seria melhor se colocasse um dado histórico, um fato, uma afirmação, um trecho de livro ou da constituição.
*Embora a sua tese e seu encaminhamento argumentativo tenham sido bons, a sua contextualização ficou muito longa e confusa.
A princípio, é importante ressaltar que a romantização de crimes faz com que as pessoas se sintam atraídas a cometê-los. Decerto, o massacre de Columbine, ocorrido em uma escola nos Estados Unidos, onde dois alunos entraram armados na escola e mataram diversos outros[1] [2]influenciaram diversas pessoas a fazer o mesmo. Diante disso, ao criar músicas e filmes sobre esse ato além de tornar a ação desses dois jovens uma resposta ao bullying, consequentemente, instiga outros jovens a fazer[3] o mesmo, onde acreditam ser a atitude correta e que[4] assim como os assassinos[5] também iram se tornar lembrados e referenciados por outras pessoas. Logo, mesmo que não seja a intenção de quem produziu música ou filmes sobre esse crime, diversas pessoas se sentem atraídas a ter a mesma representação que os criminosos tiveram.
[1]: quem são esses outros? Complete a frase ou com “estudantes” ou “outras crianças e adolescentes’.
[2]: após corrigir isso, coloque a vírgula.
[3]: fazerem* jovens está no plural, então o certo seria fazerem.
[4] e [5]: precisa de vírgulas. “[…], assim como os assassinos, […]”
Ademais, é indiscutível salientar que a mídia tem uma parcela de culpa nesse problema. Segundo Allen Ginsberg, escritor estadunidense, “quem controla a mídia, as imagens, controla a cultura”. Visto isso, é notório perceber o poder de influência da mídia e quando ela utiliza de seus meios para divulgar músicas, séries e novelas que romantizam ou fazem apologias aos crimes[1] acabam por persuadir diversas pessoas, principalmente, os consumidores de seus produtos, que se sentem atraídas a entrar na vida do crime após verem a vida dos criminosos que é exposta. Nesse sentido, a mídia ao ser utilizada como meio de reprodução desse tipo de conteúdo[2] está contribuindo com esse problema que [3]ao contrário do que é mostrado muitas vezes[4] trás apenas consequências, como ser preso, sofrimento, morte e tristeza para a família.
[1]: Falta de coesão. Insira ‘que” ou “os quais”
[2]: precisa de vírgula.
[3] e [4]: precisa de vírgula.
Portanto, é possível notar a necessidade do Estado intervir para atenuar esse problema. De início, cabe ao governo federal[1], por meio do Ministério da Educação (MEC), criar projetos[2] onde será divulgado na mídia[3]além de palestras nas escolas[4] os problema da romantização dos crimes e as consequências que daí[5] podem resultar, a fim de conscientizar as pessoas e diminuir as consequências dessa ação.
[1]: nesse caso seria Governo Federal*
[2]: precisa de vírgula.
[3] e [4]: precisa de vírgula.
[5]: palavra informal.
*Faltou a finalidade.
Considerações finais
Olha, você conhece o assunto e até citou o caso do massacre ocorrido em Columbine. Achei bom vc ter usado esse repertório e era isso que eu queria ler (não sobre o massacre em si e nem fico feliz com isso, mas é que vi muitas redações que se baseavam em opiniões sem fundamentos). Todavia, notei muitos erros em relação ao uso da vírgula, falta de coesão em alguns trechos e, apesar de ter cumprido com os 5 elementos, esqueceu de fazer a finalidade da sua conclusão.
NOTA: 800
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As consequências da romantização de crimes na sociedade brasileira
dollynhoGAMER
Na música “Doce veneno” do grupo Costa Gold, é retratado e romantizado o casal Bonnie e Clyde que cometiam roubos e assassinatos. Nesse sentido, a narrativa revela a vontade de viverem como a dupla que se apaixonaram e viveram de forma ilegal, como objetivo de vida.[1] Fica claro que a realidade aprLeia mais
Na música “Doce veneno” do grupo Costa Gold, é retratado e romantizado o casal Bonnie e Clyde que cometiam roubos e assassinatos. Nesse sentido, a narrativa revela a vontade de viverem como a dupla que se apaixonaram e viveram de forma ilegal, como objetivo de vida.[1] Fica claro que a realidade apresentada na música pode ser relacionada[2] aquela do século XXI:[3] banalização e influência da mídia.
[1]; senti a falta do uso de um elemento coesivo que relacionasse esse problema a realidade do Brasil.
[2]: àquela*
[3]: acho que seria mais coeso se você desenvolvesse melhor esse encaminhamento argumentativo.
Em primeiro lugar, é importante destacar que ao banalizar algo, ou seja, torná-lo comum faz com que se repita mais vezes. Segundo Bauman, a falta de solidez nas relações sociais é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. A insignificância de crimes acarreta a negligência e falta de humanização das vítimas, com isso, perdendo a empatia que deveria existir com o próximo. Assim fica claro que o filósofo previu a realidade do mundo atual.
Nada a negativar. De início eu fiquei confusa quanto a citação, mas acho que compreendi.
Em segundo lugar, é importante destacar que a influência, ou seja, o poder que algo tem sobre você[1] o faz agir como o outro muitas vezes de forma errônea. No filme “Bonnie e Clyde:[2] Uma rajada de bala”,[3] por exemplo, transmitem a vida dos seus sonhos, cometendo diversos crimes e não sendo culpados por eles. Paralelamente, é a vida dos sonhos de muitas pessoas[4] o que [5]fazem se sentirem inspirados[6] a praticarem o mesmo ato ilícito e julgarem que não seriam culpados[7] por isso. Logo, fica claro que ao transmitir algo que é ruim como legal e corriqueiro inspira a população á[3] fazer o mesmo.
[1]: troque “você” por indivíduo ou pessoa.
[2]: depois de dois pontos, não é correto o uso de letra maiúscula.
[3]: de onde surgiu essa aspa?
[4]: ausência de vírgula
[5]: […] o que as fazem[…]
[6]: inspiradas*
[7]: culpadas*
[8]: não se usa acento agudo em vogal separada. Mesmo que fosse para ser utilizada a crase, nesse caso não era aplicável o uso da mesma.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Justiça e Segurança Pública crie, através de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o quão doentio pode ser normalizar crimes e advirtam os internautas do perigo da alienação. Somente assim, será possível diminuir essa problemática na contemporaneidade.
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MEIO/MODO: OK
EFEITO: OK
DETALHAMENTO: OK
CONSIDERAÇÕES FINAIS
* Vc escreve bem e sabe do que está falando, mas senti falta de dados estatísticos. Todavia, vc usou 3 diferentes repertórios socioculturais e isso já valeu bastante.
*Notei erros gramaticais como crase e pontuação.
NOTA: 840
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O aumento de casos de ansiedade no Brasil
dollynhoGAMER
Boa noite! O existencialismo, criado no século XX, é uma corrente filosófica que tem como pilar a preocupação dos indivíduos sobre o futuro e as consequências de suas ações. Analogamente, no Brasil hodierno, tal princípio se reverbera sobre muitos cidadãos, que passam boa parte de seus dias apreensiLeia mais
Boa noite!
O existencialismo, criado no século XX, é uma corrente filosófica que tem como pilar a preocupação dos indivíduos sobre o futuro e as consequências de suas ações. Analogamente, no Brasil hodierno, tal princípio se reverbera sobre muitos cidadãos, que passam boa parte de seus dias apreensivos com a vida e cada vez mais ansiosos sobre possíveis falhas e frustrações em corresponder as expectativas das pessoas. Desse modo, esta realidade constitui um desafio a ser mediado baseado em dois entraves: [1]as pressões sociais impostas pela sociedade e a utilização das redes sociais.
[1]: Usa-se a crase. [..]às pressões[…]*
Além disso, nada a negativar na sua introdução. Bom uso da norma culta e gostei do seu encaminhamento argumentativo.
Primariamente, é válido ressaltar que a coerção social atua diretamente na conjuntura do impasse. Segundo a obra “No meio do caminho”, de Carlos Drummond – poeta brasileiro -, um indivíduo passa por vários obstáculos durante sua vida, o que dificulta a jornada. Sob essa ótica, a sociedade se comporta como essas obstruções no percurso, ao impor padrões sociais relacionados a trabalho, estética, relacionamento e estudos, o que faz com que os cidadãos fiquem complexados em se moldarem a esses postulados e, por não conseguirem, acabam por ter impactos mentais, como a ansiedade, levando-os ao isolamento social. Logo, é nítido sobre o quão influente a sociedade é em[1] no que tange o comportamento das pessoas diante[2] essas “regras” a serem seguidas.
[1]: Não ficou muito coeso.
[2]: Ficaria melhor se colocasse “dessa”.
Outrossim, nota-se que as redes sociais atuam como um fator agravante da problemática. Segundo o filósofo polonês Zygmunt Bauman, “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha”. Ante esse viés, como uma forma de escape da realidade, as pessoas utilizam dessas mídias para obter êxtase imediato, porém acabam por se debruçar[1] sobre conteúdos não só ofensivos, mas também uma grande idealização da vida e corpo perfeitos. Assim sendo, elas recorrem a várias fórmulas e site[2] milagrosos com o intuito de se assemelhar[3] à esses[4] conteúdos. Portanto, é evidente que ações devem ser tomadas para desfigurar tal situação.
[1]: [..]debruçar-se[…]
[2]: sites*
[3]: […] assemelhar-se[…]*
[4]: Nesse caso, não se usa a crase.
Urge, assim, que o Governo Federal e o Ministério da Saúde, em parceria, através de recursos públicos e iniciativas privadas, criem projetos, como palestras e serviços de psicologia, com o objetivo de promover o autoconhecimento e autoestima das pessoas contra os padrões sociais, sendo a primeira em áreas públicas e a segunda em escolas e empresas. Ademais, cabe[1]as grandes mídias sociais, através de propagandas, elaborarem ações que visem a redução de ansiedade, tais como:[2] O incentivo a atividades físicas e a alimentação saudável. Só assim será possível a atenuação da problemática e que preocupações excessivas sobre o futuro como o do existencialismo não ocorra novamente.
[1]: Use a crase.
[2]: Depois de dois pontos, usa-se a letra minúscula.
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MEIO/MODO: OK
EFEITO: OK
DETALHAMENTO: OK
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
*Você escreve bem, mas notei muitos desvios gramaticais. Recomendo que vc estude: colocação pronominal, crase e pontuação – este último foram poucos desvios.
*Você utiliza muito o preciosismo. Isso não é errado, mas prejudica a compreensão do seu texto, pois parece que há mais uma preocupação em deixar o texto bonito do que tratar do assunto. Tente usar menos o preciosismo.
NOTA: 880
See lessC1: 120
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 200
Efeitos da superexposição aos recursos digitais e à internet
dollynhoGAMER
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6[1], o direito aos meios tecnológicos[2] como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse[3] na prática quando se observa os efeitos da superexposiçãLeia mais
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6[1], o direito aos meios tecnológicos[2] como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse[3] na prática quando se observa os efeitos da superexposição aos recursos digitais e a internet, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.[4]
[1]: Não escreva apenas o 6. Coloque “6º” ou “sexto”.
[2]: A constituição não diz isso. Ela diz ” são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Ao invés de pôr algo que não está presente na constituição, você poderia colocar “lazer” ou usar ou artigo.
[3]: Se escreve “ênfase”.
[4]: Não está errado do jeito que você fez. Todavia, é um encaminhamento argumentativo genérico e seria melhor se você citasse quais argumentos você vai utilizar.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o excesso de exposição na internet. Nesse sentido, a falta de investimentos na área de lazer provoca uma decadência de práticas esportivas e passeios familiares, levando o cidadão a ficar preso dentro de casa passando horas com o celular nas mãos , sem [1]dar conta que desperdiçou totalmente o seu tempo livre. Essa conjuntura, seguindo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a internet, o que infelizmente é evidente no país.
[1]: Ausência de termo e é uma expressão informal. Seria melhor colocar “sem notar” ou “sem aperceber-se”
Ademais, é fundamental apontar a grande parte do tempo sintonizado nos aparelhos eletrônicos, como impulsionador dos efeitos relacionados ao mundo digital no Brasil. Segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , 60% dos jovens tornaram- se sedentários com essa prática exagerada no universo virtual.[1]Diante de tal exposto, a apresentação de suas fotos nas redes sociais podem trazer problemas não a si próprio, mas como também as pessoas [2]ao qual convivem, originando assim a expansão de notícias falsas pela mídia[3]. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
[1]: Necessita de espaçamento.
[2]: “ao qual” não faz muito sentido.
[3]: Acho que ter citado isso é desnecessário, visto que não é algo que está muito relacionado ao tema.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso, e imprescindível que o Governo por intermédio de palestras entre os criadores de sites, promova um projeto de segurança com o objetivo de tornar os sistemas mais confiáveis, além do mais, é importante que as prefeituras das cidades invista[1] ao arredores das regiões, áreas para locais propícios ao esporte com a intuição de amenizar o sedentarismo e ajudar a população para que tenha um bom aproveitamento na sua vida. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana, onde o Estado desempenha corretamente seu ” contrato social” , tal como afirma John Locke.
[1]: Erro de concordância de número. O certo seria “invistam”.
AGENTE: OK
AÇÃO: OK
MEIO/MODO: OK
EFEITO: OK
DETALHAMENTO: OK
FINALIZAÇÃO (OPCIONAL): OK
Considerações finais:
*Pude notar que você utilizou um modelo de redação. Não tem nada de errado nisso, mas lembre-se que um modelo serve apenas como uma inspiração para você readaptá-lo ao seu modo. Você adaptou ele ao seu jeito algumas vezes (como notei na conclusão e achei isso muito legal), mas percebi que você se prendeu demais a ele em algumas partes.
*Notei alguns erros na utilização de recursos coesivos e poucos desvios gramaticais.
*Você escreve muitíssimo bem e sabe desenvolver seus argumentos. Também trouxe 3 ótimos repertórios socioculturais (dados, a constituição e a frase do filósofo), garantindo, assim, seus 200 pontos nessa competência.
NOTA: 960
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Parabéns! Apenas corrija os erros citados e, caso mais alguém corrija sua redação, ouça as críticas deles também.
Beijos e bons estudos!
See lessCAMINHOS PARA REDUZIR OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA
dollynhoGAMER
INTRODUÇÃO POSITIVOS *Ótima contextualização, deixou sua tese clara e gostei do seu encaminhamento argumentativo NEGATIVOS *Não vejo nada de negativo *Tente relacionar um pouco mais sua contextualização com a realidade utilizando elementos coesivos DESENVOLVIMENTO 1 POSITIVOS *Caramba! Esse parágrafLeia mais
INTRODUÇÃO
POSITIVOS
*Ótima contextualização, deixou sua tese clara e gostei do seu encaminhamento argumentativo
NEGATIVOS
*Não vejo nada de negativo
*Tente relacionar um pouco mais sua contextualização com a realidade utilizando elementos coesivos
DESENVOLVIMENTO 1
POSITIVOS
*Caramba! Esse parágrafo está perfeito. Usou todos os elementos necessários para uma ótima argumentação.
NEGATIVOS
*Não é uma crítica, apenas uma dúvida, não entendi o pq do “sujos dados”
DESENVOLVIMENTO 2
POSITIVOS
*Usou, além de dados científicos, dados históricos. Isso enriqueceu bastante seu texto
NEGATIVOS
*Nada a criticar
CONCLUSÃO
POSITIVOS
*Perfeito! Usou os 5 elementos pedidos e propôs uma solução realista sem ferir os direitos humanos
NEGATIVOS
*Ao invés de “no horário nobre”, seria melhor ‘em horário nobre”
CONSIDERAÇÕES FINAIS + NOTA (ENEM)
*Você sabe argumentar muito bem
*Possui um vocabulário vasto
*Notei poucos desvios gramaticais (vírgulas e algumas preposições)
C1: 180
See lessC2: 200
C3:200
C4: 200
C5: 200
NOTA FINAL: 980