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“Os dilemas da popularização da inteligência artificial no Brasil e no mundo”
Marina Azeredo
COMPETÊNCIA 1: ◼100 pontos. - Na introdução você teve um erro de ortografia. Escreveu "brasil" com B minúsculo. Sendo que nomes de países se escreve com inicial maiúscula. - Você escreveu o nome do personagem da novela errado. O certo é "Otto". - Você escreveu " propulsores imediatismo" . Mas "imediLeia mais
COMPETÊNCIA 1: ◼100 pontos.
– Na introdução você teve um erro de ortografia. Escreveu “brasil” com B minúsculo. Sendo que nomes de países se escreve com inicial maiúscula.
– Você escreveu o nome do personagem da novela errado. O certo é “Otto”.
– Você escreveu ” propulsores imediatismo” .
Mas “imediatismo” é a simplificação das coisas.
Imediatista é aquele que pratica o imediatismo.
O certo seria “PREPULSORES IMEDIATISTA”.
– Perceba que você escreveu “Influência”,mas deveria ser sem acento circunflexo (influencia),pois a palavra com acento é substantivo e sem acento é conjugação verbal de “influenciar”.
E no contexto você diz que os propulsores imediatistas e inexigibilidade social vai “influenciar” algo,logo você está conjugando o verbo e deve usar a palavra sem acento circunflexo.
– Você escreve é ” notório a diminuição imediata”. Aqui há um erro de concordância,pois o notório deve concordar com “diminuição”. Sendo assim,o certo é “é notória a diminuição imediata”.
– Você usou crase em ” visto com isso a diminuição de cargos disponíveis á humanos”.
Mas não se usa crase antes de substantivos masculinos,pois a crase é a junção do A+A.
Aqui não há essa junção,perceba que se você diz que algo está disponível,está disponível A ALGUÉM,tem o A da preposição,mas o humanos não há um A antes,pelo contrário tem O que é o artigo que classifica o gênero do substantivo humano que é masculino.
– Você disse que “todos tem direito ao trabalho”.
O tem está se referindo a todos,por isso deve ter acento circuflexo,pois todos é plural.
E o plural de tem é têm,fazendo a concordância verbal.
– “há carta magna refere.” “Há” indica tempo passado e pode ser substituído por “existe”.
Por isso,o certo é usar “a carta magna”. Se não o sentido fica,”existe a carta magna.”
– “sendo que a IA pretende atingir mais ainda futuramente o mercado de trabalho prejudicando a classe trabalhadora.” Antes de sendo deveria ter uma vírgula.
– Você disse “da Governo”. Erro na hora da escrita.
– Substituídos,tem acento agudo no segundo i.
– Você também repetiu muitas palavras. Tente usar sinônimos.
COMPETÊNCIA 2: ◼200 pontos.
– Sua argumentação está boa. Bem precisa,sabe como desenvolver os argumentos ao longo do texto.
COMPETÊNCIA 3: ◼120 pontos.
– Você soube trabalhar os fatos de forma organizadas. No entanto,algumas partes ficaram confusas:
◼”A princípio, é válido ressaltar a aceleração da tecnologia tem grande impacto negativo na popularização da pátria.”
Na sua tese você escreveu que iria falar sobre imediatismo. Mas no início da argumentação você falou que a aceleração da tecnologia tem impacto negativa na “popularização da pátria.” O que tem a ver popularização da pátria com imediatismo. Aqui ficou confuso,mas no desenrolar do texto eu entendi.
◼”Além disso, é importante frisar a falta de segregação social nos dilemas da população da IA na realidade brasileira”
Aqui também da uma confusão na cabeça,pois você fala da “falta de segregação”. Segregar significa separar. Como falta segregar? Que dilemas são esses?
COMPETÊNCIAS 4: ◼160
Você construiu bem o texto. Mas ainda falta bastante coisas. Por exemplo,você usou muitas palavras iguais e não usou sinônimo.
Além disso,tem alguns conectivos que não não se encaixam muito entre as frases. (Dê uma estudada em conectivos e suas funções.)
COMPETÊNCIA 5: ◼160 pontos
– Colocou como proposta de intervenção:
“capacitar trabalhadores para novos cargos”.
Mas de que forma eles vão ser capacitados?Como?Qual o meio será usado para essa capacitação?
Ficou essas perguntas no ar.
◼TOTAL: 740 pontos.
Você está indo muito bem,só precisa ajeitar algumas coisas e estudar mais.
Obs: Essa é só uma opinião e correção de uma Graduanda de letras – português. Não sou muito especialista ainda. 🖤
See lessCombate aos ”haters” na internet
Marina Azeredo
●INTRODUÇÃO: "A Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito á segurança. Contudo, essa questão não é assegurada democraticamente, pois é visível o crescimento de ”haters” nas redes sociais. Diante disso, evidenciam-se alguns fatores, os quais intensificam essa problemática que é o conflitLeia mais
●INTRODUÇÃO:
“A Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito á segurança. Contudo, essa questão não é assegurada democraticamente, pois é visível o crescimento de ”haters” nas redes sociais. Diante disso, evidenciam-se alguns fatores, os quais intensificam essa problemática que é o conflito social. Dessa maneira, urgem medidas para solucionar esses impasses.”
▪ Você escreveu que [evidenciam algumas fatores] que fatores são esses? Não ficou explícito os fatores.
A sua tese não ficou clara aqui. Você precisa deixar evidente para o corretor sobre o que você irá falar no desenvolvimento.
●DESENVOLVIMENTO:
“Nesse viés, o Ministério de Segurança do país age diretamente no combate aos ”haters” na internet. De acordo com o site ”cartacapital.com.br” os comentários de ódio em um vídeo na plataforma ”tiktok”, resultou no suicídio do jovem Lucas Santos, filho da cantora de forró, Walkiria Santos. Ademais, casos como esse vem acontecendo incessantemente, isso se dá pelo aumento da comunidade de pessoas que se aproveitam da fraqueza emocional dos usuários de internet.”
▪Você disse “o Ministério de Segurança do país age diretamente no combate aos ”haters” na internet”. Mas não explicou como o Ministério de Segurança age. Você falou sobre algo que não tem ligação com o primeiro período do seu texto. Melhore sua coesão e coerência textual.
“Além disso, esse conflito dentro da sociedade influencia o revés. Com base no site ”educacao.uol.com.br” os conflitos são gerados através do desrespeito ás diferenças entre grupos e sociedades. Da mesma maneira, são os ”haters”. Isso ocorre pela inflexibilidade e preconceito, o que produz um abalo emocional. Assim, é preciso termos e soluções para esse problema.”
▪Que revés é esse? Não há muita ligação nas informações que você usou.
●CONCLUSÃO:
“Logo, os ”haters” na internet devem ser combatidos. Para isso, a sociedade, conjunto de homens e mulheres residentes no país, deve neutralizar quaisquer tipos de ”haters”, por meio de campanhas conscientizadoras, para, enfim, restabelecer uma comunidade estruturada. Além disso, o Ministério de Segurança deve dar mais visibilidade para crimes virtuais, para que casos como o de Lucas não se torne algo comum. Assim, tais problemáticas serão sanadas e as pessoas terá a garantia dos direitos previstos na Constituição Federal de 1988.”
▪Você usou muito a palavra “haters”. Use mais sinônimos.
▪Cuidado com a concordância verbal.
“As pessoas terão a garantia”.
Sua ortografia é boa. No entanto, precisa melhorar na estruturação do texto. Seus argumentos não embasam com seus repertórios. Estude mais coesão e coerência textual.
See lessTenho certeza que você irá longe.
A questão dos maus-tratos aos animais pelos brasileiros
Marina Azeredo
● Introdução: ▪Sua introdução está muito boa. No entanto, a palavra "ineficiência" possui acento circunflexo no segundo "e". Preste atenção na ortografia das palavras. ● Desenvolvimento: ▪No primeiro parágrafo da redação, quando você escreveu "constituição Federal", o certo seria "Constituição federLeia mais
● Introdução:
▪Sua introdução está muito boa.
No entanto, a palavra “ineficiência” possui acento circunflexo no segundo “e”. Preste atenção na ortografia das palavras.
● Desenvolvimento:
▪No primeiro parágrafo da redação, quando você escreveu “constituição Federal”, o certo seria “Constituição federal”,somente com o “C” maiúsculo. Porque usa-se letra maiúscula na inicial de Constituição e seus sinônimos. Já o adjetivo “federal” só tem inicial maiúscula quando faz parte de nome próprio como Senado Federal.
▪Você escreveu “considera como crime os mais tratos “, não seria “MAUS TRATOS?”. Cuidado com a ortografia das palavras.
“Entretanto, na prática isso não ocorre tão bem quanto deveria, já que quando são presos eles saem sobre fiança e são liberados quantas vezes seja necessário e quando são multados pagam e também são liberados.”
▪Você já tinha citado que eles pagam fiança,se eles pagam fiança,eles são liberados. Você não precisa explicitar isso novamente,pois fica algo redundante.
▪Repare que você usou a palavra liberados duas vezes no mesmo período. Tente usar sinônimos das palavras.
“Desse modo, a lei do faz com que eles perdam dinheiro, mas não com que diminua os casos, assim tornando-se ineficiente. Logo torna-se evidente a relação entre a causa e o problema”
▪O certo é usar “Percam”,pois percam é a forma verbal do verbo “perder”. Já “perdam” é o substantivo que corresponde ao verbo “perder” e tem sentido aproximado de “pessoa que se priva de algo ou de alguém por algum motivo”, “dano sofrido”, “prejuízo”.
▪O verbo “DIMINUIR” deveria ser no plural, uma vez que se refere aos “CASOS” que está no plural.
▪ Você termina o período de forma que deixa o dúvida quem está lendo.” assim tornando-se ineficiente”, o que torna-se ineficiente? O corretor precisa entender por completo a sua frase.
▪Você usou “TORNA-SE” novamente. Use mais sinônimos.
▪Você usa a conjunção “LOGO” como conclusão. Por isso,após ela,deveria ter uma vírgula.
“Podemos observar que o Brasil tem algumas casas de apostas, que usam animais como galo e cachorro como atração, no qual os colocam para brigar e as pessoas deduzem qual irá ganhar e aposta no próprio, contudo muitos dos que vão assistir não sabem como eles são maltratados e como essa desiformação, contribuem para a continuidade daquele entreternimento por estar dando clientela e lucro.”
▪Nunca use verbos na primeira pessoa na redação dissertativa argumentativa. Use sempre verbos na segunda e terceira pessoas.
Assim,o verbo “PODEMOS” deveria ser “PODE-SE”
▪O verbo contribuir está no plural,mas não deveria. Pois está relacionando-se com desinformação que não está no plural.
Estude mais concordância verbal.
“Portanto, cabe ao poder executivo e legislativo que são responsáveis pelo criação e cumprimentos das leis, intensificar a lei, fazendo com que não tenha liberdade sobre fiança e que para ter precisa fazer antes 1 ano de trabalho voluntario, por intermédio da modificação da punição do crime. Assim, fazendo com que a população pense duas vezes antes de praticar os maus tratos.”
▪Use letra maiúscula no início da palavra quando for referir -se ao poder Executivo e Legislativo.
▪ Deveria ter uma vírgula depois de “legislativo”,já que a oração seguinte vai explicar o que é o poder Executivo e Legislativo,sendo assim um aposto explicativo,que precisa estar entre vírgulas.
▪Procure usar números por extenso nas redações.
▪Sua conclusão precisa ser mais clara. Existem algumas palavras confusão.
No entanto,você está indo bem.
See lessEstas são algumas conclusões que eu,como graduanda de língua portuguesa,tirei da sua redação.
Parabéns. Continue estudando. Você irá longe.🙃
A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
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Oii, tudo bem? Vou corrigir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM. C1: Domínio da escrita formal Apesar de "jeitinho brasileiro" ser algo destaque do seu texto, você repetiu muito. Procure utilizar outras sentenças 160 C2: Compreender o tema e não fugir do que é propLeia mais
Oii, tudo bem? Vou corrigir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
Apesar de “jeitinho brasileiro” ser algo destaque do seu texto, você repetiu muito. Procure utilizar outras sentenças
160
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você precisa trazer três repertórios, reconheci somente um na D2.
120
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Achei sua redação um pouco confusa. Procure deixar suas duas teses mais claras no tópico frasal de cada desenvolvimento, além de fechar a ideia ao final do parágrafo.
120
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Cada intervenção precisa ter: agente, meio, ação, detalhamento e finalidade. Procure trazer esses cinco itens para garantir bons pontos
160
Nota final: 760
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Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM. C1: Domínio da escrita formal 200 C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200 C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de umLeia mais
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
200
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Trouxe ótimos repertórios!
200
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Procure trazer uma intervenção para cada tese
160
Nota final: 960
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Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM. C1: Domínio da escrita formal Seu texto não tem coesão, esá muito confuso. Você jogou vários repertórios sem desenvolvê-los 120 C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160 C3: Selecionar,Leia mais
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
Seu texto não tem coesão, esá muito confuso. Você jogou vários repertórios sem desenvolvê-los
120
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
160
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você precisa trazer apenas 3 repertórios (introdução, d1 e d2), além de duas teses para serem trabalhadas nos desenvolvimentos
120
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Suas ideias estão muito bagunçadas
120
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Você até tentou trazer uma proposta, mas precisa ter agente, ação, meio, modo, detalhamento e finalidade, além de uma proposta de intervenção para cada tese.
120
Nota final: 640
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Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM. C1: Domínio da escrita formal 200 C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200 C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de umLeia mais
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
200
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Use uma proposta de intervenção para cada tese.
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Parabéns! Nota final: 960
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Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM. C1: Domínio da escrita formal Utilize mais sinônimos, você repete muitas palavras 160 C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200 C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar inforLeia mais
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
Utilize mais sinônimos, você repete muitas palavras
160
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Comece a conclusão com um tópico frasal. Não é legal iniciar logo com a intervenção.
160
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Você mencionou apenas o agente, meio e modo. Faltou a finalidade e o detalhamento. Além disso, faça uma intervenção para cada tese, e retome algum repertório na última frase para dar ênfase e deixar seu texto mais rico.
120
Parabéns! Nota final: 840
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Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM. C1: Domínio da escrita formal Houve diversos desvios gramaticais. Na conclusão por exemplo, o correto seria "serão", pois indica futuro. Além disso, use aspas ao citar alguns repertórios. 160 C2: CompLeia mais
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
Houve diversos desvios gramaticais. Na conclusão por exemplo, o correto seria “serão”, pois indica futuro. Além disso, use aspas ao citar alguns repertórios.
160
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Utilize mais conectivos entre os inícios de cada frase.
160
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Faça uma proposta de intervenção para cada tese.
160
Nota final: 880
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