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A democratização do cinema no Brasil
iasmin123
1. Se atente ao número de linhas em cada parágrafo. O ideal é que sejam escritos 4 parágrafos (um para introdução e tese — esta deve apresentar duas ideias, e cada uma será desenvolvida em um parágrafo do desenvolvimento — dois para o desenvolvimento e um para a intervenção), cada um com 5 (mínimo)Leia mais
1. Se atente ao número de linhas em cada parágrafo. O ideal é que sejam escritos 4 parágrafos (um para introdução e tese — esta deve apresentar duas ideias, e cada uma será desenvolvida em um parágrafo do desenvolvimento — dois para o desenvolvimento e um para a intervenção), cada um com 5 (mínimo) a 7 (máximo) linhas.
2. Sua introdução foi bem colocada, e sua tese ficou explícita. Porém, especifique o termo “problema social”, que tem significado muito amplo. Defina apenas um problema social que você queira abordar no seu texto.
3. Amplie seu repertório sociocultural (isto é, citações filosóficas, alusões históricas, citações de filmes e livros, notícias e dados estatísticos) a fim de dar embasamento aos seus argumentos.
4. Se atente ao uso da pontuação. Insira uma vírgula após “entretanto” (2ª linha); substitua a vírgula após “cinema” (1ª linha, 2° parágrafo) por dois pontos (:); não coloque vírgula antes de uma frase entre parênteses (2ª e 3ª linhas do 4º parágrafo); substitua a vírgula após “ingresso” (4ª linha do 4º parágrafo) por um ponto final. Substitua também a vírgula após “classe” (1ª linha da proposta de intervenção) por um ponto e inicie um novo período com “portanto”.
5. Preste atenção à concordância verbal em “estudantes que possui” (1ª linha, 4º parágrafo).
6. Sua proposta de intervenção precisa apresentar agente (quem vai fazer), ação (o que vai ser feito), meios (como vai ser feito), finalidade (por que fazer) e um detalhamento adicional. Você apresentou três agentes, ações e meios para amenizar o problema. Pode colocar apenas um de cada, diminuindo o número de linhas do parágrafo a fim de colocar os outros componentes (finalidade e detalhamento adicional).
C1: domínio da escrita formal: 120
See lessC2:Compreender a proposta de redação: 160
C3: selecionar, organizar e interpretar informações para defender argumentos: 120
C4: Conhecer mecanismos linguísticos para argumentar: 160
C5: proposta interventiva que respeite os diretos humanos: 120
A disseminação da violência urbana no Brasil
iasmin123
1. Estética: você apresentou quantidades não proporcionais de linhas nos seus parágrafos, sendo 7 linhas no primeiro (uma boa quantidade), 10 linhas no segundo, 9 no terceiro e 11 no último. Aconselho que utilize de 5 a 7 linhas em cada parágrafo. 2. Introduziu bem o tema com a citação filosófica eLeia mais
1. Estética: você apresentou quantidades não proporcionais de linhas nos seus parágrafos, sendo 7 linhas no primeiro (uma boa quantidade), 10 linhas no segundo, 9 no terceiro e 11 no último. Aconselho que utilize de 5 a 7 linhas em cada parágrafo.
2. Introduziu bem o tema com a citação filosófica e sua tese ficou clara, parabéns! Porém, usou algumas vírgulas que não eram necessárias: na segunda linha. após “assim”; na terceira linha, após “Brasil”; quarta linha, “após XXI”. Nos outros parágrafos: 8ª linha, após “que”; 9ª linha, após “consumo de drogas”; 6ª linha do 3º parágrafo, após “infortúnios”; 8ª linha do 3º parágrafo, após “dessemelhantes”. A pontuação da proposta de intervenção está correta.
3. Apesar de discorrer bem e ter ótimo domínio da gramática e da ortografia, inseriu palavras muito formais que dificultam a compreensão do texto.
4. Fique atento à terminação das citações postas entre aspas. Coloque as aspas tanto no início quanto no fim.
5. Soube colocar informações e argumentos ao dissertar, além de desenvê-los de forma satisfatória. Porém, se atente ao número de linhas do parágrafo e escreva o máximo de ideias utilizando o mínimo de palavras.
6. Soube colocar os 5 elementos básicos da proposta de intervenção (ação, agente, meios, finalidade e detalhamento adicional) e desenvolvê-los, parabéns!
C1: 200
See lessC2: 200
C3: 120
C4: 120
C5: 200