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Analfabetismo Digital no Brasil
raniellyy
C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita). C2: 80 pontos (O candidato desenvolve o tema de forma mediana, apresentando, inclusive, tendência ao tangenciamento, com uma argumentação previsível, que sLeia mais
C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita).
See lessC2: 80 pontos (O candidato desenvolve o tema de forma mediana, apresentando, inclusive, tendência ao tangenciamento, com uma argumentação previsível, que surge a partir do senso comum).
C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista).
C4: 120 pontos (demonstra domínio regular dos recursos coesivos).
C5: 120 pontos ( elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto).
TOTAL: 600 PONTOS
Democratização do acesso ao cinema no Brasil
raniellyy
C1: 120 pontos (O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita). C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos). C3: 160 pontos (O participante sLeia mais
C1: 120 pontos (O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita).
See lessC2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos).
C3: 160 pontos (O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria).
C4: 160 pontos (Demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos).
C5: 120 pontos (elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.)
TOTAL: 720 PONTOS
Tema: A importância do combate ao tabagismo no Brasil
raniellyy
Olá, tudo bem? C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.) C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.) C3: 120 pontos (O candiLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessC1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.)
C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.)
C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista)
C4: 160 pontos (demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos. )
C5: 160 pontos (O participante elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto)
TOTAL: 760 PONTOS
A luta contra o analfabetismo digital
raniellyy
Olá, tudo bem? C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita) C2: 200 pontos (O participante desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. ) C3: 120 pontos (O candidato selecioLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessC1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita)
C2: 200 pontos (O participante desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. )
C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.)
C4: 120 pontos (Esse participante articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos.)
C5: 120 pontos (elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.)
TOTAL: 720 PONTOS
Os problemas de saúde pública na sociedade brasileira
raniellyy
Olá, tudo bem? C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves). C2: 160 pontos (A argumentação desenvolvida é consistente e o participante apresenta bom domínio do tipo textual, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos). C3:Leia mais
Olá, tudo bem?
See lessC1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves).
C2: 160 pontos (A argumentação desenvolvida é consistente e o participante apresenta bom domínio do tipo textual, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos).
C3: 200 pontos (O participante desenvolve muito bem o tema proposto. A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.)
C4: 120 pontos (O participante articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos).
C5: 160 pontos (O participante elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.)
Total: 800 pontos
Tema: Patrimônio cultural e sua importância para a memória social.
raniellyy
Olá, tudo bem? C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves). C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos). C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza eLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessC1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves).
C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos).
C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista).
C4: 120 pontos (O participante articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos).
C5: 120 pontos (Elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto).
Total: 680 pontos
A banalização do diagnóstico de TDAH ( se possível, corrijam pontuando cada competência, pfvr)
raniellyy
Olá, tudo bem? C1: 200 pontos (Demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos desvios gramaticas) C2: 120 pontos (O participante apresenta bom domínio do tipo textual, porém a argumentação é previsível) C3: 160 pontos (O participante seleciona, organiza e relaciona informaçõeLeia mais
Olá, tudo bem?
See lessC1: 200 pontos (Demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos desvios gramaticas)
C2: 120 pontos (O participante apresenta bom domínio do tipo textual, porém a argumentação é previsível)
C3: 160 pontos (O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.)
C4: 160 pontos (Demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.)
C5: 120 pontos (Elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.)
Total: 760 pontos
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
Pamela_gross
OI VOU ANOTAR EM MAIÚSCULA ALGUMAS OBSERVAÇÕES E VOCÊ VÊ SE SÃO VALIDAS Segundo a Constituição Brasileira, a educação (constitui) GARANTE direitoS (da pessoa com deficiência) AOSDEFICIENTES(,) QUE SÃO assegurados NO sistema educacional inclusivo em todos os níveis( e aprendizado ao longo de toda a vLeia mais
OI VOU ANOTAR EM MAIÚSCULA ALGUMAS OBSERVAÇÕES E VOCÊ VÊ SE SÃO VALIDAS
Segundo a Constituição Brasileira, a educação (constitui) GARANTE direitoS (da pessoa com deficiência) AOSDEFICIENTES(,) QUE SÃO assegurados NO sistema educacional inclusivo em todos os níveis( e aprendizado ao longo de toda a vida) ESSA PARTE EU ELIMINARIA. No entanto, percebe-se ALGUNS desafios (para a) À formação educacional de surdos no Brasil. Nesse contexto, torna-se evidente a lenta conscientização do direito da comunidade surda à educação, bem como a ausência de responsabilidade política. MUITO BOM, TERMINOU APONTANDO OS 2 ARGUMENTOS
A princípio, um desafio à formação educacional dos surdos no país é a lenta conscientização acerca do seu direito à educação. A comunidade surdaESTÁ COMEÇANDO A FICAR REPETITIVO, COMO ESTÁ NO TEMA AINDA É OK só começou a ter acesso ao ensino escolar durante o Império, quando, no ano de 1857 foi criada a primeira escola para meninos surdos. Assim, a conscientização referente a esse direito REPETITIVO de pessoas com perda auditiva foi tardia, o que prejudicou o desenvolvimento educacional dessa parcela da população PODERIA DIZER APENAS “DELES”. Além disso, foi apenas em 2015 que a Lei Brasileira passou a assegurar a educação REPETITIVO como direito REPETITIVO à pessoa surda REPETITIVO E PODERIA SER APENAS SURDO “AOS SURDOS” e o sistema educacional inclusivo com ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras); um grande feito, porém tardio.
Ademais, outro desafio à formação educativa dos surdos é a ausência de responsabilidade política no que diz respeito à prática do direito assegurado no papel. Apesar da Lei nº 13.146 dizer que é dever do Estado assegurar educação APRENDIZAGEM de qualidade (à pessoa com deficiência) AOS DEFICIENTES, colocando-a (a salvo) SALVA OU NA MINHA ALTERAÇÃO, SALVO de toda forma de negligência e discriminação, isso não é visto na prática. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SERIA MAIS ECONOMICO DIZER “INEP” SIGLA FAMOSA, NAO PRECISA DESCREVER, o número de matrículas de surdos na educação básica e educação especial diminuiu entre os anos de 2015 (ano da Lei nº 13.146) e 2016, o que indica uma ineficácia do Estado em realmente garantir a educação da comunidade surda. Dessa forma, a ausência de comprometimento político contribui para a perpetuação das dificuldades ao ensino das pessoas com perda auditiva.
NO GERAL, OS ARGUMENTOS ESTÃO MUITO REDONDOS, FALANDO DA MESMA COISA, EU DIRIA QUE O EXCESSO DE CITAÇÃO ATRAPALHOU E ACABOU QUE ONDE NAO TEM CITAÇÃO HÁ A REPETIÇÃO DA SUA MESMA FALA
Portanto, são necessárias medidas estratégicas para mudar o cenário atual. Com o objetivo de vencer os desafios para a formação educacional da população surda no Brasil FINALIDADE, o Ministério da Educação AGENTE, órgão responsável pelo ensino no país DETALHAMENTO, deve promover e garantir o sistema educacional inclusivo AÇÃO por meio de investimentos financeiros e da oferta do ensino de Libras em escolas bilíngues ou inclusivas,MODO (observação minha e particular, não deveria ser apenas nelas, eu estou em uma escola normal e há surdos nela, eles tbm precisam de interpretes ) AQUI DEVERIA FINALIZAR A FRASE, JÁ FICOU MUITO LONGA bem como o Poder Judiciário AGENTE deve fiscalizar o cumprimento da Lei referente ao direito educacional da comunidade surda AÇÃO ** TALVEZ SE FOR DO SEU GOSTO, PODERIA REMOVER ESSA PARTE TBM. Dessa forma, os brasileiros surdos terão sua formação escolar garantida e de qualidade, pois, como disse Padre Antônio Vieira: “A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor”.
See lessOs desafios do sistema público de segurança no Brasil
Pamela_gross
VOU MARCAR EM MAIUSCULA Bolsa na frente, olhos inquietos, celulares escondidos, não se trata de uma ficção, e sim de uma realidade, a população refém da FALTOU O RESTO. EU REFORMULARIA A PARTIR DE FICÇÃO. EX: ... de uma ficção, mas a realidade enfrentada pela população, refém da ??? .... Os poderesLeia mais
VOU MARCAR EM MAIUSCULA
Bolsa na frente, olhos inquietos, celulares escondidos, não se trata de uma ficção, e sim de uma realidade, a população refém da FALTOU O RESTO.
EU REFORMULARIA A PARTIR DE FICÇÃO. EX:
… de uma ficção, mas a realidade enfrentada pela população, refém da ??? ….
Os poderes paralelos no Brasil, cresceM constantemente nas grandes cidades E QUAL O SIGNIFICADO DISSO PARA A REDAÇÃO? ISSO É BOM OU RUIM? RESULTA EM PROBLEMA?. FALTA CONECTIVO O desafio do sistema público de segurança é proteger a Sociedade mantendo a ordem social. ENTENDO ESSE FINAL COMO SEU ÚNICO ARGUMENTO APONTADO NA INTRODUÇÃO -PROTEGER MANTENDO A ORDEM-
Ademais, a importância do Estado e o seu dever na Sociedade LETRA MINUSCULA … O QUE MAIS? SERIA INTERESSANTE DIZER ALGO SOBRE A IMPORTANCIA, NO QUE INTERFERE. A constituição brasileira de 1988, garante a segurança pública para todos, promovendo a ordem social. são leis pétreas, são leis que não pode ser modificadas nem mesmo alterada. A EXPLICAÇÃO FICOU GRANDE, NAO PRECISA DE TUDO ISSO PARA RELACIONAR COM SEU DESENVOLVIMENTO QUE ALIÁS, VC VAI MUDAR PARA OUTRA CITAÇÃO E TUDO O QUE JÁ ESCREVEU SE TORNA INÚTIL E DESCARTAVEL. PQ? PQ VC NAO FEZ USO DELA O filósofo Rousseau fala que é necessário que haja leis para unir direitos e deveres da justiça com o seu objetivo. Dessa forma, Estado tem que punir através de leis. ISSO AJUDA NO DESAFIO DA SEGURANÇA PUBLICA?
OutroS pontoS relevanteS, são os poderes paralelos crescendo nas periferias. A série americana Segredos Policiais, conta a história de policiais PARA NAO REPETIR PODERIA USAR AGENTES OU OFICIAIS corruptos que aceitam propina para ter um futuro melhor COLOQUIAL. No Brasil VIRGULA isso acontece, SEM VIRGULA fazendo com que o (EU ESCREVERIA “ISSO FAZ COM QUE …”) poder paralelo entra nas grandes cidades, fazendo REPETINDO E AINDA USANDO NO GERUNDIO a Sociedade refém da criminalidade. Dessa forma, o Estado tem que punir os policiais corruptoS e o crime organizado.
Portanto, em virtudes, a importância do judiciário através de leis, punir a corrupção dentro do sistema de segurança e o poder paralelo crescendo na cidades NAO ENTENDI O QUE QUIS DIZER, NOVAMENTE VC ESCREVE ‘IMPORTANCIA’ E NAO COMPLETA A FRASE COM ALGO QUE FAZ SENTIDO PARA SUA COMPLEMENTAÇAO. Desse modo, é necessário que os órgãos competenteS AGENTE criem programas de fiscalização e patrulhamento AÇÃO para que acabar com o poder econômico do poder paralelo, FINALIDADE para que eles saem das cidades.
FALTOU MODO E DETALHAR SUA IDEIA, SERIA BOM MELHORAR O COMEÇO E INCLUIR UM FECHAMENTO
* NO GERAL, NAO ENTENDI O QUE É PODER PARALELO, CREIO QUE DEVERIA EXPLICAR MELHOR ISSO
See lessHÁ TRECHOS QUE NAO CONCORDAM ENTRE SI, PARTE DELES É FALTA DE REVISÃO, OUTRAS ACREDITO QUE MUITAS IDEIAS VEM NA CABEÇA E FICA DIFICIL PASSAR ELAS PRO PAPEL ANTES QUE SE MISTUREM, QUANTO A ISSO, APENAS PRÁTICA PARA MELHORAR
Valorização do SUS
raniellyy
Competência 1: 160 pontos (Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita). Competência 2: 200 pontos (Apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo). Competência 3: 120 pontos Competência 4: 160 ponLeia mais
Competência 1: 160 pontos (Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita).
See lessCompetência 2: 200 pontos (Apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo).
Competência 3: 120 pontos
Competência 4: 160 pontos (Articula as partes do texto com poucas inadequações)
Competência 5: 120 pontos (Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto).
Total: 760 pontos