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bullying entre crianças e adolescentes
Zéf Niaj
Boa noite Herculano, aqui seguem minhas considerações... Primeiro Parágrafo: Introdução boa Uma dica: evite usar termos relacionados à atualidade, tais como “Atualmente”, “Hoje em dia”, pois a dissertação é caracterizada como um texto que discute temas atuais. Logo essas marcações temporais são banaLeia mais
Boa noite Herculano, aqui seguem minhas considerações…
See lessPrimeiro Parágrafo:
Introdução boa
Uma dica: evite usar termos relacionados à atualidade, tais como “Atualmente”, “Hoje em dia”, pois a dissertação é caracterizada como um texto que discute temas atuais. Logo essas marcações temporais são banais e desnecessárias
Segundo Parágrafo:
Quando você coloca o seguinte dado “Em primeiro lugar, sabe-se que cerca de um em cada dez alunos das escolas públicas e privadas brasileiras já sofreram ou sofrem algum tipo de agressão física ou velada.”. De qual fonte ele foi retirado? Você precisa citar, caso contrário o corretor vê como algo que foi simplesmente retirado da sua cabeça
Eu PARTICULARMENTE achei esse parágrafo muito desnecessário, pois você só jogou fatos, sensos comuns, algo que todos sabem. Isso ocupou linhas que poderiam ser utilizadas para incrementar os seus reais argumentos
Terceiro Parágrafo:
Novamente você jogou fatos que todos já sabem, não há uma argumentação. Você perde pontos aí em autoria. Mais um parágrafo desperdiçado
Quarto Parágrafo:
3 linha, depois de “como, “ não é necessário o emprego de vírgula
Só agora que você veio com um argumento de verdade, realmente interessante, porém tarde demais. O fato de você trazer autoria somente nas linhas finais do seu texto fez você perder muitos pontos em autoria e dissertação. Sugiro que reveja a estrutura dissertativa
Quinto Parágrafo:
3 linha, em “notificados” o correto é “notificadas”
5 linha, em “ continuemos “. Você não pode simplesmente colocar a terceira pessoal do plural (nós) enquanto todo o seu texto está escrito na segunda pessoal do singular (ele/ela). Está errado
Conclusão OK.
Dá para ver que você tem um grande potencial para escrita, porém a sua argumentação está muito pobre, cheia de sensos comuns e isso abaixou muito a sua nota.
Eu dou uns 600
Liberdade de expressão
Zéf Niaj
Boa noite, aqui seguem minhas considerações.. Primeiro Parágrafo: Uma dica: evite usar o “nós” nas suas dissertações, pois ao longo do texto é difícil manter a mesma pessoa e você acaba mudando, o que acaba deixando o texto confuso. Além disso, o “nós” indica marcas de subjetividade, ou seja, aproxiLeia mais
Boa noite, aqui seguem minhas considerações..
See lessPrimeiro Parágrafo:
Uma dica: evite usar o “nós” nas suas dissertações, pois ao longo do texto é difícil manter a mesma pessoa e você acaba mudando, o que acaba deixando o texto confuso. Além disso, o “nós” indica marcas de subjetividade, ou seja, aproximação entre escritor e texto, algo que não é bem-vindo em dissertações.
1 e 2 linhas, repetição do termo “liberdade de expressão”. Tome cuidado com repetições no seu texto, isso indica para o corretor pobreza de vocabulário
2 linha, pronome relativo “no qual” empregado incorretamente. Sugiro que reveja esse conceito na gramática
2 linha, em “ sofreram por não ter” a concordância está errada
4 linha, em “tem” o correto é “têm”, seguindo a concordância com “países”
Atente-se aos períodos longos. O seu parágrafo não teve nenhum ponto final, ficou cansativo de ler
Do jeito que você escreveu, pareceu que a ditadura no Brasil foi imposta por João Goulart, o que está errado. Sugiro que reveja esse período histórico
Segundo Parágrafo:
O parágrafo começa sem um elemento de coesão que estabelece conexão com o parágrafo anterior. Você perde muitos pontos aí. Atente-se
1 linha, em “tem”, o correto é “têm”
1 linha, em “ administras” (???)
1º período TOTALMENTE confuso. Concordâncias e retomadas de sujeitos estabelecidas de forma errônea. Sugiro que reveja esses conteúdos de gramática. Você perde muitos pontos aí.
Você não me trouxe nenhuma argumentação real. Não analisou, não questionou a base do seu “argumento”, apenas me trouxe um fato, um senso comum. Isso não é algo de dissertação, e sim de textos informativos. Sugiro que reveja a estrutura dissertativa.
Terceiro Parágrafo:
Novamente iniciou o parágrafo sem elementos de coesão. Os parágrafos estão “soltos”, sem elementos que liguem eles
Você não precisa utilizar termos que remetem a atualidade, tais como “Atualmente”, “Hoje em dia”, pois a dissertação já é caracterizada como um texto de abordagem contemporânea.
2 linha, após “Atualmente “ é necessário o emprego de vírgula
4 linha, em “ por alguns pensamentos ou motivos”: quais são esses pensamentos e motivos? Você precisa especificar, detalhar, deixar claro para quem está lendo entender. Sobrou muitas linhas, você poderia ter aumentado a sua argumentação. Do jeito que está ficou muito pobre, cheio de senso comum, não estou vendo argumentações e sim fatos. Você perde muitos pontos aí por falta de autoria
Quarto Parágrafo:
Novamente a falta do empreso do elemento coesivo
2 linha, pronome relativo “na qual” empregado incorretamente
2 linha, em ” nós tendo”. Isso não é norma padrão da língua, e sim coloquialidade
Proposta de intervenção rasa. Faltou outras perguntas a serem respondidas. Sugiro que reveja essa parte da estrutura dissertativa estilo ENEM.
Dou uns 350
A promoção de saúde por meio do saneamento básico
Zéf Niaj
Boa noite Nauana, seguem aqui minhas considerações.. Primeiro parágrafo: Tenha cuidado ao utilizar a 3ª pessoa do plural (nós) por dois motivos: quando você utiliza essa pessoa, é muito fácil o escritor não manter esse “sujeito” em todo texto, pois vemos e aprendemos a utilizar majoritariamente a seLeia mais
Boa noite Nauana, seguem aqui minhas considerações..
See lessPrimeiro parágrafo:
Tenha cuidado ao utilizar a 3ª pessoa do plural (nós) por dois motivos: quando você utiliza essa pessoa, é muito fácil o escritor não manter esse “sujeito” em todo texto, pois vemos e aprendemos a utilizar majoritariamente a segunda pessoa do singular e plural (eles, elas, ela e ele), o que é o mais indicado. O segundo motivo é pois exatamente por ser um texto de cunho não subjetivo e sim direto, o mais aconselhado mesmo é utilizar a segunda pessoa, pois está confere uma certa distância entre escritor e texto.
1 linha, em “ ha”, o correto é “há”
3 linha, em “e e “, correto seria “é”
Introdução aceitável
Segundo parágrafo:
Faltou um elemento coesivo para estabelecer conexão entre um parágrafo e outro. Reveja esse conceito, pois sem esses elementos você perderá muita nota no seu texto
1 linha, em “ e”, o correto seria “é”
2 linha, quando você diz “de acordo com a lei”, eu pergunto: “qual lei?”. Você deve citar essa lei, uma fonte ou qualquer coisa relacionada para incrementar seu argumento. Isso demonstra repertório, somando na sua nota geral da redação. Atente-se a isso.
O seu “argumento” não é um argumento e sim uma afirmativa de senso comum, ou seja, é um fato que todos sabem. Para virar um argumento real você precisa criticar, mostrar seu ponto de vista, analisar, etc. O seu primeiro “argumento” não pareceu um trecho de uma dissertação e sim um texto informativo. Reveja isso
Terceiro parágrafo:
Novamente o parágrafo se inicia sem o elemento coesivo
1 linha, em “feito” o correto seria “feita”. Cuidado com a linguagem coloquial, ela é o português incorreto falado nas ruas, tirando a sua nota na competência de adequação a linguagem padrão e culta
O mesmo erro do primeiro “argumento”: o que você me diz é senso comum, está nos jornais, portanto não tem nada demais. Você perdeu muitos pontos na dissertação até aqui
Quarto parágrafo:
Novamente o parágrafo se inicia sem o elemento coesivo
1 linha, quando você diz “para que esse sistema”, eu pergunto: “qual sistema?”. Uma característica primordial da conclusão é que você precisa retomar a tese para que o leitor lembre-se do que você está defendendo no seu texto como um todo. Sendo assim, é imprescindível que você retome com palavras-chave tudo o que você disse anteriormente. Atente-se a isso
1 linha, quando você diz “aqui”. É uma marca de subjetividade e isso não pode acontecer em um texto dissertativo
2 e 3 linha, em “muitas das vezes não chegam ate onde devem para que acha essa melhora”. Está totalmente incoerente e incoeso
Você não colocou NENHUM ponto final no seu parágrafo todo, e isso é muito grave pois torna a leitura cansativa. Reveja pontuação e formação de períodos compostos e simples
Muitos erros de pontuação e proposta de intervenção incompleta
Eu dou 300
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Zéf Niaj
Boa noite Felipe, seguem aqui minhas considerações.. Primeiro parágrafo: 2 linha, em “ acenção” o correto é “ascensão” 2 linha, em “ ouve” o correto é “houve” 3 linha, em “para o” o correto é “no Brasil” ou “dentro do Brasil” 3 linha, após “Todavia” é necessário o emprego de vírgula 3 e 4 linha, apóLeia mais
Boa noite Felipe, seguem aqui minhas considerações..
See lessPrimeiro parágrafo:
2 linha, em “ acenção” o correto é “ascensão”
2 linha, em “ ouve” o correto é “houve”
3 linha, em “para o” o correto é “no Brasil” ou “dentro do Brasil”
3 linha, após “Todavia” é necessário o emprego de vírgula
3 e 4 linha, após “com passar do tempo” é necessário o emprego de vírgula
4 linha, em “tem crescido” o correto é “têm crescido”, pois imigrantes está no plural
Introdução satisfatória, porém com MUITOS erros ortográficos, de pontuação e gramaticais. Você perde muito ponto a partir daí.
Segundo parágrafo:
1 linha, em “para em” (??), deveria ser “para as” (não sei o que você quis dizer)
O seu “argumento” está MUITO POBRE (coloquei argumento entre aspas porque para mim isso não é um argumento, você só citou fatos, apresentou informações, isso não é uma dissertação. Parece que você só copiou a notícia de um jornal e transcreveu para o seu texto. Reveja bem a estrutura de um argumento).
Terceiro parágrafo:
1 linha, em “Em segundo lugar”. Novamente, seus “argumentos” não estão parecendo realmente argumentos. Quando você substitui elementos coesivos por palavras de sequência parece que você está escrevendo uma receita, não uma dissertação. Reveja o conceito de conectivos, coesão e coerência.
1 linha, em “na qual” o correto é “em que”
O seu primeiro período ficou totalmente sem sentido
2 linha, após “Como resultado disso” deve haver emprego de vírgula
Eu não estou entendendo nada do seu texto, sinceramente está ruim. Você DEVE rever a estrutura de uma dissertação
Quarto parágrafo:
1 linha, em “para o” o correto é “no Brasil”
Quando você diz que a chegada de imigrantes no Brasil “proporciona algumas mudanças positivas e negativas” não há conexão alguma com o seu texto, pois em nenhum momento eu consegui diferenciar quais aspectos da imigração foram positivos e quais foram negativos. Para começo de conversa eu nem entendi o que você estava querendo dizer nos argumentos. Está extremamente confuso
2 linha, após “Contudo” deve haver o emprego de vírgula
2 linha, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NUNCA PODERÁ TER CONDICIONANTES (TIPO “se”) QUE INDICAM PROBABILIDADE. A SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DEVE SER ESCRITAS COM VERBOS NO IMPERATIVO, POIS VOCÊ ESTARÁ INDICANDO PARA O SEU CORRETOR MEDIDAS QUE O GOVERNO OU ALGUMA INSTITUIÇÃO DEVEM TOMAR PARA QUE A PROBLEMÁTICA TRAZIDA NO SEU TEXTO MUDE OU SEJA ERRADICADA
Esse seu parágrafo também está totalmente incoerente, principalmente porque você usou conectivos errados. Reveja conectivos e em quais ocasiões uns se encaixam melhor do que outros.
Eu dou 300
ENEM 2009: “O indivíduo frente à ética nacional.”
Zéf Niaj
Boa tarde Ana Maria, seguem aqui minhas considerações.. Primeiro parágrafo: Em “No filme” ficaria melhor “o filme” Gostei muito da sua introdução, foi bem escrita e bem objetiva. Gostei ainda mais do seu repertório por ter colocado esse filme com caricato do sistema político brasileiro, parabéns SegLeia mais
Boa tarde Ana Maria, seguem aqui minhas considerações..
See lessPrimeiro parágrafo:
Em “No filme” ficaria melhor “o filme”
Gostei muito da sua introdução, foi bem escrita e bem objetiva. Gostei ainda mais do seu repertório por ter colocado esse filme com caricato do sistema político brasileiro, parabéns
Segundo parágrafo:
1 e 2 linha, EU PARTICULARMENTE achei desnecessário você colocar a tradução em latim de animal político. Pareceu que foi para encher linguiça e ocupou espaço que você poderia utilizar no seu texto
2 e 3 linha, EU PARTICULARMENTE acho que você deveria transcrever a frase típica brasileira “Eu não me meto com política” com suas próprias palavras, ou simplesmente falar que o desinteresse político tornou-se parte do cotidiano de muitos brasileiros. A frase seguida logo por um ponto final e início de um novo período ficou visualmente feia
Terceiro parágrafo:
Começou o parágrafo retomando o que foi dito no parágrafo inicial sem conectivo de ligação com o segundo parágrafo. Se você continuar fazendo essa “quebra de lógica” nos seus textos isso vai te custar muita nota
Em “decisões opiniões e ideologias ultrapassadas, entre outros”, o correto seria “ decisões, opiniões, ideologias ultrapassadas, entre outros”. Faltou vírgulas
Quarto parágrafo:
Quando você coloca diretamente a sigla de uma instituição (BNCC) sem antes ter mencionado ela anteriormente com o nome completo isso é considerado errado para o corretor. Reveja isso
3 linha, depois de fundamental II você poderia ter colocado um ponto final, assim o período não ficaria tão longo, muito menos cansativo de ler
Sobre a sigla, o mesmo alerta se faz para MEC
Na frase final do seu texto: “Quiçá, um político falando a verdade não vire motivo para filmes” , eu não entendi o que você quis dizer. Afinal, um político sendo honesto pode sim ser motivo para a criação de um filme, não há problema nisso. Aliás, filmes podem ser criados a partir de todo e qualquer assunto. Apesar disso, eu entendi o que você quis dizer, que porventura um político honesto não seja motivo de chacota em filmes de comédia por ser algo que quase nunca ocorre em nosso país. Entretanto, tente se alertar à o que eu disse
Eu dou 680
Sustentabilidade e Capital Financeiro
Zéf Niaj
Boa tarde Digo, seguem aqui minhas considerações.. No primeiro parágrafo: Em “políticas, sociais e econômicas”, não é necessário vírgula entre políticas e sociais No segundo parágrafo: 2 linha, acho que ficaria melhor você colocar “como exemplo o desmatamento..” ao invés de “como no desmatamento..”Leia mais
Boa tarde Digo, seguem aqui minhas considerações..
See lessNo primeiro parágrafo:
Em “políticas, sociais e econômicas”, não é necessário vírgula entre políticas e sociais
No segundo parágrafo:
2 linha, acho que ficaria melhor você colocar “como exemplo o desmatamento..” ao invés de “como no desmatamento..”
8 linha, o correto é “ são afetadas”, pois o verbo complementa os sujeitos zona urbana e população
No terceiro parágrafo:
ficou perfeito
No quarto parágrafo:
2 linha, “ao meio ambiente” é o correto
Conclusão cabível ao estilo FUVEST, entretanto seria necessário que você respondesse mais algumas perguntas exigidas pela proposta de intervenção para que sua conclusão valha 200 pontos no ENEM
Eu não sei qual foi a modalidade de redação que você está fazendo, se é ENEM ou FUVEST ou até mesmo outro vestibular prestigiado. No entanto, considerando somente esses dois que citei, aqui vão as notas que eu daria:
ENEM: 860
FUVEST: 760
A solidão num planeta superpovoado (FUVEST)
Zéf Niaj
Obrigada pela retomada Alllana, me ajudou bastante. Sobre a conclusão, eu coloquei no tema da dissertação que era ao estilo FUVEST, o que significa que não há a necessidade de haver uma proposta de intervenção assim como no caso do ENEM. Desse modo, não estaria errado o que eu fiz. Mesmo assim eu agLeia mais
Obrigada pela retomada Alllana, me ajudou bastante.
See lessSobre a conclusão, eu coloquei no tema da dissertação que era ao estilo FUVEST, o que significa que não há a necessidade de haver uma proposta de intervenção assim como no caso do ENEM. Desse modo, não estaria errado o que eu fiz.
Mesmo assim eu agradeço
Pessoas em situações de ruas
Zéf Niaj
Boa noite Mayara, vamos às considerações.. No primeiro parágrafo: "No seriado" deveria ser "o seriado" vírgula depois de Chris, porque depois virá um aposto (uma breve descrição de quem é esse personagem) ponto final depois de Nova York, se não o período vai ficar muito longo e muito cansativo de leLeia mais
Boa noite Mayara, vamos às considerações..
See lessNo primeiro parágrafo:
“No seriado” deveria ser “o seriado”
vírgula depois de Chris, porque depois virá um aposto (uma breve descrição de quem é esse personagem)
ponto final depois de Nova York, se não o período vai ficar muito longo e muito cansativo de ler
Golpe e baixo com letras maiúsculas pois ambas as palavras fazem parte de um nome próprio composto
No segundo parágrafo:
Em “que vivem na rua”, o verbo viver deve complementar a palavra sociedade que está no singular, portanto o verbo deve estar também conjugado no singular. Logo, a conjugação correta seria “que vive na rua”
“idéia” não é mais acentuado
gostei da base do seu argumento, mas a premissa da educação fazer o indivíduo não tem conexão com o que você disse no primeiro parágrafo, na tese, então ficou incoerente
“É evidente que,” não precisa de vírgula
No terceiro parágrafo:
Em “evidentemente obrigam a esse grupo” há dois erros: o verbo obrigam deve complementar a palavra fator que está no singular, logo o verbo também tem que estar no singular. Logo, a conjugação correta seria “obriga”; “a” entre obrigam e esse é desnecessário
Em “viverem em”, a conjugação correta para o verbo viver é “viver”
3 linha: você não pode colocar a sigla de uma instituição no texto sem antes ter mencionado o nome completo da instituição no seu texto. Está errado
” projetou se” deveria ser “projetou-se”, faltou o hífen
O mesmo que eu disse na outra observação: os argumentos estão bons, tirando pequenos erros ortográficos e gramaticais, mas a tese está implícita, não clara, e isso não pode acontecer. O corretor não pode “adivinhar” o que você está querendo dizer. Você deve ser clara e objetiva nas suas ideias e argumentações
No quarto parágrafo:
Em “para resolver o impasse”: que impasse? o sujeito está muito distante no texto para você usar esse conectivo na conclusão. Essa é a parte do texto em que você deve retomar a tese e ideias escritas anteriormente. Não use conectivos a menos que o sujeito esteja relativamente perto da citação
Em “esse grupo social”: qual grupo social?
Em ” já o auxílio moradia no qual o estado irá disponibilizar”: necessidade de vírgula depois de moradia
Em “em um conjunto habitacional com isso o cidadão”: necessidade de ponto final depois de habitacional
Na conclusão você prezou muito pelo detalhamento das ações e esqueceu do resto, então ficou muito confuso e incompleto. Sugiro que você reveja como a conclusão deve ser feita, tanto nos moldes ENEM quanto FUVEST.
Eu dou 580
Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
Zéf Niaj
Boa noite Kaique. Vamos às considerações.. No primeiro parágrafo: Gostei da citação da Semana da Arte Moderna. A introdução e tese ficaram claras, parabéns No segundo parágrafo: 5 linha, à ausência não é craseada (não sei se foi erro de digitação ou se na proposta você escreveu desse jeito, mas estáLeia mais
Boa noite Kaique. Vamos às considerações..
See lessNo primeiro parágrafo:
Gostei da citação da Semana da Arte Moderna. A introdução e tese ficaram claras, parabéns
No segundo parágrafo:
5 linha, à ausência não é craseada (não sei se foi erro de digitação ou se na proposta você escreveu desse jeito, mas está errado)
No terceiro parágrafo:
Você não pode redigir o nome de um personagem histórico ou de qualquer outra pessoa utilizando-se dos sobrenomes delas (ex: Trump, Obama, Bolsonaro) se antes você não citou ela no texto utilizando nome inicial e sobrenomes. Isso é considerado informal em um texto dessa modalidade, portanto está errado
5 linha, “à falta” é sem crase
Não entendi a discrepância entre rico e pobre quanto aos seus privilégios para acesso à cultura, deveria explicar melhor
Quarto parágrafo:
conclusão boa e completa para ENEM
Eu dou 850
Tema: O aumento de homicídios entre os jovens brasileiros e seus fatores motivadores
Zéf Niaj
Boa noite Lucans. Vamos às considerações... Achei a sua introdução boa, demonstrou bastante repertório. No segundo parágrafo: frucual ? deveria ser frugal? Não concluiu a ideia de por quê muitos estudantes não conseguem concluir o ensino médio Não explicou direito: entendi que só porque as pessoas jLeia mais
Boa noite Lucans. Vamos às considerações…
See lessAchei a sua introdução boa, demonstrou bastante repertório.
No segundo parágrafo:
frucual ? deveria ser frugal?
Não concluiu a ideia de por quê muitos estudantes não conseguem concluir o ensino médio
Não explicou direito: entendi que só porque as pessoas jovens não fazem ensino médio elas morrem (sem sentido)
No terceiro parágrafo:
qual “questão”? o sujeito ficou muito longe pra colocar esse conectivo
bases dos argumentos são boas, mas ocuparam grande parte do texto, parte esta que poderia ser utilizada pra desenvolver melhor a sua própria argumentação
Argumentos ficaram restritos a frases de filósofos e exemplificações de obras
*UMA DICA*
se fosse FUVEST: perderia muitos pontos em autoria, capacidade crítico-argumentativa
Enem: perderia em coesão e coerência, principalmente. Se esses dados apresentados estivessem nos textos motivadores, vc também perderia pontos em autoria
cuidado com palavras “difíceis”, às vezes elas não são necessárias e o corretor pode entender como algo para “encher linguiça” no texto
é claro que um vocabulário “difícil” é legal em um texto, mas muitas vezes os escritores acham que isso substitui outros fatores primordiais no texto, os quais estão REALMENTE sendo avaliados, que são a sua capacidade de observação, entendimento e dissertação sobre um assunto
No quarto parágrafo:
Conclusão ficou boa, completa para estilo ENEM. Você conseguiria tirar nota máxima nessa competência, parabéns
Eu daria 780