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Tema: Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
viniciusdemorais
Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado e por destacar a coesão e coerência, pontos aos quais me dedico. Seu comentário me motiva a continuar aprimorando minha escrita. Gratidão!!
Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado e por destacar a coesão e coerência, pontos aos quais me dedico. Seu comentário me motiva a continuar aprimorando minha escrita. Gratidão!!
See lessTema: Desafios atuais das grandes cidades brasileiras: que mudanças são necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas?
viniciusdemorais
Muito obrigado pelo comentário! Fico extremamente contente! Agradeço pelo feedback e pela análise!!
Muito obrigado pelo comentário! Fico extremamente contente! Agradeço pelo feedback e pela análise!!
See lessA questão do uso de agrotóxicos no Brasil
viniciusdemorais
Olá, boa noite! Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme soliLeia mais
Olá, boa noite!
Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!
Análise:
A análise da redação revela um desempenho regular em algumas competências, mas também apresenta pontos positivos. Na Competência I, a estrutura sintática é regular, com alguns problemas de truncamento e erros gramaticais, principalmente na concordância e pontuação. O vocabulário é formal, mas pode melhorar em precisão, resultando em 120 pontos.
Na Competência II, a abordagem do tema é adequada e completa, com uso de repertório sociocultural pertinente, como o documentário “O Veneno está na Mesa”. No entanto, o uso do repertório poderia ser mais produtivo, o que justifica a pontuação de 160 pontos.
Em relação à Competência III, a redação apresenta informações pertinentes, mas carece de maior clareza e integração dos argumentos. A progressão das ideias precisa de mais fluidez, o que resulta em 120 pontos.
Na Competência IV, a coesão textual apresenta dificuldades, com conectores mal empregados e repetição excessiva, o que compromete a articulação das ideias. Ainda que haja tentativas de coesão, a organização poderia ser mais eficaz, justificando a pontuação de 120 pontos.
Por fim, na Competência V, a proposta de intervenção é válida e apresenta agentes e ações adequados, como a promoção da agroecologia. No entanto, o detalhamento dos meios de execução e os efeitos esperados poderiam ser mais desenvolvidos. A pontuação fica entre 160 e 200 pontos, dependendo da profundidade considerada pelo corretor.
Pontuação final: 680 pontos.
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Para ser mais detalhado (farei por competência e destrinchando cada uma delas):
A redação em análise será avaliada com foco na Competência I, que trata do domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. A avaliação considera a estrutura sintática e os desvios gramaticais, seguindo a matriz de referência.
A redação apresenta problemas relacionados ao truncamento de períodos, justaposição de orações e excesso ou ausência de elementos sintáticos. No caso do truncamento, ocorre quando frases são interrompidas ou organizadas de maneira que prejudicam a fluidez. Por exemplo, a expressão “Assim como mostra o documentário…” poderia ser reformulada para “O documentário ‘O Veneno está na Mesa’ mostra…”, melhorando a clareza e eliminando o uso problemático de uma conjunção subordinativa no início da frase. Além disso, frases como “onde ao invés da população estar consumindo…” também apresentam esse problema de início inapropriado, comprometendo a coerência sintática.
Outro problema recorrente é a justaposição de orações, como ocorre em trechos como “O veneno está na mesa, onde ao invés da população…”. Nesse caso, as orações deveriam ser separadas por ponto final ou reestruturadas para facilitar o entendimento do leitor. Essas justaposições são comuns em redações com nível de desempenho mediano e impactam negativamente a progressão das ideias.
O excesso de elementos sintáticos também é notável, como na frase “A solução deste problema pressupõe que se combata os danos que a revolução trouxe à saúde e ao meio ambiente”. Essa construção poderia ser simplificada sem perda de sentido, o que evitaria redundâncias e proporcionaria uma leitura mais fluida. O uso de expressões desnecessárias não só confunde o leitor, mas também compromete a clareza do texto.
Quanto à concordância nominal e verbal, observam-se erros significativos, como em “várias doenças e problemas de saúde é resultado…”. O verbo deveria estar no plural, pois o sujeito é composto. Outro exemplo é “que afeta à natureza”, onde a preposição “à” foi usada incorretamente, demonstrando um problema de regência. Esses desvios afetam a coerência gramatical do texto.
O texto mantém um registro formal, adequado ao gênero dissertativo-argumentativo, mas apresenta vocabulário impreciso em alguns momentos. Termos genéricos, como “várias doenças e problemas…”, poderiam ser substituídos por expressões mais precisas e específicas, o que daria maior riqueza ao conteúdo argumentativo. A precisão vocabular é fundamental para fortalecer a argumentação e evitar ambiguidades.
Competência I: Pontuação
Com base na análise da estrutura sintática, nos desvios gramaticais e no uso do vocabulário, a redação é classificada como apresentando uma estrutura regular, com falhas que comprometem a fluidez e a correção gramatical. A pontuação indicada para essa competência seria 120 pontos.
A Competência II avalia a abordagem do tema proposto e a estrutura dissertativo-argumentativa do texto. Nesse sentido, a redação discutiu os impactos dos agrotóxicos de forma completa e pertinente, associando o tema à Revolução Verde e seus efeitos no Brasil, principalmente no que se refere à saúde pública e ao meio ambiente.
A redação cumpre o que foi solicitado pela proposta, discutindo amplamente os efeitos negativos dos agrotóxicos no contexto agrícola e ambiental, demonstrando uma boa compreensão do tema. A introdução, desenvolvimento e conclusão estão bem definidos, sem tangenciamento. Assim, a abordagem é adequada e completa, cumprindo o objetivo de desenvolver o tema de forma coesa.
O texto faz uso de repertório sociocultural ao citar o documentário “O Veneno está na Mesa”, considerado legitimado e pertinente ao tema. No entanto, o uso desse repertório poderia ser mais produtivo, aprofundando a relação entre o documentário e os argumentos apresentados na redação. Além disso, a citação da “Carta Magna”, que garante o direito a um meio ambiente equilibrado, é pertinente, mas o texto não explora detalhadamente como essa legislação está sendo infringida ou como se relaciona com as políticas de uso de agrotóxicos. Essa falta de aprofundamento no uso do repertório diminui seu impacto argumentativo.
A redação apresenta uma boa estrutura dissertativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem proporcionais. Não há trechos embrionários ou superficiais, e cada parte do texto possui o tamanho adequado para desenvolver o tema de forma satisfatória.
Competência II: Pontuação
Considerando que a redação aborda o tema de forma completa, apresenta uma estrutura adequada e faz uso de repertório pertinente, mas que poderia ser explorado de maneira mais produtiva, a pontuação sugerida para a Competência II é 160 pontos.
A Competência III avalia a seleção, organização e interpretação de informações e argumentos. A redação seleciona informações relevantes sobre o uso de agrotóxicos e seus impactos, mas apresenta falhas na clareza e na integração dos repertórios.
O texto seleciona bem as informações relacionadas aos efeitos dos agrotóxicos, mas a integração dos argumentos e repertórios não é tão clara quanto deveria. Por exemplo, o uso do documentário “O Veneno está na Mesa” é apropriado, mas a redação depende excessivamente dessa fonte (usada tanto no segundo quanto no terceiro parágrafo), sem trazer outras perspectivas ou dados que poderiam enriquecer ainda mais a discussão.
O desenvolvimento dos argumentos apresenta algumas lacunas. Embora o texto discuta os malefícios dos agrotóxicos, faltam dados concretos ou explicações mais aprofundadas para sustentar os pontos levantados. A proposta de intervenção no final da redação é válida, mas poderia ser mais detalhada, trazendo informações mais precisas sobre a viabilidade das soluções sugeridas.
Competência III: Pontuação
Devido às falhas de clareza na organização e ao desenvolvimento um pouco insuficiente dos argumentos, a redação se enquadra em um nível que justifica a pontuação de 120 pontos na Competência III.
A Competência IV, que trata da coesão textual, avalia o uso adequado e diversificado de conectores e elementos coesivos. A redação apresenta alguns problemas de fluidez e repetição de conectores, o que prejudica a articulação das ideias.
Há problemas na articulação entre as partes do texto. O uso excessivo de vírgulas e a falta de conectores apropriados em alguns trechos comprometem a fluidez argumentativa. A repetição de termos como “agrotóxicos” e “veneno”, além de expressões como “legumes, verduras, vegetais”, poderia ser substituída por termos mais gerais ou sinônimos para evitar a monotonia e melhorar a progressão textual.
Competência IV: Pontuação
Dado o uso limitado de conectores e as inadequações na coesão, a redação é pontuada com 120 pontos na Competência IV.
Na Competência V, a redação propõe ações para solucionar os problemas discutidos, como a promoção da agroecologia e campanhas de conscientização. No entanto, faltam detalhes sobre a implementação dessas ações, como os meios de execução e os efeitos esperados.
A redação propõe ações concretas e identifica o Ministério da Agricultura como o agente responsável, o que é adequado. Contudo, o modo de implementação dessas ações não está suficientemente claro, faltando informações sobre financiamento, suporte técnico ou outros meios necessários para a realização das campanhas. Além disso, o efeito esperado das ações é mencionado um pouco de forma genérica, sem especificar claramente os impactos esperados.
Competência V: Pontuação
A proposta de intervenção é válida, mas carece de detalhamento e maior precisão. Por isso, a pontuação sugerida fica entre 160 e 200 pontos, dependendo da profundidade considerada pelo corretor.
Pontuação final: 680 pontos.
See lessCaminhos para promover as tecnologias digitais na educação básica no Brasil
viniciusdemorais
Olá, bom dia! Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme soliciLeia mais
Olá, bom dia!
Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!
Análise:
Sua redação apresenta um ótimo domínio da língua portuguesa, mas com alguns pequenos desvios que impactam a Competência I. O principal erro ocorre na frase “atravanca que”, que deveria ser “atravanca o aproveitamento”, afetando a precisão gramatical. Apesar disso, a pontuação e ortografia são adequadas, com apenas leves ajustes necessários para melhorar a fluidez em alguns trechos. Portanto, a nota para a Competência I é 180 pontos.
Na Competência II, a compreensão do tema é clara e bem fundamentada. Você soube desenvolver o tema proposto com um repertório sociocultural produtivo, utilizando referências como o Censo Escolar 2020 e o documentário “Conectados, mas Desiguais”, que são pertinentes e fortalecem seus argumentos. Não houve fuga ao tema ou tangenciamento, o que assegura a nota máxima. Assim, a Competência II é avaliada com 200 pontos.
Em relação à Competência III, a redação apresenta uma boa organização dos argumentos e informações. A progressão lógica das ideias está bem construída, e o encadeamento entre os parágrafos é claro. Apesar de o parágrafo sobre a resistência dos professores poder ser mais explorado, a argumentação geral está coerente e bem fundamentada. Dessa forma, a nota para a Competência III é 200 pontos.
Na Competência IV, o uso de mecanismos linguísticos para garantir a coesão e a articulação das ideias é satisfatório. Embora algumas transições pudessem ser mais suaves, os conectores estão bem empregados, e a fluidez entre as partes do texto é eficiente. Há um bom uso de pronomes, conjunções e advérbios que garantem a continuidade do texto. A Competência IV recebe 200 pontos.
Por fim, na Competência V, sua proposta de intervenção está completa, clara e bem detalhada. Você especifica os agentes responsáveis, as ações a serem tomadas e os meios de implementação de forma concreta. A proposta atende plenamente às expectativas, e não há falhas significativas que impeçam a nota máxima. Portanto, a Competência V é avaliada com 200 pontos.
Resultado Total: 980 pontos
See lessAlguem consegue me informar a nota dessa redação por meio dos criterios de avaliação do enem , tema:os desafios para o enfrentamento do burnout no ambiente profissional
viniciusdemorais
Olá, bom dia! Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme soliciLeia mais
Olá, bom dia!
Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado, sobre cada competência. Espero que compreenda e, qualquer coisa, estarei por aqui. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!
Análise:
A redação apresenta falhas significativas em várias competências avaliadas no ENEM, especialmente no que diz respeito à gramática, estrutura argumentativa, coesão textual e desenvolvimento da proposta de intervenção.
Na Competência I, que avalia o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, a redação demonstra alguns problemas gramaticais, como erros de concordância verbal e construções frasais inadequadas (fora algumas pontuações, como vírgulas). Por exemplo, na frase “a capacidade deles trabalharem de forma conjunta favorece até pessoas que enfrentam grandes desafios da síndrome de burnout”, o uso do pronome “deles” está incorreto, sendo o correto “de eles trabalharem”. Além disso, há problemas na construção de frases longas, como em “a ciência através da mente além de explicar que conseguimos achar soluções para os comportamentos dos seres humanos ela analisa também que a desigualdade social e a sobrecarga física e psicológica são grandes problemas vistos no campo profissional”. A frase é confusa e carece de pontuação adequada. Esses problemas indicam um domínio mediano da norma culta e uma necessidade de maior atenção às regras gramaticais e à pontuação.
Na Competência II, que avalia a compreensão da proposta de redação e a aplicação dos conceitos dentro do tema, a redação falha ao se desviar parcialmente do tema principal. Embora o texto aborde a neurociência e o burnout, a discussão sobre desigualdade social, escravidão e Revolução Industrial não está suficientemente conectada ao tema da relação mente-corpo e à síndrome de burnout no ambiente de trabalho. Por exemplo, o trecho “Em um dos períodos históricos mais assustadores do mundo: ‘A Escravidão’, a desigualdade era grande, onde os negros sofriam com os trabalhos intensos ordenados pelos brancos portugueses” não contribui diretamente para a análise do burnout e da neurociência, desviando-se do tema central. A inclusão de referências históricas é válida, mas deve estar claramente conectada ao tema proposto, o que não ocorre nesse caso. Assim, o desenvolvimento do tema é insuficiente, pois há um certo tangenciamento.
Quanto à Competência III, que avalia a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos, a redação apresenta problemas na coerência e na organização das ideias. A sequência lógica entre os parágrafos é fraca, e a argumentação não é bem fundamentada. O texto apresenta saltos entre tópicos, como quando passa da sobrecarga física e psicológica para a Revolução Industrial sem uma transição clara ou uma conexão lógica direta com o burnout. O uso de exemplos históricos, como a escravidão e a Revolução Industrial, novamente: poderia enriquecer a argumentação, mas, nesse caso, eles estão mal conectados ao tema central, o que prejudica a consistência do texto. Falta um encadeamento claro entre as ideias e uma progressão lógica entre os parágrafos, o que compromete a coesão argumentativa.
Na Competência IV, que avalia o uso dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, o texto apresenta falhas na articulação entre as ideias. A estrutura frasal é frequentemente truncada, e a falta de conectores adequados impede a construção de uma coesão textual satisfatória. Um exemplo claro disso é o trecho “Portanto, é preciso que o estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para combater a síndrome de burnout no ambiente profissional”. A segunda frase é fragmentada e não está bem conectada à primeira, o que enfraquece a argumentação. O uso de operadores argumentativos adequados poderia melhorar significativamente a estrutura do texto, garantindo que as ideias sejam mais bem articuladas.
Por fim, na Competência V, que avalia a elaboração de uma proposta de intervenção, o texto apresenta uma proposta vaga e pouco concreta. A sugestão de utilizar mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para criar debates sobre o burnout é superficial e não detalha como essa ação será implementada, quem seria o responsável (em conjunto com o/a serviço do Estado) por executá-la, ou quais seriam os efeitos esperados. Uma proposta de intervenção adequada deve conter ações claras, agentes responsáveis, meios de execução e efeitos esperados. No caso de sua redação, esses elementos estão ausentes, o que compromete a qualidade da proposta. Por exemplo, a frase “é necessário que se crie debates sobre o excesso de tarefas gerenciadas no ambiente de trabalho, por meio das mídias digitais como: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube” não oferece detalhes suficientes para configurar uma proposta de intervenção eficaz.
Avaliação e Pontuação Final:
– Competência I: 120 pontos
Justificativa: Há problemas de concordância, pontuação inadequada e frases confusas, mas o texto mantém um nível mediano de domínio da língua formal.
– Competência II: 80 pontos
Justificativa: O texto tangencia o tema proposto, incluindo tópicos não diretamente relacionados à neurociência e burnout, o que prejudica o desenvolvimento argumentativo.
– Competência III: 80 pontos
Justificativa: A organização das ideias é insuficiente, com saltos entre temas que não são bem conectados ao ponto principal, e falta um planejamento claro do desenvolvimento do texto.
– Competência IV: 80 pontos
Justificativa: A articulação entre as ideias e o uso de conectores é inadequada, comprometendo a coesão textual e a fluidez da argumentação.
– Competência V: 80 pontos
Justificativa: A proposta de intervenção é vaga, sem detalhamento adequado sobre como será implementada ou quais agentes estariam envolvidos.
Pontuação Total (Sugerida): 440 pontos
O texto demonstra esforço em abordar o tema proposto, mas falha em desenvolver uma argumentação clara e bem conectada, além de apresentar problemas gramaticais e uma proposta de intervenção insuficiente.
See lessTEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil
viniciusdemorais
Olá, vim corrigir sua redação! Espero que goste e, qualquer coisa, pode me contatar por via mensagem. (Correção feita por Vinícius de Morais) TEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil Na série americana “Friends”, a personagem Monica Geller sofria bullying de amigos e familiares pelo seu excLeia mais
Olá, vim corrigir sua redação!
Espero que goste e, qualquer coisa,
pode me contatar por via mensagem. (Correção feita por Vinícius de Morais)
TEMA: Alimentação irregular e obesidade no Brasil
Na série americana “Friends”, a personagem Monica Geller sofria bullying de amigos e familiares pelo seu excesso de peso. (Contextualize um pouco mais, transite melhor depois) Fora das telas, a má alimentação e a obesidade nos cidadãos brasileiros vêm tendo um crescimento alarmante nos últimos anos. Assim, é lícito afirmar que distúrbios físicos e o aparecimento de doenças são consequências que geram a perpetuação desse cenário negativo. (Pronto, transição ida, contextualização bacana e tese explícita (senti falta de uma segunda ideia para argumentação nela, porém percebo o que quis propor, é para o D1 e D2. Já aqui no final, feche com maior dispor o que você pôs, ficou faltando uma amarração das ideias.)
Em primeira análise, cabe salientar que a industrialização vem cada vez mais apresentando maneiras fáceis e calóricas de alimentação (Ótimo). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2020 (IBGE, não precisa destrinchar e dizer a sigla, só a ponha, uma vez que ela é conhecida!), houve um aumento significativo de obesidade no Brasil. Em síntese, por não adotar uma dieta adequada (quem?), poderá se ocasionar o excesso de peso, gerando transtornos como a baixa autoestima e a bulimia, pelo indivíduo não aceitar sua imagem e não se encaixar no “padrão” imposto pela sociedade, podendo colocar sua saúde em risco ao ingerir medicamentos para emagrecimento. (muito bom argumento, mas disserte mais sobre o assunto, use mais uma área do conhecimento para credibilizar toda a sua argumentação final.)
Além disso, a obesidade pode trazer diversas doenças para a população, afetando diretamente sua qualidade de vida. Essa complicação pode oferecer riscos como o aparecimento de câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares (me ponha um dado que comprove isso…). Entretanto, esses malefícios podem ser reduzidos a partir da prática de exercícios físicos ( -, sem vírgula), que garantem melhorias na saúde da população (comprove! Precisa-se de comprovações, não basta só afirmar). (Aqui, o parágrafo está muito pequeno, no papel vai ficar menor, perderia ponto pela falta simétrica de linhas entre os parágrafos, podendo os desenvolver mais.)
1º ponto: desenvolva mais esse parágrafo, assim como os anteriores, percebe-se uma boa linha de raciocínio, mas que se perde no pouco fomento ao desenvolvimento do texto e maior incorporação de informações.
Entende-se, diante do exposto, que medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo devem ser adotadas (perfeito isso aqui, mas relacione ao assunto, traga ele em palavras, por exemplo: medidas estratégicas para minimizar esse panorama negativo acerca da relação entre a irregularidade na alimentação diante do processo de obesidade – é um exemplo meramente ilustrativo para mostrar que o assunto foi relacionado). O Ministério da Saúde deve criar campanhas para a prática de exercícios físicos, a fim de ofertar uma possibilidade de melhoria na qualidade de vida da população (desenvolva mais isso… de que forma isso seria feito e onde? Detalhe!). Somado a isso, o Ministério da Educação deve criar programas que ofereçam uma alimentação balanceada (que poderia estar em conjunto com o Ministério da Saúde, não?) desde os anos iniciais (no entanto, se não me falhe, já há… o que poderia ser feito é a maior implementação disso e trazer mais severidade ao assunto no setor escolar independente de privatização ou setor público), para que assim, esse hábito possa ser perpetuado e evitando gerar efeitos negativos na saúde (desenvolva mais aqui também, não basta isso, detalhe mais o porquê, de que forma seria feita ou exemplifique o procedimento que será ordenado). Dessa forma, será possível, aos poucos, diminuir as consequências da má alimentação e obesidade no Brasil. (Bom fechamento!)
C1 – 180
C2 – 180
C3 – 140
C4 – 180
C5 – 140
Nota: 820
OBS: Eu não sou corretor, mas estou aqui para ajudar no que for preciso, assim como você comigo. Que possamos buscar desenvolver cada vez mais! Adorei o texto, mas senti falta de maior credibilidade e também, em certos pontos, que via o desenrolar da situação você parava de dissertar e finalizava, quando podia prender mais ainda atenção do leitor/corretor. Enfim, que dê tudo na jornada e estou aqui na torcida quanto ao rumo do seu 1000! E boas provas!!!
See lessAnalfabetismo funcional no Brasil.
viniciusdemorais
Analfabetismo funcional no Brasil. (Oii, sou o rapaz que corrigiste minha redação de Gambito da Rainha, venho por aqui para retribuir o apoio e, desde já, obrigado por essa abertura de diálogo!) Em “Central do Brasil”, a protagonista é retratada como uma escritora de cartas para pessoas analfabetasLeia mais
Analfabetismo funcional no Brasil.
(Oii, sou o rapaz que corrigiste minha redação de Gambito da Rainha, venho por aqui para retribuir o apoio e, desde já, obrigado por essa abertura de diálogo!)
Em “Central do Brasil”, a protagonista é retratada como uma escritora de cartas para pessoas analfabetas (, – sem a vírgula aqui, uma vez que o “ditar” compõe “pessoas analfabetas”) que ditam o que deve ser escrito para as suas famílias. Para além da ficção, a dependência vivenciada por essas pessoas é uma realidade no Brasil (ótima transição!), não só pelo ensino básico precário, como também pela falta de incentivo à leitura. Desse modo, o analfabetismo funcional merece um olhar crítico de enfrentamento. (Poderia atingir com maior eficácia a atenção do corretor aqui, então, procure elementos que chamem mais atenção. Só uma dica!)
A priori, é fato que a origem dessa problemática está no ensino básico precário existente. De acordo com o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), cerca de 67% dos brasileiros compreendem pouco ou próximo ao nulo após a leitura de um texto, esse cenário deletério se evidencia por conta dos primeiros anos escolares dessa sociedade, em que, provavelmente, não lhes foi dada uma educação de qualidade e o acompanhamento pedagógico necessário (perfeito!). Desse modo, é imprescindível que essa negligência deixe de ocorrer para a solução do ensejo.
1º ponto: período longo no meio do D1, tenha cuidado! Se necessário, ponha “;”.
Outrossim, vale salientar que a falta de incentivo à leitura (procura sinônimos para a estética da redação ficar bem composta, usaste esse aqui na Intro) contribui para a persistência do quadro. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, a leitura é um ato de amor (realmente é, amo!). Tal preceito afirma que, o hábito de ler deve ser espontâneo, objetivando o sucesso do aluno que escolheu determinado livro (,) visto que possui interseção com a sua personalidade, haja vista, sem o incentivo para isto (isso, porque retoma a algo anteriormente citado), o analfabetismo funcional continuará sendo um impasse na vida dos brasileiros que enfrentam dificuldades sociais cotidianamente. Dessa maneira, torna-se indispensável a minimização desse fato. (desenvolve melhor o fechamento aqui, “senti falta” de uma amarração maior.)
Depreende-se, portanto, a dissolução do analfabetismo funcional dos cidadãos brasileiros. Nesse sentido, espera-se que o Ministério da Educação incentive a leitura desses analfabetos funcionais por meio de projetos (,) em que eles abram discussões com outras pessoas da mesma faixa etária sobre os temas abordados nos livros a fim de desenvolver as suas interpretações (onde será feito isso? destrinche mais os projetos! por quem será feito através do Ministério? detalhe!). Além disso, faz-se necessário que novos métodos de ensino sejam utilizados nas escolas (exemplo?), despertando a criatividade das crianças desde cedo (essa “segunda” proposta – ou complemento – não ficou muito funcional, tornou-se vaga, pois não atende muitos requisitos, só põe de lance o que desejaria ser feito. Percebe? novos métodos sejam utilizados a fim de que… bem, entendi, mas de que forma? detalhes? agente implícito?). Espera-se com isso, acabar com quadros semelhantes aos mostrados no filme. (desenvolva mais aqui também, “Afinal, espera-se com isso, acabar com a ideia de pessoas serem protagonistas de outras em sua própria escrita e que sejam, muito além, do que é proposto pela ficção.” É um exemplo, não fiz como um molde, mas só desenvolvi um pouco para teres ideia daquilo que eu queria dizer.)
C1 – 200
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C3 – 180
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Nota: 920
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