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As causas e consequências da circulação das Fake News na sociedade: Fenômeno falso
Hokaguo
Seu texto tem grande potencial, mas sinto que precisa estruturar melhor os argumentos e estar atenta a estrutura dissertativo-argumentativo. Na conclusão eu senti falta do agente que irá aplicar sua proposta. E apenas pra acrescentar no enem, pode tentar fazer uma citação, até de filme, série ou umaLeia mais
Seu texto tem grande potencial, mas sinto que precisa estruturar melhor os argumentos e estar atenta a estrutura dissertativo-argumentativo. Na conclusão eu senti falta do agente que irá aplicar sua proposta. E apenas pra acrescentar no enem, pode tentar fazer uma citação, até de filme, série ou uma propaganda
Eu não sou profissional, mas vou tentar corrigir usando as competências do ENEM
I – Domínio da escrita formal
160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios
II – Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo
120 pontos: Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão
III – Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião
80 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas apresentados de forma desorganizada ou contraditória, defendendo o ponto de vista
IV – Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação
120 pontos: Repertório pouco diversificado de recursos coesivos e articulação mediana entre as partes do texto
V – Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos
80 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema, mas elaborada de forma insuficiente, ou não articulada com a discussão do texto
Bons estudos, espero ter ajudado de alguma forma :P
See lessTEMA: Sistema carcerário brasileiro
Hokaguo
Eu não sou profissional, mas vou tentar corrigir usando as competências do ENEM A série de TV “Vis a Vis”, se passa em uma penitenciária chamada “Cruz del Sul”, onde (substituiria por “e”) conta a história de mulheres que vivem na prisão, (falta conectivo) o presídio é todo bem estruturado com vagasLeia mais
Eu não sou profissional, mas vou tentar corrigir usando as competências do ENEM
A série de TV “Vis a Vis”, se passa em uma penitenciária chamada “Cruz del Sul”, onde (substituiria por “e”) conta a história de mulheres que vivem na prisão, (falta conectivo) o presídio é todo bem estruturado com vagas para todas as detentas, (falta conectivo) há disponibilidade de todas as refeições, cada uma possui sua cama, roupas são dadas a elas, dentre outras qualidades. Fora da ficção, essa história nem se compara com o sistema carcerário do Brasil, que possui inúmeras falhas. A precariedade desse sistema ocorre devido, à demora para os presos serem julgados e a prisão como única solução para os problemas da criminalidade.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça, o Brasil possuía em torno mais de 700 mil detentos, sendo que só havia menos de 363 mil vagas. No Brasil 40% dos indivíduos presos aguardam julgamento e só podem ser julgados na presença de um defensor público, segundo a Anadep esse defensor não existe em 72% das comarcas no país. Esse fator contribui para que as celas fiquem superlotadas, não oferecendo assim condições mínimas para que o indivíduo venha à (sem crase) se reintegrar para sociedade e não cometer mais delitos, pelo contrário, acaba contribuindo para aquele espaço se tornar uma “escola do crime”.
Ademais, qualquer infração cometida mesmo que seja pequena, a forma de se pagar por ela é sendo preso. Se uma pessoa rouba um botijão de gás, ela acaba indo presa, sendo que poderia ser punida de outra forma, isso acaba não só trazendo pessoas para os presídios, como também superlotando-os. Outro prejuízo que tende a se desenvolver devido as estruturas ruins das penitenciárias, são os transtornos psicológicos aos indivíduos, prejudicando assim sua saúde mental.
Portanto, os fatos acima evidenciam-se, que são necessárias medidas urgentes para resolver o problema do sistema carcerário brasileiro. O Governo, por meio do Ministério da Justiça deve destinar verbas para a construção de novos presídios, para que assim resolva se o problema das superlotações dos mesmos; Fazer a contratação de mais defensores públicos, para que os julgamentos não demorem para acontecer e para as infrações pequenas, fazerem pagar por meio multas e prestações serviços comunitários. Dessa forma teremos um sistema prisional que funcione e que contribua realmente para que os presidiários possam voltar para a sociedade.
I – Domínio da escrita formal
120 pontos: Demonstra domínio médio, com alguns desvios
(não coloquei no texto alterações que não sejam estritamente necessárias para manutenção da gramática, que não foram muitas. Porém, há muitas inadequações da escrita formal e alguns erros estruturais)
II – Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo
120 pontos: Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão
(principalmente no terceiro parágrafo)
III – Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião
120 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos textos de apoio e pouco organizados, defendendo o ponto de vista
(tem originalidade, mas não está bem organizado)
IV – Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação
80 pontos: Repertório precário de recursos coesivos e articulação inadequada entre as partes do texto
V – Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos
See less120 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana
(está coesa com a argumentação do texto, possui o agente, como, mas falta organização na estrutura textual)
A EVASÃO ESCOLAR EM QUESTÃO NO BRASIL
Hokaguo
Eu não sou profissional, mas vou tentar corrigir usando as competências do ENEM I - Domínio da escrita formal 160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios (Bullying e alguns outros desvios, mas nada muito grave) II - Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo 120 pontos: ALeia mais
Eu não sou profissional, mas vou tentar corrigir usando as competências do ENEM
I – Domínio da escrita formal
160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios
(Bullying e alguns outros desvios, mas nada muito grave)
II – Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo
120 pontos: Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão
(Surgiro revisar sua conclusão principalmente)
III – Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião
160 pontos: informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de originalidade, defendendo o ponto de vista
IV – Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação
160 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto
V – Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos
See less80 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema, mas elaborada de forma insuficiente, ou não articulada com a discussão do texto
(principalmente pouco articuladas, é sim relevante a atuação de psicólogos, mas acho que poderia ser mais explorada a questão de frear o bullying)
ENSINO DOMICILIAR NO BRASIL
Hokaguo
Acho que poderia organizar melhor as ideias do primeiro parágrafo. Também considero que o trecho "desse modo, o ensino domiciliar é utópico e inaplicável ao cenário educacional do Brasil hodierno" transmite uma ideia de conclusão, que seria mais bem aplicado ao fim do parágrafo ou do texto. No segunLeia mais
Acho que poderia organizar melhor as ideias do primeiro parágrafo. Também considero que o trecho “desse modo, o ensino domiciliar é utópico e inaplicável ao cenário educacional do Brasil hodierno” transmite uma ideia de conclusão, que seria mais bem aplicado ao fim do parágrafo ou do texto.
See lessNo segundo parágrafo, acho que seria útil apresentar nas primeiras frases a parte principal do seu argumento e depois trabalhar ela, no caso, O ensino domiciliar promove desigualdade social e pouca mobilidade social (algo do tipo). Após apresentar seu argumento, vc amplia nos períodos seguintes explicando o porquê de acreditar nisso.
Achei ótimo que tinha muitas referências, mas poderia dar um maior destaque, fazer uma ponte mais suave entre os argumentos e as citações.
Amei que você linkou o início com o final, porém poderia ter explorado mais a história do “Tistu”, pelo menos no final.
Em geral seu texto foi ótimo, bons argumentos, uma proposta de intervenção coerente com eles, e várias referências