Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
O impacto dos influência digitais na formação dos jovens
Hisa.MAR
Oi Camilla, tudo bem? Os temas da redação do ENEM são sempre um problema que encontramos na nossa sociedade, quando esse tema não exposto diretamente como um empecilho social ele deve ser problematizado EX: A atuação influência digitais na formação dos jovens - entende que atuação pode ser ruim ou bLeia mais
Oi Camilla, tudo bem?
Os temas da redação do ENEM são sempre um problema que encontramos na nossa sociedade, quando esse tema não exposto diretamente como um empecilho social ele deve ser problematizado
EX: A atuação influência digitais na formação dos jovens – entende que atuação pode ser ruim ou bom? dependendo dessa atuação
EX: impacto dos influência digitais na formação dos jovens – embora a palavra “impacto” possa ser também um impacto positivo ele pesa muito para uma visão negativa
Mas como saber? é aquilo que eu te disse antes os temas precisam ser problematizados, só que você só falou bem desses influencies e ai eu te pregunto, como criar uma proposta de intervenção, uma solução para algo benéfico, entende? fica sem assentido
Você até pode trazer exemplos que sejam bons, mas sempre venha com uma ideia contrária por exemplo “entretanto essa não é a realidade vivida pela sociedade”, entendeu? se não você não cumpre a competência de criticidade
INTRODUÇÃO:
1- Você citou o canal sobre educação, massa, mas em seguida você escreve “necessário analisar este embate na formação dos adolescentes, com ênfase na influência da educação e da leitura, “, não foque muito nesse subtema (educação e leitura), o tema não é esse e você corre risco de dar fuga parcial
2- na parte “fazendo com que de uma maneira mais descontraída”, seja direta essa articulação trás uma ideia informal e não domínio da norma culta
3- Você não trouxe as teses na introdução
DESENVOLVIMENTO 1
-Não coloque “Sob esse viés” para iniciar um parágrafo, dá uma ideia de continuidade, porque precisaria ter uma ideia anterior para que a partir dessa ideia você colocaria, sob esse viés, mas não tem.
Essa ideia anterior seria sua introdução e você não pode fazer, os parágrafos precisam ser independentes, mas relacionados, ou seja, eles precisam ter uma ideia contínua, mas que se eu ler apenas um parágrafo eu possa entender o que ele tem a me dizer sem precisar ler o resto do texto
-Novamente você trouxe o ponto da educação, e abordou o tema de uma forma positiva
– Napa parte “s voltados a educação fazem ,visto que, muitos não são formados “, não existe essa segunda virgula depois do visto que
-Na parte ” são formados mas ajudam com que sabem”, é necessário você colocar uma vírgula antes do mas
-Na parte “aos outros, e além disso,eles ensinam de uma forma descontraída atraindo” não existe tanto a vírgula após a palavra outras quanto a preposição aditiva (e)
-Não detalhe muito sobre os studygrams, faz você perde linha e não conta como repertório, mas como argumentação e como está relacionada com a educação você pode correr risco de dar fuga parcial
-Você não fez a finalização desse parágrafo
– Você não separou o seu parágrafo em períodos muito bem, divida eles em até 4 períodos
DESENVOLVIMENTO 2
-Você usou bem a partícula “ademais”
-Você trouxe um repertorio muito bom , para o tema, perfeito para problematizar, mas você não fez, mais uma vez trouxe uma perspectiva positiva sobre essa influencia e principalmente relacionado ao eixo educação
-Existe uma quebra de ideias nesse parágrafo, veja, quando você fala que a mídia controla a massa através da citação e depois você escreve que os blogueiros literários indicam algo, você enfraquece a ideia de influencias, que ao meu vê seria quase uma manipulação midiática
-Mas uma vez não houve a finalização do parágrafo e sem divisão em períodos
CONCLUSÃO
-Não precisa usar o logo e o portanto juntos, eles tem ideias equivalentes escolha um
-Retome a sua tese após esse conetivo conclusivo e foque nessa ideia de manipulação desses influencies
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
-Especifique o agente, quem vai fazer isso? o Ministério de Cominações?
-Traga uma proposta realista, porque ficções? poderia ser um documentários usando esses influencies e como eles atuam na vida de adolescente
-A ideia de que a partir de uma ação você iriar incentivar demais grupos é batido e como disse anteriormente fora da realidade
See lessA importância da representatividade na publicidade
Hisa.MAR
INTRODUÇÃO -É necessário que na sua introdução você apresente um repertório sociocultural relacionado ao tema indicação: imprensa marrom - fenômeno -Na parte "inclusão social e representatividade, muito pelo contrário. As empresas em suas publicidades", não caberia esse ponto, uma vez que o períodoLeia mais
INTRODUÇÃO
-É necessário que na sua introdução você apresente um repertório sociocultural relacionado ao tema
indicação: imprensa marrom – fenômeno
-Na parte “inclusão social e representatividade, muito pelo contrário. As empresas em suas publicidades”, não caberia esse ponto, uma vez que o período está intimamente ligado ao anterior seria melhor uma vírgula
DESENVOLVIEMNTO 1
-Faltou a conjunção introdutória (em primeiro lugar, em primeiro plano, em uma primeira perspectiva)
–
-Você argumenta muita na introdução, coloque um repertório e explique ele, depois apresente o tema e em seguida as teses, deixe a argumentação para os desenvolvimentos
Faz você perder espaço de linhas e não cumpre a função de uma introdução
– Evite colocar logo, portanto… na introdução principalmente nessa estrutura que você para não dar uma ideia erra de que já se está apresentando uma proposta de intervenção
-Faltou conectivos e a pontuação adequada, trocas entre pontos e vírgulas
-Não acho que “marginalizados” seja a palavra adequada para isso, embora apresente um conceito também de exilados , talvez menosprezados e excluídos dentro de um processo de socialização
-houve uma repetição “representatividade…representadas”, o corretor já sabe disso que você falou seria melhor trocar a palavra, além disso isso não serve como tópico frasal
-Indico que seu tópico frasal seja – os mecanismos de comunicação corroboram para o fortalecimento de um estereótipo excludente
– Quando você fala que “ajuda a diminuir o preconceito conscientizando as pessoas, visto que quando mais essas pessoas são mostradas, mais elas são incluídas na sociedade, e acabar com o estereótipo de que as” não é argumentação, está quase como um detalhamento de uma conclusão porque você trás uma proposta de como resolveríamos isso – incluir essas pessoas na mídia
-Seu parágrafo não tem nenhum ponto e por isso nenhuma marcação ou divisão, isso faz com que você se perca mais facilmente na sua escrita e confunda o corretor. Separe esse paragrafo em no mínimo 4 períodos (3 pontos)
-Seu parágrafo também não um repertório sócio cultural
indico: Brás Cubas de Machado de Assis, é uma obra literária e embora ele cite o negro na história, ele é colocado como inferior – ideal para esse conceito de estereótipo que você citou
DESENVOLVIMENTO 2
-Faltou novamente uma conjunção dessa vez diferente da primeira (Ademais, Em uma segunda análise…)
-Faltou também o tópico frasal após o conectivo
-Não entendi muito bem esse segundo paragrafo, porque não sei qual é o ponto principal a ser discutido, não deixou claro
– Quando você diz as empresas são neutras nesse quesito eu entendo que elas estão no meio termo nesse debate e sabemos que isso não é verdade é justamente esse o tema da redação como a inclusão é necessária
-Você falar sobre as ideologias é algo muito difícil pois tem que ser bem argumentada e ter cuidado para que o parágrafo não vire algo sobre dogmas religiosos
-Não acho que lacração não foi empregada de forma devida
-Embora você tenha colocado pontos ainda está pouco, coloque mais e também adicione os conectivos entre um período e outro isso faz com que suas ideias fiquem mais coesas (desse modo, sob tal ótica, nessa pespectiva)
-Faltou também estruturas desse parágrafo
CONCLUSÃO
-Separe com um ponto o que seria a retomada da tese e sua proposta de intervenção
-Coloque “governo federam…ministério da cidadania” com letras maiúsculas – Governo Federal, Ministério da Cidadania
-Na parte “meio de comerciais, publicidades e propagandas que o governo deve fazer para que outras empresas façam o mesmo,” ficou meio confuso, porque na verdade a mídia tratada é particular e não domínio do Estado, ou seja, não existe comerciais ou propagandas públicas criadas pelo Governo de forma tão explicita, sempre vem através de um jornal, notícia ou até citada em outras áreas. Quando tema fala sobre representatividade acredito que seja referente a filmes, comerciais, músicas, séries entre outros
-Repetição de palavra – inclusão
-faltou a retoma de um de seus repertórios
NOTA
C1 – 140
C2- 180
C3 – 140
C4 – 120
C5 – 120
CONSIDERAÇÕES
See less1- Estude sobre a estrutura da redação
2-Estude o emprego de vírgula e pontos
3-Estude o tema antes de escreve- lo sobre ele (ou pelo menos sobre seu eixo temático)
4-Estude o sempre de conectivos e conjunções
As duas faces da indústria farmacêutica/// COM NOTA POR FAVORRRR <3
Hisa.MAR
INTRODUÇÃO: -Sabemos que a ideia do tema é a capitalização da produção de remédios em que foi criada para suprir uma necessidade biológica do ser humana mas teve seu propósito distorcido, no qual atualmente se limite ao lucro. -Entretanto a forma como você escreveu é de certa forma informal principaLeia mais
INTRODUÇÃO:
-Sabemos que a ideia do tema é a capitalização da produção de remédios em que foi criada para suprir uma necessidade biológica do ser humana mas teve seu propósito distorcido, no qual atualmente se limite ao lucro.
-Entretanto a forma como você escreveu é de certa forma informal principalmente quando você coloca “mas que poucos sabem é que existe dois lados da mesma moeda”, não é um termo muito indicado
-Eu particularmente indico começar diretamente com o seu repertório musical (dados da OMS) evita q você se perca na formação da estrutura da redação, mas vai de cada pessoa
-Sobre seu repertório eu trocaria, colocaria o conceito de Michel Foucault sobre esse tema da super certo porque ele cita que esse processo também causa a mercantilização da vida (também pode ser uma das teses e botar esse repertório no desenvolvimento, já que demanda uma boa argumentação, coisa que na introdução não é necessária)
o link caso esteja interessado: https://www.scielo.br/j/icse/a/nmQnN5Q5RpqPWrDj5vHjwCf/?lang=pt
– sobre as suas teses, no que cita que a indústria farmacêutica não promove a cura, não argumente muito deixe isso para o desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO
-eu não colocaria o exemplo do Dorflex, o corretor já entendeu o que você quis abordar e não serve como repertório, na minha visão só perde linha de escrita
-Bote um ponto para dividir o seu tópico frasal do seu repertório, fica organizado
-Seria mais interessante colocar o discurso de Hugo Gloss primeiro e trazer o exemplo de 1940 como exemplo e seria interessante colocar um aposto para dizer quem é Hugo Gloss
-Adicione conjunções e preposições isso conta ponto na redação do ENEM
-Mais uma vez coloque um ponto entre o seu repertório e a sua argumentação e entre a sua argumentação e a finalização do parágrafo
DESENVOLVIMENTO 2
-Não volte mais ao ponto que a indústria farmacêutica não vende a cura, fica repetitivo e parece que você não sabe mais o que escreve, apresente outra tese com um novo tópico frasal nesse desenvolvimento 2
– Como você colocou o repertório sobre a pesquisa da cura do câncer foque sobre como o dinheiro da indústria da saúde direciona suas verbas para um alto benefício
-Na parte sobre em vez de proporcionar a cura ele nos dão um tratamento que normalmente é contínua aborde o fato que isso nos faz dependente dessa indústria e desumaniza todo o sistema de saúde
-faltou a finalização desse paragrafo
CONCLUSÃO
-Não aborde mais sobre como a indústria farmacêutica age com má fé com a sociedade, deixe isso para as pastes argumentativas dos desenvolvimentos, se restrinja a retomar a tese
-Após terminar essa retomada coloque um ponto e inicie sua proposta de intervenção
-Evite colocar “com ajuda de …”, porque da uma ideia de outra instituição tem dever de resolver esse problema e os corretores não gostam muito dessa abertura, seja direto
-Não achei que sua proposta de intervenção tem muita relação com o subtema
O tema geral é Industria farmacêutica, mas um subtema é as duas faces dando uma ideia que se tem algo bom e ruim
Essa proposta seria interessante por exemplo para subtemas que debatem sobre consequências do consumo de medicamentos ou da automedicação
– Você diz que devem investir em curas eficazes, mas como? isso seria uma proposta de intervenção mais adequada
Por exemplo: É dever do Ministério de Saúde a partir da destinação de verbas públicas a fim de que desenvolvimento das pesquisas científicas sejam estimuladas para que …. e ai você coloca sobre a descobertas de curas verdadeira e não resultados provisórios
-Termine sua conclusão com uma retomada do seu repertório sociocultural, podendo ser ou da introdução ou de algum dos desenvolvimentos
NOTA – 760
See lessC1 – 120
C2 – 180
C3 – 180
C4 – 160
C5 – 120
TEMA: EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL
Hisa.MAR
oi PauloGabriel168, tudo bem ? C1 160 C2 120 C3 120 C4 160 C5 120 TOTAL 680 CORREÇÃO INTRODUÇÃO 1-você deve no primeiro período da sua introdução fazer uma contextualização sobre o tema, você abordar em sim a Lei Seca não é bem uma contextualização, para isso é legal você trazer filmes, músicas, sérLeia mais
oi PauloGabriel168, tudo bem ?
C1 160
C2 120
C3 120
C4 160
C5 120
TOTAL 680
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO
1-você deve no primeiro período da sua introdução fazer uma contextualização sobre o tema, você abordar em sim a Lei Seca não é bem uma contextualização, para isso é legal você trazer filmes, músicas, série, livros
2- o período “Com essa proposta … e levar a prisão ´´ seria mais adequado colocar um conectivo como análoga a realidade, ou equivalente a realidade, porque assim você consegue fazer uma relação direta entre sua contextualização e o tema, de resto desse período esta muito bom
3- é uma dica, a Lei Seca em sim não é um problema e sim uma solução, por isso você deve problematizar o tema, mas no período que você relaciona a contextualização com o tema você fala bem dessa lei, isso não é um empecilho, mas dificulta essa problematização, seria mais apropriado você dizer que essa lei não é muito efetiva na sociedade, ou que apresenta empecilhos para ser efetivada
4-deixe sua tese mais aparente, para que o corretor tenha uma ideia global do seu texto só de ler sua introdução
D1
1- bom articulação no paragrafo com o conetivo “certamente´´, embora eu aconselho usar algo mais evidente como “Em uma primeira análise, cabe destacar que …..´´
2- seu tópico frasal está bem escrito, parabéns
3- após seu tópico frasal aconselho que inicie sua contextualização, nesse caso com a Abramet, coloque o nome do órgão todo e sua a abreviação entre parênteses
4- como a pesquisa feita pela a Abramet está a favor da Lei Seca, coloque um pronome de oposição como o entretanto, embora… e coloque o período sobre o excesso de álcool pelos jovens, esse período é usa argumentação, sua marca de autoria e deve estar separado da sua contextualização
4- argumente mais, como disse essa parte é a sua marca de autoria e sem ela seu texto fica genérico como uma massa de bolo, redações em que o corretor tem dificuldade em vê traços de autoria normalmente tem nota baixa na C3.
5- após sua argumentação faça uma finalização do paragrafo e separando ele também dos demais através de um ponto depois inicie ele com um conectivo como dessa forma, desse maneira…
D2
1- a articulação que introduz o D2 foi bem feito
2- temos um problema no seu tópico frasal porque nele você afirma que a lei diminui a porcentagem de vítimas…., mas seu fechamento fala sobre como o alcool pode se tornar um vício, não abordam o mesmo subtópido
3- não precisa citar o seu D1 (além de ….. motoristas alcoolizados), você perde espaço de escrita nesse espaço e essa retomada não aumenta sua nota
4- separe sua contextualização do seu tópico frasal com um ponto depois coloque uma estrutura que também tenha conetivos como “Durante a narrativa o filme lançado em 2012 ……´´
5- após sua contextualização faça uma relação com a realidade, já que o filme é algo fictício “De forma análoga a realidade do personagem ……. a sociedade ….´´, como já apontei na correção do D1 aumente sua argumentação
6- cuidado com sua finalização, citar o vício não é um problema, mas você precisa falar dele anteriormente durante seu paragrafo
CONLUSÃO
1-boa articulação com o conectivo conclusivo
2- no próximo período faça uma retomada das suas teses isso dará uma ideia de começo meio e fim ao seu texto, ou seja, ficará mais estruturado e depois você afirma que medidas precisam ser tomadas….
3- não use na sua proposta de intervenção palestras ou campanhas são muito clichês, os corretores não simpatizam muito
4- indico que você aprofunde a ideia de capacitar melhor os funcionário respondendo todas as perguntas necessárias (QUEM?COMO?PARA QUEM?FINALIDADE?MEIO?)
5-no seu ultimo período você citou Gabriel Pensador de uma ótima forma, mas ele também deveria ter sido utilizado na contextualização da introdução, se não, não faz sentido coloca-lo agora
6- como já havia previsto seu texto praticamente disse que a Lei Seca é eficaz então para que uma proposta de intervenção? problematize o tema
DICA PARA A PROXIMA REDAÇÃO
-estude mais sobre a estrutura básica de cada paragrafo
-amplie seu repertorio sócio cultural
-revise os principais conectivos e suas funções
– problematize os assuntos sempre
espero ter ajudado, continue estudado, ok?
See lessMedidas para preservar o patrimônio histórico e cultural no Brasil.
Hisa.MAR
oi, Ler_ticia_ tudo bem? C1 120 C2 120 C3 80 C4 80 C5 120 TOTAL: 520 CORRERÇÃO INTRODUÇÃO 1- nunca use termos na primeira pessoa do singular ou do plural, o texto deve ser sempre escrito na terceira pessoa 2- no primeiro período da introdução é necessário que você coloque uma contextualização, podenLeia mais
oi, Ler_ticia_ tudo bem?
C1 120
C2 120
C3 80
C4 80
C5 120
TOTAL: 520
CORRERÇÃO
INTRODUÇÃO
1- nunca use termos na primeira pessoa do singular ou do plural, o texto deve ser sempre escrito na terceira pessoa
2- no primeiro período da introdução é necessário que você coloque uma contextualização, podendo ser um filme ,música, série ou acontecimentos recentes
3- você fez uma boa relação com tema no próximo período, parabéns
4- você precisa deixar as teses mais claras possíveis, para que o corretor tenha uma visão mais ampla do texto
D1
1- use um conectivo introdutório para começar o desenvolvimento 1 como primeiramente, em primeira análise, em uma primeira perspectiva
2- use apenas termos na terceira pessoa, o texto precisa ser “imparcial´´ , mas com marcas de autoria (essas marcas de autoria deverão vim nos períodos de argumentação)
3-embora você tenha feito sua contextualização no momento errada sua escrita está boa
4- você juntou os períodos de argumentação e contextualização, aconselho que os separe com um ponto
5- o período de argumentação deve vim logo após ao de argumentação, sendo ligados com um conectivo como sob tal ótica, sob tal perspectiva…
6- também aconselho que argumente mais
7- também é necessário que após o período de argumentação você finalize o paragrafo usando conectivos como desse modo, nesse sentido
8- quando você cita que vários museus foram queimados é importante que você diga qual deles, isso vai fazer com que sua contextualização fique rica, sem essa especificação isso não pode ser considerado um repertorio sócio cultural
9- quando você diz que apenas o sentimento da sociedade não suficiente sobre os danos causados a esses patrimônios é importante que você me diga de quem a culpa, de quem a função de cuidar
OBS: cuidado para não fazer uma proposta de intervenção, apenas para dizer sobre o descaso governamental ou a falta de investimentos do setor público nesse campo
D2
não existe
1-você precisa fazer um D2, ele faz referencia a segunda tese
2- sem a estrutura completa da redação acho difícil você tirar uma nota satisfatória
CONCLUSÃO
1- não termos na primeira pessoa do plural ou do singular
2- é importante colocar um conetivo conclusivo logo no começo desse paragrafo como logo, portanto, em suma…
3- após esse conectivo faça uma retomada da tese usa redação terá uma ideia de ter começo, meio e fim e parecerá mais estrutura
4- você precisa responder todas as perguntas para a proposta de intervenção (QUEM?COMO?PARA QUEM? MODO?FINALIDADE?)
5- não use a sociedade como resposta para responde o “para quem ´´, fica muito genérico aconselho você especificar um grupo social, como os jovens, crianças, estudantes
6- a mesma ideia vale para a pergunta “quem´´, ou seja, quem irá fazer o interessante seria citar por exemplo algum ministério, como o da educação ou cultura (mais indicado para esse tema), mas caso você prefira deixar o “governo´´ coloque ele com letra maiúscula
7- não use como proposta e intervenção palestras/campanhas de conscientização elas são superficiais e super clichês, não recebem mais uma nota boa na C5 se não me engano desde 2017
8- depois de fazer sua proposta de intervenção faça uma retomada sobre sua contextualização que você fez na introdução como eu disse um filme, música…
DICA PARA AS PROXIMAS REDAÇÕES:
See less-use sua criatividade para a contextualização, vale de tudo desde que esteja dentro do tema, um poema, música, filme, livro, série, quadros, épocas brasileiras, qualquer coisa
-estude sobre as estruturas necessárias para a formação de cada parágrafo, sua redação está bagunçada
– releia sua proposta de intervenção para ter certeza que responde todas as pergunta s
– use mais conectivos tanto durante os parágrafos quanto no início
Tema: Movimento antivacina e suas consequências
Hisa.MAR
Oi Lui-Gustavo, tudo bem ? C1 160 C2 200 C3 160 C4 160 C5 120 TOTAL 800 CORREÇÃO INTRODUÇÃO: 1- sua contextualização foi feia muito bem 2- após a contextualização você fez uma relação com tema e isso é ótimo, entretanto eu não consigo vê sua abordagem sobre as consequências causadas pelos movimentosLeia mais
Oi Lui-Gustavo, tudo bem ?
C1 160
C2 200
C3 160
C4 160
C5 120
TOTAL 800
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO:
1- sua contextualização foi feia muito bem
2- após a contextualização você fez uma relação com tema e isso é ótimo, entretanto eu não consigo vê sua abordagem sobre as consequências causadas pelos movimentos
3-você não tem uma tese explícita e isso pode ser um problema, porque assim você perde ponto em mais de uma competência
D1
1-parabens seu tópico frasal está muito bem
2- sua contextualização com a queda das taxas do Mistério da Saúde poderiam ser melhores organizados, para que isso ocorra seria interessante que você puxasse parte do seu próximo paragrafo que faz parte da contextualização
3-sua argumentação feita após sua contextualização foi feita muito bem, embora misturasse parte do período anterior, como eu disse o ideal seria que você separasse e colocasse um conectivo (como sob tal ótica, nesse viés)
4- é necessário que você finalize seu paragrafo com o uso de um conectivo como nesse sentido, dessa forma…
D2
1- tanto o seu conectivo introdutório como seu tópico frasal foram bem articulados
2- é interessante que você puxe o a frase sobre Hobbes para o segundo período e faça uma relação com o corna vírus com um conectivo como “de forma análoga á realidade, semelhante à realidade atual…´´
3- sobre sua argumentação houve o mesmo problema do D2 você misturou ela com a contextualização, o ideal é que realmente haja essa separação por ponto
4- também não foi feita uma finalização adequada, acredito que sua intensão tenha sido colocar Hobbes nesse papel, porém ele é uma contextualização deslocada
CONCLUSÃO
1-o ideal é que após o uso do conectivo conclusivo você retome a tese dando uma impressão que seu texto tem inicio meio e fim
2-propostas de intervenção com base em campanhas conscientizadoras são muito genéricas e superficiais, pois isso ganham nota baixa na C5
3- você não respondeu todas as perguntas necessárias para uma proposta de intervenção
4- é necessário que após sua proposta, no ultimo período você retome a contextualização feita na introdução sobre a Revolta da Vacina
DICA PARA PROXIMA REDAÇÃO
-estude mais sobre as estruturas básicas de cada paragrafo, seu maior problema é a estruturação, você argumenta muito bem e tem um bom repertorio sociocultural
-por conta seu problema de estruturação você também apresenta problemas de conectivo durante o paragrafo, mas serão facilmente resolvidos com estudo da dica anterior
Espero ter ajudo, continue escrevendo, ok?
See lessPROFISSÕES DO FUTURO: O DESAFIO DA PREPARAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Hisa.MAR
oi Mylena Ramos, tudo bem ? C1 160 C2 120 C3 160 C4 160 C5 160 TOTAL: 760 CORREÇÃO INTRODUÇÃO: 1- tente usar um acontecimento para sua contextualização, um filme, música ou livro, com esse tema também pode ser usado por exemplo fenômeno do fordismo, como inicio da mecanização do homem 2- no seu próxLeia mais
oi Mylena Ramos, tudo bem ?
C1 160
C2 120
C3 160
C4 160
C5 160
TOTAL: 760
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO:
1- tente usar um acontecimento para sua contextualização, um filme, música ou livro, com esse tema também pode ser usado por exemplo fenômeno do fordismo, como inicio da mecanização do homem
2- no seu próximo período você fez uma relação direta com o tema parabéns
3- cite as suas teses no ultimo período da introdução, pra que o corretor tenha uma visão geram do tema
D1
1- para introduzir seu desenvolvimento comece sempre com os conectivos
2-seu tópico frasal embora tenha o problema da inversão inicial dos termos está bem feito
3- ficou meio confuso o uso da revolução industrial como contextualização, pois depois você traz o analfabetismo digital, é mais pertinente você citar a Terceira Revolução Industrial
4- sua argumentação está bem feita, tente apenas desenvolver mais seu pensamento, seu raciocínio embora superficial é muito bom
5-sua finalização foi feita corretamente
D2
1-Seu tópico frasal foi feito corretamente
2-sua contextualização está de acordo com o assunto tratado, parabéns
3-separe a contextualização da argumentação seu texto ficará mais organizado
4-não use o portanto na finalização do seu texto, troque pelo conectivo usado na conclusão (desse modo) ficará melhor
CONCLUSÃO
1- não use o desse modo na conclusão, deixe ele para a finalização dos desenvolvimentos
2-parabens você retomou a tese, entretanto sua tese não está explicita na introdução, por isso reestruture sua introdução
3-cuidado para responder todas as perguntas obrigatórias para a proposta de redação
4-não quebre a proposta de intervenção em dois períodos deixe ela inteira, para ficar mais entendível
5-faça um fechamento na conclusão retomando a contextualização utilizada na introdução
DICA PARA PROXIMAS REDAÇÕES
See less-exemplifique as teses
-escolha melhor seus conectivos
-cuidado com as contextualizações e a como você faz a relação com o tema
-releia a conclusão para vê se você respondeu todas as perguntas para a proposta de intervenção
A derrubada das estátuas é um convite a um olhar crítico da história ou um desrespeito contra o patrimônio histórico?
Hisa.MAR
oi krisleinara27I, tudo bem? C1 160 C2 120 C3 120 C4 160 C5 160 TOTAL: 720 CORREÇÃO INTRODUÇÃO: 1- você uma ótima contextualização 2- por mais que sua contextualização esteja relacionada sobre o racismo na embutido na sociedade o tema não trata disso, então evite especificar muito sobre esse aspectoLeia mais
oi krisleinara27I, tudo bem?
C1 160
C2 120
C3 120
C4 160
C5 160
TOTAL: 720
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO:
1- você uma ótima contextualização
2- por mais que sua contextualização esteja relacionada sobre o racismo na embutido na sociedade o tema não trata disso, então evite especificar muito sobre esse aspecto do ocorrido no próximo perdido, o qual você faz uma ligação com tema, dessa forma você evita fuga parcial ou total do tema ao decorrer da sua escrita
3- deixe as teses mais aparentes e diretas, para que quando o corretor olhar ele consiga já ter uma visão mais ampla dos tópicos a serem tratados
D1
1-como já havia previsto você retomou mais uma vez as estátuas relacionadas ao racismo na sua argumentação e na sua contextualização, como já disse isso pode se tornar fuga parcial ou total do tema
2-ache outra contextualização sobre para seu desenvolvimento, de preferencia que não trate dobre o racismo
3- desenvolva mais seu argumento
D2
1- seu tópico frasal foi feito muito bem
2- evite falar sobre muito sobre os escravos
3- faça uma finalização em cada desenvolvimento usando conentivos como desse modo, nesse sentido, dessa forma, sob tal ótica isso fará com que seu texto tenha uma organização estrutural
CONLCUSÃO
1- você fez uma retomada da tese isso é excelente, porque dá uma ideia de começo, meio e fim no seu texto, para que essa ideia esteja ainda mais clara para o corretor exponha suas teses de forma mais direta para na introdução
2- sobre sua proposta de intervenção você mais uma vez só focou no racismo, em um tema tão amplo, além disso não responde todas as perguntas necessárias para uma proposta de intervenção
3- no ultimo período faça uma retoma direta com os protestos antirracistas em defesa a George Floyd assim sua redação vai conseguir fechar em um ciclo
DICA PROXIMAS REDAÇÕES:
See less-escolha melhor suas contextualizações para que elas não estejam presas em apenas um subtopico do tema geral
– revise as estruturas básicas de cada parágrafo
– releia sua conclusão para ter a certeza que respondeu todas as perguntas necessárias
– cuidado com as fugas causados por focar em apenas um aspecto do tema
TEMA: “ações afirmativas na iniciativa privada: entre a promoção da justiça social e a manutenção do racismo”
Hisa.MAR
oi GioFujimoto, tudo bem? C.1 180 C.2 120 C.3 80 C.4 120 C.5 80 TOTAL: 580 CORREÇÃO INTRODUÇÃO 1- você acaba fazendo duas contextualizações, a primeira explica o que seria ações afirmativas e a segunda o caso do Magazine Luiza, escolha só um (indico a do Magazine, muitos corretores do ENEM não gostaLeia mais
oi GioFujimoto, tudo bem?
C.1 180
C.2 120
C.3 80
C.4 120
C.5 80
TOTAL: 580
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO
1- você acaba fazendo duas contextualizações, a primeira explica o que seria ações afirmativas e a segunda o caso do Magazine Luiza, escolha só um (indico a do Magazine, muitos corretores do ENEM não gostam quando a introdução é conceitual)
2- por conta das suas duas contextualizações você não conseguiu fazer uma relação com o tema, por mais que o Magazine esteja de acordo com o tema abordado, é bom fazer essa ligação, evita fuga parcial o total durante sua escrita
3-exemplifique as teses é necessário que só de ler sua introdução eu saiba do que vai se tratar seu D1 e seu D2
4- você repetiu “ação´´ duas vezes em um curto tempo de escrita cuidado, acaba não pesando muito na sua nota, mas não pode acontecer muito, porque você perde pontuação em mais de uma competência
5-não vejo erros gramaticais fortes
D.1
1- coloque um conectivo para introduzir (Primeiramente, Em uma primeira análise, Em um primeiro plano)
2-você assim como na introdução exemplificou muito e não argumentou
3- assim como previsto houve uma fuga parcial, não consigo vê como a iniciativa privada atua nesse processo, mesmo você utilizando o Magalu, além disso os dados estatísticos que você apresentou foi o principal fator dessa fuga
4- não use o Magalu de novo, use outra contextualização, porque essa já foi citada na introdução
5- mesmo lendo seu desenvolvimento não consigo identificar sua tese
6- seus períodos estão misturados, o que dificulta a argumentação e você perde ponto em mais de uma competência por isso
7- faça uma finalização após seu desenvolvimento e use conectivos (Desse modo, Nesse sentido, Sob tal ótica) ajuda na coesão e coerência
D2
1- você colocou uma estrutura que serve para introduzir um desenvolvimento, muito bem
2- após esse conectivo comece seu tópico frasal e não exemplificando algo já com sua contextualização, deixe isso para o próximo período
3- você iniciou um processo de argumentação, mas o ideal é que ele seja mais aprofundado
4- não crie uma proposta de intervenção e o coloque no seu desenvolvimento, deixe ela para a conclusão, isso faz com que o corretor do ENEM “se ache´´ no seu texto, tendo assim uma visão mais ampla sobre suas ideias
5- finalize o seu paragrafo no lugar da proposta de intervenção
CONCLUSÃO
1- não use o desse modo, existes corretores que preferem que esses conectivos fiquem na finalização do D1 e D2 use o “logo, portanto, em suma“
2- você retomou o sua tese, muito bem com isso você uma ideia de começo, meio e fim, mas o problema é que na introdução sua tese não está exposta de forma clara o dificulta essa ideia
3- sua proposta de intervenção está incompleta, use a proposta de intervenção que você escreveu no D2 e coloque mais detalhes
4- no ultimo período desse paragrafo faça a retomada com o Magalu assim como você fez, mas coloque um ponto final para depois começar com essa retomada, isso dará mais organização ao seu texto
DICA PARA PROXIMAS REDAÇÕES
-estude mais sobre a estrutura base de cada paragrafo
-use mais conetivos
-cuidado com sua argumentação, seu texto está muito expositivo não dando espaço para sua argumentação
espero ter te ajudo, continue praticando, ok?
See lessComo incluir no âmbito social o hábito da leitura e de enriquecer o conhecimento
Hisa.MAR
Oi BETRIZAND, tudo bem ? C.1 120 C.2 160 C.3 120 C.4 160 C.5 120 TOTAL: 680 CORREÇÃO introdução: 1- coloca a frase de contextualização de Albert Einstein logo como o primeiro período e deixe os outros para fazer a relação com o tema de uma forma mais especifica e para citar as teses 2- a frase de AlLeia mais
Oi BETRIZAND, tudo bem ?
C.1 120
C.2 160
C.3 120
C.4 160
C.5 120
TOTAL: 680
CORREÇÃO
introdução:
1- coloca a frase de contextualização de Albert Einstein logo como o primeiro período e deixe os outros para fazer a relação com o tema de uma forma mais especifica e para citar as teses
2- a frase de Albert Einstein esta entre aspas, mas não é a citação na sua forma “crua´´, ela é uma paráfrase em relação a frase original, então não precisa colocar as aspas , apenas se fosse “Lembre-se de que as pessoas podem tirar tudo de você, menos seu conhecimento´´
3-também sobre a sua paráfrase “podem te retirar tudo menos o conhecimento´´ , coloque um hífen em “podem te´´, além disso é interessante caso você realmente goste dessa estrutura de redação e preferir deixar essa contextualização no local de origem coloque um pronome cíclico, com isso você conseguirá fazer uma relação ainda mais direta com seus períodos anteriores
4- tem pequenos erros ortográficos que tiraram ponto na C.1, mas são poucos com um cuidado nas relações morfologias e sintáticas isso não será um problema, OK?
modelo:
Segundo Albert Einstein, físico teórico alemão, o conhecimento é uma virtude, no qual não pode ser roubado daquele que o tem, fazendo-se parte dele. Entretanto, a leitura não está presente no cotidiano dos cidadãos brasileiros, em consequência disso, há uma dificuldade dos indivíduos em entender um texto e também, de concluir o processo de aprendizagem. Diante dessa perspectiva, é cabível uma discussão em torno da maneira como é incentivado a ler nas escolas e em seguida à resultância disso para a sociedade.
DESENVOLVIMENTO 1
1-seu tópico frasal está bem estruturado o conectivo também está correto, mas uma dica não coloque a “culpa´´ da falta de leitura em cima dos jovens, estudantes, crianças… é mais pertinente dar essa responsabilidade as instituições sociais
2-sua argumentação também foi feita de forma correta, mais indico que deixe ela para um próximo período.
3- existe um problema na sua contextualização, porque sua tese é que os jovens não leem, embora sejam estimulados, mas Harry Potter é uma saga bem aceita por eles, com isso houve uma contradição
DICA: caso você prefira deixar essa contextualização coloque ela logo no seu segundo período e depois um conetivo de oposição, assim não será um problema
4- existe alguns erros ortograficos ou formações cacofonicas, mas não vao pesar muito na sua nota final acredito que foi erro de digitação (copm)
DESENVOLVIEMTETO 2
1- seu tópico frasal esta bem estruturado
2- o mesmo problema do D.1, coloque a sua contextualização logo no segundo período e depois sua argumentação
3- tente especificar mais sobre essa tese, normalmente quando usamos a sociedade como algo para se dissertar sem especificar uma instituição, ou grupo social o parágrafo pode ficar muito genérico
4- embora você tenha esses problemas na sua argumentação ela na forma prática (sem contar a estruturação) está excelente, fazendo uma relação direta com o tema
CONCLUSÃO:
1- retome a tese no seu primeiro período, não precisa ser ao longo, mas isso dá uma impressão de o texto ter início, meio e fim
2- sobre sua proposta de intervenção: está adequada, mas coloque algum fator sobre os investimentos que podem ter nessa área “incentivo financeiro as feiras…´´
3- você não respondeu todas as perguntas na proposta de intervenção, ou seja ela ficou incompleta (EX: quem, como, para quem…)
4- no seu fechamento (ultimo período) faça uma relação com sua introdução, ou seja, cite Einstein de forma direta
5- em pequenos erros ortográficos que tiraram ponto na C.1, mas são poucos com um cuidado nas relações morfologias e sintáticas isso não será um problema, OK?
DICA PARA PROXIMAS REDAÇÕES
– releia seu texto, sua escrita em si é boa, mas existem desvios que com uma releitura serão resolvidas sem nenhum problema
-cuidado na estrutura base de cada parágrafo, misturar essas estruturas não é uma boa ideia, muito arriscado para o ENEM
– faça uma relação mais direta entre suas contextualizações e seu tópico frasal
-tente fazer uma introdução mais direta, ela vai ser um guia para você ao decorrer de sua escrita e para o corretor
– atenção na conclusão é a competência mais fácil de se tirar 200
espero ter te ajudado, continue praticando, oK?
See less