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Os efeitos do preconceito linguístico na sociedade brasileira
Herbert_Allen01
ANÁLISE GERAL Boa tarde Daniel, tudo bem?? Gostaria de primeiro pontuar algumas principais incongruências em seu texto que podem afetar significativamente sua nota. 1. Senti que você acabou fugindo da proposta do tema, que era sobre os efeitos do preconceito linguístico e não sobre os fatores que coLeia mais
ANÁLISE GERAL
Boa tarde Daniel, tudo bem?? Gostaria de primeiro pontuar algumas principais incongruências em seu texto que podem afetar significativamente sua nota.
1. Senti que você acabou fugindo da proposta do tema, que era sobre os efeitos do preconceito linguístico e não sobre os fatores que corroboram com tal problemática, como você abordou nos parágrafos de desenvolvimento.
2. Há uma má articulação de ideias ao longo do seu desenvolvimento 1 e 2, pois há uma abordagem de tópicos variados que não estão bem relacionados entre si, evidenciando uma falta de coerência e planejamento de texto (Ex: no D1 você começa falando sobre poder do capital, depois parte para favelas, e em seguida comenta sobre um tópico histórico de segregação entre elite e escravos, e finaliza abordando políticas educativas, sem atribuir um foco principal ou relação entre todos esses elementos)
TÓPICOS POSITIVOS
1. Sua introdução é coerente, manipulando o elemento externo (presença de diversas culturas) muito bem, tornando seu parágrafo mais rico e contextualizado com o tema.
2. Sua conclusão possui os 5 elementos válidos (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento), o que é excelente para alcançar a pontuação máxima na competência 5.
ANÁLISE DETALHADA
Introdução:
* Linha 1: em vista da PRESENÇA daS culturaS (O uso da palavra “presença” traria maior coesão para seu período, pois do jeito que está, não fica evidente a relação dessas culturas com o Brasil/ Faltou colocar as palavras no plural, pois se trata de mais de uma cultura)
* Linha 2: se constitui UM entrave
* Em sua tese, você deveria ter abordado os efeitos do preconceito linguístico, sendo recomendado dividir em 2, um para cada parágrafo de desenvolvimento
Desenvolvimento 1:
* Como mencionado na exemplificação da análise geral, há uma ausência de planejamento de texto, sem foco no efeito do preconceito linguístico mencionado ( a exclusão de quem está fora dos estereótipos e padrões linguísticos impostos pela indústria de massa), provavelmente tangenciando o tema.
* Ocorre a ausência de repertório sociocultural para fortalecer seu argumento.
Desenvolvimento 2:
* Linha 1: ausência de um conectivo interparágrafo, dando início ao terceiro parágrafo de seu texto.
* Linha 4: 84º lugar aonde?? (Informação incompleta)
* Linha 5: uso inadequado do ponto de continuação
* Não foi abordado algum efeito no preconceito linguístico neste parágrafo, tangenciando o tema.
* Há a presença de dados que contribuem com o fortalecimento de seus argumentos, porém, o de Habermas foi pouco desenvolvido, não contribuindo muito com suas ideias (O corretor não tem a obrigação de ir pesquisar sobre o repertório para saber do que ele se trata, então sua explicação e relação com o argumento precisam estar explícitos no texto, contribuindo com o seu entendimento completo)
Conclusão:
* Linha 4: “Estados” deve ser iniciado com letra minúscula. ( Estado com letra maiúscula apenas quando se referir ao país)
ANÁLISE FINAL:
See less* Daniel, você parece entender o tipo de texto pedido e tem uma ótima criatividade quanto a elaboração de ideias para inserir nos seus argumentos. Mas é preferível que você condense elas, buscando apenas o necessário e desenvolva mais ele, relacionando melhor com o tema proposto.
* Indico que tu leia redações de nota 1000 para treinar melhor o seu planejamento de texto nos parágrafos de desenvolvimento
* Cuidado com o tangenciamento, foque apenas no que é pedido pelo tema.
* Boa sorte nas próximas redações. SUCESSO!!!