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O combate ao assédio moral no mercado de trabalho em discussão no Brasil
Herbert_Allen01
ANÁLISE GERAL * Bom dia Bia, tudo bem?? Primeiramente, gostaria de explanar os principais problemas e acertos que encontrei no seu texto, e depois farei uma análise individual de cada parágrafo. 1. Principal problema: * Acredito que houve um tangenciamento do tema em seu texto, pois ele pede que vocLeia mais
ANÁLISE GERAL
* Bom dia Bia, tudo bem?? Primeiramente, gostaria de explanar os principais problemas e acertos que encontrei no seu texto, e depois farei uma análise individual de cada parágrafo.
1. Principal problema:
* Acredito que houve um tangenciamento do tema em seu texto, pois ele pede que você discuta o COMBATE ao assédio moral no trabalho, e não sobre o assédio moral propriamente dito. (Ex: o tema de 2015 do Enem pedia uma dissertação argumentativa sobre a PERSISTÊNCIA da violência contra a mulher na sociedade brasileira, mas muitos estudantes fugiram do tema ao discutir sobre a violência contra a mulher ao invés da sua persistência no cenário nacional). Ou seja, você teria que, por exemplo, apontar se esse combate existe, não existe ou é insuficiência, formas de combater tal problemática ou até obstáculos que impedem o seu combate (Ou outras ideias, vai de sua criatividade e de seu conhecimento acerca do tema, mas tem que estar relacionado sempre ao combate).
2. Pontos positivos:
* Ótimo uso dos conectivos interparagrafais e interperiodais ao longo do texto, tornando a leitura bastante fluida.
* Repertórios socioculturais pertinentes com seus argumentos, enriquecendo seu texto e mostrando seu domínio de conhecimentos gerais acerca do assunto (Repertório cultural na introdução, histórico no D1 e citação de uma autoridade no D2)
ANÁLISE INDIVIDUAL
1. Introdução:
* Repertório pertinente e bem manipulado.
* Tente utilizar as palavras do tema de forma direta na introdução, evitando os sinônimos nesse primeiro momento, pois o corretor tende a buscar tais palavras temáticas para fins de avaliação.
* Infelizmente, o tangenciamento começa aqui, onde você não comenta em momento algum sobre o COMBATE a problemática (O corretor perceberia isso ao buscar as palavras temáticas, mostrando a ausência desse principal elemento do tema)
2. Desenvolvimento 1:
*Linha 1: evite a repetição de termos, como o “na”, substitua por outra palavra.
* Ótimo uso dos conectivos
* Ausência da abordagem do combate (continuação do tangenciamento)
* Linha 4: utilização do termo “essas” aponta o controle dos empregados e a hierarquia de funções como atitudes degradantes e humilhantes. A primeira pode até ser, mas a hierarquia de funções é algo que ocorre em qualquer instituição do país e do mundo, não sendo algo necessariamente humilhante, o problema estaria no abuso dessa hierarquia, que creio eu, foi o que você quis dizer, mas não desenvolveu essa ideia, e o erro está ai.
3. Desenvolvimento 2:
* Linha 2: A antropóloga fez o quê?? Falta um conectivo antes da palavra existe para relacionar os elementos desse período. (Sugiro “afirma que existe…”)
*Embora a inoperância estatal possa indicar a ausência de um combate por parte do governo, você não desenvolveu o parágrafo com base nesse pensamento, pois há a falta de elementos que relacionem seu argumento a essa ideia central.
* A relação entre o repertório e o argumento poderia ser melhor desenvolvida.
4. CONCLUSÃO
* Contém os 5 elementos válidos, contribuindo para que você atinja a pontuação máxima na competência 5.
ANÁLISE FINAL
See less* Se o tema fosse “O assédio moral no trabalho em discussão no Brasil” tu teria uma nota maravilhosa, pois no geral ela está muito bem escrita, coesa, coerente e com ótimos repertórios socioculturais, apenas com uns errinhos aqui e ali. Mas já que não é, o tangeciamento comprometeu bastante seu texto por inteiro, afetando sua nota significativamente.
* Recomendo que você separe sempre as palavras principais do tema e em cada parágrafo lembre de aborda-las, evitando assim a fuga do tema.
* Desejo uma boa sorte nas suas próximas redações. Sucesso, Bia!!!
Os efeitos do preconceito linguístico na sociedade brasileira
Herbert_Allen01
ANÁLISE GERAL Boa tarde Daniel, tudo bem?? Gostaria de primeiro pontuar algumas principais incongruências em seu texto que podem afetar significativamente sua nota. 1. Senti que você acabou fugindo da proposta do tema, que era sobre os efeitos do preconceito linguístico e não sobre os fatores que coLeia mais
ANÁLISE GERAL
Boa tarde Daniel, tudo bem?? Gostaria de primeiro pontuar algumas principais incongruências em seu texto que podem afetar significativamente sua nota.
1. Senti que você acabou fugindo da proposta do tema, que era sobre os efeitos do preconceito linguístico e não sobre os fatores que corroboram com tal problemática, como você abordou nos parágrafos de desenvolvimento.
2. Há uma má articulação de ideias ao longo do seu desenvolvimento 1 e 2, pois há uma abordagem de tópicos variados que não estão bem relacionados entre si, evidenciando uma falta de coerência e planejamento de texto (Ex: no D1 você começa falando sobre poder do capital, depois parte para favelas, e em seguida comenta sobre um tópico histórico de segregação entre elite e escravos, e finaliza abordando políticas educativas, sem atribuir um foco principal ou relação entre todos esses elementos)
TÓPICOS POSITIVOS
1. Sua introdução é coerente, manipulando o elemento externo (presença de diversas culturas) muito bem, tornando seu parágrafo mais rico e contextualizado com o tema.
2. Sua conclusão possui os 5 elementos válidos (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento), o que é excelente para alcançar a pontuação máxima na competência 5.
ANÁLISE DETALHADA
Introdução:
* Linha 1: em vista da PRESENÇA daS culturaS (O uso da palavra “presença” traria maior coesão para seu período, pois do jeito que está, não fica evidente a relação dessas culturas com o Brasil/ Faltou colocar as palavras no plural, pois se trata de mais de uma cultura)
* Linha 2: se constitui UM entrave
* Em sua tese, você deveria ter abordado os efeitos do preconceito linguístico, sendo recomendado dividir em 2, um para cada parágrafo de desenvolvimento
Desenvolvimento 1:
* Como mencionado na exemplificação da análise geral, há uma ausência de planejamento de texto, sem foco no efeito do preconceito linguístico mencionado ( a exclusão de quem está fora dos estereótipos e padrões linguísticos impostos pela indústria de massa), provavelmente tangenciando o tema.
* Ocorre a ausência de repertório sociocultural para fortalecer seu argumento.
Desenvolvimento 2:
* Linha 1: ausência de um conectivo interparágrafo, dando início ao terceiro parágrafo de seu texto.
* Linha 4: 84º lugar aonde?? (Informação incompleta)
* Linha 5: uso inadequado do ponto de continuação
* Não foi abordado algum efeito no preconceito linguístico neste parágrafo, tangenciando o tema.
* Há a presença de dados que contribuem com o fortalecimento de seus argumentos, porém, o de Habermas foi pouco desenvolvido, não contribuindo muito com suas ideias (O corretor não tem a obrigação de ir pesquisar sobre o repertório para saber do que ele se trata, então sua explicação e relação com o argumento precisam estar explícitos no texto, contribuindo com o seu entendimento completo)
Conclusão:
* Linha 4: “Estados” deve ser iniciado com letra minúscula. ( Estado com letra maiúscula apenas quando se referir ao país)
ANÁLISE FINAL:
See less* Daniel, você parece entender o tipo de texto pedido e tem uma ótima criatividade quanto a elaboração de ideias para inserir nos seus argumentos. Mas é preferível que você condense elas, buscando apenas o necessário e desenvolva mais ele, relacionando melhor com o tema proposto.
* Indico que tu leia redações de nota 1000 para treinar melhor o seu planejamento de texto nos parágrafos de desenvolvimento
* Cuidado com o tangenciamento, foque apenas no que é pedido pelo tema.
* Boa sorte nas próximas redações. SUCESSO!!!