Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
OBSTÁCULOS A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
Nammono
olá! parabéns pela sua redação e pelo empenho em escrevê-la. Primeiro parágrafo: '' nessa perspectiva nota-se que os endividamentos existem devido a pouca educação financeira ofertada a população'' Note que o tema não diz respeito aos endividamentos dos cidadãos do país, e sim à dificuldade de se imLeia mais
olá! parabéns pela sua redação e pelo empenho em escrevê-la.
Primeiro parágrafo:
” nessa perspectiva nota-se que os endividamentos existem devido a pouca educação financeira ofertada a população”
Note que o tema não diz respeito aos endividamentos dos cidadãos do país, e sim à dificuldade de se implementar uma educação financeira.
”como carencia midiática” essa expressão não está muito boa.
”bem como” não é separado por vírgula.
pontos positivos: apresentou os problemas que serão discutidos no texto, trazendo uma maior clareza à estrutura.
bom repertório no início.
Segundo parágrafo:
”é um dos fatores que impedem esse processo” que processo?
Um ponto a ser discutido sobre esse parágrafo diz respeito à sua argumentação e o rumo que ela levou. Como a conscientização das pessoas sobre educação financeira irá ajudar na implementação dela no país?
”ciclo de dívidas baseado na negligencia e ignorancia” por que o termo ”negligência” foi usado?
”pois segundo o filósofo Platão” é separado por vírgula. [antes da palavra ”segundo”]
o repertório poderia ter sido mais bem desenvolvido.
Terceiro parágrafo
”conclui-se que” não se aplica, nesse contexto, a um início de parágrafo. Note que uma ideia será introduzida, então um conectivo de conclusão não se adequa aqui.
”como, por exemplo” é redundante. Não é necessário[e nem correto] usar os dois de uma vez só. Escolha apenas um.
”Aonde” é um advérbio que indica um lugar onde se está indo ,então, nessa ultima frase do parágrafo, o uso dele está incorreto.
faltou explicar melhor o papel do estado na dificuldade de implementação da educação financeira.
Quarto parágrafo:
não há vírgula antes de ”ofertar”
repetição da palavra ”educação” duas vezes em um espaço muito curto. Procure sinônimos e tome cuidado com o eco no texto.
ao invés de separar ”gratuitos, por meio digital” com vírgula, é melhor dizer ”gratuitos E por meio digital”
falta competências na sua proposta de intervenção [ você só disse quem vai fazer a ação ,o que vai fazer ,para que vai fazer e o detalhamento. Faltou como vai ser feito]. Existem 5 delas que são obrigatórias, então pesquise sobre isso e se informe melhor para não perder ponto aqui.
Você fugiu do tema ao abordar o endividamento como pauta central ao invés da dificuldade de implementação da educação financeira no país, então estude mais como abordar o tema objetivamente e como não fugir do tema.
No mais é isso. Continue praticando sempre que puder.
See lessOs desafios da alfabetização no Brasil
Nammono
Olá ! Parabéns pelo texto e pelo empenho em escrevê-lo! primeiro paragrafo: introdução bem feita e repertório bem escolhido no início. Contudo, na finalização da sua introdução alguns pontos poderiam ter sido melhorados: Você poderia ter explicitado mais qual é o problema enfrentado na redação, bemLeia mais
Olá ! Parabéns pelo texto e pelo empenho em escrevê-lo!
primeiro paragrafo:
introdução bem feita e repertório bem escolhido no início. Contudo, na finalização da sua introdução alguns pontos poderiam ter sido melhorados:
Você poderia ter explicitado mais qual é o problema enfrentado na redação, bem como problematizá-la. Uma dica é usar o próprio tema para fazer isso [ A alfabetização é uma problemática atual na sociedade brasileira … ]
” muitos estudantes brasileiros não desfrutam das mesmas oportunidades que a personagem”
quais oportunidades?
cuidado com o uso da expressão ”muitos”
segundo parágrafo:
Como no primeiro parágrafo, sua estruturação ficou boa.
não há necessidade de apontar a data de promulgação do documento, acaba tomando espaço e nesse contexto é irrelevante na argumentação.
“muitos cidadãos são privados…” o uso de expressoes como ”muitos” e ”vários” deve ser evitado ,pois ele pode deixar o contexto muito generalizado e isso pesa na nota.
não há vírgula antes de ”devido”.
Nota: tome cuidado com frases muito grandes pois elas podem fazer com que você erre o uso da vírgula e sua pontuação será afetada caso caso isso ocorra.
terceiro parágrafo:
”que afirma que a educação…” uso da palavra ”que” duas vezes em um espaço muito curto.
no geral desse parágrafo, acho que o tema acabou escapando um pouco. A sua forma de argumentar não deixou claro como essa forma de ensino afeta a alfabetização dos brasileiros. Ela é falha ao somente ”supervalorizar ” os resultados das avaliaçoes propostas, mas de que forma a alfabetização é afetada com isso? Explique um pouco melhor.
quarto parágrafo:
See lessnão tem crase no ”a” antes de mitigação [visando à mitigação do impasse]
Suas propostas de intervenção estão boas, mas tome cuidado ao escolher duas, pois a chance de você errar e deixar mal detalhado é maior.
A invisibilidade, vcs já sabem, enem, me ajudem !! Pf
Nammono
Olá! Parabéns pela redação e pelo esforço aplicado nela. 1°paragrafo Na série “irregulares de Backerstreet”, produzida pelo serviço de stream “Netflix”, é observada a vida de um grupo de órfãos que tenta sobreviver nas ruas de Londres¹, sem qualquer documento ou forma de identificação², somada à extLeia mais
Olá! Parabéns pela redação e pelo esforço aplicado nela.
1°paragrafo
Na série “irregulares de Backerstreet”, produzida pelo serviço de stream “Netflix”, é observada a vida de um grupo de órfãos que tenta sobreviver nas ruas de Londres¹, sem qualquer documento ou forma de identificação², somada à extrema pobreza que eles se encontram, vivem as³ margens da sociedade, invisíveis e sendo ignorados como pessoas, deixadas a³ mercê da própria sorte e esforço. Apesar de ficcional, a realidade dos brasileiros nessa situação são forçadas a passar.⁴ Cabe declarar,⁵ que a população segregadora, na falta de solidariedade⁶ coopera para o apagamento dessa parcela marginalizada, oque ainda é agravado pelo governo que nada faz para intervir na situação de quase inexistência desses habitantes.
1 Não há vírgula
2 Ponto final
3 crase em ambas
4 Essa frase não está coerente. Pense novamente na ideia que você quer passar com ela, leia ela novamente e a reformule
5 não tem vírgula
6 “na falta de solidariedade” é separado por vírgula já que é uma oração independente
Nota: você entende bem o conceito da introdução e aplicou uma estrutura boa. O único ponto que eu quero firmar é o da argumentação: tente explicar o seu ponto de vista de uma forma mais coesa. A prática vai te ajudar muito nisso,então escreva bastante.
2° parágrafo
Em primeiro lugar, vale ressaltar,¹ que o preconceito que os não documentados sofrem,¹tem sua raiz firmada nos seus iguais documentados², que³ por sua vez, apesar de não serem responsáveis pelo cenário dos sem identidade, coexistem⁴ friamente com eles, gerando um estigma psicológico⁴, onde⁵ quem faz parte do corpo social identificado, é superior, separado do resto. Segundo à socióloga Hanna Arendt, “o Brasil é um país que foi macificado de problemas constantemente a tanto tempo, que os brasileiro perderam a sensibilidade até para perturbações graves”, seguindo essa linha intelectual, não é complexo compreender o comportamento das grandes massas.⁶
1 não tem vírgula
2 o que seria “seus iguais documentados”?
3 “por sua vez” é separado por vírgula
4 o verbo coexistir não se aplica bem a essa situação,bem como a expressão “estigma psicológico”. Tente ler de novo e escrever essa frase de uma forma mais simplificada,talvez isso te ajude a direcioná-la melhor.
5 “onde” só é usado em situações que indicam lugar. Nesse tipo de situação que você quer indicar algo,use expressões como “no(a) qual”
3°paragrafo
Em segundo lugar, resgatando a constituição federal, em seu artigo 6 assegura os⁷ direitos inafiançáveis¹ a todo cidadão indiferentemente de classe social ou credo,³ vemos² o tamanho descaso que o governo imbuído de seus deveres, não os exerce é⁴ muito menos cumpre a constituição, deixando ao acaso os já penalizados pelo corpo social privilegiado⁵, que os extinguem da vivência comum de alguém que tem sua alteridade respeitada. Mediante a isso, em uma pesquisa realizada pelo “estúdio r7”, ainda existe uma média de quase 3 milhões de pessoas que precisam ser retiradas do mapa da invisibilizacao⁶
1 direito inafiançável não existe. Coloque algo como “direito inerente”,”direito inalienável”…
7 “os” nessa frase não existe
3 ponto final
2 jamais use a primeira pessoa em uma redação do Enem. Substitua por “vê-se”
4 e sem acento
5 quem seria “o corpo social privilegiado”?
6 invisibilidade
Nota:use expressões e palavras mais simplificadas até que você domine a estrutura da argumentação.
Nota: trabalhe mais na coesão das suas ideias. Novamente: a prática vai te ajudar muito
4 parágrafo
Nesse sentido, medidas emergências¹ são necessárias para sanar a problemática.
O ministério da economia, aliado ao “IBGE”⁷, instituto brasileiro e estatística², com a liberação de verbas,³ para por meio da criação do “CCD”, ⁴campanha de cadastramento de não documentados, possam dar os primeiros passos para a primeira documentação dessa população esquecida pelo Brasil, inserindo-os no grupo social devido, respeitando a constituição e fazendo com que situações como dos irregulares se mantenham apenas na ficção
1 palavra não necessária e usada incorretamente (o correto seria “emergenciais”
See less7 não use aspas ao se referir ao IBGE
2 instituto brasileiro de geografia e estatística
3 “para por” não faz sentido
4 separe o nome da campanha com travessões – …. –
Nota: você poderia ter retomado a obra citada no 1 parágrafo para formar um texto circular.
CAMINHOS PARA COMBATER O ASSÉDIO SEXUAL NO BRASIL
MalluChiari
Boa tarde! Introdução: Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem [1]direitos básicos como segurança e bem-estar social. Entretanto, lamentavelmente, o que é garantido por lei, na prática é deturpada, visto que, os caminhos para combater o assédio sexual no Brasil estão cada vez mLeia mais
Boa tarde!
Introdução:
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos tem [1]direitos básicos como segurança e bem-estar social. Entretanto, lamentavelmente, o que é garantido por lei, na prática é deturpada, visto que, os caminhos para combater o assédio sexual no Brasil estão cada vez mais escassos. Sobre esse enfoque, destacam-se a falta de amparo do Estado e a ausência de denúncias realizadas pelas vítimas. Assim, medidas são necessárias para reverter esse quadro que limita os direitos constitucionais apenas ao papel.
[1] “todos os cidadãos” é plural, logo, “têm”.
Desenvolvimento 1 e 2: reparei que o primeiro desenvolvimento teve periodos bem longos e o segundo foi bem mais curto, cuidado pois pode perder pontos pela estrutura. O ” por exemplo” no final do segundo paragrafo deve receber virgula.
Conclusão:
Portanto, cabe ao Poder Legislativo[1], que é o órgão responsável pela criação de leis que regem o país[2], criar novas leis para punição adequada de quem cometer esse crime[3]. Isso, deve ser feito por meio de parcerias com secretarias municipais que agiriam como órgãos fiscalizadores para efetivação da lei[4], a fim de prestar assistência adequada as vítimas[5]. Além disso, as mídias também tem um papel fundamental. Essas deveram[6] promover campanhas por meio de canais televisivos e redes sociais, os quais incentivem as mulheres a denunciar. Dessa maneira, o combate ao assédio sexual será realizado e a garantia constitucional será realmente efetivada, fazendo com que as leis deixem de existir apenas no papel.
[1] AGENTE
[2] DETALHAMENTO
[3] AÇÃO
[4] MODO/MEIO
[5] FINALIDADE
[6] o correto, nesse caso, é “deverão” pois estão no futuro
C1: 120
See lessC2: 200
C3: 180
C4: 180
C5: 200
TOTAL: 880
Espero ter ajudado :)
Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira (modelo ENEM)
MalluChiari
Boa tarde! Primeiramente, parabéns, você escreve muito bem. Tão bem que nem identifiquem erros. Mas como foi apontado acima, creio que faltou um conectivo na conclusão na parte "O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico", talvez perdesse pontos por isso. Também não sou boLeia mais
Boa tarde!
See lessPrimeiramente, parabéns, você escreve muito bem. Tão bem que nem identifiquem erros.
Mas como foi apontado acima, creio que faltou um conectivo na conclusão na parte “O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico”, talvez perdesse pontos por isso. Também não sou boa em identificar detalhemento mas acho que no seu texto, a frase “com projeções mais realistas que considerem o contexto atual” se encaixaria como um.
C1: 200
C2; 200
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Total: 1000
Espero ter ajudado :)
TEMA: O excesso de tecnologia na infância na cibercultura.
Nammono
No filme “Gente grande”, em uma das cenas, o personagem Lenny chega em casa e tenta convencer seus filhos a jogarem um jogo de tabuleiro com ele, mas eles estão tão concentrados no videogame que nem mesmo prestam atenção ao pai. logo(1), situações fictícias como essa refletem bastante na nossa realiLeia mais
No filme “Gente grande”, em uma das cenas, o personagem Lenny chega em casa e tenta convencer seus filhos a jogarem um jogo de tabuleiro com ele, mas eles estão tão concentrados no videogame que nem mesmo prestam atenção ao pai. logo(1), situações fictícias como essa refletem bastante na nossa realidade atual sobre a relação de crianças e tecnologia.(2) O que é um problema devido á(3) exposição a qualquer tipo de conteúdo e uma falta de socialização.
1-Conectivo de conclusão. Aqui você deveria ter usado expressões como “paralelo à ficção,fora da ficção, análogo a isso…”
2-uso indevido do ponto final. Leia novamente. O correto seria colocar uma vírgula.
3-“á” não existe (exceto em “ás de copas”). O correto seria usar o a com crase (à).
Sob uma primeira análise, Piérre Levy, principal pensador do campo da cibercultura, defendia que a internet é um mar de conhecimento. No entanto, há também muito conteúdo impróprio para menores de idade.(1)E as crianças acabam correndo o risco de ficarem expostas a isso(2)uma vez que falta o controle parental. Logo, diante disso, o excesso de tecnologia na infância deve ser urgentemente reduzido.
1- vírgula
2- faltou vírgula.
Ao invés de “a isso” use “a ele”.
Bom parágrafo,mas capriche mais na argumentação. Reúna mais argumentos,o assunto é muito amplo e dá pra falar muita coisa sobre ele.
Ademais, destaca – se um problema de falta de socialização. (1) visto que as crianças hoje em dia passam muito tempo em (2)tela, elas socializam menos com a família e amigos. De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), é preciso manter uma relação saudável com a tecnologia e evitar o excesso (3)que é um dos principais contribuintes para a questão da falta de interação social.
1-3 – vírgula
2-em frente da tela
Idem à observação anterior. A argumentação pode melhorar.
Portanto, o excesso de tecnologia na infância da cibercultura deve ser reduzido. E(*) para isso, cabe ao Ministério da educação (MEC) (1)como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro,(!) desde a educação infantil até a profissional e tecnológica, organizar palestras por meio das escolas para conscientizar os pais sobre o riscos do excesso de tecnologia e sobre a importância do controle parental para evitar que as crianças fiquem expostas a conteúdos inadequados. assim, desse modo, (2)as crianças poderão utilizar a tecnologia com mais cuidado e segurança.
*- dispense o uso do “E”. Use só”para isso”
1- separe o trecho “como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro”com um travessão. (-como responsável por cuidar de todo o sistema educacional brasileiro-)
!-eu dispensaria o uso do trecho “desde a educação infantil até a profissional e tecnológica”
2- “assim” e “desse modo” tem o mesmo significado,então não use essas duas expressões em sequência. (Use só uma)
A redação está no caminho certo,mas estude mais o uso da vírgula,o uso do português formal e como argumentar melhor.
See lessParabéns pelo empenho e dedicação!🥰🥰
Evasão escolar durante a pandemia.
Nammono
Olá! Parabéns pela redação! 1° parágrafo “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela. De fato, se olharmos¹ o quanto a boa educação contribuiu² para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos² de valoLeia mais
Olá! Parabéns pela redação!
1° parágrafo
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela. De fato, se olharmos¹ o quanto a boa educação contribuiu² para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos² de valoriza-la.
1- uso da 1° pessoa do discurso. A redação do Enem deve ser em 3 pessoa,pois ela tem que ser impessoal. O correto seria “observa-se; nota-se; vê-se…”
2-“contribui” seria melhor
3-idem à questão 1
A sua introdução está 50/50. Você não apresentou os dois problemas que vai abordar nos parágrafos seguintes. Faça isso da próxima.
Sua base está boa.
2 parágrafo:
Ao olharmos¹ para o passado do Brasil, veremos¹ que o imperador D. Pedro II retirou o país do limiar da desintegração através de muitos esforços, mas nenhum deles se compara ao da educação. Já na era republicana, depois dos tempos do Estado Novo (durante os anos 30)² a educação estava sendo construída aos poucos e o governo visava a alfabetização de crianças e adultos e um ensino democrático e de qualidade, mais tais planos do governo foram interrompidos com a chegada da Ditadura Militar em 1964.
1- uso da 1° pessoa
2- década de 1930. Use o número completo,pois poderia ser 1830,1730…
Nota: você não argumentou. Seus conhecimentos sobre história são impecáveis,contudo,na redação o que manda é o argumento.
Dica: escolha algo para basear tua argumentação (livro,filme, alusão…),depois disso,explicite o teu ponto de vista. O que você tem a dizer sobre o assunto? Como ele se comporta e impacta o Brasil? Isso é o que realmente vale no 2 e 3 parágrafo : argumentar.
3 parágrafo:
E assim¹ como foi nos tempos do regime militar, a educação tem sofrido com a chegada de um novo adversário: o Coronavírus. Com a pandemia, muitos alunos abandonaram as salas de aula temporariamente ou para sempre. Segundo dados da Unicef, aproximadamente 1,5 milhão de crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos de idade abandonaram os estudos em 2020 por falta de motivação ou motivos financeiros, já que muitos não tem condições de pagar uma boa franquia de internet para assistirem as aulas on-line.
1- use um conectivo adequado paro o início do 3 parágrafo (ademais,além disso…).
Aqui a argumentação está mais bem desenvolvida,contudo,ainda pode melhorar.
4 parágrafo:
Ademais, aliado aos problemas pessoais dos alunos, há os problemas de gestão do país, cujos governantes se mostram com dificuldades e falta de interesse na formação dos estudantes Brasileiros.
Aqui já tem o conector,entretanto,a argumentação ainda é um problema. O parágrafo está muito pequeno e sem detalhamento. Seria mais fácil fazer somente 4 parágrafos e deixá-los bem detalhados.
5 parágrafo:
Portanto, seria¹ de grande ajuda,² se os coordenadores das escolas, com ajuda de seus respectivos corpos docentes, organizassem mutirões e visitassem as residências dos alunos em estado de evasão e pedissem o apoio das famílias de tais pessoas para resgatá-los de um futuro incerto. As³ vezes só é necessário um pouco de incentivo, e lembremos⁴ do que disse o pensador António Gomes Lacerda: “A educação não tem preço, sua falta tem custo”.⁵
1- use expressões mais fortes. Você apresentou a proposta,então defenda ela bem. Ao invés de “seria de grande ajuda”,use “cabe ao”, “é dever do”,”é papel do”,etc.
2-nao tem vírgula
3- “Às vezes” tem crase
4- uso da 1 pessoa não pode
5- existe algo chamado “texto circular”,que é basicamente retomar na última linha da redação o que você citou na 1°. Aqui você poderia ter citado a frase do Mandela.
“Assim,com tais medidas,o pensamento defendido por Mandela será também presente no país.”
Use os 5 agentes da intervenção :quem,o que,como,para que, detalhamento.
No mais é isso. Parabéns e bons estudos!🥰
See lessCrise Hídrica e os seus impactos no Brasil
Nammono
Primeiramente, parabéns pela redação! 1° parágrafo: “O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos”, afirma o engenheiro e consultor no setor energético Robert Kishinami. As consequências dessa crise ocasiona¹ inúmeros problemas e impactos ao meio ambiente e a² população, já queLeia mais
Primeiramente, parabéns pela redação!
1° parágrafo:
“O Brasil vive a pior crise hídrica registrada nos últimos 91 anos”, afirma o engenheiro e consultor no setor energético Robert Kishinami. As consequências dessa crise ocasiona¹ inúmeros problemas e impactos ao meio ambiente e a² população, já que ambos sobre³ com a escassez da mesma⁴, o mau uso dessa fonte renovável— o desperdício⁵, gera ainda mais consequências para a falta da água ⁶o que ocasiona o êxodo rural também.
1- “ocasionam” é o correto (as consequências [plural] ocasionam [plural])
2- crase em “a população” (à população)
3- creio que você quis dizer “sofrem”
4- “da mesma” retoma a última expressão anterior,então o correto aqui seria “já que ambos sofrem com a escassez da água” ou algo assim. Leia a frase de novo.
5- separado por travessão “- desperdício -,”
6- vírgula
2° parágrafo:
Primeiramente, vale salientar que o desperdício da água é um dos grandes motivos para a seca brasileira, visto que a população e as indústrias desperdiçam mais do que reutilizam. Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Water Org. Aponta que o desperdício de água aumentou pelo 3.º ano seguido no Brasil, aumento¹ esse gerado pela falta de racionalização da população e das indústrias que fazem o mau uso da água² ocasionando ainda mais esse problema.³
1- você usou a palavra “Aumentou” 2 vezes. Use sinônimos pra evitar o eco.
2-você usou a palavra”água” 3 vezes.
3- que problema? Dica: seja sempre muito específico com o que você diz na redação. Busque SEMPRE detalhar e explicar direito cada termo que você usa.
Gostei da sua argumentação. Ela ainda pode melhorar mais,mas esse é o caminho certo.
3° parágrafo:
Outrossim, é o êxodo rural¹ – saída do campo para a cidade, que tem como um dos principais motivos a seca e a perda de safras devido à falta de um recurso hídrico. Na canção “Asa Branca”, o cantor Luiz Gonzaga retrata a saída de suas terras devido à seca e a²dificuldade enfrentada pela mesma³, em um dos seus trechos ele diz “Que braseio, que fornalha, nenhum pé de prantação. Por falta d’agua perdi meu gado, morreu de sede meu alazão,” ⁴deixando evidente as consequências da seca e o sofrimento enfrentando pelas famílias que tende a sobreviver na seca.⁵
1- é o êxodo rural o que?
2- crase (à dificuldade)
3-“o cantor Luiz Gonzaga retrata a saída de suas terras devido à seca e a dificuldade enfrentada pela mesma” a impressão que se tem é que quem enfrenta dificuldades é a seca. Leia de novo. Sugestão:
o cantor Luiz Gonzaga retrata a saída de suas terras devido à seca e às dificuldades que a mesma implica.
4- esse espaço que você usou para colocar o trecho poderia ser usado com uma argumentação sua. Você já citou a música no início do parágrafo,então não há necessidade de explicitá-la ainda mais. Ao invés disso,você poderia ter reunido mais argumentos próprios sobre o tema do parágrafo e ter usado a música só pra comprová-los.
Dica: quando a gente usa livros,filosofos, músicas e etc nós parágrafos, é só para *comprovar* o que a gente falou. “Isso não é da minha cabeça,fulano de tal comprovou isso em tal obra”e só. O que realmente tem peso é a *argumentação*.
5-eco da palavra”seca”.
4 parágrafo:
Escolha uma só proposta para apresentar (pode ser 2,mas eu acho muito melhor pegar só uma e detalhar ela direito).
Apresente os 5 agentes da intervenção nela (quem,o que,como,para que e detalhe).
No mais é isso. Eu estimo o seu empenho. Parabéns pelo esforço e continue colocando ele em prática que tu chegará longe!
See lessA importância da preservação dos oceanos para a manutenção da vida na Terra
MalluChiari
Olá, boa noite! Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem! Não encontrei erros além dos que já foram apontados acima. Para complementar, sugiro que pesquise tabela dos Ministerios, pode te ajudar bastante na conclusão. C1: 200 C2: 160 C3: 200 C4: 200 C5: 200 Nota:960 Espero ter ajLeia mais
Olá, boa noite!
Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem!
Não encontrei erros além dos que já foram apontados acima. Para complementar, sugiro que pesquise tabela dos Ministerios, pode te ajudar bastante na conclusão.
C1: 200
See lessC2: 160
C3: 200
C4: 200
C5: 200
Nota:960
Espero ter ajudado :)
Desenvolvimento Sustentável
MalluChiari
Boa noite! Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem! Notei que você cometeu alguns erros na estrutura, que pode te fazer perder pontos. Então vou deixar aqui o comentario que o Projeto Redação deixou quando corrigiu minha redação, pode te ajudar. "▪︎1° parte – Tópico frasal: citaLeia mais
Boa noite!
Primeiramente, parabéns pela redação. Você escreve muito bem!
Notei que você cometeu alguns erros na estrutura, que pode te fazer perder pontos. Então vou deixar aqui o comentario que o Projeto Redação deixou quando corrigiu minha redação, pode te ajudar.
“▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
• Isso se deve ao fato de/da/do
• Isso ocorre porque
• Isso ocorre devido à/ao
• Isso acontece porque
• Isso acontece devido à/ao
• Isso decorre de/da/do
• Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Pode ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.
▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma. ”
See less>>Ademais, também senti falta de repertorios que dialogassem com sua tese e faltou desenvolver melhor seus argumentos.
C1: 160
C2: 120
C3: 160
C4: 160
C5: 160
Nota: 760
Espero ter ajudado :)