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Redação Enem- Tema: “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 - 160 Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática Competência 2 - 200 - Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero Competência 3 – 200 - Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com aLeia mais
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– Apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 960 Parabéns. Continue escrevendo
See lesso impacto negativo das redes sociais em relação à saúde mental do brasileiro
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 - 160 Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática Competência 2 - 200 - Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero Competência 3 – 200 - Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com aLeia mais
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– Apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 960 Parabéns. Continue escrevendo
See lessA saúde mental nas escolas públicas
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 - 160 Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática Competência 2 - 200 - Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero Competência 3 – 160 - Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com aLeia mais
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 160
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele. Faltou apenas o fecho crítico.
Competência 4 – 160
– Não apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 880 Parabéns. Continue escrevendo
See lessA desmonetização no Brasil
FRANCISCOFONTENELLE
Olá, seguem algumas observações que vão te ajudar a escrever o texto com mais produtividade: Falhas na introdução: 1) Falta de contextualização 2) Tangenciamento do tema 3) Falta de compreensão do tema 4) Falta de tese (projeto de texto) que aponte ao corretor que argumentos se quer discutir. FalhasLeia mais
Olá, seguem algumas observações que vão te ajudar a escrever o texto com mais produtividade:
Falhas na introdução:
1) Falta de contextualização
2) Tangenciamento do tema
3) Falta de compreensão do tema
4) Falta de tese (projeto de texto) que aponte ao corretor que argumentos se quer discutir.
Falhas observadas no 1º parágrafo de desenvolvimento:
1) Ausência de estratégia de conexão intra parágrafo (conectivo);
2) Ausência de estratégia de conexão inter parágrafo (conectivo)
3) Falta de estratégia de argumentação comprobatória com Repertório social;
4) Faltou estratégias para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Falhas observadas no 2º parágrafo de desenvolvimento:
1) Ausência de estratégia de conexão inter parágrafo (conectivo);
2) Falta de estratégia de argumentação comprobatória com Repertório social;
3) Faltou estratégias para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Falhas observadas no parágrafo de conclusão:
1) Ausência dos elementos da Proposta de intervenção;
Correção pela competências (Matriz Enem)
Competência 1: Falhou em não demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Falhou em não compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência 3: Falhou em não atentar para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Falhou em pouco demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Falhou em não elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, apresentando os elementos solicitados para a proposta.
See lessDIFERENTES INTERESSES DE EMPRESAS E CLIENTES E OS LIMITES DA PRIVACIDADE DIGITAL
FRANCISCOFONTENELLE
O texto ganha status de boa produção, com atenção às competências 1 e 3, uso da linguagem formal e argumentação, assim avaliadas. (Se for de encontro com suas expectativas, favor desconsiderar uma avaliação ainda feita sob a égide de um leigo na tarefa de correção) Competência 1: 160 Competência 2:Leia mais
O texto ganha status de boa produção, com atenção às competências 1 e 3, uso da linguagem formal e argumentação, assim avaliadas. (Se for de encontro com suas expectativas, favor desconsiderar uma avaliação ainda feita sob a égide de um leigo na tarefa de correção)
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Não deixe de escrever. Rumo aos 1000
See lessDesafios para se promover o consumo consciente no Brasil
FRANCISCOFONTENELLE
Olá! =) Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação. Considerações: Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com maisLeia mais
Olá! =)
Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação.
Considerações:
Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com mais produtividade (nos parágrafos de desenvolvimento). Ademais, aconselho continuar escrevendo. Mãos à obra, então.
Notas:
See lessC1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 920
A Relevância dos Museus para o Brasil Contemporâneo.
FRANCISCOFONTENELLE
Breves observações para melhorar a produção textual. Na Introdução: - Muito boa a contextualização temática na introdução. - No trecho: “consigo à (a) história de origem...” não há crase como está registrada - Boa estratégia conectiva interperíodos - Bom projeto de texto Primeiro parágrafo de desenvLeia mais
Breves observações para melhorar a produção textual.
Na Introdução:
– Muito boa a contextualização temática na introdução.
– No trecho: “consigo à (a) história de origem…” não há crase como está registrada
– Boa estratégia conectiva interperíodos
– Bom projeto de texto
Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1)
– Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Em primeira instância,…)
– “… o Brasil enfrente” – (ou o Brasil enfrenta)? Deve ter ido erro de digitação!
– Boa conexão interperíodos (uso de conectivo entre períodos é bom para a coesão textual)
– Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
Boa marca de autoria: “Entretanto, a falta de investimentos prejudica a preservação dos museus brasileiros.”
Segundo parágrafo de desenvolvimento (D2)
– Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Ademais, …)
– Melhore a conectividade (uso de conectivos) entre períodos
– Use períodos curtos (muito bom para facilitar a compressão das ideias)
– Faltou repertório cultural para fundamentar a ideia.
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
– Ficou vaga a ideia de o (agente) Ministério da Cultura deve investir em que? ( sugestão: projetos de manutenção e preservação de museus)…
– Sua proposta de intervenção está clara; aponta os elementos (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)
– No final da conclusão, aponta uma frase que dá satisfação positiva ao problema apresentado no tema.
Sugestão para reescrita do projeto interventivo
Portanto, é evidente a desrelevância sobre os museus nacionais. Assim, o Ministério da Cultura deve investir em projetos de manutenção e preservação de museus – instituições que preservam a história sociocultural – por meio do uso de recursos financeiros para esse fim. Isso deve ser feito com a finalidade de mitigar a desvalorização de tais instituições. Com tais medidas, será possível edificar uma maior relevância e importância para os museus nacionais, e deixar para trás essa memória amargo que vivemos no Brasil contemporâneo.
Bons estudos!
See lessCracolândias no Brasil – um problema de saúde e segurança pública.
FRANCISCOFONTENELLE
Breves observações para melhorar a produção textual. Observações da Introdução: - Muito boa a contextualização temática na introdução. - Escreva documentos oficiais com letra maiúscula (Constituição Cidadã) - Boa estratégia conectiva interperíodos Observações do Primeiro parágrafo de desenvolvimentoLeia mais
Breves observações para melhorar a produção textual.
Observações da Introdução:
– Muito boa a contextualização temática na introdução.
– Escreva documentos oficiais com letra maiúscula (Constituição Cidadã)
– Boa estratégia conectiva interperíodos
Observações do Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1)
– Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Em primeira análise, …)
– Melhore a conexão interperíodos (uso de conectivo entre períodos é fator importante para a coesão textual)
– Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
Observações do Segundo parágrafo de desenvolvimento (D2)
– Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Outrossim,…)
– Uso de períodos curtos (muito bom)
– Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
Observações do PROJETO DE INTERVENÇÃO:
– “… poderes Judiciário e Executivo (escrito com letra maiúscula)
– Sua proposta de intervenção está clara; aponta os elementos (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)
– No final da conclusão, aponta uma frase que dá satisfação positiva ao problema apresentado no tema.
Bons estudos!
See lessAssédio moral nas empresas brasileiras
FRANCISCOFONTENELLE
Breves observações para melhorar a produção textual. Introdução: - Seria bom haver uma contextualização temática na introdução. - Faltou usar conectivos interperíodos - Bom projeto de texto Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1) - Falta de estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: DianteLeia mais
Breves observações para melhorar a produção textual.
Introdução:
– Seria bom haver uma contextualização temática na introdução.
– Faltou usar conectivos interperíodos
– Bom projeto de texto
Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1)
– Falta de estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Diante desse cenário, …)
– Pontuação (pontuar períodos é fator importante para a coesão textual)
– Sugestão de uso de período para facilitar a compreensão do sentido – compreensão da ideia)
– Faltou explorar mais o repertório cultural para fundamentar a ideia.
Segundo parágrafo de desenvolvimento (D2)
– Falta de estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Ademais, …)
– Uso de períodos longos
– Períodos longo dificultam a coerência (sentido – compreensão da ideia)
– Faltou explorar mais o repertório cultural para fundamentar a ideia.
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
– É encaixada no nível precário a redação que apresenta uma proposta de intervenção vaga ou muito abrangente, relacionada apenas ao assunto central.
– Sua proposta de intervenção precisa ser mais clara; apontar os elementos (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)
– No final da conclusão, sugestão de usar uma frase que dê satisfação positiva ao problema apresentado no tema.
SUGESTÃO PARA PRODUÇÃO do Projeto de Intervenção:
É de percepção coletiva (, portanto,) que o desemprego e a desigualdade social contribuem para o aumento do assédio moral no trabalho. Como resolução, as entidades governamentais (mencione ao menos uma entidade como o Ministério da Educação e Ministério do Emprego e Trabalho) deveriam investir em educação de qualidade e fácil acesso (acesso a que? a programas sociais de renda). (Isso deveria ser feito com a finalidade de) distribuir de forma mais igualitária (o conhecimento e) a renda, bem como a administração do dinheiro público. (Se isso for feito, será possível combater o assédio moral no trabalho). e, por fim, criar políticas de combate ao assédio moral no trabalho.
Bons estudos!
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania
FRANCISCOFONTENELLE
Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem: COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convençõesLeia mais
Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 200
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. PONTUAÇÃO: 160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. PONTUAÇÃO: 200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final: 880
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