Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Tema: o estigma relacionado a doenças mentais no Brasil
HelenaBM
Gostei muito dos repertórios do texto! Muito rico! Na introdução, entretanto, achei que a tese poderia ser mais elaborada (com dois núcleos, por exemplo), já que você aborda motivos do preconceito nos outros parágrafos: 1.valorização da saúde física e não da mental e 2. falta de conhecimento. FaltouLeia mais
Gostei muito dos repertórios do texto! Muito rico! Na introdução, entretanto, achei que a tese poderia ser mais elaborada (com dois núcleos, por exemplo), já que você aborda motivos do preconceito nos outros parágrafos: 1.valorização da saúde física e não da mental e 2. falta de conhecimento. Faltou um aprofundamento do próprio repertório nos parágrafos de desenvolvimento também. No segundo parágrafo, você começa falando sobre a Idade Moderna, mostrando que o preconceito com “loucura” é antigo e persiste até hoje, porém essa referência parece mais introdutiva e não agrega na sua análise, visto que você aborda já outra questão em seguida: a negligência com a saúde mental e supervalorização do “físico”. Seria mais interessante colocar um repertório que demonstre que a sociedade se preocupa mais com a saúde física do que mental e como isso se relaciona com a existência de um estigma com doenças mentais no Brasil. No terceiro parágrafo, acho que o repertório está melhor elaborado, mas falta uma finalização clara e explícita do argumento: o preconceito com doenças mentais é fruto da desinformação da população brasileira.
A pontuação poderia ser melhor; períodos muito longos (“Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião, e falta de vontade, por não terem conhecimento,acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.”) e frases deslocadas, como aqui “Sabendo, portanto, que o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. ”
Há uma boa quantidade de conectivos, o que é positivo e ajuda muito na coesão, mas faltou ligação entre os parágrafos de desenvolvimento. Por isso, começar logo com repertório esses parágrafos talvez não seja a melhor ideia quando o assunto é coesão.
Em geral, é uma redação com muito potencial. Com melhor organização, revisão e pontuação, uma nota acima da média é garantida. Fazer um projeto de texto bem definido poderia ajudar. Parabéns!
Espero ter ajudado! :)
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
HelenaBM
Uma ótima redação! O repertório é denso com utilização de filosofia e sociologia para argumentar e sustentar a tese. Primeiro parágrafo: Início com repertório, o que é interessante e engaja o leitor, porém seria melhor especificar quem é, fornecer alguma característica; Problematização e contextualiLeia mais
Uma ótima redação! O repertório é denso com utilização de filosofia e sociologia para argumentar e sustentar a tese.
Primeiro parágrafo: Início com repertório, o que é interessante e engaja o leitor, porém seria melhor especificar quem é, fornecer alguma característica; Problematização e contextualização clara; Tese com dois núcleos bem clara também, o que deixou objetiva sua opinião. O que seria interessante é especificar a quem esse “silenciamento” se refere (você já explica no segundo parágrafo que se refere a sociedade, então nada grave).
Segundo parágrafo: ótimo início com conectivos e tese em evidência! Seria interessante dar um adjetivo que caracterize quem é Shopenhauer. Na análise desse repertório, talvez fosse melhor já especificar sobre qual silenciamento estamos falando e sobre o que é essa falta de informação (explicitar para trazer objetivamente a teoria do filósofo para seu texto). Por exemplo: “Com isso, observa-se que o silenciamento acerca das doenças mentais gera, na sociedade, uma falta de informação sobre as mesmas […]”. Além disso, acho que seria importante reforçar como é essa visão de mundo das pessoas do Brasil, ela é excludente, por exemplo? Caracterizar essa visão de mundo talvez dispensaria o termo “o que acham que é o certo”. Nesse parágrafo, também notei repetição das palavras “pessoas”(3X) e “mundo” (2x, estavam muito perto e designavam o mesmo conceito).
Terceiro parágrafo: bons conectivos! De novo, seria interessante especificar quem é Pierre. Na análise desse repertório, faltou deixar explícito que as redes sociais desrespeitam a lógica do sociólogo, já que elas foram criadas justamente para serem um ambiente de conexão entre as pessoas. Isso te ajudaria a usar mais eficientemente suas referências. Além disso, por que elas são um ambiente de opressão? Qual é a má influência da mídia? Poderia utilizar outro repertório aqui.
Conclusão: Proposta de intervenção boa e completa! Conectivo presente; Repetição de midiáticos (as) no mesmo período (poderia substituir por canais de comunicação). A frase final também podia ser melhor elaborada: exemplo de quê? de uma sociedade inclusiva? de uma sociedade igualitária?
Em geral, uma bela e bem fundamentada redação. Pela grade do ENEM, acredito que seria uma nota acima da média. Problemas: 1. Argumentos (desenvolva mais e mais explicitamente, relacionando bem com o repertório) e 2. sinônimos (faça menos repetições de vocabulário).
Pontos fortes: Coesão, repertório, gramática, pontuação.
Espero que eu tenha ajudado! :)
See less